terça-feira, 13 de agosto de 2019

Sim à vida!


Casa Espírita Missionários da Luz
Diretoria de Infância e Juventude
Mocidade:  > 13 anos                                                             09/08/2019

Tema: Sim à vida!

Objetivo:
Identificar no aborto e na eutanásia um crime perante a lei de Deus;
Refletir sobre as possíveis causas do aborto provocado e como evitar esse problema social.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, pergs: 344, 357 a 359, 639, 637, 880;
A Gênese, Cap XI, “Gênese Espiritual”, item 18;
E.S.E, Cap VIII item 4 “Bem-Aventurados os que têm puro o coração”; Cap. XIX, item 2 (Fé); Cap. V item 28 (eutanásia);
O Céu e o Inferno, 1ª Parte, Código Penal da Vida Futura;
Após a Tempestade. Joanna de Ângelis/Divaldo Franco. Cap. 12 – Aborto delituoso, caps 14 e 15;
Alerta. Joanna de Ângelis/Divaldo Franco. Cap. 22 – Aborto;
Nas Fronteiras da Loucura. Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco. Cap. 3 – Delito oculto; Cap. 4 – Programática reencarnacionista;
Evolução em Dois Mundos. André Luiz/Chico Xavier. 2ª Parte, Cap. 14 – Aborto Criminoso;
Nosso Lar. André Luiz/Chico Xavier, Cap. 31;
No Mundo Maior. Pelo Espírito André Luiz. /Chico Xavier. Cap. 10 – Dolorosa Perda;
Vida e Sexo , Emmanuel/Chico Xavier, ‘Aborto’;
Ação e Reação , André Luiz /Chico Xavier, ‘Anotações Oportunas’:
Nossos Filhos são Espíritos, Hermínio C. Miranda,Um Frasco de veneno’;
Contos e Apólogos, cap. 11, “Seara de Ódio”;
Obreiros da Vida Eterna, André Luiz/Chico Xavier, Caps. 18 e 19 (Desencarnação de Cavalcante).
https://www.youtube.com/watch?v=d8z2I-fR52o  (Diário de uma criança que não nasceu’, do Momento Espírita)
https://www.youtube.com/watch?v=cf497q790Ns - Exposição de Luciano Alencar da Cunha, representante da FEB sobre não legalizar o aborto  (23min e 27 seg) – ago/2018
https://www.youtube.com/watch?v=tp_JYiP--aA - O Grito Silencioso filme completo dublado (28min e 22 seg)

Material: mandar o link do vídeo O Grito Silencioso para verem em casa antes da aula. Reforçar que tem cenas bem fortes. (Esse vídeo não dá para baixar, se o usuário não tiver conta no Youtube, devido à possível censura por idade. Avaliar se deverá ser enviado aos jovens...); régua de 10 cm

Desenvolvimento:
1.             Hora da novidade, exercícios de relaxamento e respiração profunda, e prece inicial

2.             Motivação ao tema:
Perguntar o que acharam sobre as informações do vídeo. Caso nem todos tenham visto, pedir que quem viu relate aos demais, complementando se necessário. (Ou relatar, caso não tenha enviado previamente ao grupo).
Esse vídeo mostra que ao ver um aborto, com o advento da ultrassom,  o médico ficou tão impressionado que nunca mais fez nenhum aborto e passou publicamente a ser contra o aborto nos EUA.

Porque será que o médico ficou tão impressionado que nunca mais fez um aborto? O que deve ter impressionado tanto?
- uma vida lutando para fugir do assassinato!

O vídeo mostra um dos métodos de aborto: sucção. O abortista insere no útero um tubo oco que tem uma ponta afiada, uma forte sucção despedaça o corpo do bebê que está se desenvolvendo, assim como a placenta e absorve “o produto da gravidez”, depositando-o depois em um balde. Introduz logo após uma pinça para extrair o crânio, que costuma não sair pelo tubo de sucção. Algumas vezes as partes mais pequenas do corpo do bebê podem ser identificadas.

Como qualquer ser humano, ele sente dor e medo. Ao ser perseguido por algum objeto introduzido dentro do útero tenta desesperadamente fugir, mas não tem escapatória. Seus movimentos e a aceleração de seu pulso são sinais não só de que está vivo como também de seu instinto de sobrevivência.

O tamanho do feto com 12 semanas de gestação é de cerca de 6,5 cm de comprimento, da cabeça às nádegas, o que equivale ao tamanho aproximado de um limão e pesa aproximadamente 14 g.  (mostrar o tamanho na régua ou levar um desenho/imagem de um feto de 12 semanas em tamanho real)

O bebê passa maior parte do tempo em posição fetal, mas já é muito ativo e apesar da mãe ainda não se aperceber, ele já se começa a mexer, assim como a abrir e fechar a boca e engolir líquido amniótico. Embora os membros sejam ainda muito curtos, estes primeiros movimentos estimulam o seu crescimento e fortalecimento.
(https://www.tuasaude.com/desenvolvimento-do-bebe-12-semanas-de-gestacao/)

3.             Desenvolvimento do tema:

- Que opinião vocês tem sobre o aborto?  == > anotar numa folha o que forem trazendo.

- O que leva uma mulher e seu companheiro, optarem pelo aborto? ==> anotar

- O que a DE nos diz sobre o aborto?

Pedir que um jovem leia o LE:

344. Em que momento a alma se une ao corpo? – pedir que o grupo responda antes da leitura da resposta.
A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até ao instante em que a criança vê a luz. O grito, que o recém-nascido solta, anuncia que ela se conta no número dos vivos e dos servos de Deus.”
- sabemos que já tem um Espírito ali, cujo perispírito já passou pelo processo de redução para se preparar para uma nova encarnação.

358. Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?
Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.”

359. Dado o caso que o nascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela, haverá crime em sacrificar--se a primeira para salvar a segunda?
“Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe.”

- temos inúmeros casos relatados na literatura espírita, informando a importância, a necessidade da reencarnação para os espíritos. Mesmo em caso de corpos defeituosos ou com pouca/nenhuma chance de sobreviver. Nós, como espíritas, sabemos disso! Reconhecemos em cada gestação, um novo processo de reencarnação para um Espírito que necessita dessa nova experiência.

- Vocês sabem o que diz a legislação brasileira sobre o aborto? Sobre a vida?

Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”  (Constituição da República Federativa do Brasil)

Art 2º- A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. (Código Civil e legislação civil em vigor)

Art. 124, 125, 126: Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem Iho provoque; Provocar aborto, sem o consentimento da gestante; Provocar aborto com o consentimento da gestante. Resulta em penalidades. (Código Penal Brasileiro)

Art. 128: Não se pune o aborto praticado por médico: se não há outro meio de salvar a vida da gestante; Aborto no caso de gravidez resultante de estupro.

- a partir das reflexões sobre as respostas dos Espíritos, voltar às respostas dos jovens sobre o aborto e as possíveis causas, fechando com a abordagem espírita: o feto é um corpo sendo formado pela ação de um Espírito, que é independente da vida mãe!!!
- a mãe/pai tiveram livre arbítrio na hora do ato sexual; decidiram (mesmo que inconscientes) não se prevenir, mesmo sabendo que a gravidez deriva do ato sexual. Depois da concepção, qq nova decisão, com intenção de interromper a gestação, é um crime pois a nova vida, embora no corpo da mãe, é um ser independente da mãe.
- por ser um outro Espírito, sendo expulso do corpo em formação, pode não perdoar a mãe, o pai. Cria-se então, uma nova dívida moral do casal com relação às leis de Deus.
- existem lares sociais, orfanatos. Uma opção para quem não quer o filho. Melhor dar para adoção do que matar!
- quantas pessoas existem, adotadas, que são felizes e muito gratas à vida! Mesmo casos de filhos de ação de estupro!
- e nós somente estamos aqui hoje, porque nossos pais não nos abortaram!

- Podemos julgar e criticar quem já fez aborto?
Não temos esse direito! Temos que acolher a pessoa nesse momento de dor. Depois que a ação incorreta já foi feita, é tempo de arrependimento, seguir adiante buscando não voltar a errar, e pedir sincero perdão ao Espírito que foi expulso.

4.             Nosso outro tema, também polêmico mas um pouco menos, é a eutanásia.
Quem sabe o que é a eutanásia?

Eutanásia consiste na conduta de abreviar a vida de um paciente em estado terminal ou que esteja sujeito a dores e intoleráveis sofrimentos físicos ou psíquicos.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do grego eu + thanatos, que pode ser traduzido como “boa morte” ou “morte sem dor”.   (https://www.significados.com.br/eutanasia/)

- O que vcs acham? Pq?
- O que diz a DE?
  • Um homem está agonizante, vítima de cruéis sofrimentos; sabe-se que seu estado é desesperador; é permitido poupar-lhe alguns instantes de angústia, apressando-lhe o fim? 
- Quem, pois, vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir um homem à borda do fosso para daí o retirar, a fim de fazê-lo retornar a si mesmo e de conduzi-lo a outros pensamentos? Em qualquer extremo que esteja um moribundo, ninguém pode dizer com certeza que sua última hora chegou. A Ciência jamais se enganou em suas previsões?
Sei muito bem que há casos aos quais se pode considerar, com razão, como desesperadores; mas se não há nenhuma esperança fundada de um retorno definitivo à vida e à saúde, não existem inumeráveis exemplos em que, no momento de dar o último suspiro, o doente se reanima e recobra suas faculdades por alguns instantes? Pois bem! Essa hora de graça que lhe é concedida, pode ser para ele da maior importância, porque ignorais as reflexões que poderia fazer seu Espírito nas convulsões da agonia, e quantos tormentos pode lhe poupar um relâmpago de arrependimento.
O materialista que não vê senão o corpo e não considera a alma, não pode compreender essas coisas; mas o espírita, que sabe o que se passa além do túmulo, conhece o valor do último pensamento. Abrandai os últimos sofrimentos quanto esteja em vós; mas guardai-vos de abreviar a vida, não fosse senão um minuto, porque esse minuto pode poupar muitas lagrimas no futuro. (São Luis, Paris, 1860). O Evangelho Segundo o Espiritismo – Capítulo V – item 28.

- tem impacto para o Espírito a desencarnação pela eutanásia?
André Luiz, por Chico Xavier, em Obreiros da Vida Eterna, relata um caso de eutanásia ocorrida alguns minutos antes da desencarnação que seria natural.
– A carga fulminante da medicação de descanso, por atuar diretamente em todo o sistema nervoso, interessa os centros do organismo perispiritual. Cavalcante permanece, agora, colado a trilhões de células neutralizadas, dormentes, invadido, ele mesmo, de estranho torpor que o impossibilita de dar qualquer resposta ao nosso esforço.
Somente nos foi possível a libertação do recém-desencarnado quando já haviam transcorrido vinte horas, após serviço muito laborioso para nós. Ainda assim, Cavalcante não se retirou em condições favoráveis e animadoras. Apático, sonolento, desmemoriado, foi por nós conduzido ao asilo de Fabiano, demonstrando necessitar maiores cuidados. (Cap. 18)
- os medicamentos atuam também nas células do perispírito. Se a desencarnação fosse natural, o Espírito estaria mais lúcido e se recuperaria da transição da morte com mais rapidez e serenidade.

5.             Conclusão

Recorrer ao aborto ou à eutanásia é também falta de fé:
“A fé robusta dá a perseverança, a energia e os recursos que fazem se vençam os obstáculos, assim nas pequenas coisas, que nas grandes.” (Evang, Cap XIX, item 2)


6.             Prece final e passes
7.             Avaliação
Aula para 16 jovens com bastante interesse. Não mandei o link do vídeo. Comentei no início do estudo. Só abordamos rapidamente o motivo das mulheres querer abortar. Comentaram sobre como falar com pessoas a respeito do aborto sem usar argumentos religiosos. Também foi citado que é difícil pensar em levar uma gestação adiante se a gestante é uma criança, às vezes de 10 ou 11 anos. Comentamos sobre estupro, legislação brasileira, adoção, morte da gestante pelo aborto. Também refletimos sobre a eutanásia.


ANEXOS  (outros subsídios doutrinários)


Como fica o Espírito reencarnante durante o período da gestação?
“o Espírito entra em perturbação e perde pouco a pouco a consciência de si mesmo, ficando, por certo tempo, numa espécie de sono, durante o qual todas as suas faculdades permanecem em estado latente” (Evang.Seg.Espiritismo, Cap VIII item 4)
Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem?
“O de viver. Por isso é que ninguém tem o de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal. (LE, perg. 880)
Quais as consequências espirituais para quem faz o aborto?
“Toda falta cometida, todo mal realizado é uma dívida contraída que deverá ser paga; se o não for em uma existência, sê-lo-á na seguinte ou seguintes, porque todas as existências são  solidárias entre si.” (O céu e o inferno, 1ª Parte, Código Penal da Vida Futura, item 9)
“O Espírito sofre pelo mal que fez, de maneira que, sendo a sua atenção constantemente dirigida para as consequências desse mal, melhor compreende os seus inconvenientes e trata de corrigir-se.” (item 7)
“O Espírito sofre, quer no mundo corporal, quer no espiritual, a consequência das suas imperfeições. As misérias, as vicissitudes padecidas na vida corpórea, são oriundas das nossas imperfeições, são expiações de faltas cometidas na presente ou em precedentes existências.”  (item 10).

Ex. na literatura espírita: - obsessão; desencarnação por hemorragia; problemas na fertilidade futura (consciência de culpa)
Quais as consequências espirituais para o Espírito que sofre o aborto?
“É uma existência nulificada e que ele terá de recomeçar.” (LE, perg 357)  Ex. na literatura espírita: se perdoou, segue sua vida em nova encarnação; se não perdoou, pode se ligar à mãe em processo obsessivo.
E se a mulher já fez o aborto? O que fazer agora?
“o Espírito é sempre o árbitro da própria sorte, podendo prolongar os sofrimentos pela pertinácia no mal, ou suavizá-los e anulá-los pela prática do bem.” (O céu e o inferno, 1ª Parte, Código Penal da Vida Futura, item 13)
“O arrependimento, conquanto seja o primeiro passo para a regeneração, não basta por si só; são precisas a expiação e a reparação.
Arrependimento, expiação e reparação constituem, portanto, as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências.” (item 16)
É culpado o pai da criança ao incentivar o aborto?
“cada um será punido, não só pelo mal que haja feito, mas também pelo mal a que tenha dado lugar.” (LE, perg. 639)
- se o pai incentivou o aborto é co-responsável
É culpado o profissional de saúde que pratica o aborto?
“a sua responsabilidade é proporcionada aos meios de que ele dispõe para compreender o bem e o mal. Assim, mais culpado é, aos olhos de Deus, o homem instruído que pratica uma simples injustiça, do que o selvagem ignorante que se entrega aos seus instintos.” (LE, comentário de Kardec à perg.637)

Nenhum comentário:

Postar um comentário