quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Amor é a solução

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré-Mocidade                   11 à 14 anos    06/11/2015

Tema:  Amor é a solução

Objetivos:
·         Identificar no amor a solução para todos os males da sociedade;
·         Perceber que o amor é fruto de desenvolvimento e de construção diária;
·         Reconhecer a Lei de Amor como a mensagem central trazida por Jesus.

Bibliografia:  
Evang.Seg.Espiritismo, Cap. XI, ‘A Lei de Amor’; cap.XII; cap.XV, itens 4,5, 6 e 9

Material: o texto de Paulo sobre a caridade

Hora da novidade e Prece Inicial (todos que desejarem, fazem a prece, um por vez).

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial – levar o texto de Paulo sobre a caridade, deixando espaços em branco onde citar a palavra ‘caridade’.
Colar esse texto no quadro e pedir que eles digam quais são as palavras faltando.
A resposta deve ser preenchida com a palavra ‘amor’.

Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não tiver caridade, serei como o bronze que soa e um címbalo que retine; – ainda quando tivesse o dom de profecia, que penetrasse todos os mistérios, e tivesse perfeita ciência de todas as coisas; ainda quando tivesse toda a fé possível, até ao ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou. – E, quando houvesse distribuído os meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria.
A caridade é paciente; é branda e benfazeja; a caridade não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho; – não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal; não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.
Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas, dentre elas, a mais excelente é a caridade (S. PAULO, 1ª Epístola aos Coríntios, 13:1 a 7 e 13.)


2.    Desenvolvimento do conteúdo – exposição dialogada

Depois de descoberta a palavra AMOR, falar que no texto original, a palavra é CARIDADE, o que dá no mesmo pois como afirma Kardec ; “Fora da Caridade não há Salvação” (E.S.E., Cap. XV Item 8), é a confirmação do ensino anteriormente dado por Jesus, pois a caridade é o amor em ação e é possível de ser praticada por todos. 

Afinal, o que é o amor?
èdeixar que respondam, escrevendo no quadro. Perguntar sobre os tipos de amor, e anotar as respostas.
è há o amor filial, maternal, paternal, fraternal, o amor às plantas, aos animais... tem gente que ama coisas mais do que pessoas... Por que será isso?
      èatravés das diversas relações familiares e sociais, vamos exercitando, conquistando essa virtude do amor, de saber amar.
      ècomo o amor é centelha divina em nós, mesmo quem ainda não desenvolveu  o amar, ama! É impossível não amar!  Mas ama objetos!


ð  Vocês concordam que o amor é a solução para todos os males da sociedade?


3.    Fixação de conteúdo – jogo da música
Dividir a turma em 2 grupos e propor o jogo: cantar trechos de músicas onde aparece a palavra ‘amor’, e explicar o tipo de amor que a música expressa.
Cada grupo por vez, sendo que a cada rodada, deve ser um componente diferente do grupo. Assim, todos deverão participar.
Marcar pontos no quadro para dar mais empolgação no jogo.

4.    Conclusão:
Ler trecho do Evangelho, cap. XV, item 8, pausadamente para que apreendam o conteúdo. Ir sensibilizando-os para as mensagem.
A LEI DE AMOR
O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas.
A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais. Ditoso aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento! ditoso aquele que ama, pois não conhece a miséria da alma, nem a do corpo. Tem ligeiros os pés e vive como que transportado, fora de si mesmo.
Quando Jesus pronunciou a divina palavra – amor, os povos sobressaltaram-se e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.


5.    Passes e prece final.

6.    Avaliação

Aula para 12 jovens com boa participação. Não foi lido o trecho da lei do Amor. No jogo houve bastante empolgação e muita vergonha! Até os mais agitados ficaram tímidos na hora de cantar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário