quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Somos Todos Iguais

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade – 05/08/2016

Tema: Somos Todos Iguais

Objetivos:
- Identificar que perante Deus, somos todos iguais e que a diversidade das aptidões se deve às experiências que cada um traz de vidas anteriores;
- Refletir sobre "como vejo a lei de igualdade em minha vida".

Bibliografia:
Livro dos Espíritos, Cap. VIII - Lei da Igualdade, pergs 803 à 805; perg 132 (objetivo da reencarnação);
Autismo:
Autismo, uma leitura espiritual, Hermínio Miranda;
 “Loucura e obsessão”, Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco, cap. 7 e 18;
Elucidações Espíritas, Divaldo Franco, entrevista pela FEERJ, em 27/06/1987, pág 111;
http://omundoextrafisico.blogspot.com.br/2014/05/autismo-na-visao-do-espirita.html
https://www.youtube.com/watch?v=SJQ7hONRfOI


Material: notebook, projetor, Livro dos Espíritos, lápis de cor, papel sulfite, música suave

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade e Prece Inicial

2.            Motivação inicial:  
Passar o vídeo sobre um menino com autismo: “O olhar de um autista”, de 4:11 minutos
https://www.youtube.com/watch?v=SJQ7hONRfOI

èconversar com a turma sobre o autismo - O autismo é um transtorno de desenvolvimento
que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.
- As causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao autismo. Sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas causas do transtorno.
- O autismo afeta quatro a cinco vezes mais meninos do que meninas. 

Uma pessoa com autismo pode:
  • Ter visão, audição, tato, olfato ou paladar excessivamente sensíveis (por exemplo, eles podem se recusar a usar roupas "que dão coceira" e ficam angustiados se são forçados a usá-las)
  • Ter uma alteração emocional anormal quando há alguma mudança na rotina
  • Fazer movimentos corporais repetitivos
  • Demonstrar apego anormal aos objetos.
(informações do site http://www.minhavida.com.br/saude/temas/autismo)


3.            Desenvolvimento:

Quando vemos casos como esse, nos inquietamos ao perceber que essas crianças não terão as mesmas oportunidades que as demais.
Kardec fez a seguinte pergunta aos Espíritos:

804. Por que não outorgou Deus as mesmas aptidões a todos os homens?

èvocês já se perguntaram isso? Qual deve ser a resposta? (anotar no quadro o que falarem)
Pedir que um deles pegue o LE, procure a questão, e leia a resposta, dizendo o que entendeu da resposta dada pelos Espíritos.

“Deus criou iguais todos os Espíritos, mas cada um destes vive há mais ou menos tempo, e, conseguintemente, tem feito maior ou menor soma de aquisições. A diferença entre eles está na diversidade dos graus da experiência alcançada e da vontade com que obram, vontade que é o livre-arbítrio. Daí o se aperfeiçoarem uns mais rapidamente do que outros, o que lhes dá aptidões diversas. Necessária é a variedade das aptidões, a fim de que cada um possa concorrer para a execução dos desígnios da Providência, no limite do desenvolvimento de suas forças físicas e intelectuais. O que um não faz, fá-lo outro. Assim é que cada qual tem seu papel útil a desempenhar.”

èentão, pela resposta Deus criou a todos nós da mesma forma, todos iguais. A diferença está no tempo de vida já vivido, e na forma como aproveitamos esse tempo de vida.

èpedir que outro jovem, leia a perg.803 de O LE, e diga o que entendeu da resposta.

803. Perante Deus, são iguais todos os homens?
“Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez suas leis para todos. Dizeis freqüentemente: ‘O Sol luz para todos’ e enunciais assim uma verdade maior e mais geral do que pensais.”
Todos os homens estão submetidos às mesmas leis da Natureza. Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói como o do pobre. Deus a nenhum homem concedeu superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte: todos, aos seus olhos, são iguais.

èessas duas respostas explicam a situação do menino do vídeo que vimos?
            èconcluir com eles, que para entendermos melhor a Lei de Igualdade, precisamos de um outro conceito espírita, fundamental. Qual é?
                       èa Reencarnação! A justiça da reencarnação!
èvocês concordam com isso? Por que será que o menininho do vídeo nasceu com autismo? O que vocês acham?

No livro “Loucura e obsessão”, de Manoel Philomeno de Miranda, o Dr. Bezerra de Menezes explica que o indivíduo com a consciência culpada é reconduzido à reencarnação e acaba buscando o encarceramento orgânico para fugir sem resgatar as graves faltas do passado. Trata-se de um vigoroso processo de auto-obsessão, por abandono consciente da vida. Conclui dizendo que muitos espíritos buscam na alienação mental, através do autismo, fugir às suas vítimas e apagar as lembranças que o atormentam.

Divaldo Franco, em entrevista na FEERJ, fala que precisamos considerar que “somos herdeiros dos próprios atos. Em cada encarnação adicionamos conquistas ou prejuízos a nossa contabilidade evolutiva e, em determinados momentos, ao contrairmos débitos mais sérios, reencarnamos para ressarci-los sob a injunção dolorosa de fenômenos expiatórios, tais os estados esquizóides e suas manifestações várias. Dentre eles, um dos mais cruéis é o AUTISMO. No fenômeno do autismo estamos diante de um ex-suicida a qual, desejando fugir à responsabilidade dos delitos cometidos, envereda pela porta falsa da autodestruição. Posteriormente, reencarna com o drama na consciência por não ter conseguido libertar-se deles. São, também, os criminosos não justiçados pelas leis humanas ou Espíritos que dissimularam muito bem suas tragédias. Assim, retornam à Terra escondendo-se da consciência nas várias patologias dos fenômenos esquizofrênicos.” 

èa reencarnação, nesse caso, é um remédio para o Espírito. Somente com a reencarnação conseguimos perceber a justiça de Deus, e entender a Lei de Igualdade.

èo que fazer para ajudar alguém com esse problema? ser amigo, paciente, orar, orientar a tomar passes num CE, falar com ele enquanto dorme, pois o Ser ouve...


4.            Fixação do conteúdo:

èE quanto a nós? Como sentimos a Lei de Igualdade em nossa vida? Vamos expressar esse sentimento através de um desenho? Vamos deixar que nosso Eu interior, a centelha divina que existe em nós, se expresse...
            èdar papel sulfite, e lápis de cor, para que se expressem. Colocar uma música suave.

èApós o desenho, pedir que compartilhem o que sentiram.


5.            Conclusão:

Comentário de Kardec, na perg. 805
Assim, a diversidade das aptidões entre os homens não deriva da natureza íntima da sua criação, mas do grau de aperfeiçoamento a que tenham chegado os Espíritos encarnados neles.
Deus, portanto, não criou faculdades desiguais; permitiu, porém, que os Espíritos em graus diversos de desenvolvimento estivessem em contacto, para que os mais adiantados pudessem auxiliar o progresso dos mais atrasados e também para que os homens, necessitando uns dos outros,  compreendessem a lei de caridade que os deve unir.

èpela nossa desigualdade, aqui na encarnação, podemos nos ajudar uns aos outros! Entendendo as diferenças, e auxiliando no limite de nossas condições.
É isso que Deus espera de nós!

6.            Prece final.

Avaliação:

Aula para 4 jovens, com interesse e participação. Todos conheciam um caso de criança autista. Não foi feita a atividade de fixação.

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