Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade > 14 anos – 20/06/2025
Tema: Médiuns e Mediunidade
Objetivos:
Estudar os diversos tipos de mediunidade;
Reconhecer a importância da influência moral dos médiuns nas manifestações mediúnicas.
Bibliografia:
O Livro dos Espíritos", Introdução, item IV, Cap IX – ‘Da intervenção dos Espíritos no mundo corporal’ perg 459 à 462, 467,469, 471, 472, 495;
O Evangelho segundo o Espiritismo. Cap. 24, item 12; Cap. 26, item 2: – “Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido”; Cap. 21: 10 – “Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos”;
O que é o Espiritismo, Cap. 2, item 54, 56, 79;
Livros dos Médiuns, 2ª Parte, Cap. XI (Tiptologia) item 139; Cap. XIV ‘Dos Médiuns’, itens 159, 160, 165 à 168, 175; Cap. XV ‘Médiuns Escreventes’, item 178; Cap. XVII ‘Da Formação dos Médiuns’, itens 217, 220 e perg. 12ª e 14ª;
Adolescência e Vida, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Cap 20 ‘O adolescente e os fenômenos psíquicos’
Material: Pedaços de papel com citações sobre médiuns jovens; Livro dos Médiuns.
Desenvolvimento:
Hora da novidade, exercícios de respiração lenta e profunda, e prece inicial.
Motivação Inicial:
Colar nos encostos das cadeiras, escondidos, papéis com citações sobre médiuns jovens, conhecidos na história (textos de Joanna em Adolescência e Vida).
==> pedir que procurem papéis de recados nas cadeiras onde estão sentados, para que, um por vez, leia em voz alta o texto no papel que achou.
==> para cada papel lido, perguntar se o jovem conhece a personagem, deixando-o se expressar. Depois perguntar que tipo de mediunidade o médium citado possuía, explicando como é essa faculdade.
Trechos dos papéis:
“Joana d’Arc, aos quatorze anos de idade, manteve demorados diálogos com os Espíritos que se diziam Miguel Arcanjo, Catarina e Margarida, considerados santos pela Igreja católica, que a induziram ao comando do desorganizado exército francês para as lutas contra os ingleses, culminando com a coroação de Carlos 7º, em Reims, que a abandonaria depois ao próprio destino de mártir…” (século XV)
- vidência e audiência
“Bernadette Soubirous, aos quatorze anos, na gruta de Massabiélle, em Lourdes, na França, teve dezoito contínuos encontros com uma Entidade luminosa, que lhe afirmou ser Maria de Nazaré.” (Século XIX, época de Kardec)
- vidência e audiência
“Três crianças, na gruta da Iria, em Fátima, Portugal, igualmente mantiveram contato e dialogaram com outro ser espiritual, que informava ser a mesma Senhora.” (Nossa Senhora de Fátima, século XX. As crianças eram Jacinta de 7 anos, seu irmão Francisco, de 9 anos e a prima Lucia, de 10 anos).
- vidência e audiência (somente Lucia via, ouvia e dialogava com o Espírito; os outros dois só ouviam).
Catarina e Margarida Fox tornaram-se instrumento da comunicação lúcida com o mundo espiritual, em Hydesville, nos Estados Unidos, e inauguraram a Era Nova para a comunicabilidade com os seres de além-túmulo. (Século XIX - Kate, na época com 10 anos e Maggie, na época com 14 anos)
- mediunidade de efeitos físicos - tiptologia
Allan Kardec acompanhou e estudou as excelentes mediunidades das adolescentes irmãs Baudin, de Aline Carlótti, de Japhet e de Ermance Dufaux, que contribuíram expressivamente para as incomparáveis páginas de ciência, filosofia e religião que constituem a Codificação do Espiritismo.
- psicografia
Florence Cook, também com quatorze anos, buscou o apoio do notável físico Sir William Crookes, em Londres, para que a estudasse e investigasse exaustivamente, produzindo extraordinárias manifestações de ectoplasmia, nas quais se apresentava materializado o Espírito Katie King. (Século XIX)
- mediunidade de efeitos físicos (materializações, levitação, movimento de objetos) e vidência.
Daniel Dunglas Home, desde os dez anos de idade, tornou-se admirável médium de efeitos físicos, havendo sido investigado demoradamente por eminentes cientistas que lhe autenticaram as faculdades mediúnicas, o mesmo que fizeram inúmeras cortes europeias pelas quais passeou a sua paranormalidade. (Século XIX)
- mediunidade de efeitos físicos (materializações, levitação, movimento de objetos)
- Ao final perguntar ao grupo:
==> O que podemos perceber nesses casos de fenômenos mediúnicos que a história registrou? ==> A mediunidade aparecendo na adolescência, em alguns casos desde a infância!
==> Como vocês imaginam que foi essa fase da vida desses jovens?
Exposição dialogada
- Que outros tipos de mediunidade vocês sabem que existem? (escrever no quadro as respostas), complementando conforme o item abaixo:
“Os médiuns apresentam uma numerosa variedade nas suas aptidões, o que os torna mais ou menos propensos à obtenção de tal ou tal fenômeno, de tal ou tal gênero de comunicações. Segundo essas aptidões, distinguem-se os médiuns de efeitos físicos, comunicações inteligentes, videntes, falantes, audientes, sensitivos, desenhistas, poliglotas, poetas, músicos, escreventes, etc. Não se pode esperar de um médium o que está fora da sua faculdade.” (O que é o Espiritismo, Cap. II, item 54)
- Perguntar se eles tem dúvidas específicas sobre mediunidade, complementando com as perguntas:
O que é um médium?
Por que uns tem mediunidade e outros não?
Para que serve a mediunidade?
Qual o papel do médium?
O médium pode fazer da sua mediunidade uma profissão?
Com qual idade começa a mediunidade?
O que deve fazer o jovem que tem mediunidade?
4. Conclusão
Os médiuns “Devem lembrar-se de que ela lhes foi dada para o bem e não para satisfação de vã curiosidade. Convém, portanto, que só se utilizem dela nas ocasiões oportunas e não a todo momento. Não lhes estando os Espíritos ao dispor a toda hora, correm o risco de ser enganados por mistificadores. Bom é que, para evitarem esse mal, adotem o sistema de só trabalhar em dias e horas determinados, porque assim se entregarão ao trabalho em condições de maior recolhimento e os Espíritos que os queiram auxiliar, estando prevenidos, se disporão melhor a prestar esse auxílio.” (LM, item 217)
No caso dos personagens que foram citados por Joanna, eles usaram para o bem?
==> as irmãs Fox, depois de adultas, ficaram muito famosas e acabaram se envolvendo em problemas: cobravam ingresso para as sessões e mistificavam quando o fenômeno não ocorria.
6.Exercício de respiração profunda e pausada, e prece final.
7.Avaliação
Encontro com 9 jovens, com boa participação. Uma jovem tinha vidência e disse que via demônios. Que na escola, quando comentou, jogaram um crucifixo nela. Oportunidade pra explicar esse ponto da DE, que todos somos irmãos, gente como a gente, e que devemos orar por eles, e não para afastá-los. Nem todos conheciam os personagens citados pelos trechos de Joanna.
8 Subsídios teóricos
“Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns.” (LM, item 159)
A mediunidade "… se manifesta nas crianças e nos velhos, em homens e mulheres,
quaisquer que sejam o temperamento, o estado de saúde, o grau de desenvolvimento intelectual e moral." (LM, item 200)
“12ª Com que fim a Providência outorgou de maneira especial, a certos indivíduos, o dom da mediunidade?
“É uma missão de que se incumbiram e cujo desempenho os faz ditosos. São os intérpretes dos Espíritos com os homens.” (LM, item 220)
“14ª Se é uma missão, como se explica que não constitua privilégio dos homens de bem e que semelhante faculdade seja concedida a pessoas que nenhuma estima merecem e que dela podem abusar?
“A faculdade lhes é concedida, porque precisam dela para se melhorarem, para ficarem em condições de receber bons ensinamentos. Se não aproveitam da concessão, sofrerão as consequências. Jesus não pregava de preferência aos pecadores, dizendo ser preciso dar àquele que não tem?” (LM, item 220)
As primeiras comunicações inteligentes foram obtidas por meio de pancadas, ou da tiptologia. Muito limitados eram os recursos que oferecia esse meio primitivo, que se ressentia de estar na infância a arte, tudo se reduzindo, nas comunicações, a respostas monossilábicas, por — sim, ou — não, mediante convencionado número de pancadas. (LM, item 139)
“79 - A faculdade medianímica prende-se ao organismo; ela é independente das qualidades morais do médium, e é encontrada nos mais indignos como nos mais dignos. Não ocorre o mesmo com a preferência dada ao médium pelos bons Espíritos.” (O que é o Espiritismo, Cap. II)
Nenhum comentário:
Postar um comentário