sexta-feira, 12 de junho de 2020

Direitos Igualitários – Homens e Mulheres


Casa Espírita Missionários da Luz                                                - 05/06/2020
Departamento de Infância e Juventude -                         Mocidade: > 13 anos

Estudo Virtual (Google Meet)

Tema: Direitos Igualitários – Homens e Mulheres 

Objetivo: Refletir sobre nossa condição de Espíritos em experiências nas polaridades
sexuais de acordo com nossas necessidades de evolução, iguais perante Deus.
(Estudo em continuação ao tema da violência contra as mulheres, surgido na semana anterior.)

Bibliografia:
- LE, perg. 200 à 202 (Sexo nos Espíritos); 817 à 822 (Lei de Igualdade);
- Encontro com a Paz e a Saúde – Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco, Cap.4 ‘Comportamentos Conflitivos’, itens ‘Machismo’ e ‘Direitos igualitários’.

Material:
https://www.youtube.com/watch?v=NRom49UVXCE – O Silêncio dos Homens – Documentário Completo, de 1h de duração -> sugerido ao grupo, assistir, antecipadamente.

Desenvolvimento:
- Hora da novidade, exercício de respiração profunda e prece Inicial.
- Discussão sobre o vídeo documentário enviado anteriormente ao grupo.
- Leitura em conjunto, e discussão, do texto de Joanna a seguir, fazendo link com o vídeo assistido.
- Prece final.
- Avaliação: encontro com 6 jovens com boa participação. Lemos trechos da página e roda de conversa.

- Anexo:

Encontro com a Paz e a Saúde – Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco
Cap.4 ‘Comportamentos Conflitivos’

Direitos igualitários
Em nosso conceito pessoal, o Self abrange todos os demais arquétipos ou é o responsável pela sua existência, especialmente harmonizando a anima e o animus, cujos conteúdos constituem-lhe a síntese perfeita no que diz respeito às manifestações sexuais do ser, armazenando as experiências vividas anteriormente, ora em uma organização biológica ora em outra.

Durante o largo processo da evolução antropológica, adquiriu uma e outra experiência, incorporando-as com as suas características essenciais, estruturando a individualidade pela qual se expressa.

Predominando as heranças primárias - em face do larguíssimo tempo em que transitou nessas experiências - aquelas que melhor contribuíram para os mecanismos do aprimoramento intelecto-moral da atualidade, vêm ressumando através das reencarnações como impositivos de vigência da força para a sobrevivência dos mais bem equipados, em detrimento das aquisições emocionais que oferecem valores éticos para a continuidade da existência física...

Como efeito inevitável, os fenômenos hormonais destacaram o animus com mais vigor, propiciando a falsa conceituação machista de domínio e de poder.

Contudo, as experiências da anima produziram sentimentos de nobreza e de renúncia, de docilidade e de abnegação, que hoje, diante das conquistas do saudável feminismo, propiciam a compreensão dos direitos da mulher equipada de requisitos elevados que lhe facultam a plenitude pessoal e a edificação de uma sociedade justa.
Sendo o Self na sua estrutura psicológica assexuado, avança na escalada humana em busca da individuação, assimilando os méritos transcendentes do animus e da anima, de modo a superar os impositivos biológicos da anatomia fisiológica, resultando em harmonia psicológica e de comportamento emocional.

Quando as experiências repetem-se, contínuas, em um arquétipo - animus - por exemplo, as características orgânicas a par das imposições sociais e culturais predispõem-no ao machismo arbitrário. Quando ocorre a prevalência da anima, inevitavelmente a docilidade e a submissão sobressaem no comportamento, dando lugar à aceitação das cargas arbitrárias de injustiça e até de crueldade.
(...)
A igualdade dos direitos para ambos os sexos significa progresso moral e social da Humanidade que, lentamente deixa as condutas primitivas para ascender na escala do progresso, superando a pouco e pouco as fortes impressões do barbarismo e facultando-se a legítima organização de uma sociedade harmônica e digna.

Eis por que, no trânsito da conduta ancestral, perversa e primitiva, na qual predominavam as vigorosas regras do machismo doentio, não há lugar para comportamentos feministas que pretendam diminuir o homem e tomar-lhe os hábitos insalubres, como significado de libertação da mulher.

A questão é mais profunda quando examinada psicologicamente, levando-se em consideração o bem-estar e a saúde integral do homem, assim como da mulher.

É de primordial importância uma análise de conteúdos emocionais que faculte a identificação das condutas humanas, mediante as quais cada um possa conseguir identificar-se com a sua realidade pessoal - o Si profundo - com o ego, contribuindo em favor de uma nova sociedade equilibrada e feliz.
(...)
Poder-se-á, porém, aguardar um dia, no qual homens e mulheres, perfeitamente integrados nas suas funções - emocionais, sociais, fisiológicas e mentais - se harmonizarão sem hostilidades reais ou disfarçadas, sem bengalas psicológicas de superioridade ou conflitos de inferioridade?

Sem qualquer dúvida, porque esta é a fatalidade da lei de progresso da vida.

Trabalhando-se pela conquista da individuação de cada ser, o processo de evolução se encarregará de unir as criaturas em perfeita identificação de propósitos e de objetivos morais, dando lugar a uma geração nova, conforme anelada por todos.

Superando-se, a pouco e pouco, os conceitos arcaicos machistas e os modernos e revolucionários feministas, homens e mulheres integrados na consciência dos deveres pessoais, caminharão juntos, respeitando-se mutuamente e ajudando-se uns aos outros, fomentando o bem-estar pessoal e geral, sem amarras com o passado, nem tormentos em relação ao futuro.

Temas para reflexão:
“LE, perg. 817- São iguais perante Deus o homem e a mulher e têm os mesmos direitos?
Não outorgou Deus a ambos a inteligência do bem e do mal e a faculdade de progredir?”
*
"... E aquele dentre vós que estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra.”
João 8:7.

Machismo
Ninguém pode obstar a marcha do progresso, impedir a luminosidade do Sol, e o machismo começou a ceder espaço à compreensão dos direitos femininos, quando constatou que a sociedade é formada por ambos os sexos e o futuro, sem qualquer dúvida, alicerçar-se-á, desde hoje, na estrutura emocional, moral e cultural da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário