sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Debate do filme Amor Além da Vida

 Casa Espírita Missionários da Luz                           –            Mocidade > 13 anos   –   12/02/2021

Estudo Virtual – Google Meet

Tema: Debate do filme Amor Além da Vida

 

Objetivos:

- Debater o filme Amor Além da Vida, refletindo sobre os laços espirituais e a vida após a morte, e a ideia de almas gêmeas.

           

Bibliografia:

- Livro dos Espíritos,perg.303ª (metades eternas), 600 (animais no PE), pergs 163 à 165 (perturbação após a morte), pergs 488, 514 (Intervenção dos Espíritos);

- Evangelho Seg.Espiritismo, Cap.XIV, item 9 (Laços de família);

- A Gênese, Cap.XIV, item 14 (criações fluídicas);

- O Céu e o Inferno, 2ª parte, Cap. V ‘Suicidas’

 

Resumo:

Chris e Annie Nielsen são muito felizes, até seus dois filhos morrerem em um acidente. Com muito custo, eles superam o desespero, porém, quando Chris também morre em um acidente quatro anos mais tarde, Annie não aguenta e se suicida. Ele acorda no Paraíso e é avisado de que o espírito dela está aprisionado e só poderá ser libertado se ele fizer uma perigosa jornada para encontrá-la.

 

Material: 

1.      Hora da novidade: como foi a semana?

Exercícios de respiração profunda e pausada e prece inicial 

2.      Desenvolvimento

Pedir que os jovens, um por vez, comentem o filme, suas impressões, conceitos espíritas que podemos ver no filme, questões colocadas que não tem respaldo da DE, e pontos que mais chamaram a atenção.

 

Informações que o filme trouxe:

- vida após a morte;

- mediunidade;

- situação dos Espíritos após a morte, variando de acordo com cada um, com suas experiências;

- o próprio Espírito assiste a seu velório;

- reencarnação.

 

Frases dos personagens:

Albert Lewis

- Pelo menos você está disposto a ver a si mesmo. Você está perdendo o seu medo

- Chris, o "aqui" é grande o suficiente para que todos tenham seu próprio universo privado.

Chris Nielsen:

- Ele é o tipo de cara que os homens querem estar por perto, porque ele tem integridade, você sabe? Ele tem caráter. Você não pode fingir isso.

- O que é verdade em nossas mentes é verdade, algumas pessoas sabendo disso ou não.

- Um lugar onde todos nós vamos não pode ser ruim, pode garota?

 

Reflexões:

- Almas gêmeas:

LE,Perg.303a:

A teoria das metades eternas encerra uma simples figura, representativa da união de dois Espíritos simpáticos. Trata-se de uma expressão usada até na linguagem vulgar e que se não deve tomar ao pé da letra. Não pertencem decerto à ordem mais elevada os Espíritos que a empregaram. Sendo necessariamente limitado o campo de suas ideias, hão podido exprimir seus pensamentos com os termos de que se teriam utilizado na vida corporal. Não se deve, pois, aceitar a ideia de que existam Espíritos criados um para o outro, e que deverão fatalmente reunir-se um dia na eternidade, depois de haverem estado separados por tempo mais ou menos longo.

 

- Animais no plano espiritual

LE,perg. 600. Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem a achar-se, depois da morte, num estado de erraticidade, como a do homem?

“Fica numa espécie de erraticidade, pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e obra por sua livre vontade. De idêntica faculdade não dispõe o dos animais. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo do Espírito. O do animal, depois da morte, é classificado pelos Espíritos a quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente; não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas.”

 

 

- Criações mentais

A Gênese,Cap.XIV,item 14

Por análogo efeito, o pensamento do Espírito cria fluidicamente os objetos que ele esteja habituado a usar. Um avarento manuseará ouro, um militar trará suas armas e seu uniforme, um fumante o seu cachimbo, um lavrador a sua charrua e seus bois, uma mulher velha a sua roca. Para o Espírito, que é, também ele, fluídico, esses objetos fluídicos são tão reais, como o eram, no estado material, para o homem vivo; mas, pela razão de serem criações do pensamento, a existência deles é tão fugitiva quanto a deste.

 

- Situação dos suicidas

- Obsessores familiares

- Perturbação após a morte

 

3.      Prece Final

4.      Avaliação:

Encontro para 4 jovens com boa participação. Todos tinham visto o filmes e trouxeram boas reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário