domingo, 1 de maio de 2016

Reencarnação e Justiça Divina

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade – 29/04/2016

Tema: Reencarnação e Justiça Divina

Objetivos:
Perceber a reencarnação como solicitude e justiça de Deus;
Analisar a necessidade da reencarnação para o progresso do Espírito.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, pergs 167 à 171, Cap. V, parágrafos 6* ao 9*;
Evangelho, Cap. IV, itens 1 à 3, 5, 24; Cap. VI, item 4 – 3* e 4* parágrafos.
O Céu e o Inferno, 1ª parte, Cap. VII Código Penal da Vida Futura, itens 16, 17 e 21

Material:

Desenvolvimento:
1.      Hora da novidade e Prece Inicial
2.      Motivação: exibir um vídeo sobre irmãs siamesas:
https://www.youtube.com/watch?v=MB_VZBDUt1I

Gêmeos siameses que marcaram história - Abigail e Brittany Hensel

Essa é a história de duas jovens do estado norte-americano de Minnesota. Mesmo tendo nascido em 1990 com duas cabeças, mas um só corpo, Abigail e Brittany Hensel não passaram por nenhuma intervenção cirúrgica.
Vários órgãos das meninas permaneceram duplicados durante o desenvolvimento embrionário, entre eles o coração, o estômago e coluna vertebral. Porém, cada uma das irmãs opera um dos braços e uma das pernas (Abby o lado direito e Brittany o esquerdo), e possuem somente um intestino e um sistema reprodutivo. Abby também é 10 centímetros mais alta que a irmã, andando na ponta do pé para manter o equilíbrio.
Como a maioria das pessoas com 25 anos, as garotas gostam de viajar nas férias, dirigir, sair com os amigos, praticar esportes e viver a vida ao máximo.

3.      Desenvolver o tema com exposição dialogada, fazendo as perguntas para que a turma responda, e complementar/corrigir quando necessário.
O que a ciência fala sobre esse tipo de gêmeos?
ð  Acidente na hora da separação do embrião em dois, pois não há a separação total. São caso raros. Alguns casos podem ser separados; outros não, como nesse caso dessas gêmeas.
Como a DE explica essas situações?
ð  Necessidade dos Espíritos; não é um acaso orgânico; é uma necessidade espiritual. Kardec fez a seguinte pergunta aos Espíritos?
Perg. 167: Qual o fim objetivado com a reencarnação?
“Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a justiça?”

            O que é expiação? É castigo? ècomplementar a resposta da turma, reforçando que é uma consequência atual, das ações tomadas pelo Espírito no passado, por livre e espontânea vontade (livre arbítrio).

Escrever no quadro:  Arrependimento, expiação e reparação
            èsegundo Kardec, no livro O Céu e o Inferno, essas são as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas conseqüências.
Como definir esses termos? èanotar no quadro as respostas, depois que eles tiverem tentado responder.
Arrependimento: sinceramente perceber o erro e desejar não tê-lo cometido;
Expiação: sofrimentos físicos e  morais consequência da falta cometida;
Reparação: corrigir o erro.

èessas 3 condições parecem justas para vocês? De acordo com a justiça divina?
ècomo corrigir um erro que muitas vezes nem chega a ser percebido antes da pessoa morrer? E nos casos em que a pessoa se arrepende mas não há mais o que fazer nessa vida?
            èsó a reencarnação, como instrumento da justiça divina, nos permite resolver essa questão!

èa reparação, a expiação é sempre na próxima reencarnação do Espírito culpado? Não! Muitas vezes o Espírito progride me outras áreas, até se achar em condições de reparar ou expiar um erro do passado.
E isso é possível pois não há limites para as reencarnações.

Perg.168. É limitado o número das existências corporais, ou o Espírito reencarna perpetuamente?
“A cada nova existência, o Espírito dá um passo para diante na senda do progresso. Desde que se ache limpo de todas as impurezas, não tem mais necessidade das provas da vida corporal.”

Jesus nos falou da reencarnação? èDeixar que respondam, e depois entregar trechos do Evangelho onde a reencarnação é citada, pedindo voluntários para ler. No trecho do diálogo de Nicodemos com Jesus, pedir a leitura entre dois jovens.
Nos trechos sobre Elias e João Batista, escrever os nomes citados no quadro para que possam fazer a identificação visual.


4.            Prece final.

Avaliação:
Aula para 6 jovens com interesse e participação. Não cheguei a trabalhar o texto de Nicodemos. Aula de 75 minutos (15 min de hora da novidade)

 O Céu e o Inferno, 1ª parte, Cap. VII Código Penal da Vida Futura, itens 16 e 17: Arrependimento, expiação e reparação constituem, portanto, as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas conseqüências.
Até que os últimos vestígios da falta desapareçam, a expiação consiste nos sofrimentos físicos e  morais que lhe são conseqüentes, seja na vida atual, seja na vida espiritual após a morte, ou ainda em nova existência corporal.
seus erros numa existência, por fraqueza ou má vontade, achar-se-á numa existência ulterior em contacto com as mesmas pessoas que de si tiverem queixas, e em condições voluntariamente escolhidas, de modo a demonstrar-lhes reconhecimento e fazer-lhes tanto bem quanto mal lhes tenha feito. Nem todas as faltas acarretam prejuízo direto e efetivo; em tais casos a reparação se opera, fazendo-se o que se deveria fazer e foi descurado; cumprindo os deveres desprezados, as missões não preenchidas; praticando o bem em compensação ao mal praticado, isto é, tornando-se humilde se se tem sido orgulhoso, amável se se foi austero, caridoso se se tem sido egoísta, benigno se se tem sido perverso, laborioso se se tem sido ocioso, útil se se tem sido inútil, frugal se se tem sido intemperante, trocando em suma por bons os maus exemplos perpetrados. E desse modo progride o Espírito, aproveitando-se do próprio passado.

21º — A responsabilidade das faltas é toda pessoal, ninguém sofre por erros alheios, salvo se a eles deu origem, quer provocando-os pelo exemplo, quer não os impedindo quando poderia fazê-lo. Assim, o suicida é sempre punido; mas aquele que por maldade impele outro a cometê-lo, esse sofre ainda maior pena.

Jesus, (...), interrogou assim seus discípulos: “Que dizem os homens, com relação ao Filho do Homem? Quem dizem que eu sou?” – Eles lhe responderam: “Dizem uns que és João Batista; outros, que Elias; outros, que Jeremias, ou algum dos profetas.” – (Mateus, 16:13 a 17; Marcos, 8:27 a 30.)


Seus discípulos então o interrogaram desta forma: “Por que dizem os escribas ser preciso que antes volte Elias?” – Jesus lhes respondeu: “É verdade que Elias há de vir e restabelecer todas as coisas: – mas, eu vos declaro que Elias já veio e eles não o conheceram e o trataram como lhes aprouve. (...).” – Então, seus discípulos compreenderam que fora de João Batista que ele falara. (Mateus, 17:10 a 13; – Marcos, 9:11 a 13.)

Ora, entre os fariseus, havia um homem chamado Nicodemos, senador dos judeus – que veio à noite ter com Jesus e lhe disse: “Mestre, sabemos que vieste da parte de Deus para nos instruir como um doutor, porquanto ninguém poderia fazer os milagres que fazes, se Deus não estivesse com ele.”

Jesus lhe respondeu: “Em verdade, em verdade digo-te: Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.

Disse-lhe Nicodemos: “Como pode nascer um homem já velho? Pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, para nascer segunda vez?”

Retorquiu-lhe Jesus: “Em verdade, em verdade, digo-te: Se um homem não renasce da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. – O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito. – Não te admires de que eu te haja dito ser preciso que nasças de novo. – O Espírito sopra onde quer e ouves a sua voz mas não sabes donde vem ele, nem para onde vai; o mesmo se dá com todo homem que é nascido do Espírito.”


Respondeu-lhe Nicodemos: “Como pode isso fazer-se?” – Jesus lhe observou: “Pois quê! És mestre em Israel e ignoras estas coisas?” (João, 3:1 a 12.)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário