sábado, 21 de outubro de 2017

Ensinos de Jesus - Parábola do Espírito imundo

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade    > 14 anos       –        20/10/2017
Pré-Mocidade – De 13 à 14 anos

Tema: Ensinos de Jesus - Parábola do Espírito imundo

Objetivos:
Refletir sobre o ensinamento da parábola do Espírito imundo, relacionando-o com nosso campo mental: estou com a casa vazia de valores reais?.

Bibliografia:
NT, Mateus 12:43-45, Lucas 11:24-26
O LE, perg. 459, 467 (influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos)
O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.28, item 81 (Prece pelos obsediados)
Vida:Desafios e Soluções, Joanna de Ângelis, cap. VI – Aspectos da Vida


Material: botões de dama (de 2 cores), pote transparente

 Desenvolvimento:

1.    Prece inicial

2.    Motivação Inicial:
Mostrar o pote transparente aos jovens e ir colocando aos poucos os botões empilhados no pote, um de cada vez, sendo que o primeiro deve ser de uma cor escura e os demais, da outra cor (clara).

Depois de cheio o pote, perguntar: como fazer para tirar o botão de cor diferente, que está no fundo do pote? A única forma é virar o pote de cabeça para baixo, tirando todos os outros botões, até chegar ao de cor diferente.

Imaginemos agora, que esse pote é nossa mente, nossa casa mental.
Cada vez que temos pensamentos de forte intensidade, gravamos esse pensamento na mente (colocar uma peça clara no pote).
Quando temos um pensamento perturbador, e acolhemos esse pensamento, nos abraçamos com ele, ficamos deixando que o pensamento se derive, cresça, damos força à ideia, e gravamos seu conteúdo em nossa mente (colocar um botão escuro no pote).
E assim, nossos pensamentos vão povoando nossa casa mental (encher o pote com peças claras).

Como fazer para sumir com os pensamentos perturbadores de nossa mente?
- não tem como... isso é o lixo mental! Uma vez que se fixe em nossa mente, não sai mais de lá...
Sabe quando você quer fazer uma prece e de repente vem um pensamento perturbador no meio da prece? Vem de onde? Do pote...

Nosso objetivo espiritual é ter nossa mente com conteúdos positivos (esvaziar o pote e encher de botões claros). Mas como estamos ainda no início da caminhada, nosso pote já tem uma base com conteúdos perturbadores de hoje ou de nossas vidas passadas (esvaziar o pote, colocar um botão escuro ir enchendo com botões claros). Com nossa persistência em manter pensamentos engrandecedores, estaremos formando um conteúdo salutar em nossa mente. Assim, o conteúdo perturbador vai ficando cada vez mais para o fundo...
Conforme evoluímos, esses conteúdos perturbadores, já não nos causarão mais perturbação, pois já teremos superados essas emoções; serão somente lembranças perdidas no tempo, do nosso processo de evolução espiritual.

Como será que anda nossa casa mental? (esvaziar o pote e encher diversas vezes, variando as cores dos botões)

3.   Desenvolvimento do conteúdo: Vamos ver um ensino de Jesus, que está no evangelho de Mateus e também no de Lucas 11:24-26: (pedir que um dos jovens leiam o texto)
"Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e, não o encontrando, diz: 'Voltarei para a casa de onde saí'. Quando chega, encontra a casa varrida e em ordem. Então vai e traz outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro".

- Como podemos interpretar essa parábola de Jesus?

Para nos ajudar na interpretação, vamos lembrar da perg. 459 de O LE (pedir que um jovem leia):

“Os espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?”
A esse respeito sua influência é maior do que credes, porque, frequentemente, são eles que vos dirigem".

E obsessão? O que é?

"A obsessão é a ação persistente que um mau Espírito causa sobre um indivíduo" (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.28, item 81)

Vamos então analisar a parábola:

a)    Quando o espírito imundo: quem é o Espírito imundo? Aqueles que vivem mentalmente nas trevas e nas zonas sombrias, distanciados da felicidade, de Deus. Nesse caso, como ele estava com o homem, era um obsessor. Tinha uma afinidade vibratória com o homem encarnado.
b)    tendo saído do homem: Se afastou como? Pela mudança da criatura encarnada, através da oração e do passe, da doutrinação.
c)    Anda por lugares áridos, buscando repouso e, não achando: fica à mercê, como terreno seco, por se tratar de infrutífero, ou desagradável, sem o conforto ideal, para tal entidade, sem mudança mental de fato.
d)    diz: Tornarei para minha casa, de onde saí.:  importante que se tenha consciência que os maus espíritos não nos chegam do nada. De nossa parte houve o interesse, dando oportunidade de retorno ao espírito que havia sido expulso. Lierto do problema da obsessão, muitas vezes a criatura volta às atitudes mentais que já havia superado, e com isso, cria novamente campo vibratória para a reaproximação do obsessor.
e)    E, chegando, acha-a varrida e adornada: Ali chegando, notou com surpresa, que o antigo perseguido não havia se moralizado, não havia tomado nova diretriz e permanecia distanciado do Bem, deixando, como decorrência, a porta aberta para a volta do perseguidor.
f)     Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro: por já conhecer as facilidades da aproximação, convida outros do mesmo padrão vibratório dele ou ainda piores, para com ele retomar a antiga moradia. Deste modo, o estado do antigo perseguido se agravou, tornando-se muito pior do que era antes.

A casa a que se refere Jesus é a mente humana, habitada por nossos pensamentos. É o nosso pote!!! A estrutura, organização e disposição dependem de cada um de nós, ou seja, da nossa vontade.

 Por que Espíritos desajustados nos envolvem e influenciam facilmente? Porque nossa casa metal está desocupada, vazia de ideais superiores, de motivação existencial. Está varrida e adornada, cheia de ilusões do mundo, sendo atraente para os Espíritos inferiores, receptiva às suas sugestões.

Casa limpa e adornada, significa que a pessoa só se mostra exteriormente modificada. Espiritualmente, continua com os mesmos desejos e imperfeições, desocupada de ideias úteis e fraternas. Ou pior, não se esforça em nada para se melhorar. É o que acontece com muitos de nós que só buscam a Deus no momento do sofrimento.

Kardec perguntou aos Espíritos na questão 467 (pedir que outro jovem leia):

Pode o homem eximir-se da influência dos Espíritos que procuram arrastá-lo ao mal?
“Sim, porque eles só se ligam às pessoas que os solicitam por seus desejos e os atraem por seus pensamentos“ (O Livro dos Espíritos).
     - só depende de nós! Gente, a felicidade é uma questão de escolha, de decisão nossa! Por isso o vigiai e orai de Jesus!

4.    Fixação do Conteúdo:

Vamos ver uns pensamentos de Joanna de Ângelis:
Entregar frases de Joanna em tiras de papel, para que, um de cada vez, leiam e comentem:

1
“Uma existência feliz não é, necessariamente, aquela que se faz breve ou larga, mas sim aquela que se transforma em mensagem de alegria e bem-estar para a própria pessoa, bem como para todos aqueles que a cercam.”
- é uma decisão de cada um! Estamos decididos a sermos felizes?

            2
“A doença, os problemas, não são aspectos de infelicidade, porém convites do organismo e da vida, para dizer que é necessário estar lúcido e consciente.”
- nesse nosso mundo, não há quem não tenha que passar por problemas, por doenças. Então, ainda nesses casos, é nossa decisão ser feliz ou não!

            3
“Cada indivíduo, porém, alcança o patamar do amadurecimento por meio de experiências diversas. Uns conseguem crescer sob o estímulo dos ideais e das aspirações que acalentam interiormente; outros o fazem sob a inspiração da beleza, a exteriorizar-se nas artes, na literatura, na cultura em geral; muitos são atraídos pela tecnologia e os diferentes recursos das modernas conquistas; inúmeros são conduzidos pelo amor, pela necessidade da fraternidade que cultivam com acendrado carinho; a grande multidão, no entanto, é empurrada pelo sofrimento, última alternativa para o desenvolvimento dos recursos internos que lhe dormitam no imo.”
            - quando a gente não consegue encontrar beleza, alegria nas coisas da vida, o sofrimento acaba sendo o recurso da Vida, para nos fazer acordar!

            4       
“Nesse contexto, a mente é fator importante que gera energias incessantes, num ou noutro sentido, de forma positiva ou destrutiva, e, enquanto se pode pensar com autoestima e confiança, os limites impostos pela idade desaparecem, para facilitarem a continuação da existência enriquecedora. Assim também, quando o jovem se deixa abater e passa a pensar destrutivamente, encarcera-se nos porões da decadência psicofísica e degenera.”
            - todas as idades são propícias à felicidade, à alegria!

            5
“A alegria, pois, de viver, deve ser parte ativa do programa de construção pessoal da criatura inteligente. Fruir toda a magia existente no painel universal, retirando as maravilhosas concessões de completude que pairam ao alcance de todo aquele que deseja elevar-se, livre de tormentos e de amarras com o passado.”

            6
“A medida que se amadurece psicologicamente, a alegria de viver constitui uma razão poderosa para o prosseguimento da atividade de iluminação. Tal alegria certamente não impede os episódios de reflexão pela dor, de ansiedade pelo amor, de espera pela saúde, de presença da enfermidade, de angústia momentânea, de inquietação diante do que esteja ocorrendo.”

            7
“A alegria proporciona ao cérebro maior contribuição de enzimas especiais, encarregadas de produzir saúde, facultando o riso, que é um estimulante poderoso para a fabricação de imunoglobulina salivar (sIgA), portadora de fatores imunizantes, que propiciam o constante equilíbrio orgânico, evitando a invasão de vários vírus e bactérias perniciosos.”
            - a alegria é fator de saúde do corpo! A mente comanda o corpo!

            8
“Risoterapia, hoje, significa um recurso precioso para evitar determinadas contaminações, mas também para auxiliar no restabelecimento de patologias graves, principalmente as infecciosas mutiladoras, as degenerativas da máquina orgânica e vários distúrbios nas áreas emocional e psíquica.”

            9
“O pensamento, portanto, bem-construído, age no mecanismo do sistema nervoso, no cérebro, e estes, conjugados, produzem enzimas protetoras que tornam imune o organismo a muitas invasões de agentes destrutivos, propiciando saúde.”

            10
“A fatalidade existencial deixa de ser viver bem, que é uma das metas humanas, para bem viver, que é uma conquista pessoal intransferível, especial, que jamais se altera ou se perde, fomentando felicidade e trabalhando pela paz que todos almejam.”



5.    Prece final e passes
6.    Avaliação
Aula para 7 jovens com bastante participação e interesse.
Não fiz a atividade de fixação de conteúdo pois não deu tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário