domingo, 3 de julho de 2016

Alimento do corpo e da alma

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade – 01/07/2016

Tema: Alimento do corpo e da alma

Objetivos:
Identificar a necessidade da alimentação saudável para a manutenção do corpo;
Conhecer a necessidade de alimentação dos Espíritos (ver cap. específico sobre alimentação na colônia Nosso Lar).

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, pergs 256
Evolução em Dois Mundos, André Luiz/Chico Xavier, Cap. 21;
Missionários da Luz, André Luiz/Chico Xavier, Cap. 11 ‘Intercessão;
Nosso Lar, André Luiz/Chico Xavier, Cap’s 9 e 18

Material:  

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade e Prece Inicial
2.            Sensibilização para o tema:  ler a página de Meimei:

O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE
"Pai Nosso", Espírito Meimei, Francisco Cândido Xavier

 O pão nosso de cada dia não é somente o almoço e o jantar, o café e a merenda.
É também a idéia e o sentimento, a palavra e a ação.
Para que reine a saúde com alegria, em torno de nós, precisamos de nossas refeições, mas necessitamos também de paz e esperança, de fé e valor moral.
Com os nossos modos de agir, operamos sobre os outros.
Conversando, distribuímos nossos pensamentos.
Nossos atos influenciam os que nos cercam, segundo as nossas intenções.
Por isso, também os outros nos alimentam com as suas atitudes.
Se estimamos as conversações deprimentes, se buscamos a leitura de natureza inferior, depressa nos vemos alterados e perturbados, sem disso  nos apercebermos.
As nossas companhias falam claramente de nós.
Nossas leituras revelam nosso íntimo.
Procuremos, desse modo, o pão espiritual que nos garanta a harmonia interior, que conserve o nosso caráter firme sobre os alicerces do bem, que nos guarde contra a maldade e que nos ajude a ser exemplos de compreensão e fraternidade.
Em Jesus temos o pão que desceu do Céu.
E, ainda hoje, o Mestre continua alimentando o pensamento da Humanidade, por intermédio de um Livro — o Evangelho Divino, em que ele nos ensina, através da bondade e do amor, o caminho de nossa felicidade para sempre.

3.             Desenvolvimento:
Nosso tema é o alimento: do corpo e da alma.

Meimei nos fala nessa página de 2 tipos de alimentos: os físicos - o pão; e o vibratório: leituras, conversações, sentimentos, atitudes – alimento espiritual.

Vocês concordam que existam esses 2 tipos?

Vamos nos conhecer um pouquinho mais: cada um de nós, um por vez, colocará no quadro, o que mais gosta de cada um desses 2 tipos de alimentos.
Começar pelo evangelizador (para dar exemplo):
èCorpo: pão de queijo           Alma: evangelização/estudo de ESDE



            èfalar da importância da alimentação saudável para a saúde do corpo, e depois perguntar se eles sabem de que os Espíritos desencarnados se alimentam.

            èdeixar que respondam e dividir em 3 subgrupos para lerem alguns trechos desse assunto:

i.              Evolução em Dois Mundos, cap. 21 – André Luiz

-          “Na maioria das vezes, os desencarnados em crise dessa ordem são conduzidos pelos agentes da Bondade Divina aos centros de reeducação do Plano Espiritual, onde encontram alimentação semelhante à da Terra, porém fluídica, recebendo-a em porções adequadas até que se adaptem aos sistemas de sustentação da Esfera Superior”
-          “a tomada de substância é tanto menor e tanto mais leve quanto maior se evidencie o enobrecimento da alma”
-          “pela difusão cutânea, o corpo espiritual, através de sua extrema porosidade, nutre-se de produtos sutilizados ou sínteses quimioeletromagnéticas, hauridas no reservatório da Natureza e no intercâmbio de raios vitalizantes e reconstituintes do amor com que os seres se sustentam entre si.”
-  “Essa alimentação psíquica, por intermédio das projeções magnéticas trocadas entre aqueles que se amam, é muito mais importante que o nutricionista do mundo possa imaginar, de vez que, por ela, se origina a ideal euforia orgânica e mental da personalidade.

ii.             Missionários da Luz – Cap. 11 – cena em família – André Luiz

-          A família, (...) permanecia à mesa de refeições, no almoço muito simples. Entretanto, um fato, até então inédito para mim, feriu-me a observação: seis entidades envolvidas em círculos escuros acompanhavam-nos ao repasto, como se estivessem tomando alimentos por absorção.
-          - Meu amigo, os quadros de viciação mental, ignorância e sofrimento nos lares sem equilíbrio religioso, são muito grandes. Onde não existe organização espiritual, não há defesas da paz de espírito. Isto é intuitivo para todos os que estimem o reto pensamento.
-          Você não ignora também que as substâncias cozidas ao fogo sofrem profunda desintegração. Ora, os nossos irmãos, viciados nas sensações fisiológicas, encontram nos elementos desintegrados o mesmo sabor que experimentavam quando em uso do envoltório carnal.

iii.            Missionários da Luz – Cap. 11 – cena no matadouro – André Luiz

-          “Diante do local em que se processava a matança dos bovinos, percebi um quadro estarrecedor. Grande número de desencarnados, em lastimáveis condições, atiravam-se aos borbotões de sangue vivo, como se procurassem beber o líquido em sede devoradora...”
- “Estes infelizes irmãos que nos não podem ver, pela deplorável situação de embrutecimento e inferioridade, estão sugando as forças do plasma sanguíneo dos animais. São famintos que causam piedade.”

èna apresentação dos grupos, deixar o grupo 1 (Evolução em 2 mundos – teoria) para depois dos outros 2 textos (estudos de casos).

4.            Fixação do conteúdo:

Nosso Lar, Cap.18 - AMOR, ALIMENTO DAS ALMAS   
“o maior sustentáculo das criaturas é justamente o amor.”
“Todo sistema de alimentação, nas variadas esferas da vida, tem no amor a base profunda. “
“A alma, em si, apenas se nutre de amor. Quanto mais nos elevarmos no plano evolutivo da Criação, mais extensamente conheceremos essa verdade.”


5.            Prece final.

Avaliação:


Aula para 9 jovens com interesse e participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário