segunda-feira, 1 de julho de 2019

Mediunidade


Casa Espírita Missionários da Luz
Mocidade:  > 13 anos                          28/06/2019

Tema: Mediunidade

Objetivo:
  • Identificar os indícios da mediunidade na adolescência e como lidar com o fenômeno;
  • Perceber a mediunidade como instrumento de progresso para o Espírito encarnado.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos", Introdução, item IV, Cap IX – ‘Da intervenção dos Espíritos no mundo corporal’ perg 459 à 462, 467,469, 471, 472, 495;
O Evangelho segundo o Espiritismo. Cap. 24, item 12; Cap. 26, item 2: – “Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido”; Cap. 21: 10 – “Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos”
O que é o Espiritismo, Cap. 2, item 54, 56, 79;
Livros dos Médiuns, 2ª Parte, Cap. XIV ‘Dos Médiuns’, itens 159, 160, 165 à 168, 175; Cap. XV ‘Médiuns Escreventes’, item 178;  Cap. XVII ‘Da Formação dos Médiuns’, itens 217, 220- perg. 12ª e 14ª;
Adolescência e Vida, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Cap 20 ‘O adolescente e os fenômenos psíquicos’
https://www.youtube.com/watch?v=fBtUlI_hCy4  - trecho do filme O Sexto Sentido (7:38 min)

Material: trecho do filme e projetor

Desenvolvimento:
1.             Hora da novidade e prece Inicial

2.             Motivação ao tema:
Passar o vídeo de trechos do filme O Sexto Sentido  (de 1999).

- porque acontecem essas coisas com esse menininho?
- que tipo de mediunidade ele tem?
- ele é uma criança feliz?
- por que ele não é um menino feliz como as outras crianças?
- como poderíamos ajudar esse menininho?

3.             O tema da noite é a mediunidade. Perguntar se eles têm dúvidas a respeito do tema, ou alguma questão específica que gostaria de colocar em discussão.

4.             Propor a discussão em forma de perguntas: Pedir que um dos jovens diga um número de 1 à  . Fazer a ele a pergunta correspondente, repetindo esse roteiro para os outros jovens:

i.O que é um médium?
ii. Quem tem mediunidade?
iii. Por que uns tem mediunidade ostensiva e outros não?
iv.Para que serve a mediunidade?
v.Qual o papel do médium?
vi. O médium é um ser privilegiado?
vii.O médium pode fazer da sua mediunidade uma profissão?
viii.Com qual idade começa a mediunidade?
ix.O que deve fazer o jovem que tem mediunidade?
x. Que tipos de mediunidade você sabe que existem?
xi. Onde o médium deve exercer a sua mediunidade?
xii. Dá para acreditar em tudo o que os Espíritos dizem?
xiii. A mediunidade pode trazer problemas e dificuldades para o médium?
xiv. Em qual idade o médium deve começar a desenvolver sua mediunidade?
xv. Uma pessoa de má índole pode ser médium?
xvi. Como identificar se uma pessoa tem mediunidade?


5.             Prece final e passes

Avaliação:
Aula para 11 jovens com participação e interesse.
Nos primeiros 20 min tivemos visita de uma das médiuns da Casa, que conversou com os jovens sobre a mediunidade e o fenômeno mediúnico. Muitos não tinham visto o filme ainda.

Anexos


Subsídios teóricos:
“Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns.” (LM, item 159)

“Devem lembrar-se de que ela lhes foi dada para o bem e não para satisfação de vã curiosidade. Convém, portanto, que só se utilizem dela nas ocasiões oportunas e não a todo momento. Não lhes estando os Espíritos ao dispor a toda hora, correm o risco de ser enganados por mistificadores. Bom é que, para evitarem esse mal, adotem o sistema de só trabalhar em dias e horas determinados, porque assim se entregarão ao trabalho em condições de maior recolhimento e os Espíritos que os queiram auxiliar, estando prevenidos, se disporão melhor a prestar esse auxílio.” (LM, item 217)

“12ª Com que fim a Providência outorgou de maneira especial, a certos indivíduos, o dom da mediunidade?
“É uma missão de que se incumbiram e cujo desempenho os faz ditosos. São os intérpretes dos Espíritos com os homens.” (LM, item 220)

“14ª Se é uma missão, como se explica que não constitua privilégio dos homens de bem e que semelhante faculdade seja concedida a pessoas que nenhuma estima merecem e que dela podem abusar?
“A faculdade lhes é concedida, porque precisam dela para se melhorarem, para ficarem em condições de receber bons ensinamentos. Se não aproveitam da concessão, sofrerão as conseqüências. Jesus não pregava de preferência aos pecadores, dizendo ser preciso dar àquele que não tem?” (LM<,item 220)

“54 - Os médiuns apresentam uma numerosa variedade na suas aptidões, o que os torna mais ou menos propensos à obtenção de tal ou tal fenômeno, de tal ou tal gênero de comunicações. Segundo essas aptidões, distinguem-se os médiuns de efeitos físicos, comunicações inteligentes, videntes, falantes, audientes, sensitivos, desenhistas, poliglotas, poetas, músicos, escreventes, etc. Não se pode esperar de um médium o que está fora da sua faculdade.” (O que é o Espiritismo, Cap. II)

“79 - A faculdade medianímica prende-se ao organismo; ela é independente das qualidades morais do médium, e é encontrada nos mais indignos como nos mais dignos. Não ocorre o mesmo com a preferência dada ao médium pelos bons Espíritos.” (O que é o Espiritismo, Cap. II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário