sábado, 14 de novembro de 2015

Jesus, o nosso mestre

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré-Mocidade                   11 à 14 anos    13/11/2015

Tema:  Jesus, o nosso mestre

Objetivos:
·         Reconhecer em Jesus o Mestre por excelência por sua conduta e ensinos;
·         Levar os jovens a identificarem a pessoa de Jesus, guia e modelo da humanidade.

Bibliografia:  
Livro dos Espíritos, perg 625
O Ev.Segundo o Espiritismo – Cap.II ‘Meu Reino não é desse mundo’

Material:

Hora da novidade e Prece Inicial (todos que desejarem, fazem a prece, um por vez).

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial – qual a diferença entre guia e modelo?

Guia:
·         pessoa que guia; condutor
·         conselheiro
·         pessoa ou coisa que serve de modelo ou que orienta alguém

Modelo:
·         imagem ou desenho que representa o objeto que se pretende reproduzir esculpindo, pintando ou desenhando
·         pessoa exemplar, perfeita, digna de ser imitada
·         exemplo

Dentro desses conceitos, pedir que cada um diga: qual seu guia? Qual seu modelo?
èescrever no quadro as respostas

2.    Desenvolvimento do conteúdo – exposição dialogada

Para ser guia, a pessoa tem que conhecer bem o caminho. Com relação à vida, quem podemos dizer, que de fato, conhece bem o caminho da Vida para nos orientar?
èorientar a discussão para Jesus, pois Ele foi o único que sempre soube a lei de Deus, sempre soube sua missão, sempre soube se posicionar e viveu exatamente o que pregou. Jesus nunca ficou doente, pois era um Espírito puro.
‘Eu sou o caminho, a verdade, a vida’

Para ser modelo, a pessoa deve ser ‘exemplar, perfeita, digna de ser imitada’. Com relação à vida, qual modelo temos para seguir?
ènovamente conduzir a discussão para Jesus.

Diversos missionários tivemos na história da humanidade, mas todos tiveram seus problemas, suas dúvidas, embora tenham bem cumprido sua missão.

Kardec fez essa pergunta aos Espíritos, na questão de nr. 625:
Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
“Jesus.”

èé importante sabermos que guia e modelo, só Jesus, para não corrermos o risco de nos pautarmos, nos mirarmos em alguém e depois nos decepcionarmos ao vermos os defeitos que essa pessoa tem. E é normal termos defeitos pois todos nesse nosso planeta, somos Espíritos em evolução. Espírito Puro, só Jesus.


3.    Fixação de conteúdo: propor uma atividade em 3 grupos. Cada grupo ficará com uma fase da vida de Jesus para estudo:

i.              Infância – identificar as características do menino Jesus
ii.             Apostolado – conhecer os principais ensinos
iii.            Mestre – conhecer as passagens onde Jesus fala de sua missão, como Mestre.

4.    Conclusão: apresentação dos grupos e fechamento do tema, caso necessário.



5.    Passes e prece final.

6.    Avaliação

Aula para 12 evangelizandos com muita dispersão. A atividade em grupo foi feita sem interesse. Alguns poucos refletiram sobre Jesus como nosso Modelo e Guia.


Grupo 1 – Infância de Jesus

JESUS E O PRECURSOR Cap 6 - Irmão X - Humberto de Campos - Boa Nova

Maria fala de seu filho, o menino Jesus:

“Meu filho também é assim, envolvendo-me o coração numa atmosfera de incessantes cuidados. Por vezes, vou encontrá-la a sós, junto das águas, e, de outras, em conversação profunda com os viajantes que demandam a Samaria ou as aldeias mais distantes, nas adjacências do lago. Quase sempre, surpreendo-lhe a palavra caridosa que dirige às lavadeiras, aos transeuntes, aos mendigos sofredores... Fala de sua comunhão com Deus com uma eloqüência que nunca encontrei nas observações dos nossos doutores e, constantemente, ando a cismar, em relação ao seu destino.
(...)
Jesus se aproximou de mim, pela manhã, e me interpelou : – “Mãe, que queres tu de mim‘? Acaso não tenho testemunhado minha comunhão com o Pai que está no Céu ?!” Altamente surpreendida com a sua pergunta, respondi-lhe hesitante : – “Tenho cuidado por ti, meu filho! Reconheço que necessitas de um preparo melhor para a vida...” Mas, como se estivesse em pleno conhecimento do que se passava em meu íntimo, ponderou : “Mãe, toda preparação útil e generosa no mundo é preciosa; entretanto, eu já estou com Deus. Meu Pai, porém, deseja de nós toda a exemplificação que seja, boa e eu escolherei, desse modo, a escola melhor”. No mesmo dia, embora soubesse das belas promessas que os doutores do templo fizeram na sua presença a seu respeito, Jesus aproximou-se de José e lhe pediu, com humildade, o admitisse em seus trabalhos. Desde então, como se nos quisesse ensinar que a melhor escola para Deus e a do lar e a, do esforço próprio – concluiu a palavra materna, com singeleza – ele aperfeiçoa as madeiras da oficina, empunha o martelo e a enxó, enchendo a casa de ânimo, com a sua doce alegria!”

Evangelho de Lucas, Cap.2 vv 43 à 49
(Jesus viaja com os pais à Jerusalém para conhecer o templo)

Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa; e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais; julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos; e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?


Grupo 2 – Apostolado

Ensinos de Jesus:

Evangelho Segundo Mateus

5:25    - reconcilia-te com o teu adversário enquanto estás com ele a caminho, para que te não entregue ao juiz e este te mande à prisão, de onde não sairás enquanto não tiveres pago o último ceitil.

5:30 e 40 - Ao que te bater numa face, oferece também a outra; e ao que te arrancar o manto, não recuses a túnica.

5:42 - Dá a quem te pedir; e a quem tomar o que tens, não tornes a pedir.

5:44 - Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem e maltratam, para serdes filhos do vosso Pai Celestial.

5:48 - Sede perfeitos, como é perfeito o vosso Pai Celestial.

6:6 - Quando orardes, entrai no vosso quarto e, fechada a porta, falai com vosso Pai.

6:14 e 15 - Se perdoardes aos homens suas ofensas, também o Pai Celestial vos perdoará  a vossas ofensas; mas se não perdoardes aos homens suas ofensas, tampouco o vosso Pai perdoará vossas ofensas.

6:19 - Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem podem corroê-los e os ladrões roubá-los, mas ajuntai para vós tesouros no Céu; porque onde estiver vosso tesouro, aí estará também vosso coração.

6:25 e 32 - Não andeis inquietos quanto à vossa vida, do que havereis de comer, ou de beber, ou vestir, pois vosso Pai Celestial sabe que necessitais de todas essas coisas.

6:34 - Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, pois, o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

7:1 e 2 - Não julgueis, para não serdes julgados, pois, com o juízo com que julgardes sereis julgados; e com a medida com que medirdes, também vos medirão a vós.

7:7 - Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-ser-vos-á; pois o que pede recebe; o que busca acha; e o que bate, se abre.

7:11 - Se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai Celestial dará boas coisas aos que as pedirem!

7:12 - Tudo o que quiserdes que os homens vos façam, isso mesmo fazei vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.


Evangelho Segundo Marcos

8:36 e 37 - O que aproveitaria ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma ?




Evangelho Segundo Lucas

6:36 - Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.

12:15 - Guardai-vos da avareza, pois, a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui.

12:48 - A quem muito for dado, muito será pedido; e a quem muito se confiou, muito se pedirá.

15:7 - Digo-vos que haverá maior alegria no Céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

17:20 e 21 - O reino de Deus não vem com aparência exterior, porquanto o reino de Deus está dentro de vós.

17:22 - O maior entre vós seja como o menor; e quem governa seja como quem serve.

18: 17 Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de modo algum entrará nele.


Evangelho Segundo João

3:3 - Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

5: 41 Eu não recebo glória da parte dos homens;

8: 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

13:34 - Um novo mandamento vou dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

19: 25, 26, 27 -  Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clôpas, e Maria Madalena. Ora, Jesus, vendo ali sua mãe, e ao lado dela o discípulo a quem ele amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Então disse ao discípulo: Eis aí tua mãe.


Grupo 3 – Jesus, o Mestre, modelo e guia

Evangelho de Mateus:

11:28 - Vinde a mim, todos os que vos achais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

11:29 e 30 - Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas, porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.


Evangelho Segundo João

6:35 - . Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.

8:12 - Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

8:31 - Se permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.

12:47 - Se alguém ouvir minhas palavras e não crer, eu não o julgo, pois, não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

10:9 - Eu sou a porta;

10: 10 - eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

13:13 - Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou.

13:15 - Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz assim façais vós também.

14: 1 - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

14: 3 - E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

14:6 - Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

14:15 - Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

14.27 - Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz.

15:7 - Se estiverdes em mim, e minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.

15:10 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário