quinta-feira, 30 de abril de 2020

Não Saiba a Mão Esquerda..


Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade - a partir dos 13 anos – 24/04/2020

Tema: Não Saiba a Mão Esquerda..  (encontro virtual, pelo Hangouts Meet)

Objetivo:
Refletir sobre verdadeira caridade.

Bibliografia:
- ESE, Cap. XIII (Não Saiba a Mão Esquerda), itens 1 a 3
- https://www.youtube.com/watch?v=1gHjBTM3ekk - A corrida dos privilégios - Português/BR


Material: Notebook ou tablet, com o app Hangouts Meet (vídeo baixado ou acesso à internet)

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade.
2.            Relaxamento e atenção no movimento da respiração, e prece inicial.

3.    Apresentação dos facilitadores do dia: dois jovens do grupo, que prepararam o estudo da noite.  
 Tema escolhido por eles.

4.            Após o encerramento, exercício de relaxamento e observação da respiração, e prece final.

5.            Avaliação:
Aula para 10 jovens com boa participação.
Somente um da dupla conduziu algumas reflexões, passando os itens do Evangelho para eles leram (compartilhou a tela no Meet).
Não deu certo passar o filme pelo Google Meet, com acesso ao youtube. Talvez eu devesse ter baixado o filme para o PC.


6.            Anexos: 

Subsídios teóricos

Reflexões:   (como o estudo é virtual, direcionar as perguntas a um jovem específico, para possibilitar maior participação).

No item 2, do cap. Na citação de Mateus, pq Jesus manda o leproso curado, ir ao templo?

– Disse-lhe então Jesus: abstém-te de falar disto a quem quer que seja; mas, vai mostrar-te aos sacerdotes e oferece o dom prescrito por Moisés, a fim de que lhes sirva de prova. (S. MATEUS, 8:1 a 4.)
èpara que ele pudesse ser reincluído na sociedade. O leproso perdia sua cidadania, seus direitos, era expulso da sociedade. A verdadeira caridade, cuida do beneficiado, para sua cura integral.

Jesus declarou: “Os que fazem o bem ostentosamente já receberam sua recompensa.” Com efeito, aquele que procura a sua própria glorificação na Terra, pelo bem que pratica, já se pagou a si mesmo; Deus nada mais lhe deve; só lhe resta receber a punição do seu orgulho. (item 3)
ð  A verdadeira caridade tem, no íntimo do ser, o desejo sincero de ajudar o outro; a preocupação, o interesse real é o outro. Faz pelo outro.

Como deve se sentir quem tem necessidade de receber ajuda material dos outros?
- Constrangido, envergonhado.

ð  Qual seria uma forma de ajudar sem constranger o beneficiado?
- Transformar a ajuda em serviço prestado.

A beneficência praticada sem ostentação tem duplo mérito. Além de ser caridade material, é caridade moral, visto que resguarda a suscetibilidade do beneficiado, faz-lhe aceitar o benefício, sem que seu amor-próprio se ressinta e salvaguardando-lhe a dignidade de homem, porquanto aceitar um serviço é coisa bem diversa de receber uma esmola.

A verdadeira caridade, ao contrário, é delicada e engenhosa no dissimular o benefício, no evitar até as simples aparências capazes de melindrar, dado que todo atrito moral aumenta o sofrimento que se origina da necessidade.

A verdadeira generosidade adquire toda a sublimidade, quando o benfeitor, invertendo os papéis, acha meios de figurar como beneficiado diante daquele a quem presta serviço. Eis o que significam estas palavras: “Não saiba a mão esquerda o que dá a direita.” (item 3)


Como podemos ajudar, ser caridosos com a necessidade, principalmente nesses dias de incertezas e isolamento social por conta do corona vírus?

Procurar ele no seu trabalho, pelo emprego de suas forças, de sua inteligência, de seus talentos, os recursos de que carece para realizar seus generosos propósitos.

Todo aquele que sinceramente deseja ser útil a seus irmãos, mil ocasiões encontrará de realizar o seu desejo.  Procure-as e elas se lhe depararão; se não for de um modo, será de outro, porque ninguém há que, no pleno gozo  de suas faculdades, não possa prestar um serviço qualquer, prodigalizar um consolo, minorar um sofrimento físico ou moral, fazer um esforço útil. (item 6)  (Óbolo da viúva)

Amigos, de mil maneiras se faz a caridade. Podeis fazê--la por pensamentos, por palavras e por ações. Por pensamentos, orando pelos pobres abandonados, que morreram sem se acharem sequer em condições de ver a luz. Uma prece feita de coração os alivia. Por palavras, dando aos vossos companheiros de todos os dias alguns bons conselhos. Item (10)

ð   quem pode dar exemplos de ações caridosas que estão sendo tomadas nesses dias? O isolamento social já fez mais de 30 dias!

Caridade Moral. Quem sabe o que é?

A caridade moral consiste em se suportarem umas às outras as criaturas e é o que menos fazeis nesse mundo inferior, onde vos achais, por agora, encarnados. Grande mérito há, crede-me, em um homem saber calar-se, deixando fale outro mais tolo do que ele. É um gênero de caridade isso. Saber ser surdo quando uma palavra zombeteira se escapa de uma boca habituada a escarnecer; não ver o sorriso de desdém com que vos recebem pessoas que, muitas vezes erradamente, se supõem acima de vós, quando na vida espírita, a única real, estão, não raro, muito abaixo, constitui merecimento, não do ponto de vista da humildade, mas do da caridade, porquanto não dar atenção ao mau proceder de outrem é caridade moral.  (item 9)

Ler para o grupo trecho da msg de Adolfo, no item 11 (Beneficência)

Compreendei as obrigações que tendes para com os vossos irmãos! Ide, ide ao encontro do infortúnio; ide em socorro, sobretudo, das misérias ocultas, por serem as mais dolorosas! Ide, meus bem-amados, e tende em mente estas palavras do Salvador: “Quando vestirdes a um destes pequeninos, lembrai-vos de que é a mim que o fazeis!”

ð  O que acham desse trecho? Pq temos obrigações?
ð  Não somos melhores do que os outros, por estarmos em posição teoricamente melhor do que aqueles que passam por grandes dificuldades econômicas, familiares, de saúde, etc.

Vamos ver um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1gHjBTM3ekk - A corrida dos privilégios - Português/BR

-  O que acharam desse vídeo? Nós sabemos que escolhemos sim, onde e em quais situações reencarnaríamos. Mas isso não tira dos mais afortunados, a obrigação de ajudar os menos afortunados. Não é obrigação somente dos governos, é de todos nós!

Continua Adolfo em sua msg:

É na caridade que deveis procurar a paz do coração, o contentamento da alma, o remédio para as aflições da vida. Oh! quando estiverdes a ponto de acusar a Deus, lançai um olhar para baixo de vós; vede que de misérias a aliviar, que de pobres crianças sem família, que de velhos sem qualquer mão amiga que os ampare e lhes feche os olhos quando a morte os reclame! Quanto bem a fazer! Oh! não vos queixeis; ao contrário, agradecei a Deus e prodigalizai a mancheias a vossa simpatia, o vosso amor, o vosso dinheiro por todos os que, deserdados dos bens desse mundo, enlanguescem na dor e no insulamento! Colhereis nesse mundo bem doces alegrias e, mais tarde...
só Deus o sabe!.

ð  O que podemos entender desse trecho?  Que na ação do bem, esquecemos as nossas dores, as nossas dificuldades, e já construímos em nosso mundo íntimo, paz, alegria, bem  estar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário