quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Ensinos de Jesus - a mulher do poço na Samaria

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade > 14 anos       –           27/10/2017
Pré-Mocidade – De 13 à 14 anos

Tema: Ensinos de Jesus - a mulher do poço na Samaria

Objetivos:
Refletir sobre os ensinamentos no diálogo de Jesus com a mulher da Samaria;
Refletir sobre as minhas buscas: água da Vida ou do mundo?

Bibliografia:
- Primícias do Reino, Amélia Rodrigues/Divaldo Franco, Cap 9 ‘A Mulher da Samaria’;
- Parábolas e Ensinos de Jesus, Caibar Schutel, Cap. ‘Os Ensinos de Jesus à Mulher Samaritana’

Material: Cópias do trecho de Amélia Rodrigues a todos; lenda em papel; folha A4 para cada um; lápis de cor para todos, música suave, pranchetas para apoio.

 Desenvolvimento:

1.    Prece inicial

2.    Motivação Inicial:

Pedir que um dos jovens leia a lenda: Não esqueça o principal

Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passou diante de uma caverna e escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia:

“Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal.”

“Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal….”

A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas joias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental.

A voz misteriosa falou novamente:

“Você agora, só tem oito minutos.”

Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou… Lembrou-se, então, que a criança lá ficara e a porta estava fechada para sempre!

A riqueza durou pouco e o desespero, sempre.

O mesmo acontece, por vezes, conosco. Temos uns oitenta anos para viver, neste mundo, e uma voz sempre nos adverte: “Não se esqueça do principal!”

- parece óbvio que o filho é prioritário às riquezas. Mas será que sempre conseguimos perceber o que é o mais importante?
Ex.: ficar em casa estudando ou ir no aniversário da avó?
     Como avaliar? (deixar que pensem e respondam)
     Reflexões:
-o aniversário da vó é em data conhecida; poderíamos ter nos planejado para estar com o estudo em dia e poder compartilhar com ela esse momento em família.
- o que está realmente em nosso coração? Queremos ir na festinha da avó e o estudo é só uma desculpa? Não queremos estudar e o niver da avó foi um ótima alternativa de fuga?
== > precisamos estudar o que vai em nosso mundo íntimo; nossas verdadeiras intenções. Assim conseguiremos nos conhecer melhor e perceber de fato, as nossas inclinações, os nossos valores.

3.   Desenvolvimento do conteúdo:


Vamos estudar um pouco da vida de Jesus?
- distribuir cópias do trecho de Amélia Rodrigues, e pedir 3 voluntários para  a leitura: Relator, Jesus e Fotina.

Depois conversar com eles sobre a passagem. O que podemos entender? O que podemos aprender desse fato que se passou com Jesus e os samaritanos?

- quem eram os samaritanos? Judeus da Samaria eram desprezados pelos judeus da Judeia. Lembram da parábola do Bom Samaritano? O que Jesus ensinou usando um samaritano como o principal da história?
== > Ali Jesus colocou na pessoa de um simples samaritano, o bom homem que ajudar o necessitado. Reforçava Jesus, que os títulos, os rótulos não significam nada perante as leis de Deus; mas sim ‘do que está cheio o coração’.
     == > os rótulos são importantes para nós? Somos preconceituosos? (todos somos em maior ou menor grau; importante reconhecer isso para estarmos atentos)

No relato dessa passagem que lemos, Jesus foi até a Samaria. Ele estava indo de Jerusalém para a Galiléia, e abandonou a estrada principal para passar pela Samaria. Num dia quente de muito sol. Porquê?
     == > novamente demonstrando que todos, sem exceção, somos atendidos! As convenções, os preconceitos, são dos homens e não de Deus! Ninguém está abandonado na vida!

Jesus conhece as dimensões que separam os dois povos: judeus e samaritanos... Não seria essa a única vez que ele provocaria escândalo, afrontando costumes odientos e convencionais.
Tem uma mensagem a dar – mensagem de conciliação e consoladora.
Para isso deixara propositalmente a estrada do Jordão e subira as serras. Programara aquele encontro, desde antes...  (...)
O Reino amplia fronteiras entre os “desgarrados”...

Ele esperava por Fotina, uma mulher (mulheres não tinham  qualquer relevância social naquele tempo) sem marido (o que era um escândalo naquela época),  samaritana, para trazer a confirmação de que era sim, o profeta previsto nas escrituras, aguardado pelo povo de Israel.
== > e para quem ele apareceu primeiro depois da crucificação? Resp.: Maria de Magdala! Ex prostituta!
Vejam como Jesus reforça que não há quem não possa, a partir do reconhecimento do erro do caminho e de uma decisão firme e sincera de acertar dali para frente, ser digno de grandes obras!
== > que ensinamento maior vemos aqui também? O do perdão! Quem estiver sem pecados...

  - Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; e quando vier, nos anunciará tudo...
- Eu o sou...Eu que falo contigo...
Já não há mais segredo.
    
Qual foi o tema da conversa entre Jesus e Fotina? Dom de Deus; Água Viva.

èo que é o ‘dom’ de Deus?
‘Ele ensina mais, que o “dom” de Deus é a luz que nos guia para a Verdade, que essa luz não é privilégio de castas, de seitas, de famílias(Caibar Schutel, Parábolas e Ensinos de Jesus)

èo que é a “água viva”?
“Ensinou mais o Mestre, que a Água que sacia toda sede é a que jorra do Alto, a sua Doutrina, ministrada pelo Espírito de Deus.” (Caibar Schutel, Parábolas e Ensinos de Jesus)

- Se tu conhecesses o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu Lhe pediria se Ele te daria água viva.
(...)
- Senhor! - exclama – Tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde pois tem a água viva?
A revelação não tarda.
- Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der, nunca terá sede; porque a água que eu lhe oferecer se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.


4.    Fixação do Conteúdo:

Nós vimos a questão da análise em nossas escolhas, decisões, para identificar o que é mais importante.
E nessa conversa com a samaritana, Jesus fala que quem O conhecesse beberia da água que Ele oferece e nunca mais teria sede.
Nós temos essa oportunidade maravilhosa e importantíssima para nosso desenvolvimento espiritual, que é poder beber dessa ‘água viva’ para não termos mais sede.

Como essa percepção de Jesus, sua mensagem, em nossa realidade é uma questão que requer meditação, oração, continuadas, para aprendermos a transcender, a nos distanciarmos  das coisas sensoriais do corpo e do mundo que nos cerca e atingirmos esse estado mental, vibracional, vamos nos permitir praticar um pouco. O ambiente aqui na CE nos favorece pois toda tentativa que fazemos de buscar transcender é auxiliada pelos nossos amigos espirituais.

Colocar uma música suave e reduzir a luminosidade do ambiente. Pedir que fiquem de olhos fechados e busquem uma posição confortável, onde nenhum ponto de tensão reste em nosso corpo.

Como está seu corpo, como ele está? Sinta o seu pé, suas pernas, joelhos, coxas, onde você está sentado, se está confortável, abdômen, peitoral, ombro, braço, mãos, cabeça, nariz,... como está sua respiração? Sinta seu peito se encher de ar e lentamente expire pela boca percebendo a subida e descida de seu tórax, respire em ritmo tranquilo.
Pense em um campo verdejante. A vegetação bem verde brilhando com o orvalho da manhã. Um pequeno rio faz margem a todo esse cenário que Deus desenhou com todo seu amor por nós.  O sol cresce no céu e a passarada canta em homenagem a mais um dia abençoado. Perceba-se nesse lugar. Sinta o calor dos raios de sol tocando seu rosto, aguce seus ouvidos para a música suave da natureza. O farfalhar do vento balançando as folhas das árvores, o canto do sabiá, o som relaxante das águas.
Aspire o ar fresco da manhã, caminhe lentamente pelo gramado. Inspire suavemente e retenha, expire. Olhe o céu e observe seu azul profundo adornado por tênues nuvens. Agora olhe as flores que enfeitam o verde da campina. Multicoloridas e de aromas suaves transmitem alegria e admiração. Sinta que um perfume suave começa a invadir todo lugar. Uma calmaria se faz em todo ambiente e você começa a perceber alguém que de longe começa a aproximar-se. É um vulto de um homem de traços nobres, cabelos ondulados tocando levemente seus ombros, sorriso meigo e um olhar profundo e acolhedor. Uma luminosidade envolve este homem que caminha em sua direção trazendo em uma de suas mãos uma flor.
 À medida que a distância diminui entre você e este homem uma sensação de aconchego e paz começa a dominar seu ser. E então, você percebe finalmente que esse homem é Jesus, que chega para encontrar você, assim como naquele dia quente, lá na Samaria, Ele foi ao encontro da mulher que buscava água no poço.

Ele estende sua mão e lhe oferece a flor. Essa flor representa a sua ligação com Ele nesse momento. A água viva que retirará toda a sua sede. O que está sendo necessário rever em sua vida? O que realmente é o mais importante para você nessa fase da vida? Calmamente deixe que seu coração lhe responda. Sem barreiras ou obstáculos vá percebendo a resposta. Preste atenção em cada detalhe desta flor que agora está em suas mãos. Esse presente de Jesus. Suas cores, seu perfume, a textura, observe-a cuidadosamente por alguns instantes, sinta-a em suas mãos.

Feito isto, perceba que Jesus agora se aproxima de você para abraça-lo. Não há como resistir a esse abraço. Sinta o amor de Jesus concentrado nesse único abraço. Ele lhe envolve como a um filho querido e Seu amor penetra em cada parte de seu ser. Faz você se sentir pleno e especial. E no calor desse abraço pouco a pouco vá despertando para a nossa presença aqui nessa sala.

Entregar uma folha A4 para cada um em uma prancheta, deixar lápis de cor a disposição no centro da sala, e pedir que desenhem a flor que receberam de Jesus.

Após 10 minutos, perguntar como foi a experiência, como se sentiram.
Após as impressões do grupo, sugerir que repitam a experiência de vez em quando, para se permitirem esse contato com Jesus. Levem o desenho da flor, como lembrança desse encontro na noite de hoje.


5.    Prece final e passes
6.    Avaliação
Aula para 9 jovens com participação mas sem grandes entusiasmos.
Não foi feita a atividade de fixação do conteúdo pois não deu tempo.



Trechos do Livro PRIMÍCIAS DO REINO, Cap. 9 ‘A mulher da Samaria’ João 4:1 a 42’ de  Divaldo Pereira Franco/Amélia Rodrigues

Saindo de Jerusalém, indo a Galiléia, Jesus abandona a estrada real, o tranqüilo curso do suave Jordão... para galgar as montanhas de Efrain, penetrando os limites da Samaria, evitados pelos nascidos em Judá.
A jornada do Mestre e seus discípulos fora longa: cerca de cinqüenta quilômetros.
Ao chegarem as cercanias da cidade, o Rabi assentou-se junto ao tradicional “poço de Jacó” nos terrenos que pertenceram a esse venerando ancião.
Cântaro ao ombro, mergulhada em íntimas inquietações uma mulher desce ao poço sob o sol queimante e a pino.
Surpreende-se com o estranho olhar que lhe dirige o forasteiro judeu, que ali, parece aguardá-la.
Atira, porém, o vaso sobre a água e recolhe o precioso líquido na bilha que repousa sobre o paiol.
Emoções desconhecidas tumultuam-lhe o Espírito.
Quando se dispõe a tomar o vasilhame e retornar ao lar, ouve:
- Dá-me de beber!
Volta-se surpresa, dominada por estranhos e profundos ressentimentos...
- Como sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?
Jesus conhece as dimensões que separam os dois povos: judeus e samaritanos... Não seria essa a única vez que ele provocaria escândalo, afrontando costumes odientos e convencionais.
Tem uma mensagem a dar – mensagem de conciliação e consoladora.
Para isso deixara propositalmente a estrada do Jordão e subira as serras. Programara aquele encontro, desde antes...
Responde-lhe, então, sem aspereza nem revide, por conhecê-la, talvez,  intimamente.
- Se tu conhecesses o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu Lhe pediria se Ele te daria água viva.
Vibrações incomparáveis estrugem no coração da mulher.
Guardava ânsias de paz e não sabia como ou onde encontrá-la.
- Senhor! - exclama – Tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde pois tem a água viva?
A revelação não tarda.
- Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der, nunca terá sede; porque a água que eu lhe oferecer se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
- Dá-me dessa água - disse pressurosa – para que não mais tenha sede, e aqui não venha tirá-la.
- Vai chamar o teu marido e vem cá - ordena-lhe com brandura e segurança.
Ela se perturba. Era uma pecadora e Ele o sabia, - conjectura...
Esse era o seu tormento íntimo.
Quanto se sentia ferida, humilhada no seu amor, receosa!
As lágrimas afloram e escorrem abundantes...quase sem fôlego esclarece:
- Não tenho marido...
A vergonha estampa no seu rosto moreno, a própria dor.
- Disseste bem, não tenho marido, pois que cinco maridos tivestes, e o que agora tens não é o teu marido; isto disseste com verdade.
Surpreendida, a samaritana não mais oculta a alegria e a felicidade.
- Senhor, vejo que és profeta!
Quantas dúvidas a atormentaram a vida toda!
A mulher, perplexa, enche-se de ventura.
Tão indigna se considerava, e no entanto, fora chamada à verdade, ouvindo o que nenhum ouvido jamais escutara antes...
Transfigurada pela revelação, deseja informar-se com segurança e indaga:
- Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; e quando vier, nos anunciará tudo...
- Eu o sou...Eu que falo contigo...
Já não há mais segredo.
Não mais silêncios.
A mulher está conquistada...
O Reino amplia fronteiras entre os “desgarrados”...
Tomando o seu cântaro, a samaritana demanda a cidade e, aos gritos proclama:
- Vinde, vejam o homem que me disse tudo quanto tenho feito; por ventura não é esse o Cristo?
Indagações explodem, espontâneas, em todos, admirados ante a natural declaração da informante.
Por dois dias Ele ficou na Samaria a pregar, a curar, espalhando a certeza da Vida além da vida.
E todos diziam a Fotina:
- Já não é pelas suas palavras que nós cremos; porque nós mesmos O temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo...

Pela afeição com que se ligou a Jesus, primitivos cristãos que se firmaram na sua coragem de proclamar suas imperfeições, denominara a Samaritana, “A iluminadora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário