sábado, 23 de setembro de 2017

Nascimento de Jesus

Casa Espírita Missionários da Luz – Pré-Mocidade                   11 à 14 anos    15/09/2017
                                                                             Mocidade                   > 14 anos

Tema:  Jesus Nasceu

Objetivos:
Estudar o nascimento de Jesus segundo o relato dos evangelhos;
Refletir sobre o nascimento de Jesus para cada um de nós: Jesus já nasceu em nosso coração?

Bibliografia:  
Evang.Segundo o Espiritismo, Cap I, item 4 (Não vim destruir a Lei); Cap. XXIV, item 9;
A Caminho da Luz, de Emmanuel/Chico Xavier, ‘O Povo de Israel’;
Evangelho dos Humildes, Cap I e II;
NT. Lc, 1- 5:19 (Zacarias, Izabel, anjo Gabriel); 1-26:33 (anjo Gabriel à Maria); 2-1:20 (nascto de Jesus); 1-21:39 (Maria e José levam Jesus à Jerusalém para ser apresentado no Templo).
NT. Mt, 1-21:23 (cumprimento da profecia), 2-1:23;
Obras Póstumas, Allan Kardec, 1ª parte – Estudo da Natureza do Cristo, item VII (citação dos  profetas: Isaías 7-14, 9-5, 42-1:4)

Material: Exemplares do NT, mapa da Palestina e Judeia, à época de Jesus; notebook e projetor

Hora da novidade e Prece Inicial (todos que desejarem, fazem a prece, um por vez).

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial:
Iniciar com as profecias de Isaías, para serem lidas pelos jovens (projetar ou levar escrito em papel).

Obras Póstumas, 1ª parte – Estudo da Natureza do Cristo, item VII

“Eu lhes suscitarei um profeta, como tu, dentre seus irmãos e porei na sua boca as minhas palavras e ele dirá o que eu lhe houver ordenado. E dar-se-á que àquele que não escutar as palavras que ele houver dito em meu nome, a esse pedirei contas.” (Deuteronômio, 18:18 e 19.)

“Eis por que o Senhor mesmo vos dará um sinal: uma virgem ficará grávida e parirá um filho e ele se chamará Emmanuel.” (Isaías, 7:14.)

Pois o menino nos nasceu, o Filho nos foi dado e o império foi posto sobre seus ombros e chamar-se-lhe-á, seu nome, o Admirável, o Conselheiro, o Deus forte, o Poderoso, o Pai da Eternidade, o Príncipe da paz.” (Isaías, 9:5.)

“Aqui está meu servidor, eu o sustentarei; é meu eleito, minha alma pôs nele sua afeição; nele pus o meu Espírito; ele exercerá a justiça entre as nações.
“Ele absolutamente não se retirará, nem se precipitará, até que eu haja estabelecido a justiça na terra e os seres se submeterão à sua lei.” (Isaías, 42:1 a 4.)

“E ele (o Cristo) se manterá e governará pela força do Eterno e com a magnificência do nome do Eterno seu Deus. E eles voltarão e agora ele será glorificado até às extremidades da terra e será ele quem fará a paz.” (Miquéias, 5:4.)

            - De que falam essas profecias?  èdo chegada de um Ser superior,enviado por Deus, para trazer a paz.
Essas profecias existiam também em outros povos, além do povo hebreu (dos judeus).


      èqual a origem dessas profecias? Resp.: lembrar a promessa de Jesus aos exilados de Capela (livro A Caminho da Luz, de Emmanuel).
      Porquê na Palestina? Porque o povo hebreu era o único povo monoteísta da época.
            - Quem sabe onde Jesus nasceu? Em qual país?


èmostrar ou projetar no mapa atual, e no da época, onde Jesus nasceu.

2.    Exposição dialogada

*** Nascimento ***

Distribuir alguns exemplares do NT e pedir que abram no Evangelho (um grupo no evangelho de Lucas e outro no de Mateus, para agilizar a procura dos versículos):

- de Lucas, Cap 1,5:19 – anjo Gabriel fala `a Zacarias sobre a gravidez de Izabel, prima de Maria.  ègestação de João Batista, precursor de Jesus.

Houve nos dias do Rei Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias; e sua mulher era descendente de Arão, e chamava-se Isabel.
Ambos eram justos diante de Deus, andando irrepreensíveis em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos avançados em idade.
Ora, estando ele a exercer as funções sacerdotais perante Deus, na ordem da sua turma,  segundo o costume do sacerdócio, coube-lhe por sorte entrar no santuário do Senhor, para oferecer o incenso e toda a multidão do povo orava da parte de fora, à hora do incenso.
Apareceu-lhe, então, um anjo do Senhor, em pé à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, ficou turbado, e o temor o assaltou.
Mas o anjo lhe disse: Não temais, Zacarias; porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João; e terás alegria e regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe;  converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus; irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido.
Disse então Zacarias ao anjo: Como terei certeza disso? pois eu sou velho, e minha mulher também está avançada em idade. Ao que lhe respondeu o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te dar estas boas novas.

- o que nos diz esse trecho? Um Espírito apareceu ao pai de João Batista, dizendo de seu nascimento e que ele seria precursor de Jesus; prepararia o terreno para a vinda de Jesus.

- Lc, Cap 1,24:33 – no 6º mês de gravidez, o anjo Gabriel vai à Nazaré, na Galileia, para anunciar à Maria, o nascimento de Jesus.

Depois desses dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo:  Assim me fez o Senhor nos dias em que atentou para mim, a fim de acabar com o meu opróbrio diante dos homens.
Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo.
Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa.
Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

      èquem eram esses Espíritos envolvidos com o nascimento de Jesus? Resp.: Espíritos Superiores
                        èmediunidade presente! Os Espíritos se comunicaram preparando as pessoas para a vinda de Jesus.

     - Já Mateus conta a história um pouco diferente:

- Ler Mateus, Cap 1, 20:23 – cumprimento da profecia

E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo;  ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.

Cap.2,1:6 – profecia do nascimento em Belém.

Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.
O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo.
Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.


*** Reis Magos ***

      Quem eram os reis magos? Resp.: sacerdotes que conheciam as profecias e aguardavam o seu cumprimento.
      Mais uma vez a mediunidade: conhecimento da encarnação de Jesus em Belém

-  Mateus não diz que os magos eram reis: ‘uns magos vieram do oriente’. O título de ‘reis’ e o nome de cada um dos 3 reis magos, foi incluído na história no século III.


Citar Mt, Cap 2, 1:6 lido antes e ler Mt, Cap 1, vv 9 e 11.

Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.


*** Fuga para o Egito ***

Só Mateus fala dessa questão: Ler Cap.2,13:18 è fala do cumprimento da profecia de Jeremias.

E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. E lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho.
Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos.
Cumpriu-se então o que fora dito pelo profeta Jeremias: Em Ramá se ouviu uma voz, lamentação e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, e não querendo ser consolada, porque eles já não existem.

Mateus era judeu e tinha a preocupação de provar aos judeus que Jesus era o Messias esperado. Cita em todo o seu evangelho o cumprimento das profecias em Jesus.
      èa profecia de Jeremias da matança dos meninos de menos de 2 anos, poderia se referir ao evento da morte dos meninos hebreus, comandada pelo faraó, quando ainda eram escravos no Egito, no tempo de Moisés.

Marcos e João não citam a época do nascimento de Jesus. Seus evangelhos já começam com Jesus atuando.

Lucas tem uma versão diferente do nascimento: de Belém, Maria e José foram à Jerusalém levar o menino Jesus ao Templo, segundo a lei antiga, e depois voltaram à Galileia, a Nazaré.

Ler Lucas:
- Cap 2,1:18 – nascimento (imagem dos presépios);

Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirínio era governador da Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor.
O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura.
Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade.
E logo que os anjos se retiraram deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer.
Foram, pois, a toda a pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura; e, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; e todos os que a ouviram se admiravam do que os pastores lhes diziam.


- Cap. 2,21:23 – apresentação do menino Jesus no Templo de Jerusalém. Simeão ‘reconhece’ Jesus!

Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor).



3.    Fixação do conteúdo
Projetar quadro comparativo dos eventos narrados por Mateus e Lucas:

Mateus
Lucas
Anunciação: a José – uma virgem conceberá
Anunciação pelo anjo Gabriel à:
- Zacarias: nascimento de João;
- Maria: nascimento de Jesus
Nascimento em Belém
Para cumprimento da profecia (Mt, 2,5:6)
Por causa do censo
Rei Herodes manda procurar o menino para o matar;
Reis Magos visitam Jesus;
Fuga para o Egito;
Matança dos meninos;
- cumprimento de 2 profecias:
i. volta do Egito;
ii. morte dos inocentes
Relato do nascimento na estrebaria;
Aviso aos pastores do nascimento;
Circuncisão aos 8 dias;
Ida à Jerusalém para apresentar o menino no Templo;
Retorno à Galieia, Nazaré.

Evangelho para os judeus                                           Carta a Teófilo (pedir que leiam Lc, 1, 1:4)

4.    Conclusão:

Vimos os relatos do nascimento de Jesus.
Temos variações nos relatos, pois os objetivos dos autores dos textos (Mateus e Lucas) foram diferentes.
O quanto essas diferenças são importantes? è são importantes pois atestam que Jesus de fato nasceu, como nós, e como homem viveu e exemplificou todos os seus ensinamentos.

Os apóstolos eram pessoas como nós, com suas vidas, seus afazeres, famílias, preocupações. E deixaram tudo, para seguir Jesus. Pois o chamado ao apostolado, veio de dentro da alma e não somente pelo ouvir Jesus os convocando ao apostolado. Aqueles Espíritos encarnaram para isso. Foi um reencontro com Jesus. Esse reencontro modificou completamente a vida que levavam até então.
Eles souberam de pronto, a tarefa que lhes cabia? A da divulgação da Boa Nova? Do Evangelho?
èNão! Sentiam um grande amor por Jesus, mas tinham medo, dúvidas, não entendiam direito o como a mensagem de Jesus chegaria aos homens da época.

Quando foi que os apóstolos tiveram a certeza de sua missão e se fizeram fortes até o ponto de se deixarem matar por amor a Jesus?
ð  Após a ressurreição de Jesus! Jesus venceu a morte! Pela certeza da imortalidade e do reencontro com Jesus após a desencarnação.

E para nós? Jesus já nasceu? Temos a convicção de que Ele realmente esteve entre nós? Temos convicção da imortalidade?

5.    Passes e prece final.
6.    Avaliação


Aula para 8 jovens com interesse e participação. Alguns não tinham manuseado o NT ainda. Tiveram interesse nos fatos e fizeram diversos questionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário