Casa Espírita
Missionários da Luz – Pré- Mocidade 13 e 14 anos – 01/09/2017
Mocidade > 14 anos
Tema: Lei
de Justiça - Fazer aos outros o que gostaria para si mesmo
Objetivos:
- Perceber que
todos os homens possuem o sentimento de justiça e que o progresso moral
desenvolve esse sentimento;
- Entender justiça
como cada um respeitar os direitos dos demais;
- Refletir sobre a
base da justiça, segundo a lei natural, conforme o ensino de Jesus: Queira cada
um para os outros o que quereria para si mesmo."
Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, Cap. XI, 3ªParte:
Pergs. 873 à 879
Evang.Seg.Espiritismo, Cap XI “Amar ao
Próximo como a si mesmo”, itens 1 à 4
Conteúdo mínimo:
“A justiça consiste em cada um respeitar os
direitos dos demais.”
a) — Que é o que
determina esses direitos? “Duas coisas: a lei humana e a
lei natural.’
“Nem sempre, pois, é acorde com a justiça o direito que os homens
prescrevem. Demais, este direito regula apenas algumas relações sociais, quando é certo que, na vida
particular, há uma imensidade de atos unicamente da alçada do tribunal da
consciência.” – LE perg.875
“É fora de dúvida que o progresso moral
desenvolve esse sentimento” – LE Perg. 873
Material:
1.
Hora
da novidade e prece inicial
2.
Motivação
inicial: Dinâmica Tribunal do Júri
Mostrar duas cenas do
filme Histórias Cruzadas, encenado no sul dos Estados Unidos, numa época em que
o preconceito racial era legitimado pela lei municipal.
1.
Mulher branca fala que as negras
deveriam ter banheiro separado pois tem doenças
https://www.youtube.com/watch?v=1CyQe_oBcYM
2.
Empregada demitida volta na casa da
patroa para dar um presente-vingança
https://www.youtube.com/watch?v=-2gCDILAVXw
A primeira cena mostra como é a senhora branca, e suas
ideias que ela fala na frente da empregada negra da casa onde visita uma amiga.
Depois na própria casa dela, ela demite a empregada, pois
num dia de tempestade (tornado), a empregada usa o banheiro da casa ao invés de
sair para usar o banheiro de negros que fica do lado de fora da casa.
A segunda cena, é a empregada demitida, voltando na casa da
ex-patroa para levar um ‘presente’.
Dividir a turma em 3 grupos:
i.
Grupo de defesa da empregada demitida
em sua ação contra a ex-patroa
ii.
Grupo de acusação dessa empregada
iii.
Júri (deve ter número ímpar de participantes)
O Júri deverá decidir pela culpa ou inocência da empregada
ao levar o ‘presente’, se baseando apenas nas argumentações dos dois outros
grupos (defesa e acusação).
Os dois grupos terão 10 minutos para debater a estratégia a
ser usada no tribunal, ficando cada grupo numa sala.
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar sua tese.
Na sequência, os dois grupos deverão debater, cada um
fazendo perguntas ao outro grupo, para tentar derrubar a argumentação
contrária, convencendo o júri de seu ponto de vista. – 10 minutos
Mais 5 minutos a cada grupo para as considerações finais.
Júri tem 5 minutos para decidir se a empregada agiu de forma
correta ou errada ao dar o ‘presente’ a ex-patroa.
3.
Desenvolvimento: exposição dialogada com
a turma: vimos nesse nosso exercício simples, que o conceito de justiça é
variável dependendo das pessoas.
No filme, o tempo todo as mulheres brancas são apresentadas
como sendo orgulhosas e injustas com as empregadas negras.
Mas naquela época e Estado dos EUA, a separação entre brancos
e negros era legal: estava escrito na lei municipal.
Quem pode definir
o que é justiça?
(anotar as respostas no quadro)
Ação de reconhecer
os direitos de alguém a alguma coisa, de atender às suas reclamações, às suas
queixas. (Dicionário Michaelus)
- Dê
exemplos de situações de justiça e injustiça que você conhece
(sua família, com amigos, na mídia etc.).
- Conforme
a Lei de Deus, o que podemos entender por Justiça?
Resposta da pergunta 876 de O Livro dos
Espíritos (Distribuir O Livro dos Espíritos para a leitura, após os comentários
dos jovens).
“Disse o Cristo: Queira
cada um para os outros o que quereria para si mesmo. No coração do homem
imprimiu Deus a regra da verdadeira justiça, fazendo que cada um deseje ver
respeitados os seus direitos. Na incerteza de como deva proceder com o seu
semelhante, em dada circunstância, trate o homem de saber como quereria que com
ele procedessem, em circunstância idêntica. Guia mais seguro do que a própria
consciência não lhe podia Deus haver dado.”
A.K.: Efetivamente, o critério da verdadeira justiça está
em querer cada um para os outros o que para si mesmo quereria e não em querer
para si o que quereria para os outros, o que absolutamente não é a mesma coisa.
Não sendo natural que haja quem deseje o mal para si, desde que cada um tome
por modelo o seu desejo pessoal, é evidente que nunca ninguém desejará para o
seu semelhante senão o bem. Em todos os tempos e sob o império de todas as
crenças, sempre o homem se esforçou para que prevalecesse o seu direito
pessoal. A sublimidade da religião cristã está em que ela tomou o direito
pessoal por base do direito do próximo.
Observação: Após ler a resposta
dos Espíritos e o comentário de Kardec, relembrar um ou dois casos citados
pelos jovens e discuti-lo à luz do conceito Espírita.
O conceito de justiça varia de acordo com o desenvolvimento moral.
Pode parecer simples mas não é.
Por exemplo:
É ou não é ético
roubar um remédio, cujo preço é inacessível, para salvar alguém que, sem ele,
morreria? Colocado de outra forma: deve-se privilegiar o valor “vida” (salvar
alguém da morte) ou o valor “propriedade privada” (não roubar)?
Escrever no quadro:
Existem diversos níveis desse
senso de justiça, que depende do amadurecimento moral:
a) Se é legal, é justo.
b) Pode ser legal, mas não é certo
(senso de dever).
c)
Senso
cósmico – justiça de Deus
4.
Conclusão:
- O homem
necessita viver em sociedade e para isso precisa respeitar os direitos de
seus semelhantes. Como muitos homens não praticam a lei de justiça, isso
causa perturbações, confusões diversas e muito sofrimento. Como devemos
construir a ponte entre o conceito de justiça definida pelos Espíritos e a
nossa prática diária?
Disciplina para o
cumprimento de todos os nossos
deveres, procurando refletir sempre se nossos pensamentos, palavras e atitudes
de alguma forma estão contribuindo para a paz e o desenvolvimento dos nossos
irmãos. O esforço para nos conhecermos é nobre, porém devemos agir, procurando
materializar o que já compreendemos como justiça, reduzindo assim, o egoísmo
que ainda reside em nós.
5.
Prece
final e passes.
6.
Avaliação
Aula para 13 jovens com bastante participação e
agito!
Tiveram dificuldades
em elaborar uma argumentação embasada para cumprir o papel recebido (acusação x
defesa).
Observar que os
jovens do júri ficaram 10 minutos na sala sem atividade, enquanto aguardavam os
dois grupos retornarem (ficaram conversando).
Foi bem interessante
a atividade.
7.
Anexos
– Descrição da Dinâmica Tribunal de Júri
"As dinâmicas de
grupo quando aplicadas no ambiente de sala de aula propiciam a integração e o
relacionamento interpessoal entre alunos e professores." (Luis Alves)
O júri simulado é uma
ótima estratégia de ensino a ser adotada quando se trata de um assunto polêmico
ou que, perceptivelmente, divide opiniões.
Formam-se três
grupos: dois grupos de debatedores (com mesmo número de pessoas) e uma equipe
responsável pelo veredicto (o júri popular - com um número menor de componentes,
entre três e seis alunos, de uma sala com 30, por exemplo).
O papel do professor
é o de coordenar a prática, delimitando o tempo para cada grupo defender sua
tese e atacar a tese defendida pelo grupo oponente.
O processo inicia-se
com o lançamento do tema proposto pelo professor.
Os alunos se preparam
previamente para defender o tema com argumentos convincentes. Dar um tempo
inicial para que os alunos socializem suas informações no grupo, antes do
início do debate. A partir daí, cada grupo lança a sua tese inicial, defendendo
seu ponto de vista na medida em que surjam réplicas e tréplicas.
O professor, como
coordenador da atividade, também pode lançar perguntas que motivem o debate,
evitando fornecer respostas ou apoiar alguma das posições.
Por fim, cada grupo
tem um tempo para suas considerações finais.
O júri popular,
então, reúne-se para socializar seus apontamentos, feitos ao longo da
atividade, e decretar o veredicto.
Etapas do júri simulado
Tempo (aula de 60 min)
Socializar as ideias nos grupos - 10 min
Defesa da tese inicial - 10 min (5 min para
cada grupo)
Debate entre grupos - 20 min
Considerações finais - 10 min (5 min para
cada grupo)
Veredicto - 5 min
"O ato de aprender é mais eficaz quando
é tratado como um ativo e não como um processo passivo." (Kurt Lewin,
conhecido como o pai das dinâmicas de grupo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário