Aula Nº 17
Data: 24/06/2016
Tema: Pluralidade dos mundos habitados
Objetivo:
A criança deverá identificar na pluralidade e diversidade dos mundos existentes
recursos do Amor e Sabedoria de Deus com vistas à progressão dos Espíritos.
Primeiro
Momento: Novidades da semana
Prece
Inicial
Segundo momento: escrever no
quadro a seguinte frase: "Há muitas moradas na casa de meu Pai".
Pedir que as crianças expliquem o significado deste ensinamento de Jesus.
Concluir que as moradas (casas) são os planetas, a casa do Pai é o Universo.
Terceiro momento:
mostrar gravura do nosso Sistema Solar e dentro dele a Via-Láctea. Explicar que
apenas em nossa galáxia existem cerca de 400 milhões de estrelas como o nosso
sol. Concluir, com os evangelizandos, que há muitos planetas semelhantes ao
nosso ou que possuem condições de vida (mesmo diferente da nossa). Os mundos e
os seres que neles encarnam estão em diferentes etapas evolutivas, resultando
em diferentes tipos de mundos e variadas espécies de corpos materiais, mais ou menos
sutis. Só para termos uma pequena ideia da grandiosidade do Universo criado por
Deus: a ciência astronômica nos informa que, numa noite clara, podemos ver, a
olho nu, cerca de 5.000 estrelas. Entretanto, diz ainda a Ciência, que isto que
é observado por telescópio não passa de uma pequena gota num oceano. Daí, só
palidamente podemos entender a grandeza da obra divina, com bilhões de mundos
espalhados pelo espaço universal. Outra observação científica: uma galáxia é um
conjunto de estrelas, nebulosas e aglomerados estelares; Somente em nossa
galáxia – a Via Láctea (assim denominada porque parece um caminho leitoso) –
onde se encontra o nosso Sistema Solar, calcula-se que existam mais de 100
bilhões de estrelas! Sendo assim, um astro de pequeno tamanho na imensidade do
Cosmo, porque teria a Terra o privilégio de ser o único astro habitado? Não
seria mais lógico admitir que todos eles são moradas de Espíritos em diferentes
graus de evolução e que, se não temos conhecimento sobre a vida em outros
mundos, isto se deve ao fato de não ter, ainda, a Ciência conseguido comprovar
esta realidade? Entre nós, o desenvolvimento da criança e do adolescente se
processa ajudado por escolas diferentes: a educação infantil, o ensino
fundamental, o ensino médio e as faculdades, cada uma delas dotada de condições
específicas para atender aos alunos em determinada faixa de evolução. Da mesma
forma, para atender ao desenvolvimento de Espíritos diferentes, existem
diferentes categorias de mundos.