segunda-feira, 12 de março de 2018

Allan Kardec e o Espiritismo


Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade -  a partir dos 13 anos – 09/03/2018

Tema: Allan Kardec e o Espiritismo

Objetivo:
Conhecer a obra e missão de Allan Kardec

Bibliografia:
- O Livro dos Espíritos, pergs 571 à 582;
- Obras Póstumas – segunda parte – A Missão de Allan Kardec (30 de abril de 1856 - Primeira revelação da minha missão; 7 de maio de 1856 - Minha missão; 12 de junhode 1856 - Minha missão);
- Obras Póstumas – biografia de Allan Kardec.

Material: Exemplar do livro Obras Póstumas; barbante e folhas A4 com as informações da linha do tempo, fita crepe.

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade.
2.            Reduzir a luz, conduzir exercícios de respiração lenta e profunda e Prece Inicial.
3.    Motivação Inicial:  
Falar que o tema da noite é a missão de Allan Kardec e sua obra. Vamos então fazer uma revisão dos conhecimentos que a turma já tem a esse respeito. Um por vez, deverá dizer uma informação sobre o tema.
ð  Conforme forem falando, ir anotando os pontos no quadro.

4.            Linha do tempo: propor a elaboração de uma linha do tempo para a vida e obra de Allan Kardec. Levar as informações em impressas em folhas A4 (slides de uma apresentação), entregando uma folha a cada jovem.
Eles deverão ver a ordem das informações, e ir prendendo com fita crepe no barbante. Depois de pronto, prender na parede, deixando exposto na sala.

       Hippolyte Leon Denizard Rivail
Nasceu na cidade de Lião, na França, em 03/10/1804.

Fez os primeiros estudos em Lião, indo depois para Yverdon, na Suíça, estudar com o célebre educador Pestalozzi.

Concluídos os estudos, voltou à Paris onde se tornou educador em Letras e Ciências, consagrando-se notável pedagogo.

Conheceu, no mundo literário, a professora Amélie Gabrielle Boudet, inteligente, autora de livros didáticos, com quem veio a casar-se.

Como pedagogo, publica numerosos livros didáticos: Aritmética, Gramática, Física, Astronomia e Fisiologia.
Como professor, dava aulas gratuitamente aos estudantes pobres em sua casa (de 1835 a 1840).

Algumas de suas obras sobre educação:
        Plano proposto para melhoramento da Instrução pública (1828);
        Curso prático e teórico de Aritmética, segundo o método de Pestalozzi, para uso dos professores e das mães de família (1824);
        Gramática francesa clássica (1831);
        Manual dos exames para os títulos de capacidade;
       Soluções racionais das questões e problemas de Aritmética e de Geometria (1846);
        Catecismo gramatical da língua francesa (1848);
        Programa dos cursos usuais de Química, Física, Astronomia, Fisiologia;
        Ditados normais dos exames da Municipalidade e da Sorbona, seguidos de Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas (1849).

Em 1854, aos 50 anos, houve falar pela primeira vez das mesas girantes, através de seu amigo, o Sr. Fortier, um pesquisador do magnetismo.
A princípio, revelou-se cético, apesar de seus estudos sobre o magnetismo.
Como livre pensador, austero, sincero e observador, exigiu provas dos fenômenos.

Recebendo de alguns pesquisadores, 50 cadernos de diversas comunicações recebidas, se dedica à tarefa de organizá-las de forma didática.
Tendo adquirido, no estudo das ciências exatas, o hábito de examinar, antes de negar ou afirmar a priori, estudou a nova ciência nos íntimos detalhes.

Em 30 de abril de 1856, na casa do Sr. Roustan, pela médium Srta. Japhet, recebe a primeira revelação da sua missão.

Em 07 de maio de 1856, na casa do Sr. Roustan, pela médium Srta. Japhet, pergunta ao Espírito Hahnemann se é verdade que tem uma missão, recebendo confirmação.

Em 12 de junho de 1856, através da médium Srta. Aline, pergunta ao Espírito de Verdade, sobre sua missão, recebendo confirmação.

 “Não suponhas que te baste publicar um livro, dois livros, dez livros, para em seguida ficares tranquilamente em casa. Tens que expor a tua pessoa. Suscitarás contra ti ódios terríveis; inimigos encarniçados se conjurarão para tua perda; ver-te-ás a braços com a malevolência, com a calúnia, com a traição mesma dos que te parecerão os mais dedicados; as tuas melhores instruções serão desprezadas e falseadas; por mais de uma vez sucumbirás sob o peso da fadiga; numa palavra: terás de sustentar uma luta quase contínua, com sacrifício de teu repouso, da tua tranquilidade, da tua saúde e até da tua vida, pois, sem isso, viverias muito mais tempo.”
(Obras Póstumas, Msg do Espírito de Verdade, 12/06/1856)

Compilou os ensinamentos num livro, que publicou sob o pseudônimo de Allan Kardec.

       Allan Kardec
O “ O Livro dos Espíritos” foi publicado em 18/04/1857, tido como o marco inicial da Codificação Espírita.
        
       01/01/1858 – Edita a Revista Espírita – por 12 anos – até a sua desencarnação;
       01/04/1858 – Fundou a 1a. Sociedade Espírita: Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas;
       Jul/1859 – Livro: O que é o Espiritismo;
       15/01/1861 – O Livro dos Médiuns;
       15/01/1862 – O Espiritismo em sua mais Simples Expressão;
       Abr/1864 – O Evangelho Segundo o Espiritismo;
       01/08/1865 – O Céu e o Inferno;
       06/01/1868 – A Gênese

Allan Kardec sucumbiu, a 31 de março de 1869 por rompimento de um aneurisma.


5.            Allan Kardec teve uma missão. Qual foi? è Trazer a DE ao conhecimento de todos nós.

Citar o Livro Obras Póstumas (levar um exemplar) e dizer que foi editado após a morte de Allan Kardec, a partir de diversos escritos que foram localizados em seus materiais de estudo.
Kardec confirma com o Espírito de Verdade, a sua missão:
·         Se Kardec falhasse, outro assumiria;
·         A missão de Kardec era rude por se tratar de abalar e transformar o mundo;
·         Para ter sucesso, seria preciso humildade, modéstia e desinteresse; coragem, perseverança e firmeza;
·         Kardec sofreu calúnias, inveja, ingratidão;
·         Teve abalada a saúde devido ao excesso de trabalho;
·         Kardec teve constantemente a proteção e assistência dos Bons Espíritos;
·         Teve também a satisfação de ver a obra crescer.


6.            Colocar uma música suave, reduzir a luz, e fazer com a turma um exercício de relaxamento dos músculos, concentração na respiração, visualização de uma luz suave envolvendo o jovem, e encerrar com uma prece de agradecimento pela solicitude de Deus para com todos nós.

Avaliação:
Aula para 9 jovens. Não lembravam quase nada da história de Kardec.
A atividade de fazer a linha do tempo foi boa, com participação coletiva para colocar na sequência e depois fazer a linha do tempo na parede. Depois de montada fiz a exposição dos principais fatos, realçando a missão de Allan Kardec, que começou a ser executada aos 50 anos de idade.

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