Casa Espírita
Missionários da Luz – Mocidade – 05/08/2016
Tema: Somos Todos Iguais
Objetivos:
- Identificar que
perante Deus, somos todos iguais e que a diversidade das aptidões se deve às
experiências que cada um traz de vidas anteriores;
- Refletir sobre "como vejo a lei de
igualdade em minha vida".
Bibliografia:
Livro dos Espíritos, Cap. VIII - Lei da
Igualdade, pergs 803 à 805; perg 132 (objetivo da reencarnação);
Autismo:
Autismo, uma leitura espiritual, Hermínio
Miranda;
“Loucura e obsessão”, Manoel
Philomeno de Miranda/Divaldo Franco, cap. 7 e 18;
Elucidações
Espíritas, Divaldo Franco, entrevista pela FEERJ, em 27/06/1987, pág 111;
http://omundoextrafisico.blogspot.com.br/2014/05/autismo-na-visao-do-espirita.html
https://www.youtube.com/watch?v=SJQ7hONRfOI
Material: notebook, projetor,
Livro dos Espíritos, lápis de cor, papel sulfite, música suave
Desenvolvimento:
1.
Hora
da novidade e Prece Inicial
2.
Motivação inicial:
Passar o vídeo sobre um
menino com autismo: “O olhar de um autista”, de 4:11 minutos
https://www.youtube.com/watch?v=SJQ7hONRfOI
èconversar com a turma
sobre o autismo - O autismo é um
transtorno de desenvolvimento
que
geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades
de comunicação e interação social.
- As
causas do autismo ainda são desconhecidas, mas a pesquisa na área é cada vez
mais intensa. Provavelmente, há uma combinação de fatores que levam ao autismo.
Sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel chave nas causas
do transtorno.
- O autismo afeta quatro a cinco vezes mais
meninos do que meninas.
Uma pessoa com autismo pode:
- Ter visão,
audição, tato, olfato ou paladar excessivamente sensíveis (por exemplo,
eles podem se recusar a usar roupas "que dão coceira" e ficam
angustiados se são forçados a usá-las)
- Ter uma
alteração emocional anormal quando há alguma mudança na rotina
- Fazer
movimentos corporais repetitivos
- Demonstrar
apego anormal aos objetos.
(informações do site http://www.minhavida.com.br/saude/temas/autismo)
3.
Desenvolvimento:
Quando
vemos casos como esse, nos inquietamos ao perceber que essas crianças não terão
as mesmas oportunidades que as demais.
Kardec
fez a seguinte pergunta aos Espíritos:
804. Por que não
outorgou Deus as mesmas aptidões a todos os homens?
èvocês já se perguntaram isso? Qual deve ser a resposta? (anotar no quadro o que falarem)
Pedir que um deles pegue o LE, procure a questão, e
leia a resposta, dizendo o que entendeu da resposta dada pelos Espíritos.
“Deus criou iguais todos os Espíritos, mas cada um
destes vive há mais ou menos tempo, e, conseguintemente, tem feito maior ou
menor soma de aquisições. A diferença entre eles está na diversidade dos graus
da experiência alcançada e da vontade com que obram, vontade que é o
livre-arbítrio. Daí o se aperfeiçoarem uns mais rapidamente do que outros, o
que lhes dá aptidões diversas. Necessária é a variedade das aptidões, a fim de
que cada um possa concorrer para a execução dos desígnios da Providência, no
limite do desenvolvimento de suas forças físicas e intelectuais. O que um não
faz, fá-lo outro. Assim é que cada qual tem seu papel útil a desempenhar.”
èentão, pela resposta
Deus criou a todos nós da mesma forma, todos iguais. A diferença está no tempo
de vida já vivido, e na forma como aproveitamos esse tempo de vida.
èpedir que outro
jovem, leia a perg.803 de O LE, e diga o que entendeu da resposta.
803. Perante Deus, são
iguais todos os homens?
“Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez suas
leis para todos. Dizeis freqüentemente: ‘O Sol luz para todos’ e enunciais
assim uma verdade maior e mais geral do que pensais.”
Todos os homens estão submetidos às mesmas leis da
Natureza. Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos às mesmas dores e o
corpo do rico se destrói como o do pobre. Deus a nenhum homem concedeu
superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte: todos, aos seus
olhos, são iguais.
èessas duas respostas explicam a situação do menino do vídeo que vimos?
èconcluir com eles, que para entendermos melhor a Lei de Igualdade,
precisamos de um outro conceito espírita, fundamental. Qual é?
èa Reencarnação! A justiça da reencarnação!
èvocês concordam com isso? Por que será que o menininho do vídeo nasceu
com autismo? O que vocês acham?
No livro “Loucura e obsessão”, de Manoel Philomeno de Miranda, o Dr. Bezerra de Menezes explica que o indivíduo com a consciência culpada é reconduzido à
reencarnação e acaba buscando o encarceramento orgânico para fugir sem resgatar
as graves faltas do passado. Trata-se de um vigoroso processo de auto-obsessão, por abandono consciente
da vida. Conclui dizendo que muitos espíritos buscam na alienação mental,
através do autismo, fugir às suas vítimas e apagar as lembranças que o
atormentam.
Divaldo Franco, em
entrevista na FEERJ, fala que precisamos considerar que “somos herdeiros dos próprios atos. Em cada encarnação adicionamos
conquistas ou prejuízos a nossa contabilidade evolutiva e, em determinados
momentos, ao contrairmos débitos mais sérios, reencarnamos para ressarci-los
sob a injunção dolorosa de fenômenos expiatórios, tais os estados esquizóides e
suas manifestações várias. Dentre eles, um dos mais cruéis é o AUTISMO. No fenômeno do autismo estamos diante
de um ex-suicida a qual, desejando fugir à
responsabilidade dos delitos cometidos, envereda pela porta falsa da
autodestruição. Posteriormente, reencarna com o drama na consciência por não ter conseguido libertar-se deles. São,
também, os criminosos não
justiçados pelas leis humanas ou Espíritos que dissimularam muito
bem suas tragédias. Assim,
retornam à Terra escondendo-se da consciência nas várias patologias dos
fenômenos esquizofrênicos.”
èa reencarnação, nesse caso, é um remédio para o Espírito. Somente com a
reencarnação conseguimos perceber a justiça de Deus, e entender a Lei de
Igualdade.
èo que fazer para ajudar alguém com esse problema? ser amigo, paciente,
orar, orientar a tomar passes num CE, falar com ele enquanto dorme, pois o Ser
ouve...
4.
Fixação
do conteúdo:
èE quanto a nós? Como sentimos a Lei de Igualdade em nossa vida? Vamos
expressar esse sentimento através de um desenho? Vamos deixar que nosso Eu
interior, a centelha divina que existe em nós, se expresse...
èdar papel sulfite, e
lápis de cor, para que se expressem. Colocar uma música suave.
èApós o desenho, pedir que compartilhem o que
sentiram.
5.
Conclusão:
Comentário de Kardec, na perg. 805
Assim, a diversidade das aptidões entre os homens
não deriva da natureza íntima da sua criação, mas do grau de aperfeiçoamento a
que tenham chegado os Espíritos encarnados neles.
Deus, portanto, não criou faculdades desiguais;
permitiu, porém, que os Espíritos em graus diversos de desenvolvimento
estivessem em contacto, para que os mais adiantados pudessem auxiliar o progresso
dos mais atrasados e também para que os homens, necessitando uns dos outros, compreendessem a lei de caridade que os deve
unir.
èpela nossa desigualdade, aqui na encarnação,
podemos nos ajudar uns aos outros! Entendendo as diferenças, e auxiliando no
limite de nossas condições.
É isso
que Deus espera de nós!
6.
Prece
final.
Avaliação:
Aula para
4 jovens, com interesse e participação.
Todos conheciam um caso de criança autista. Não foi feita a atividade de
fixação.
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