sábado, 25 de julho de 2020

A Lei de Amor

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade             > 14 anos        24/07/2020

 

Tema:  A lei de Amor                                    Estudo Virtual – Google Meet

 

Objetivos:

Refletir sobre a lei de Amor trazida por Jesus, percebendo que é preciso partir do amor a si mesmo.

 

Bibliografia:  

O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo XI - Amar o próximo como a si mesmo, itens 1 e 2;  Instruções dos Espíritos > A lei de amor > itens 8 à10. 

Material:

 

Hora da novidade, exercício de respiração profunda e prece Inicial.

 

Desenvolvimento: 

 

1.    Motivação Inicial:

Pedir que escrevam num pedaço de papel:

i)              Pessoas que eles amam

ii)             Pessoas que os amam

 

Depois que tiverem escrito, perguntar se eles têm o hábito de dizer às pessoas a quem amam, esse sentimento que nutrem por elas.

Reforçar que é importante explicitar nossos sentimentos, pois cada um de nós tem um jeito diferente de dizer que amamos as pessoas; às vezes essas pessoas nem percebem o quanto a amamos.

 

2.    Jogar no chat da sala virtual o seguinte trecho do capítulo em estudo, pedindo que um dos jovens leia: 

(Item 1). “Mestre, qual o mandamento maior da lei?”

–Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo.(Mt,22: 34 a 40.)

 

(Item 2) Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas .(Mt, 7:12.) 

- o que você entendeu desse ensinamento de Jesus? 

Jesus apresentou a lei do Amor como a maior, a mais importante lei divina. 

No Item 8, na instrução do Espíritos, o Espírito Lázaro disse: (jogar no chat da sala virtual, pedindo que outro jovem leia): 

O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. 

- o que você percebe nessa fala do Espírito Lázaro?

èum aprimoramento, uma evolução do ser! Quais etapas ele apresenta aqui: instinto -> sensação -> sentimento.

Qual a diferença entre esses 3 conceitos?

Instinto èautomático; tem a ver com a sobrevivência;

Sensações è já é mais elaborado; tem a ver com a satisfação dos nossos sentidos físicos. Ex. se estou com fome, me sinto satisfeito, feliz, quando me alimento.

Sentimentoèjá é mais relacionado ao ser, ao Espírito; extrapola as sensações físicas. Posso estar bem alimentado, agasalhado, abrigado, mas estar triste. 

Conforme vamos evoluindo, deixamos de ter instintos e sensações?

èNão! Porque somos serem encarnados, e a matéria nos limita, tem suas necessidades que precisam ser atendidas. Com discernimento! 

3.    É fácil amar? Não... não chegamos lá ainda. 

Vejamos outro trecho de Lázaro:

Item 8.

Em seus começos o homem só instintos possuía. Mais próximo, portanto, ainda se acha do ponto de partida, do que da meta, aquele em quem predominam os instintos. A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germes latentes da matéria. 

èprecisamos lutar os instintos, desenvolvendo nossa capacidade de amar. 

Mas Jesus colocou um caminho para isso. Qual foi o caminho? 

Para amar a Deus, só através do próximo; e para amar ao próximo, só através do autoamor.

èquem não se ama, não consegue amar ao outro...

ð  Para nos amarmos, precisamos nos conhecer, reconhecer nossos vícios e virtudes, aceita-los, vigiarmos nossos pensamentos para manter nossos vícios sob controle. Aceitando-nos e amando-nos como somos, passamos aos poucos, a aceitar os outros como são também, com seus defeitos e virtudes.

4.    Como é então o nosso amor pelos outros?

Vejam a lista que vocês fizeram. Esse amor reflete o amor por vocês mesmos?

Por exemplo: quem ama a sua mãe, vai fazer mal a si próprio sabendo que isso vai trazer dor à a mãe?

O autoconhecimento nos auxilia também a percebermos os nossos reais sentimentos, para irmos desenvolvendo esse amor, meta de todos nós.

Jogar no chat da sala virtual trecho do item 9, msg do Espírito Fénelon:

Os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre. Os mais rebeldes e os mais viciosos se reformarão, quando observarem os benefícios resultantes da prática deste preceito: Não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam; fazei-lhes, ao contrário, todo o bem que vos esteja ao alcance fazer-lhes.

 

5.    Exercícios de respiração profunda, prece final.

 

6.    Avaliação:

Estudo com 15 jovens sendo 2 de outro Estado. Foi boa a reflexão sobre o amar e ser amado, sobre o amor a si mesmo como base para amor ao próximo.


7.    Anexos   -  (trechos do Cap XI do Evangelho)

Item 9

O amor é de essência divina e todos vós, do primeiro ao último, tendes, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado.

Não acrediteis na esterilidade e no endurecimento do coração humano; ao amor verdadeiro, ele, a seu mau grado, cede. É um ímã a que não lhe é possível resistir. O contato desse amor vivifica e fecunda os germens que dele existem, em estado latente, nos vossos corações.

Item 10

Amar, no sentido profundo do termo, é o homem ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros o que queira que estes lhe façam; é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que acabrunham seus irmãos, para suavizá-las; é considerar como sua a grande família humana, porque essa família todos a encontrareis, dentro de certo período, em mundos mais adiantados;

Nenhum comentário:

Postar um comentário