segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A Ciência e a Comprovação da Existência dos Espíritos

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade1 – 09/10/2009

Tema: A Ciência e a Prova da Existência dos Espíritos

Objetivos:
Analisar o conceito de ciência, fazendo um comparativo entre a ciência espírita e seu objeto de estudo, e as demais ciências;
Perceber que as ciências relacionadas ao mundo material não tem autoridade para avaliar a existência do Espírito, pois essa matéria não está em seu escopo de estudo.

Bibliografia:
Cap. Oposição da Ciência no Livro “O Que é o Espiritismo”;
O Livro dos Médiuns, Cap. II - Do Maravilhoso e do Sobrenatural, item 12; Cap III – Do Método, item 31.

Idéias Básicas:
Não se pode dar à Ciência atual o direito de conferir credibilidade a existência ou não do mundo espiritual e sua influência sobre nós e vice-versa. Seu Julgamento não poderá ter valor algum, pois seus instrumentos alcanças somente a matéria bruta.

“Em lógica elementar, para se discutir uma coisa, preciso se faz conhecê-la, porquanto a opinião de um crítico só tem valor, quando ele fala com perfeito conhecimento de causa. Então, somente, sua opinião, embora errônea, poderá ser tomada em consideração Que peso, porém, terá quando ele trata do que não conhece? A legitima crítica deve demonstrar, não só erudição, mas também profundo conhecimento do objeto que versa, juízo reto e imparcialidade a toda prova, sem o que, qualquer menestrel poderá arrogar-se o direito de julgar Rossini e um pinta-monos o de censurar Rafael. ” (O Livro dos Médiuns, Cap. II - Do Maravilhoso e do Sobrenatural , item 12)

“No Espiritismo, temos que lidar com inteligências que gozam de liberdade e que a cada instante nos provam não estar submetidas aos nossos caprichos. Cumpre, pois, observar, aguardar os resultados e colhê-los à passagem. “O Livro dos Médiuns, Cap III – Do Método, item 31).

Desenvolvimento:
1.Momento Espírita – preparação do ambiente
2.Prece inicial
3.Motivação inicial: jogo de equilíbrio com os jovens: sentarem em círculo, um com a cabeça encostada nos joelhos do colega de lado e ir tirando as cadeiras uma a uma. Eles devem ficar com as costas retas para não cairem.
4.Analisar a experiência e as leis físicas envolvidas e introduzir o tema da aula.
5.Perguntar aos jovens o que é ciência? Quem pode dar uma definição desse termo?
Deixar que respondam e oferecer então, a definição, em cartaz:

No seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa. (Wikipédia)

6.Entregar a cada evangelizando um tira de papel com a definição de diversas ciências.
Pedir que cada um leia silenciosamente a definição recebida, e procure identificar:
O objeto de estudo;
A abrangência.

7.Pedir que cada um, por vez, leia sua definição e a identificação que fez do objeto de estudo da ciência e sua abrangência.

8.Perguntar então: O que é o Espiritismo, no seu aspecto científico?
Deixar que respondam e oferecer então, a definição, em cartaz:

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. (Allan Kardec, em “O que é o Espíritismo”, Preâmbulo”)

9.Como pode a ciência oficial, acadêmica, comprovar a existência do Espírito?
Deixar que debatam a idéia e fechar o conceito de que para comprovar a Existência do Espírito é preciso ter uma metodologia de pesquisa que considere os Espíritos, inteligências que tem vontade própria, e não se utilizar dos processos de pesquisa da ciência que trata o mundo físico.
Assim, não é do escopo da ciência oficial atual, comprovar a existência do Espírito.

10.Dar cópias do trecho de O que é o Espiritismo, Cap 1, Oposição da Ciência, para leitura em conjunto, e discussão de cada parágrafo. (anexo).

11.Prece final
12.Avaliação:
A motivação inicial surtiu bons resultados e movimentou a turma, possibilitando uma introdução natural no tema da aula, que foi desenvolvida com participação dos jovens.
Não deu tempo para trabalhar o texto de “O Que é o Espiritismo”.

13.Anexos –



Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. É uma das ciências da Terra. (Wikipédia)

A Geografia é uma ciência,que tem como objeto de estudo o espaço, também é concebida como o estudo da superfície terrestre, da distribuição espacial e das relações recíprocas dos fenômenos físicos, biológicos e sociais que nela se manifestam. (Wikipédia)

A Astronomia é a ciência que estuda o Universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução. A Astronomia moderna, utiliza muitas vezes a Física para compreender os fenómenos que se observam no Universo, designando-se então Astrofísica. www.portaldoastronomo.org

Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações. (Wikipédia)

Física é a ciência que estuda os fenômenos naturais, ou seja, tudo o que ocorre ao nosso redor. Trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. O termo vem do grego φύσις (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química, ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exata em geral, embora existam áreas que se cruzem, como a Físico-química (intimidade da matéria). Dessa forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia). (Wikipédia)

A biologia é o ramo da Ciência que estuda os seres vivos (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo, ou seja o estudo da vida). Debruça-se sobre o funcionamento dinâmico dos organismos desde uma escala molecular subcelular até o nível populacional e interacional, tanto intraespecíficamente quanto interespecíficamente, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. (Wikipédia)

A matemática (do grego máthēma (μάθημα): ciência, conhecimento, aprendizagem; mathēmatikós (μαθηματικός): apreciador do conhecimento) é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. (Wikipédia)

Antropologia é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. (Wikipédia)
Antropologia: Ciência que trata dos aspectos biológicos do homem e de seu comportamento como membro de uma sociedade. (www.discoverynaescola.com)

A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. (Wikipédia)

Psicologia "é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que um organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)".O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante. (Wikipédia)

A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo. (Wikipédia)

O Que é o Espiritismo – Oposição da Ciência


V. — Admito perfeitamente que eles não sejam infalíveis; mas não é menos verdade que, em virtude do seu saber, sua opinião vale alguma coisa, e que, se ela estivesse do vosso lado, daria grande peso ao vosso sistema.
A. K. — Concordai, também, que ninguém pode ser bom juiz naquilo que está fora da sua competência.
Se quiserdes edificar uma casa, confiareis esse trabalho a um músico?
Se estiverdes enfermo, far-vos-eis sangrar por um arquiteto?
Quando estais a braços com um processo, ides consultar um dançarino?
Finalmente, quando se trata de uma questão de teologia, alguém irá pedir a solução a um químico ou a um astrônomo?
Não; cada um tem a sua especialidade.
As ciências vulgares repousam sobre as propriedades da matéria, que se pode, à vontade, manipular; os fenômenos que ela produz têm por agentes forças materiais.
Os do Espiritismo têm, como agentes, inteligências que têm independência, livre-arbítrio e não estão sujeitas aos nossos caprichos; por isso eles escapam aos nossos processos de laboratório e aos nossos cálculos, e, desde então, ficam fora dos domínios da ciência propriamente dita.
A Ciência enganou-se quando quis experimentar os Espíritos, como experimenta uma pilha voltaica; foi mal sucedida como devia sê-lo, porque agiu visando uma analogia que não existe; e depois, sem ir mais longe, concluiu pela negação, juízo temerário que o tempo se encarregou de ir emendando diariamente, como já tem emendado outros; e, àqueles que o preferiram, restará a vergonha do erro de se haverem levianamente pronunciado contra o poder infinito do Criador.
As corporações sábias não podem nem jamais poderão pronunciar-se nesta questão; ela está tão fora dos limites do seu domínio como a de decretar se Deus existe ou não; é, pois, um erro fazê-las juiz dela.
O Espiritismo é uma questão de crença pessoal que não pode depender do voto de uma assembléia, porque esse voto, embora lhe fosse favorável, não tem o poder de forçar convicções.

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