domingo, 28 de junho de 2009

Deixai Vir a Mim as Criancinhas

III Ciclo e Pré-Mocidade – 26/06/2009
Tema da aula: A pureza do coração

Objetivos
Explicar à luz do Evangelho de Jesus o verdadeiro significado de sermos aceitos no Reino de Deus pela pureza do nosso coração através das atitudes do cotidiano que nos auxiliarão a progredir moral e espiritualmente.

Bibliografia:
- Cap.VIII ESE – “Bem-aventurados os puros de coração. Deixai vir a mim as criancinhas“.
- O Livro dos Espíritos pergs: 208, 383, 625.

Desenvolvimento:
Prece inicial: 05´
1. Incentivo Inicial: Acerte a frase ... (10’)
Brincar de jogo da vida e pedir ajuda da sala pra montar a frase “Bem aventurados os puros de coração porque eles verão a Deus”.

2 . Vamos brincar de Stop? (30’)
Distribuir uma folha de papel pra cada um e combinar com eles que a cada palavra eles escreverão o que vem à sua cabeça até que a gente fale STOP.
Alegria, desânimo, amizade, preguiça, ajuda, educação, fé, doença, tristeza, fofoca, harmonia, prece, humildade, pureza, reclamação, qualidade, amor, respeito
Estes significados ficarão guardados com cada um para servir de reflexão para a atividade de fixação.

3. Entendendo o Evangelho:
Introduzir o tema da aula trazendo a pergunta sobre o Sermão da Montanha e falar sobre esta passagem, sua importância e focar nesta Bem aventurança “puros de coração”, bem como seu significado (Aventurança, Pureza de coração etc).
Expor no quadro a passagem “vinde a mim os pequeninos...” ( São Marcos, cap. X, v. de 13 a 16) e pedir ajuda para interpretá-la trazendo a leitura para nosso mundo hoje.
Instigá-los a participar com as peguntas:
- As crianças são puras?
- Jesus disse que o Reino dos Céus é para as crianças?
- O que é pureza?
- Como termos um coração puro?
Explicar o significado das palavras do trecho lido:
Criança: símbolo de pureza que nos traz a lembrança da nossa missão enquanto espírito nesta encarnação. Temos no corpo físico a fragilidade, meiguice e inocência que nos dão a oportunidade de aprender, se redimir, ser humilde enquanto “aprendizes da vida”; crianças no corpo, mas Espíritos com muitas vivências.
Reino dos Céus: atingir o mundo celestial. Temos que progredir bastante para sermos merecedores desta morada. Temos a eternidade para chegar lá; então é preciso começar agora porque o tempo passa muito rápido.
O Reino dos Céus representa o estado de paz interior e plenitude a que todos chegaremos quando formos puros de coração.
Pureza: ausência de maldade, de vícios. Um coração puro, é isento de todo o mal.
Para facilitar a compreensão, fazer analogia com um copo sujo de barro, que colocamos embaixo de uma torneira de água limpa: o que acontece? O copo vai ficando limpo. E se ao mesmo tempo em que jogamos água limpa, jogamos também lodo?

Exemplo de pureza: Jesus Cristo. Obviamente estamos bastante distantes de atingirmos a perfeição, nobreza e pureza de sentimentos como o Amado Mestre; no entanto, todas as vezes que tivermos dúvidas, voltemos nossos pensamentos ao nosso anjo de guarda e perguntemos “se eu fosse Jesus, como agiria ?” Esta atitude pode evitar atitudes que possam causar tristeza, dor, egoísmo, arrependimento etc. Quem na nossa vida temos como exemplo de ter um coração puro, desejar e fazer o bem ao próximo, tolerar os erros do outro, ser amigo de verdade, perdoar ?

4. Fixação: Cartão de dicas... (20´)
Que tal agora fazermos uma reflexão juntos sobre “Como eu deveria agir para ter um coração mais puro e evitar ações que me afastem desta reforma ?”
Quais seriam as ações que são como a água cristalina que limpa o copo (nosso coração)?
Que ações/pensamentos/sentimentos são como o lodo (impurezas) que sujam o copo?
Sugestão:
Levar em folha A4, dobrada em forma de cartão, um Cartão com os dizeres: “Eu devo” e “Eu não Posso”.
Pedir para que cada um preencha seu cartão, fazendo uma reflexão individual sobre si mesmo, pois nossas impurezas variam em relação aos nossos colegas. Reforçar com eles, que:
- “Eu devo” é aquilo que ainda não faço, mas deveria fazer, para purificar meu coração;
- “Eu não posso” é aquilo que ainda faço, que devo lutar para deixar de fazer (as impurezas de meu coração).
Pedir que vejam o que escreveram na brincadeira inicial do STOP, pois como disse Jesus, a boca fala do quem tem o coração. O que faz impuro o homem é o que sai pela boca...

Prece final: 03´
Avaliação:
Aula dada a 11 evangelizandos: 6 meninas e 5 meninos, com muita participação e agito! Ficaram em silêncio no STOP e na elaboração do cartão.
O jogo da Vida foi feito em forma de meninos x meninas, a pedido deles.
Foi muito boa a reflexão e participação deles. Vendo alguns cartões, percebi que eles, de fato, fizeram a reflexão individual sobre seus vícios e necessidades de transformação em virtudes.

Anexos:
Frase para o Jogo da Vida (variação do jogo da Forca, onde o bonequinho é gerado a cada acerto) – levar em cartaz:
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Artigo do JORNAL FRATERNIDADE - Edição nº 11 - Ano II - SET-OUT/2003

"JESUS - O maior educador que já passou pela Terra.???
Iniciaremos nossa reflexão com a pergunta 383 de O Livro dos Espíritos: Qual é para o Espírito, a utilidade de passar pela infância? Resp. - Encarnando -se com o fim de se aperfeiçoar, o Espírito é mais acessível, durante esse tempo, as impressões que recebem podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados da sua educação.

A infância é a principal fase para a Educação da criança. Ela renasce no mundo corpóreo com o objetivo de compreender a si mesma, no mundo que a cerca, corrigir erros do passado, superar seus próprios defeitos e desenvolver sua potencialidade interior, ou seja, sua essência Divina dando prosseguimento ao seu processo evolutivo. O período da infância no ser humano é maior do que em qualquer outro animal possibilitando assim, que os pais tenham mais e melhores oportunidades de incutir nos pequeninos bons hábitos, ampliar as qualidades morais, aprimorando sua conduta social e especialmente ofertando direcionamento religioso. Os pais necessitam conhecer as características de cada fase do desenvolvimento infantil para que possam atuar mais positivamente, pois juntamente com essas características o Espírito que reinicia a sua aprendizagem no mundo traz ao renascer uma bagagem de experiências adquiridas em vidas passadas e com esses conhecimentos eles podem detectar mais facilmente o que precisa ser trabalhado nos filhos.

A pergunta 208 do Livro dos Espíritos amplia ainda mais nossa reflexão: O Espírito dos pais não exerce influencia sobre o do filho após o nascimento? Resp.- Exerce, e muito, pois como já dissemos, os Espíritos devem concorrer para o progresso recíproco. Pois bem: o Espírito dos pais tem a missão de desenvolver o dos filhos pela educação: isso é para ele uma tarefa. Se nela falhar, será culpado.

. Como podemos verificar, a participação dos pais no processo evolutivo dos filhos é fundamental, pois os mesmos têm como missão educar o Espírito que retorna - influenciando - o com amor, carinho e cuidados, direcionando-o ao caminho do bem.

Para concluir vamos relembrar a pergunta 625 do Livro dos Espíritos: Qual é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e modelo? Resp.: Vede Jesus.

A base para o cumprimento da tarefa redentora de educar o Espírito deverá ser o Nosso Senhor Jesus Cristo e seus ensinamentos, pois o Divino Mestre, como afirmou os Espíritos superiores, é o maior educador que já passou pelo planeta Terra exemplificando o amor.

Um lar onde exista a presença de Jesus e do seu Evangelho, o diálogo sincero e construtivo, respeito mútuo, o equilíbrio entre o amor-autoridade da mãe e a autoridade-amor do pai, faz com que a criança confie no direcionamento daqueles que são responsáveis pela sua educação, auxiliando assim no seu desenvolvimento integral e harmonioso. Que Jesus nos ampare nessa missão e que jamais nos esqueçamos do apelo do Divino Mestre: "Deixai vir a mim as criancinhas"

Rose Zeferino

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