terça-feira, 20 de setembro de 2016

Lei de Adoração



Aula Nº 25

Data: 19/08/2016
Tema: Lei de Adoração
Objetivo: A criança deverá se conscientizar de que a adoração a Deus é ato íntimo, decorrente de sentimento inato no Espírito, que se manifesta em todos os povos. Deverá, também, concluir que o ato mais legítimo de adoração a Deus é a prece e que a maior oferenda é o serviço ao próximo.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos -Parte 3ª, capítulo II. 

Primeiro Momento: Hora da novidade

Prece Inicial

Segundo Momento:  distribuir para cada evangelizando um dos trechos abaixo (ou para cada dupla), a fim de que seja lido e analisado. Depois, organizar a turma em círculo, e cada criança (ou a dupla) irá ler o seu texto e repassar ao grande grupo as conclusões que chegaram.

Obs.: neste momento, é importante que o evangelizador complemente e esclareça as dúvidas que surgirem, atentando para que as conclusões encontradas estejam de acordo com que ensina a Doutrina Espírita, sem fazer críticas às outras religiões.

* Antônia costuma orar na frente de um altar, em voz alta. Quando ela vai ao templo, também faz suas preces em voz alta, para que Deus possa ouvi-la.

         * Betina sempre faz preces de joelhos. Suas orações são sempre preces decoradas e ela não presta muita atenção no que diz enquanto reza.

         * Célia costuma, em suas orações, lembrar a Deus que ela não rouba, não mente, não trai os amigos nem o namorado. Ela também acha que Deus ouve suas preces porque ela se considera melhor que suas amigas e que muitas pessoas que ela conhece.

         * Danilo é um jovem que resolveu viver isolado do resto do mundo. Ele acha que a solidão ajuda a observar a natureza, que é obra de Deus. Ele também pensa que assim, isolado, solitário e sem trabalhar, suas preces pelos outros terão mais valor.

         * Érico acha que é necessário determinar horário e lugar para fazer suas preces. Por isso, ele sempre faz orações às 10 horas da noite, em seu quarto, e não costuma conversar com Deus em outros lugares e horários.

         * Fred não gosta de um monte de gente, odeia alguns parentes e nunca perdoou seus amigos que o prejudicaram há muitos anos. Ele costuma orar a Deus pedindo que Deus faça justiça prejudicando os amigos de que ele não gosta ou não perdoou.

         * Gláucia costuma ouvir música calma e em tom baixo, enquanto faz suas preces. Ela acha que a música acalma o ambiente e a ajuda a fazer preces sinceras, em que ela deseja o bem a todas as pessoas que conhece.

         * Horácio costuma orar por seu pai que já desencarnou. Ele acredita que podemos orar pelos que já desencarnaram, enviando a eles nosso afeto e boas vibrações.

         * Ilma sabe que uma prece é uma conversa com Deus, que está em todos os lugares, o tempo todo, por isso ela acha que não precisa de um lugar e um horário predeterminado para orar. Ela costuma orar sempre que tem vontade, várias vezes ao dia, em pensamento.

         * Joice, em suas preces, costuma pedir a Deus e ao seu Espírito protetor que tudo dê certo em sua vida. Mas ela acha que não precisa fazer o bem aos outros, nem deve se esforçar para ser mais educada, estudiosa, gentil e trabalhadora, porque Deus vai atender suas preces e ela, sem esforço, vai evoluir espiritualmente.

         * Karen é muito sincera em suas preces, e costuma iniciar suas orações dizendo a Deus que sabe que é um Espírito ainda imperfeito, e que erra às vezes. Mas ela está se esforçando para melhorar, está estudando os ensinamentos de Jesus e tentando praticar o amor, o perdão e a caridade que ele ensinou.

         * Leda costuma fazer preces somente quando tem um problema. Ela nunca se lembra de agradecer a vida, a família, a escola, os amigos, a saúde, pois quando tudo está bem ela se esquece de orar.

         * Marina sabe que através da prece ela pode pedir, louvar e agradecer, e que para Deus o que vale é a intenção. Por isso suas preces refletem o que se passa no seu coração, e são preces sinceras, realizadas com muito amor.
Terceiro momento: conclusão, realizada no grande grupo, junto com os evangelizandos, acerca da Lei de Adoração, parte terceira, capítulo II de O Livro dos Espíritos:

         * Adoração a Deus:
pensar em Deus, elevar o pensamento a Ele.

         * A adoração verdadeira
é a do coração, porque o que importa são os sentimentos e a intenção.

         * A prece
é um ato de adoração.

         * Não há necessidade
de lugar, posição ou hora determinada para orar (sem rituais).

         * Pode-se orar
pelos encarnados e pelos desencarnados.

         * Em uma prece pode-se
louvar, agradecer e pedir.

         * Não é necessário
orar durante muito tempo, mas orar com o coração.

         * Deus
sempre ouve nossas preces.
  
Quarto momento - atividade: realizar, com os evangelizandos, um cartaz com as conclusões acerca da Lei de Adoração.










Prece Final

Avaliação

Aula realizada para 03 evangelizandos.
Participaram sem muita empolgação..
Ao invés de cartaz, fizeram desenho e escreveram suas conclusões sobre o tema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário