domingo, 1 de maio de 2016

Planejamento Mocidade 2016

2016
Temas
Bloco
Objetivos
12/02/16
Integração Inicial da turma
Início
Integração inicial entre os evangelizadores e os evangelizandos; apresentação de si e de suas famílias; levantamento de tópicos de interesse de estudo em 2016.
19/02/16
Que é Deus para mim?

Levar os jovens a refletirem sobre a existência de Deus e o reflexo dessa verdade sobre suas vidas.
26/02/16
O poder da oração: ferramenta para tomar contato com Deus.
Deus e a Prece
Conceituar prece à luz da Doutrina Espírita; Reconhecer na prece o intercâmbio com o mundo espiritual superior, e como instrumento de paz e harmonia para o Espírito; Exercitar relaxamento e prece.
04/03/16
Providência Divina: Olhai os Lírios no Campo

Conceituar Providência Divina; Explicar como se realiza a ação providencial de Deus sobre todas as Criaturas.
11/03/16
Allan Kardec e o Espiritismo
O Espiritismo
Conhecer Allan Kardec e seu trabalho na Codificação Espírita; Conhecer o método utilizado por Kardec na codificação; Identificar a condução de Jesus na chegada do Espíritismo à Terra.
18/03/16
Planejamento do CE

Perceber a importância do papel das CE's para auxílio na evolução dos seres, a partir do estudo de citações de planejamento de CEs no Plano Espiritual.
25/03/16
FERIADO

tema de livre escolha da turma: Vicios modernos
01/04/16
Origem e natureza dos espíritos: como são formados, pra onde vão e voltam ?

Estabelecer a diferença entre princípio espiritual e princípio vital, conceituando-os; Citar hipóteses sobre origem e natureza dos espíritos. Se reconhecer como um Espírito imortal. Analisar o ensino de Jesus: Vós sois deuses.
08/04/16
Fluidos - Natureza e Qualidade

Conceituar fluidos, suas propriedades e a qualidade dos fluidos; Identificar a qualidade dos fluidos que movimento diariamente com meus pensamentos e sentimentos.
15/04/16
Corpo, espírito e perispírito: cuidados especiais

Identificar o Espírito, o perispírito e o corpo como elementos que se influenciam mutuamente; Refletir sobre a importância dos cuidados com o corpo e com a mente, para o desenvolvimento e crescimento do Espírito.
22/04/16
FERIADO na 5a.feira

tema de livre escolha da turma: suicídio
29/04/16
Reencarnação e Justiça Divina
Princípios Básicos da Doutrina Espírita
Perceber a reencarnação como solicitude e justiça de Deus; Analisar a necessidade da reencarnação para o progresso do Espírito.
06/05/16
O processo reencarnatório

Estudar o processo de reencarnação
13/05/16
Intervenção dos espíritos no mundo corporal - Anjos da Guarda

Explicar a influência dos Espíritos nos acontecimentos da vida; Analisar a natureza de tais influencias; Conceituar "anjo " do ponto de vista espirita; Dizer em que situação o Espírito protetor pode afastar-se do seu protegido.
20/05/16
Fenômeno mediúnico

Relacionar as principais condições técnicas para o bom êxito do trabalho mediúnico; Destacar o papel das afinidades e sintonias mediúnicas. Citar as orientações de Paulo aos coríntios - diversidade dos dons espirituais:  1a Epístola de Paulo aos Coríntios, Capítulo 12, VV 1, 4 à 8, 11, 27 à 31;  1a Epístola de Paulo aos Coríntios, Capítulo 14, VV 1 à 6.
27/05/16
Eurípedes Barsanulfo

Conhecer a vida e obra do médium Eurípedes Barsanulfo
03/06/16
Mediunidade na infância e na juventude

Conceituar mediunidade percebendo que não existe época para sua eclosão; Perceber a importância do mediunidade na vida do médium; Identificar a mediunidade na juventude como oportunidade de progresso para o Espírito.
10/06/16
FERIADO na 5a.feira

tema de livre escolha da turma
17/06/16
Leis Morais - O Bem e o Mal

Entender que as Leis existem para o equilíbrio da natureza. Ela indica o que fazer e não fazer. Entender a régra áurea apresentada por Jesus como o resumo das leis morais: Amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
24/06/16
Desvios do Planejamento Reencarnatório

Identificar no uso da droga, álcool, na gravidez precoce, na preguiça nos cumprimentos dos deveres, no aborto, etc., desvios do planejamento Reencarnatório:
01/07/16
Alimento do corpo e da alma

Identificar a necessidade da alimentação saudável para a manutenção do corpo; Conhecer a necessidade de alimentação dos Espíritos (ver cap. específico sobre alimentação em Nosso Lar).
08/07/16
Que profissão vou seguir?

Identificar na lei do trabalho, mecanismo de progresso e prevenção contra o mal; Perceber a cooperação como forma de ser útil; Identificar que só o trabalho no bem possibilita união, concórdia e progresso social; Refletir sobre meu futuro profissional.
15/07/16
Trabalhadores da última hora

Conhecer e refletir sobre a Parábola dos Trabalhadores da Vinha. Bibliografia: MT. 20:1-16. Parábolas e Ensinos de Jesus. Cairbar Schutel. E.S.E. cap XX, item 1.
29/07/16
Lei de Reprodução - Relacionamentos afetivos

Refletir sobre a importância dos relacionamentos afetivos  - namoro, noivado, casamento - para o desenvolvimento do ser; Perceber a ação do planejamento espiritual na reunião dos seres para os compromissos afetivos.
05/08/16
A Paz que quero no mundo

Levar os jovens a refletirem sobre as ações diárias que alimentam a violência no mundo; Perceber que sou responsável pela PAZ que desejo no mundo; Levar os jovens a refletirem se suas ações, pensamentos e palavras são de paz ou de violência; Refletir sobre a situação da violência que assola alguns povos da atualidade.
12/08/16
Somos Todos Iguais

Identificar que perante Deus, somos todos iguais e que a diversidade das aptidões se deve às experiências que cada um traz de vidas anteriores; Refletir sobre "como vejo a lei de igualdade em minha vida".
19/08/16
Sou dono de meu destino
As Leis Morais
Identificar que nas provas morais e nas tentações, o Espírito, conservando o livre-arbítrio quanto ao bem e ao mal, é sempre senhor de ceder ou de resistir; Entender a lei de causa e efeito.
26/08/16
Lei de Sociedade

Entender que os laços sociais são necessários ao progresso e os de família mais apertados tornam os primeiros, constituindo dessa forma uma lei da Natureza; Perceber que nos laços de família aprendemos a nos amarmos como irmãos; Refletir sobre os laços espirituais e os laços consanguíneos a partir do ensino de Jesus na passagem relatada em Mc, 3:20-21 e 31 a 35 e em Lc 12:46 a 50 (Evang. Cap.14 item 5).
02/09/16
Lei de Progresso

Explicar que todos nós possuímos em nós a força de progredir naturalmente, e que um dia, todos seremos anjos; Entender que o  progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual; Identificar no orgulho e no egoísmo os maiores obstáculos ao progresso moral; Perceber que o egoísmo se enfraquecerá à proporção que a vida moral for predominando sobre a vida material (LE. perg.917).
09/09/16
Lei de Justiça

Perceber que todos os homens possuem o sentimento de justiça e que o progresso moral desenvolve esse sentimento; Entender justiça como cada um respeitar os direitos dos demais; Refletir sobre a base da justiça, segundo a lei natural, conforme o ensino de Jesus: Queira cada um para os outros o que quereria para si mesmo.
16/09/16
Lei de Amor e Caridade

Perceber que a verdadeira caridade conforme Jesus é Benevolência, Indulgência e Perdão; Estudar o trecho de Paulo sobre a caridade (Evang. Cap 15, itens 6 e 7).
23/09/16
FERIADO na 4a e 5a.feiras

tema de livre escolha da turma
30/09/16
Quem sou EU?

Identificar que o autoconhecimento é necessário para o desenvolvimento do Espírito; Levar os jovens a refletirem sobre eles mesmos, suas motivações e reais desejos; Refletir na influência dos fatores sociais, educacionais na construção de nós mesmos.
07/10/16
Jesus e a Lei de Amor

Identificar na Lei de Amor a principal característica da revelação divina que Jesus veio trazer a nós; Perceber a encarnação de Jesus como um ato de abnegação e Amor.
14/10/16
Jesus e a Vida Futura

Identificar a vida futura como a base de todos os ensinos de Jesus; Analisar a Parábola dos credores.
21/10/16
As bem aventuranças
JESUS
Analisar as bem aventuranças apresentadas por Jesus como o resumo de toda a sua doutrina.
28/10/16
O Apóstolo dos Gentios

Conhecer a vida e obra de Paulo de Tarso
04/11/16
Pedro, o apóstolo

Conhecer a vida e obra de Pedro
11/11/16
Marta e Maria

Conhecer fatos da vida da família de Betânia, que tantas vezes recebeu Jesus; Estudar a passagem do ensinamento da escolha da melhor parte.
18/11/16
Maria de Nazaré

Conhecer fatos da vida de Maria de Nazaré, e sua ação junto aos sofredores suicidas.
25/11/16
Os quatro evangelistas

Conhecer os quatro evangelistas e a característica de seus evangelhos.
02/12/16
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida

Identificar em Jesus, modelo e guia, o caminho seguro para nossa evolução.
09/12/16

Avaliação

16/12/16

Encerramento




44 sextas

Aulas por bloco: adaptar de acordo com o ciclo
FOCO: apresentar a Doutrina Espírita e sua consequência moral em nossas vidas.
Em todos os temas, sempre trazer para a nossa realidade e conduta moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário