domingo, 2 de abril de 2017

O Consolador Prometido

Casa Espírita Missionários da Luz
Mocidade        –          > 15 anos                              31/03/2017

Tema: O Consolador Prometido

Objetivo:
  • Conhecer a promessa de Jesus sobre o envio do Consolador, identificando-o com o advento da Doutrina Espírita.

Bibliografia:
- O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VI, itens 3 e 4.
- A Gênese, Cap. XVII itens 36 à 40 “ANUNCIAÇÃO DO CONSOLADOR”;
- A Caminho da Luz, XAVIER, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel, cap. XXV - O evangelho e o futuro. 

Material: trechos do anúncio do Consolador em pedaços de papel; um exemplar de A Gênese; mp3 da música “O Consolador”, cópia da letra da música “O Consolador” para todos; caixa de som para reproduzir a música

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade e prece Inicial
2.            Atividade de sensibilização para o tema:
Jogo: advinha quem é?  (10 minutos)
Preparação prévia: Escrever num pedaço de papel dobrado o nome: Maria de Nazaré.

Explicar o jogo: existe um nome escrito nesse papel dobrado um nome e vocês precisam adivinhar quem é, através de perguntas, cuja resposta só pode ser “sim” ou “não”. Cada um só pode fazer uma pergunta por vez.
Conforme forem perguntando, anotar a informação da resposta no quadro.
- Eles tem 10 minutos para adivinhar!
- Dar os parabéns caso tenham acertado, ou a resposta certa, caso o tempo se esgote antes de acertarem.

3.            Jesus fez diversas previsões a seus discípulos.
Vejamos uma delas, para ver se já se cumpriu. Para isso faremos como no joguinho: a partir das informações que Jesus deu aos discípulos, tentar saber se a previsão ocorreu de fato.

Distribuir o texto de João, escrito em pedaços de papel, aos jovens.
- Cada um de vocês deve ler o que contém o seu papel e depois, ver o que os outros receberam e, juntos, tentar descobrir. Usar argumentação lógica! Não é para ‘chutar’!!!

Se me amais, guardai os meus mandamentos — e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: — O Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê; vós, porém, o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. — Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e fará vos lembreis de tudo o que vos tenho dito. (S. João, 14:15 a 17 e 26)

 Entretanto, digo-vos a verdade: Convém que eu me vá, porquanto, se eu não me for, o Consolador não vos virá; eu, porém, me vou e vo-lo enviarei.
Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas presentemente não as podeis suportar.
Quando vier esse Espírito de Verdade, ele vos ensinará toda a verdade, porquanto não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tenha escutado e vos anunciará as coisas porvindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que está em mim e vo-lo anunciará. (S. João, 16:7, 12 à 14.)

- Dar 20 minutos para a tarefa. Se descobriram, pedir que digam como chegaram a essa conclusão.

- Caso não tenham conseguido, ir conduzindo com perguntas:

- esse Consolador é o próprio Jesus? Resp. Não. Jesus falou que será enviado um “outro”.

- como Jesus chamou esse Consolador: Resp: O Espírito de Verdade

- quais as características desse Espírito de Verdade?

- como assim “porque permanecerá convosco e estará em vós”? Será esse Consolador uma pessoa? Resp.: Não. Nenhuma pessoa fica eternamente conosco, nem podemos dizer que estará em nós.

- Então, o Consolador não é uma pessoa. O que pode ser então?  Resp.: uma idéia, uma filosofia, uma ideologia.

- O que esse Consolador virá fazer? Resp.: “vos ensinará todas as coisas e fará vos lembreis de tudo o que vos tenho dito”.

- Então, Jesus não nos ensinou todas as coisas? Resp.: Não, ele próprio disse que “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas presentemente não as podeis suportar.”. Então o Consolador viria em um tempo futuro, completar o ensino de Jesus.

- Porque será que os discípulos de Jesus não poderiam suportar as outras coisas que Jesus ainda tinha a dizer? Resp.: faltava a evolução do conhecimento, das ciências, das descobertas. O próprio conceito da reencarnação era confuso na época de Jesus.

- Porque Jesus disse que o Consolador “fará vos lembreis de tudo o que vos tenho dito”? Resp.: Por quê Ele sabia que os homens confundiriam os ensinos dele, que ajustariam aos interesses pessoais; que muitas coisas seriam deturpadas.

4.            O Consolador já veio? O que vocês acham?
- Deixar que respondam. Perguntar se não foi o dia do Pentecostes.
- alguém sabe que dia foi esse e o que aconteceu?

Ver Kardec, na Gênese, Cap.XVII, Item 42:
Se disserem que essa promessa se cumpriu no dia de Pentecostes, por meio da descida do Espírito Santo, poder-se-á responder que o Espírito Santo os inspirou, que lhes desanuviou a inteligência, que desenvolveu neles as aptidões mediúnicas destinadas a facilitar-lhes a missão, porém que nada lhes ensinou além daquilo que Jesus já ensinara, porquanto, no que deixaram, nenhum vestígio se encontra de um ensinamento especial.

Concluir que o Espiritismo é o Consolador prometido por Jesus (A Gênese, Cap.XVII, Item 40):

O Espiritismo realiza, como ficou demonstrado (cap. I,nº 30), todas as condições do Consolador que Jesus prometeu.
Não é uma doutrina individual, nem de concepção humana; ninguém pode dizer-se seu criador. É fruto do ensino coletivo dos Espíritos, ensino a que preside o Espírito de Verdade. Nada suprime do Evangelho: antes o completa e elucida. Com o auxílio das novas leis que revela, conjugadas essas leis às que a Ciência já descobrira, faz se compreenda o que era ininteligível e se admita a possibilidade daquilo que a incredulidade considerava inadmissível.
Teve precursores e profetas, que lhe pressentiram a vinda. Pela sua força moralizadora, ele prepara o reinado do bem na Terra.

- Porque se chama ‘Consolador’? R. Por demonstrar a imortalidade e a reencarnação, traz esperanças e consolações!

5.            Atividade de Fixação:
Vamos cantar para guardar essa lição em nosso coração?
- levar o áudio: O Consolador
6.            Prece final e passes

Avaliação: Aula para 4 jovens  com participação. Não ficaram muito entusiasmados com a música....


Se me amais, guardai os meus mandamentos — e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: — O Espírito de Verdade



— O Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê; vós, porém, o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.



— Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e fará vos lembreis de tudo o que vos tenho dito.


 Entretanto, digo-vos a verdade: Convém que eu me vá, porquanto, se eu não me for, o Consolador não vos virá; eu, porém, me vou e vo-lo enviarei.



Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas presentemente não as podeis suportar.



Quando vier esse Espírito de Verdade, ele vos ensinará toda a verdade, porquanto não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tenha escutado e vos anunciará as coisas porvindouras.



Ele (Espírito de Verdade ) me glorificará, porque receberá do que está em mim e vo-lo anunciará.

Consolador, O II (versão 2)
COMPOSITOR: Ricardo Marques

ÁLBUM: 
Concafrar - 3
Como aliviar a dor do sofredor
 E mostrar que o pai é eterno amor
 Só se for através do espírito Consolador
 Só se for através das verdades do Consolador
 Ouçam os que tem ouvidos para ouvir
 Sintam os que tem coração para sentir
 Olhem com real esplendor,
 Pois já existe o espírito Consolador
 Pois já existem as verdades do Consolador
 Assim anunciou Jesus que o Consolador
 Viria numa chuva de luz
 Iluminando as trevas do sofredor
 Espalhando o otimismo
 E mostrando as verdades
 Pelas palavras fraternas do Espiritismo (2x)


Nenhum comentário:

Postar um comentário