terça-feira, 9 de agosto de 2016

Lei da Igualdade

Casa Espírita Missionários da Luz - Ciclo I  (7 e 8 ANOS)

29/07/2016 

Tema: Leis Morais – Lei da Igualdade

Objetivo: Internalizar a igualdade entre os seres humanos, reconhecer o próximo como irmão e compreender que todas os seres vivos são criaturas criadas por Deus.

Material:
Lenda da cobra com o sapo.

Desenvolvimento:
1. Hora da Novidade
2. Prece

Roteiro
Parte I:
 - Questionar as crianças: O que são talentos?
 - Escrever no quadro o nome de todas as crianças. Pedir para que cada uma fale um talento (habilidade) e uma virtude (um dom, uma qualidade moral que possui). Obs: Os talentos e as virtudes não podem se repetir.
Deixar exposto no quadro.
Avaliação: Estavam presentes 7 crianças e a atividade durou entre 10 e 15 min. (As crianças não conseguiam dizer de imediato);


Parte II:
Levantar os seguintes questionamentos:
 -  Existe alguém que você não gosta? Se sim, pense nessa pessoa. Pense o que ela faz que você não gosta. => Estimular a criança falar sobre essas características. Posteriormente, lembrar que todas as crianças que falaram negativamente da pessoa que ela não simpatiza, essa pessoa também é filha de Deus e assim como cada um de nós presentes na sala, essa pessoa também tem um talento e virtude.
Depois disso, perguntar qual talento ela admira nessa pessoa que ela não gosta. 
Seguir com questionamentos:
Todos nós somos iguais? - Respostas apresentadas: 
Somos iguais porém diferentes.
                                            Explica melhor... Resposta: 
Somos iguais aos olhos de Deus mas diferentes entre si porque se fossemos todos iguais seria difícil nos reconhecer.
 - Como seria o mundo se todos fossemos iguais? 
 - Se todos tivéssemos a mesma cor de cabelo, a mesma cor de olhos, a mesmo tom de pele, o mesmo tamanho, o mesmo corpo, se gostássemos das mesmas coisas? Vocês conseguem imaginar isso?
 - Se todo mundo sonhasse em ser médico e ninguém sonhasse em ser enfermeiro, ou veterinário?
 - Ou se todo mundo gostasse de cachorro e ninguém gostasse de gato?
 - Ou se todos os seus amigos gostassem de jogar vídeo game e nenhum amigo gostasse de futebol? Ou se todo mundo só quisessem brincar no jogos de celular e ninguém gostasse de brincar de casinha?


Reflexão: São as diferenças que nos tornam especiais. Quem consegue diferenciar uma formiga da outra? São todas iguais!!! Deus nos criou diferentes porém todos iguais. O mundo  precisa das diferenças porque são as diferenças que fazem do mundo um lugar com tantas coisas diferentes. Deus é perfeito na crianção. 
 - Nós seríamos especiais, teríamos talentos diferentes se fossemos todos iguais?
No final lembrar que seremos todos melhores
 - Você já pensou se todos nós abríssemos mãos dos nossos preconceitos e deixamos de lado aquilo que não gostamos nas pessoas e passássemos a conviver com elas? Desse modo, o talento e virtude que você vê na pessoa você poderia aprender e dividir com ela o seu talento e a sua virtude. Se todos fizéssemos isso como seria o mundo? Se aqui nessa sala todos compartilhássemos nossos talentos e virtudes seriamos pessoas muito mais especiais do que já somos, não?
Vejam essa lenda: 
História da cobra com o sapo: http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/3_0304.pdf
Moral da estória: Quando não nos permitimos conviver com o diferente perdemos de acrescentar novos conhecimentos, novas ideias, novos conceitos, novas habilidades. Imagina se compartilhássemos entre nós aqui nesta sala todas as habilidades descritas no quadro. Quando a gente multiplica nossos talentos eles se tornam cada vez melhores, foi Jesus quem disse isso.

Avaliação: As crianças permaneceram pensativas e calmas.

Prece Final.

Dinâmica planejada: usar tinta guache e partindo das 6 cores primárias (preto, branco, azul, amarelo, vermelho e verde) apresentar a tabela de cores as crianças onde as cores vão se misturando e novas cores vão se formando, exemplo: Azul + vermelho = violeta / vermelho + amarelo = alaranjado / preto + branco = cinza... 
Conclusão: Quando nos unimos nas nossas diferenças coisas novas e impensadas surgem e com isso todos nos tornamos melhores e mais ricos. Com 6 cores somos capazes de criar cores diferentes das que já existiam e, no final, podemos criar coisas ainda mais belas. Todas são cores e todas são formadas do mesmo material - tinta guache. Assim acontece conosco. Somos todos diferentes, cada um com suas virtudes, com suas qualidades mas todos iguais, feitos de corpo, espírito e perispírito.



Bibliografia: O livro dos Espíritos - Lei da Igualdade
História da cobra com o sapo: http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/3_0304.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário