Casa Espírita
Missionários da Luz – Mocidade - a
partir dos 13 anos – 09/03/2018
Tema: Allan Kardec e o
Espiritismo
Objetivo:
Conhecer a obra e missão de Allan Kardec
Bibliografia:
- O Livro dos Espíritos, pergs 571 à 582;
-
Obras Póstumas – segunda parte – A Missão de Allan Kardec (30 de abril de 1856 - Primeira revelação da minha missão; 7 de maio de 1856 - Minha missão; 12 de junhode
1856 - Minha missão);
- Obras Póstumas –
biografia de Allan Kardec.
Material: Exemplar do livro Obras
Póstumas; barbante e folhas A4 com as informações da linha do tempo, fita
crepe.
Desenvolvimento:
1.
Hora
da novidade.
2.
Reduzir
a luz, conduzir exercícios de respiração lenta e profunda e Prece Inicial.
3.
Motivação
Inicial:
Falar
que o tema da noite é a missão de Allan Kardec e sua obra. Vamos então fazer
uma revisão dos conhecimentos que a turma já tem a esse respeito. Um por vez,
deverá dizer uma informação sobre o tema.
ð Conforme forem
falando, ir anotando os pontos no quadro.
4.
Linha
do tempo: propor a elaboração de uma linha do tempo para a vida e obra de Allan
Kardec. Levar as informações em impressas em folhas A4 (slides de uma
apresentação), entregando uma folha a cada jovem.
Eles
deverão ver a ordem das informações, e ir prendendo com fita crepe no barbante.
Depois de pronto, prender na parede, deixando exposto na sala.
•
Hippolyte
Leon Denizard Rivail
Nasceu
na cidade de Lião, na França, em 03/10/1804.
Fez os
primeiros estudos em Lião, indo depois para Yverdon, na Suíça, estudar com o
célebre educador Pestalozzi.
Concluídos
os estudos, voltou à Paris onde se tornou educador em Letras e Ciências,
consagrando-se notável pedagogo.
Conheceu,
no mundo literário, a professora Amélie Gabrielle Boudet, inteligente, autora
de livros didáticos, com quem veio a casar-se.
Como
pedagogo, publica numerosos livros didáticos: Aritmética, Gramática, Física,
Astronomia e Fisiologia.
Como
professor, dava aulas gratuitamente aos estudantes pobres em sua casa (de 1835
a 1840).
Algumas
de suas obras sobre educação:
•
Plano proposto
para melhoramento da Instrução pública (1828);
•
Curso prático e
teórico de Aritmética, segundo o método de Pestalozzi, para uso dos professores
e das mães de família (1824);
•
Gramática francesa
clássica (1831);
•
Manual dos exames
para os títulos de capacidade;
•
Soluções racionais das questões e problemas de Aritmética
e de Geometria (1846);
•
Catecismo
gramatical da língua francesa (1848);
•
Programa dos
cursos usuais de Química, Física, Astronomia, Fisiologia;
•
Ditados normais
dos exames da Municipalidade e da Sorbona, seguidos de Ditados especiais sobre
as dificuldades ortográficas (1849).
Em 1854,
aos 50 anos, houve falar pela primeira vez das mesas girantes, através de seu
amigo, o Sr. Fortier, um pesquisador do magnetismo.
A
princípio, revelou-se cético, apesar de seus estudos sobre o magnetismo.
Como
livre pensador, austero, sincero e observador, exigiu provas dos fenômenos.
Recebendo
de alguns pesquisadores, 50 cadernos de diversas comunicações recebidas, se
dedica à tarefa de organizá-las de forma didática.
Tendo
adquirido, no estudo das ciências exatas, o hábito de examinar, antes de negar
ou afirmar a priori, estudou a nova ciência nos íntimos detalhes.
Em 30 de abril de 1856, na casa do Sr. Roustan, pela
médium Srta. Japhet, recebe a primeira revelação da sua missão.
Em 07 de maio de 1856, na casa do Sr. Roustan, pela
médium Srta. Japhet, pergunta ao Espírito Hahnemann se é verdade que tem uma missão, recebendo confirmação.
Em 12 de junho de 1856, através da médium Srta. Aline,
pergunta ao Espírito de Verdade, sobre sua missão, recebendo confirmação.
“Não suponhas que te baste publicar um livro,
dois livros, dez livros, para em seguida ficares tranquilamente em casa. Tens
que expor a tua pessoa. Suscitarás contra ti ódios terríveis; inimigos
encarniçados se conjurarão para tua perda; ver-te-ás a braços com a
malevolência, com a calúnia, com a traição mesma dos que te parecerão os mais
dedicados; as tuas melhores instruções serão desprezadas e falseadas; por mais
de uma vez sucumbirás sob o peso da fadiga; numa palavra: terás de sustentar
uma luta quase contínua, com sacrifício de teu repouso, da tua tranquilidade,
da tua saúde e até da tua vida, pois, sem isso, viverias muito mais tempo.”
(Obras
Póstumas, Msg do Espírito de Verdade, 12/06/1856)
Compilou
os ensinamentos num livro, que publicou sob o pseudônimo de Allan Kardec.
•
Allan
Kardec
O “ O
Livro dos Espíritos” foi publicado em 18/04/1857, tido como o marco inicial da
Codificação Espírita.
•
•
01/01/1858
– Edita a Revista Espírita – por 12 anos – até a sua desencarnação;
•
01/04/1858
– Fundou a 1a. Sociedade Espírita: Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas;
•
Jul/1859
– Livro: O que é o Espiritismo;
•
15/01/1861
– O Livro dos Médiuns;
•
15/01/1862
– O Espiritismo em sua mais Simples Expressão;
•
Abr/1864
– O Evangelho Segundo o Espiritismo;
•
01/08/1865
– O Céu e o Inferno;
•
06/01/1868
– A Gênese
Allan
Kardec sucumbiu, a 31 de março de 1869 por rompimento de um aneurisma.
5.
Allan
Kardec teve uma missão. Qual foi? è Trazer a DE ao
conhecimento de todos nós.
Citar o
Livro Obras Póstumas (levar um exemplar) e dizer que foi editado após a morte
de Allan Kardec, a partir de diversos escritos que foram localizados em seus
materiais de estudo.
Kardec
confirma com o Espírito de Verdade, a sua missão:
·
Se
Kardec falhasse, outro assumiria;
·
A
missão de Kardec era rude por se tratar de abalar e transformar o mundo;
·
Para
ter sucesso, seria preciso humildade, modéstia e desinteresse; coragem,
perseverança e firmeza;
·
Kardec
sofreu calúnias, inveja, ingratidão;
·
Teve
abalada a saúde devido ao excesso de trabalho;
·
Kardec
teve constantemente a proteção e assistência dos Bons Espíritos;
·
Teve
também a satisfação de ver a obra crescer.
6.
Colocar
uma música suave, reduzir a luz, e fazer com a turma um exercício de
relaxamento dos músculos, concentração na respiração, visualização de uma luz
suave envolvendo o jovem, e encerrar com uma prece de agradecimento pela
solicitude de Deus para com todos nós.
Avaliação:
Aula para 9 jovens. Não lembravam
quase nada da história de Kardec.
A
atividade de fazer a linha do tempo foi boa, com participação coletiva para
colocar na sequência e depois fazer a linha do tempo na parede. Depois de
montada fiz a exposição dos principais fatos, realçando a missão de Allan
Kardec, que começou a ser executada aos 50 anos de idade.
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