sexta-feira, 12 de junho de 2020


Casa Espírita Missionários da Luz – Pré e Mocidade          > de 13 anos  15, 22 e 29/05/2020

Tema: Seja Feliz Hoje - Inquietações (estudo virtual, via Google Meet)

Objetivos:
Analisar a partir do texto de Joanna, os motivos das inquietações que nos afligem no cotidiano e como a DE pode nos auxiliar a compreender e superar essas inquietações.

Bibliografia:  
- Seja Feliz Hoje, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, cap. 21 ‘Inquietações’

Material: acesso à internet, sala virtual no Google Meet; PDF da página de Joanna

Hora da novidade, exercícios de respiração profunda e Prece Inicial.

Estudo desenvolvido a partir da leitura e comentário da página de Joanna, cujo estudo foi sugestão da Rafaela: ler juntos e estudar esse livro de Joanna.

Desenvolvimento:
Leitura e comentários da página de Joanna – cada jovem deverá ler um parágrafo e comentar.

Seja Feliz Hoje, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Cap. 21 - Inquietações

Afliges-te a situação da violência de todo porte que ameaça a estabilidade social, econômica e moral do planeta. Essa violência visível e assustadora, porém, é resultado de outras expressões não menos temerárias, tais como: o desrespeito moral na família, as lutas contínuas entre os cônjuges ou parceiros, as agressões verbais e físicas entre os irmãos e, por extensão, na escola, no local de trabalho, em toda parte.
- quais é a palavra chave desse trecho?  Violência.
- onde Joanna fala que começa a violência? Em casa, na escola, no trabalho: nas nossas relações do cotidiano.
            - vocês acham o que disso? Como vc se vê nos relacionamentos em sua casa? Na sua turma da escola?

Além dessas, a perda de ética dos líderes de qualquer atividade, especialmente de algumas autoridades investidas da governança, que se tornaram exemplos nefandos {141} de conduta.
- o que é ética?          - conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.
- você concorda com essa fala de Joanna? Não fomos nós, com o voto que colocamos essas pessoas no cargo que ocupam hoje?

Assustam-te os acontecimentos atuais defluentes das gloriosas conquistas tecnológicas na comunicação virtual, aproximando os indivíduos nas informações e distanciando-os na convivência.
Estabelecem-se vínculos de afetividade e de relacionamento a distância, enquanto tremenda solidão devora os sentimentos, isolando as criaturas e atirando-as ao poço escuro dos conflitos emocionais.
- as redes sociais são um problema?
- as pessoas hoje tem mais dificuldade de se relacionarem?

      Até aqui em 15/05/20  

Inquietas-te com a debandada de companheiros afeiçoados ao bem, que optaram pelas distrações do momento, substituindo as realizações da solidariedade a que se entregavam.
Justificam-se que desejam viver, fruir e mergulhar no encanto do prazer ao alcance, para despertarem mais tarde exauridos e sedentos da paz que menosprezaram.
- de que Joanna fala aqui?

 Sim, este é um período de paradoxos{142} em que se misturam as alegrias com as lágrimas, e no qual, ao lado das expectativas de bem-estar, as tragédias se manifestam inesperadas.
Encantamentos e decepções abraçam-se num suceder de ocorrências perturbadoras.
Conquistas do conhecimento alargam os horizontes do saber, e excessos de toda natureza atiram os incautos{143} no abismo da servidão.
- vc concorda com isso? Alegria e lágrimas andam juntas? Porque?
- porque ela fala em ‘encantamentos e decepções’? O que te encantou e logo depois, decepcionou?
- quais excessos fazem as pessoas caírem no abismo? Ficarem escravas?

Perguntas, desanimado, quando o ser humano se resolverá pela opção do Evangelho de Jesus? Nele encontras o mais perfeito código de ética, de boas maneiras e de comportamento. Todavia, muitos o utilizam como um livreto interessante, mas sem aplicação imediata, isto quando não o aplicam para o utilitarismo{144} pessoal, monetário e proselitismo{145} de participação na sua grei{146} religiosa...
- o que é optar pelo Evangelho? Como é, viver de acordo com o Evangelho?
- É possível? Ou de fato, não tem aplicação imediata da vida?

   ð  Até aqui em 22/05/2020 

Não te permitas, porém, relacionar as questões infelizes que fazem parte do processo evolutivo da Humanidade, dando lugar ao desânimo ou ao pessimismo perturbadores.
A luta fortalece o Espírito e liberta-o da ignorância.
Para e reflete com otimismo em torno das infinitas possibilidades de amor e de luz que o conhecimento da imortalidade te faculta.
- como você vê o mundo atual? Qual sua visão sobre a vida nesses dias?
- como o conhecimento da imortalidade influencia em sua visão sobre o mundo?
   ð  Até aqui em 29/05/2020 
*
Quando Jesus enunciou as bem-aventuranças {147}, produziu profunda e grandiosa revolução psicológica que vem modificando a sociedade lentamente, apresentando-lhe o perfeito significado da existência corporal.
- qual revolução Jesus produziu com as bem aventuranças?
- o que falam as bem aventuranças, ou seja, como ser bem aventurado, feliz?
            - ser humilde, estar num sofrimento libertador, ser brando, ter fome e sede de justiça, ser pacífico, misericordioso, puro, pacificador, perseguido por causa da justiça e por seguir o Evangelho de Jesus.
- é fácil? Não! Mas é o caminho do que devemos buscar. É a meta que Jesus nos mostrou.
- porque Joanna diz que as bem aventuranças mostram o significado da reencarnação?

Não será de maneira massiva, mas individual, que se escolherá ser bem-aventurado, após o naufrágio no mar encapelado{148} das ilusões sensoriais.
- Joanna diz que ser bem aventurado é uma escolha individual. Você concorda com ela? Essa é a sua escolha?

Quando Ele estabeleceu o amor como normativa de felicidade, alterou os princípios sociológicos que segregavam os infelizes, aqueles que foram vítimas de circunstâncias desditosas...
- qual ensino de Jesus estabeleceu o amor como norma de felicidade? Amar ao próximo como a si mesmo. Amar a si, e amar os demais.
- hoje, os infelizes ainda são segregados?

Ao ensinar o perdão, modificou o comportamento humano, oferecendo nova oportunidade ao infrator e tornando-o bem-aventurado pela transformação íntima para melhor.
- onde Ele ensinou o perdão? Sermos misericordiosos, perdoar 70x7 vezes.
- você tem esse olhar de perdão para com os que estão em erro?
- como você vê as pessoas que erram? Que te prejudicam?

Sua opção pela paz de consciência, não sendo inimigo de ninguém, desarmou os dominadores arbitrários e os violentos, trabalhando o ser profundo na conquista da sua harmonia.
- paz de consciência: o que é ter paz de consciência? É seguir o que vc sabe que é certo, mesmo que poucos o façam. É não fazer o que é errado, mesmo que muitos o façam.
- você tem paz de consciência? Não age com outros, como não gostaria que os outros agissem com você?

Todas as Suas palavras são repassadas de bondade e de ternura, de solidariedade e de compaixão, que fazem muita falta à sociedade.
Tudo quanto se escreveu sobre comportamento social saudável está inserto nas lições de amor, a partir da Parábola do Bom Samaritano até a do Semeador, abrangendo os sentimentos da solidariedade, da confiança em Deus e da prática da caridade sem reserva alguma.
São portadoras de ensinamentos simples e práticos, de sentido psicológico e moral dos mais relevantes que se conhecem, porque todos os seus ensinamentos são edificantes e caracterizados pela compaixão e amor.
- o que nos ensina a parábola do bom samaritano? A ver no outro, um igual. Mesmo o outro que não é de sua ‘tribo’, também é igual a você perante Deus.
- quem você considera que seria para você, como o samaritano para os judeus? De outra tribo?
- e a parábola do semeador? O que te ensina? A ver como está a qualidade do seu terreno, de seu coração, para poder receber a mensagem de Jesus.
- esses ensinamentos são práticos e simples como Joanna disse?

Possuindo-os, não te permitas inquietações, entregando-te ao labor do auto aprimoramento.
Cada criatura deve preocupar-se em cumprir com o seu dever, atendendo a tarefa que lhe diz respeito, estando sempre solidário, por cujo concurso amplia o campo de serviço do bem.
Nunca temas, nem duvides quanto ao processo de iluminação.
- vcs tem inquietações?
- como fazer para se auto aprimorar? Se conhecer? Observar os sentimentos, pensamentos que costuma ter; se analisar diariamente.
- qual é o seu dever atualmente? Você está atendendo a esse dever?

Existem, certamente, muitos disparates na conduta social, violência e desrespeito em relação às Leis da Vida, mas muito bem sendo vivenciado por heróis do anonimato, lutadores incansáveis em nome d’Ele, que triunfou sobre o mundo e suas quimeras.
Faze a tua parte e confia na sementeira da verdade.
Jamais caminharás a sós, porque aqueles que se Lhe devotam recebem-Lhe a ajuda e o apoio.
*
Se cultivares a paz, ela irá irradiar-se à tua volta.
Se mantiveres a confiança e trabalhares no bem, multiplicarás a área da plenitude.
Se não desanimares com a deserção de outros, o teu entusiasmo estimulará os tímidos ou receosos a retomarem a charrua {149} e avançarem cantando o hino glorioso da libertação espiritual.
Persevera, pois, e não receies nunca, porque Ele jamais te deixará a sós.

{141} - NEFANDO Abominável, execrável, infando.
{142} PARADOXO Comportamento que contradiz os princípios que o deveriam reger;
contradição.
{143} INCAUTO Que ou aquele que não tem cautela; descuidado, improvidente,
imprudente.
{144} UTILITARISMO Atitude de quem regula a ação unicamente pelo interesse.
{145} PROSELITISMO Empenho para se conseguir prosélitos, adeptos; sectarismo.
{146} GREI Grupo formado por pessoas que se unem com um fim determinado; grupo, grêmio, sociedade.
{147} BEM-AVENTURANÇA Cada uma das sentenças de Jesus, num total de oito, no Sermão da Montanha, e que começam pela palavra bem-aventurado, conforme os Evangelhos de São Mateus (5: 3-12) e São Lucas (6: 20-26), e suas respectivas recompensas.
{148} ENCAPELADO Diz-se de mar agitado.
{149} CHARRUA (Por mtf.) 0 trabalho do campo, a lavoura.


Prece final.

Avaliação:
15/05/2020 – encontro com 7 jovens, sendo que uma jovem saiu às 20:10h pois tinha aula virtual na facul.
Foram lendo e comentando os parágrafos. Foi boa a participação do grupo. Decidiram continuar o texto na próxima semana.

22/05/2020 - encontro com 10 jovens, sendo que uma jovem saiu às 20:10h pois tinha aula virtual na facul.
Foram lendo e comentando os parágrafos. Foi boa a participação do grupo. Continuaremos com o texto na próxima semana.

29/05/2020 - encontro com 12 jovens, com boa participação. Tema se fixou em violência com as mulheres, assunto que esteve bem presente nas redes sociais na semana. Combinado continuar o tema no encontro seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário