segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Ensinos de Jesus - a fé que transporta montanhas


Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade    > 14 anos              18/10/2019


Tema: Ensinos de Jesus - a fé que transporta montanhas

Objetivos:
Refletir sobre a fé que nos move;
Identificar a importância da fé raciocinada;
Conhecer os trechos do Evangelho onde Jesus ensina sobre a fé.

Bibliografia:
Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XIX – “A Fé que transporta montanhas”.
Mateus, 17:14-20; Marcos, 9:14-29 e Lucas, 9:37-43 (Fé e o grão de mostarda).
Vida, Desafios e Soluções, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, cap. V.

Material
-       Levar um exemplar de Evangelho Segundo o Espiritismo
-       Saquinho com grãos de mostarda
-       Vídeo do Sapinho surdo

 Desenvolvimento:

1.    Prece inicial

2.    Motivação Inicial:
Passar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rQVEhgT4cRY - Motivacional O Sapinho SURDO

- O que podemos tirar de ensinamento desse vídeo?
            - o sapinho surdo conseguiu pois acreditou em si mesmo; como não ouvia o que os outros falaram, foi capaz de se superar. Isso também é ter FÉ! Fé em si mesmo!

 No sentido próprio, é certo que a confiança nas suas próprias forças torna o homem capaz de executar coisas materiais, que não consegue fazer quem duvida de si. (ESE, Cap. XIX, item 2)

 Noutra acepção, entende-se como fé a confiança que se tem na realização de uma coisa, a certeza de atingir determinado fim. Ela dá uma espécie de lucidez que permite se veja, em pensamento, a meta que se quer alcançar e os meios de chegar lá, de sorte que aquele que a possui caminha, por assim dizer, com absoluta segurança. Num como noutro caso, pode ela dar lugar a que se executem grandes coisas. (ESE, Cap. XIX, item 3)

Esse é o nosso tema de hoje: FÉ!

3.    Motivação Inicial:

Pedir que um evangelizando faça a leitura do Evangelho, Cap. XIX item 1: A Fé que remove montanhas.

Quando ele veio ao encontro do povo, um homem se lhe aproximou e, lançando-se de joelhos a seus pés, disse: Senhor, tem piedade do meu filho, que é lunático e sofre muito, pois cai muitas vezes no fogo e muitas vezes na água. Apresentei-o aos teus discípulos, mas eles não o puderam curar. – Jesus respondeu, dizendo: Ó raça incrédula e depravada, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui esse menino. – E tendo Jesus ameaçado o demônio, este saiu do menino, que no mesmo instante ficou são. – Os discípulos vieram então ter com Jesus em particular e lhe perguntaram: Por que não pudemos nós outros expulsar esse demônio? – Respondeu-lhes Jesus: Por causa da vossa incredulidade. Pois em verdade vos digo, se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível. (S. MATEUS, 17:14 a 20.)

O que vocês entenderam dessas palavras de Jesus?

ð  Não significa que uma montanha se moverá, pois Jesus falou em sentido figurado. A montanha que devemos mover está dentro de nós mesmos.
ð  Precisamos ter fé em nós mesmos para vencer as dificuldades, mesmo que pareçam ser do tamanho de uma montanha. Assim como o sapinho surdo do vídeo.

ð  Isso significa que tudo o que quisermos conseguiremos?
Não!!! Muitas vezes o que queremos não é o melhor para nós. A fé nos faz aceitar as coisas que independem de nossa atuação.  

“As montanhas que a fé desloca são as dificuldades, as resistências, a má vontade, em suma, com que se depara da parte dos homens, ainda quando se trate das melhores coisas. Os preconceitos da rotina, o interesse material, o egoísmo, a cegueira do fanatismo e as paixões orgulhosas são outras tantas montanhas que barram o caminho a quem trabalha pelo progresso da Humanidade. (ESE Cap.XIX, item 2),

Perguntar aos jovens, quem já viu uma semente de mostarda. Mostrar a eles os grãos de mostarda para verem que é bem miudinha.
Porque será que Jesus comparou a fé com o grão de mostarda? Resp.: para mostrar o poder da FÉ!!!

4.    Kardec disse:

Do ponto de vista religioso, a fé consiste na crença em dogmas especiais, que constituem as diferentes religiões. Todas elas têm seus artigos de fé. Sob esse aspecto, pode a fé ser raciocinada ou cega. (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XIX, item 6)

“Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.”  (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XIX, item 7)

ð  O que vocês entendem dessa afirmativa de Kardec?
ð  Que a fé para ser verdadeira, sólida, deve estar baseada na razão, ser raciocinada; a pessoa precisa compreender para crer. Não sendo assim, a fé é cega, e pode ser transformar em revolta se ocorrer algum fato que a pessoa não compreenda e vá contra as suas crenças.

5.    Perguntar aos jovens em que ou em quem eles têm fé.

Vocês acham que a Fé está relacionada com alguns tipos de medo?

Quem tem medo de ficar doente?
Quem tem medo de ficar pobre?
Quem tem medo de ficar doente?
Quem tem medo da morte?

O que significa ter esses medos?


Joanna de Ângelis, no Livro Vida:Desafios e Soluções, nos faz refletir que quando temos fé, vencemos os medos:

       Vencendo os medos  
Compreenderá serem todos esses fatores (medos) perfeitamente controláveis, desde que assuma a sua condição de deus e passe a fazer tudo quanto é possível através do empenho pessoal.
 
       Medo de Doenças
Já que o ser é eterno, as manifestações orgânicas e mentais desta ou daquela natureza fazem parte da transitoriedade do mundo da forma. Não se justifica, dessa maneira, o medo de doenças.

       Medo do Envelhecimento
O envelhecimento não deve inspirar qualquer tipo de receio, porquanto a beleza de cada fase da existência corporal encontra-se na atitude interior de quem observa o mundo externo.

       Medo da Pobreza A financeira é sempre contornável, desde que o indivíduo se empenhe por superá-la, e o trabalho é assim fonte geradora de recursos externos, enquanto internamente aprimora o sentido de vida.

       Medo da Morte 
E a morte, a grande devoradora da vida, desmitifica-se e já não inspira qualquer receio, porque ela faz parte do processo existencial, como forma de desenvolvimento do ser profundo, que experimenta, etapa a etapa, novos mecanismos de elevação.

Tenhamos fé!!! Cultivemos a fé e trabalhemos com empenho!!! Acreditemos em nós! Acreditemos em Deus!

6.    Fixação do Conteúdo:
Propor a Dinâmica do nó humano:
ð  Os jovens devem formar um círculo e dar as mãos. Cada um deve memorizar quem está a sua direita e a sua esquerda e, em seguida, soltar as mãos.
ð  Pedir que caminhem livremente pela sala.
ð  Alguns instantes depois o evangelizador deve pedir para todos parem no local onde estão. Parados, sem mudar de posição eles devem procurar quem estava inicialmente à sua esquerda e à sua direita e dar as mãos novamente.
ð  Para conseguir isso, todo o grupo ficará num ‘nó’.
ð  Pedir então, que desfaçam esse nó, sem soltar as mãos.

Processamento da dinâmica:
Foi difícil desatar o nó?
Qual o sentimento que tiveram quando perceberam que estavam em um nó humano?
O que levou o grupo a persistir?
Qual o sentimento quando finalmente conseguiram desatar o nó?

Fazê-los refletir a respeito da necessidade de vencermos os obstáculos da vida com fé.
É preciso ter fé em si mesmo, para saber como desatar o nó (superar os obstáculos); nas pessoas, pois às vezes precisamos da cooperação delas para desatar o nó; e em Deus que sempre nos inspira a tomar o melhor caminho para superar as dificuldades.

7.    Prece final.
8.    Avaliação
Aula para 9 jovens. Foram participando aos poucos. Alguns mais, outros menos. Falei de Tomé (ver para crer), do medo da morte (essa reflexão deu mais energia no grupo). De modo geral falaram que tem fé em reencarnação e em Jesus. Acham que a ideia de Deus está mais distante (falei então da bem aventurança dos puros que verão a Deus) e da analogia que Kardec faz na Gênese, sobre Deus ser como o oceano que está em todos os lugares e sabe todos os mínimos movimentos das criaturas marinhas. Não deu tempo de fazer a dinâmica do nó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário