segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Bem aventurados os Humildes


Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade              > 14 anos         01/11/2019

Tema:  Bem aventurados os Humildes

Objetivos:
Estudar o capítulo VII de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Bibliografia:  
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VII;
O Céu e o inferno, 1ª parte, ‘Código Penal da Vida futura’ itens 1,3,5,6,12,16 e 17;
LE, perg 551;

Material:.Um exemplar de O Evang.Seg.Espiritismo, trechos dos grupos; um boneco para representar uma cça.

Hora da novidade, exercício de respiração profunda e prece Inicial.

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial:

Hoje vamos estudar a bem aventurança que fala da humildade:
Bem aventurados os que pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Kardec tratou dessa bem aventurança no cap. VII do Evangelho Segundo o Espiritismo.

- pedir que um jovem leia parte do item 2 do ESE:
2. A incredulidade zombou desta máxima: Bem-aventurados os pobres de espírito, como tem zombado de muitas outras coisas que não compreende. Por pobres de espírito Jesus não entende os baldos de inteligência, mas os humildes, tanto que diz ser para estes o reino dos céus e não para os orgulhosos.
Os homens de saber e de espírito, no entender do mundo, formam geralmente tão alto conceito de si próprios e da sua superioridade, que consideram as coisas divinas como indignas de lhes merecer a atenção. Concentrando sobre si mesmos os seus olhares, eles não os podem elevar até Deus. Essa tendência, de se acreditarem superiores a tudo, muito amiúde os leva a negar aquilo que, estando-lhes acima, os depreciaria, a negar até mesmo a Divindade.

- vocês concordam com essa análise de Kardec sobre os homens inteligentes?

Ler mais um trecho desse mesmo item:
Tomando a inteligência que possuem para medida da inteligência universal, e julgando-se aptos a tudo compreender, não podem crer na possibilidade do que não compreendem.

 - pedir que outro jovem leia o item 7 do ESE:
7. Disse, então, Jesus estas palavras: “Graças te rendo, meu Pai, Senhor do céu e da Terra, por haveres ocultado estas coisas aos doutos e aos prudentes e por as teres revelado aos simples e aos pequenos.” (S. MATEUS, 11:25.)

- como vocês entendem esse comentário de Jesus?
Quando Jesus falou isso, ele falava com o povo, que eles viram diversos ‘milagres’ que Ele fez, mas continuavam incrédulos e vivendo da mesma forma.
Como se dissesse: como pode alguém ter contato com a Luz e escolher permanecer na escuridão?
É por causa do orgulho!

Jesus chegou a falar:
Mt, 11:16 ‘Mas, a quem compararei esta geração?’

Depois Ele falou:
Mt, 11:28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
- de modo geral, quem ouve são aqueles que não tem facilidades na vida; os sofredores...
- Será que hoje é diferente? Ou será que, de modo geral, só se busca as verdades espirituais quando a dor nos bate à porta?

2.    Trabalho em Grupos

Dividir a turma em 3 grupos, ficando cada grupo com um trecho do Evangelho para estudar:

Grupo 1:
ESE, Cap. VII, 3. Por essa ocasião, os discípulos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: “Quem é o maior no reino dos céus?” – Jesus, chamando a si um menino, o colocou no meio deles e respondeu:
“Digo-vos, em verdade, que, se não vos converterdes e tornardes quais crianças, não entrareis no reino dos céus. – Aquele, portanto, que se humilhar e se tornar pequeno como esta criança será o maior no reino dos céus – e aquele que recebe em meu nome a uma criança, tal como acabo de dizer, é a mim mesmo que recebe.” (S. MATEUS, 18:1 a 5.)

Grupo 2:
ESE, Cap. VII, 4. Então, a mãe dos filhos de Zebedeu se aproximou dele com seus dois filhos e o adorou, dando a entender que lhe queria pedir alguma coisa.
 –Disse-lhe ele: “Que queres?” “
Manda, disse ela, “que estes meus dois filhos tenham assento no teu reino, um à tua direita e o outro à tua esquerda.”
Mas, Jesus lhe respondeu: “Não sabes o que pedes; podeis vós ambos beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos.” – Jesus lhes replicou: “É certo que bebereis o cálice que eu beber; mas, pelo que respeita a vos sentardes à minha direita ou à minha esquerda, não me cabe a mim vo-lo conceder; isso será para aqueles a quem meu Pai o tem preparado.”
Ouvindo isso, os dez outros apóstolos se encheram de indignação contra os dois irmãos.
 Jesus, chamando-os para perto de si, lhes disse: “Sabeis que os príncipes das nações as dominam e que os grandes as tratam com império. –  Assim não deve ser entre vós; ao contrário, aquele que quiser tornar-se o maior, seja vosso servo; e aquele que quiser ser o primeiro entre vós seja vosso escravo; – do mesmo modo que o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de muitos.” (S. MATEUS, 20:20 a 28.)

Grupo 3:
ESE, Cap.VII, 5. Jesus entrou em dia de sábado na casa de um dos principais fariseus para aí fazer a sua refeição. Os que lá estavam o observaram. – Então, notando que os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma parábola, dizendo: “Quando fordes convidados para bodas, não tomeis o primeiro lugar, para que não suceda que, havendo entre os convidados uma pessoa mais considerada do que vós, aquele que vos haja convidado venha a dizer-vos: dai o vosso lugar a este, e vos vejais constrangidos a ocupar, cheios de vergonha, o último lugar. – Quando fordes convidados, ide colocar-vos no último lugar, a fim de que, quando aquele que vos convidou chegar, vos diga: meu amigo, venha mais para cima. Isso então será para vós um motivo de glória, diante de todos os que estiverem convosco à mesa; – porquanto todo aquele que se eleva será rebaixado e todo aquele que se abaixa será elevado.” (S. Lucas, 14:1 e 7 a 11.)

- os grupos devem estudar os trechos, que estão todos nesse capítulo que trata da bem aventurança dos humildes, e ver uma forma de encenar esse conteúdo aos demais. Após a encenação, cada grupo deve explicar o ensino de Jesus.

3.    Exercícios de respiração profunda, prece e passes.

4.    Avaliação
Aula para 7 jovens. Não deu para fazer o trabalho em grupo. Estavam agitados com as notícias do vestibular do findi passado e das inscrições para o EEV. Não tiveram muito interesse no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário