segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Paulo de Tarso


Casa Espírita Missionários da Luz                         Pré e Mocidade          > 12 anos         16/11/2018

Tema:  Paulo de Tarso

Objetivos:
Conhecer a conversão de Saulo em Paulo de Tarso;
Refletir sobre a vitória de si mesmo ao seguir o caminho indicado por Jesus.

Bibliografia:  
NT, Atos, 9:1-19; 23:11
NT, Romanos, 8:38-39, Gálatas,2:20-21
Paulo e Estêvão, Emmanuel/Chico Xavier.

Material: Exemplar do NT.

Hora da novidade, exercício de respiração profunda e prece Inicial.

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial:
Na semana passada estudamos a questão da vitória sobre nós mesmos: no vencer a vida, a reencarnação.
Hoje vamos conhecer a história de uma pessoa cuja vida, num determinado ponto, mudou radicalmente de rumo.
Vocês, com certeza, já ouviram falar dele; todo o mundo ocidental já deve, em algum momento ter ouvido falar dele.

Contar a história, escrevendo os nomes dos personagens no quadro.
Era uma vez, um homem jovem, por volta dos 30 anos, chamado Saulo. Saulo era judeu, de uma família, que detinha algumas posses, e teve acesso à instrução formal de qualidade. Muito inteligente, sério, íntegro de caráter, desde cedo demonstrou vocação para as questões religiosas, sendo considerado pelos fariseus de Jerusalém, como um sucessor natural a uma das cadeiras do Sinédrio,  como doutor da Lei de Moisés.

O Sinédrio era uma assembleia judia de anciãos da classe dominante à qual diversas funções políticas, religiosas, legislativas, jurisdicionais e educacionais foram atribuídas. Era a suprema corte judia: o Grande Sinédrio.

Assim, o futuro de Saulo era previsto como sendo de muito sucesso, prestígio e poder. Era hábil na argumentação, na defesa das leis mosaicas e de personalidade forte.

Saulo tinha uma noiva, de nome Abigail, também judia, de origem pobre, cujos pais haviam morrido e o único irmão, de nome Jesiel, estava sumido nos caminhos da vida. Abigail o considerava morto pois há muitos anos que não tinha notícias do irmão. E Saulo, era completamente apaixonado por Abigail, e os preparativos para o casamento já estavam em andamento.

Essa época, era um pouco depois da crucificação de Jesus, e os apóstolos do Mestre já haviam começado a vida de pregação da Boa Nova e de socorro aos necessitados, que eram numerosos naqueles dias de tanta miséria moral e econômica.

Pois bem. Jesiel não havia morrido. Havia sido levado como escravo para as galés, castigo comum naquela época em que o Império Romano a tudo dominava. E numa dessas embarcações, sob condições sub humanas, adquiriu uma doença grave, quase mortal, e foi abandonado pelo navio numa praia para morrer ali. Um homem caridoso o encontrou e o levou à Casa do Caminho, em Jerusalém, onde Pedro, o apóstolo de Jesus, desenvolvia as primeiras atividades cristãs. E foi assim, que Jesiel ouviu falar pela primeira vez de Jesus, Sua vida, Seus ensinos. Jesiel se curou da doença e passou a ser um dos colaboradores na Casa do Caminho.  Como era comum naquela época, ao se converter ao cristianismo, Jesiel foi batizado com um outro nome Estêvão. Com uma oratória fluente, profundo conhecimento das leis mosaicas e dos recém conhecidos ensinos de Jesus, Estêvão passou a ser o principal orador da Casa do Caminho, atraindo diversas pessoas que iam lá para ouvir suas pregações.

A fama de Estêvão foi aumentando e começou a incomodar o Sinédrio, que já estava incomodado pois embora houvessem mandado matar a Jesus, Jesus permanecia vivo através de seus apóstolos e seguidores. Foi então, que Saulo resolveu ir à Casa do Caminho, para ver se, de fato, o tão falado Estêvão era mesmo um perigo à lei de Moisés.

Saulo ouviu uma das pregações de Estêvão e começou a contra argumentar. Dois gigantes na oratória, no conhecimento das leis mosaicas, começaram um duelo verbal, aumentando na tensão no local, pois todos conheciam a força e o prestígio de Saulo no Sinédrio. E Saulo saiu vencido, pois não há como argumentar contra o Evangelho de Jesus.

A partir desse encontro com Estêvão, Saulo ficou enlouquecido de ódio por Estêvão que, segundo a interpretação de Saulo, era um mistificador, um perigo para as leis mosaicas. Usando seu prestígio, mandou prender Estêvão para que, num julgamento pelo Sinédrio, ele negasse a Jesus ou, em caso contrário, fosse condenado a morte por apedrejamento.

èO que aconteceu então? O que vocês acham?
Estêvão foi condenado à morte!

No dia marcado para o cumprimento da sentença, Saulo, se sentindo vitorioso, convidou Abigail para assistir com ele. Ela tentou recusar pois não gostava desses espetáculos sangrentos, mas Saulo insistiu, pois como noiva dele, deveria estar junto dele num momento que ele julgava de suma importância.
E de fato era um momento que ficaria para sempre marcado na memória de Saulo.

Um pouco antes de começar o apedrejamento, uma vez mais, Saulo perguntou a Estêvão, se ele negaria a Jesus, como a única chance de salvação naquele momento. Mas Estêvão, com o olhar sereno que Saulo nunca mais esqueceria, o fitou nos olhos e disse que nunca negaria a Jesus.

Começou o apedrejamento. Logo depois, Abigail chegou e se colocou ao lado do noivo, evitando olhar o espetáculo sangrento. Num segundo, porém, em que fitou o supliciado, Abigail reconheceu o irmão, Jesiel.

Desesperada, pediu a Saulo que parasse o apedrejamento pois aquele era Jesiel, seu irmão desparecido. Saulo não lhe deu importância, dizendo que ela deveria estar vendo coisas, pois aquele era o traidor da lei de Moisés, e se chamava Estêvão. Mas tanto ela insistiu, que quando Estêvão, já caído ao solo, semi morto, já nas agonias da morte, Saulo ordenou que o levassem para um outro local, encerrando o cumprimento da sentença.

Levando Abigail para esse local, Saulo viu sua noiva em prantos recolher Estêvão nos braços, com carinho, chamando de Jesiel. Estêvão, ofegante, olha a irmã, e agradece a Deus a oportunidade de reencontrá-la antes de morrer e fala que conheceu Jesus e por isso mudara de nome. Abigail mostra Saulo e diz que é seu noivo. Estêvão sorri dizendo que, com certeza, Saulo é um homem valoroso pois fez o que fez, defendendo a lei mosaica; quando conhecer a Jesus, igualmente o defenderá até a morte.
E assim, Estêvão, morre.

èO que vocês acham que aconteceu a seguir?
Saulo não consegue lidar com esses acontecimentos, rompe o noivado com Abigail e comça uma perseguição sem tréguas a todos os seguidores de Jesus.

Mas Saulo não tem paz. Passado um tempo, ele decide procurar novamente Abigail. Pensou em reatar o noivado. Porém, ao reencontrá-la, ela estava muito doente. Com o rompimento do noivado, a morte do irmão, Abigail entratra numa tristeza tão grande, que contraiu tuberculose e estava já com suas últimas forças no corpo doente e magro. Saulo acumulou mais essa tristeza e culpa...

Abigail falou a Saulo que conhecera a Boa Nova de Jesus. Durante todos esse período de imensa tristeza, ela conheceu um senhor, Ananias, que ficou um tempo na região, e a visitava, falando de Jesus. Ela então entendeu a posição e serenidade de Jesiel durante o suplício. Saulo ouvia aquelas palavras de Abigail, no leito de morte, e mais uma vez seu ódio por Jesus aumentava! Até ali, com sua noiva, Ele chegara!

E assim, Abigail morreu, deixando Saulo mais amargo e decidido a perseguir os cristãos.

Bom. Como termina essa história? O que aconteceu com Saulo? Como foi sua vida a partir de então? Será que ele venceu a vida?

2.    Exposição dialogada

èDepois das respostas dos jovens, ler em Atos dos Apóstolos, 9:1-19, o relato da convocação de Saulo de Tarso por Jesus:

“Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça?
Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer.
Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém.
Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco.
E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor. Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo (...).
Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e aqui tem poder dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.
Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.  Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista.”

ð  O que vocês entenderam desse trecho do Novo Testamento? (deixar que falem para fixarem o conteúdo).
èSaulo se converte ao cristianismo, é batizado com o nome de Paulo, e se torna o maior  dos apóstolos.

Nesse trecho vimos alguns fatos que a DE explica. Quais seriam?
- fenômeno mediúnico de vidência e audiência (ou voz direta pois os soldados tb ouviram).

Quais médiuns vemos nesse trecho? ==> Saulo e Ananias

Qual a missão de Paulo?
==> levar a Boa Nova além do povo judeu; aos povos que eram chamados de gentios.
Vocês sabem como Paulo fez para cumprir essa tarefa? Não tinha internet naquela época... nem avião... nem carros...
Como ele fez?
èViajando ele mesmo, por toda a região em volta do Mar Mediterrâneo, fundando núcleos que se transformaram depois, nas primeiras igrejas cristãs. Fez 4 grandes viagens missionárias.
Todo o ministério de Paulo foi com comunicações diretas da parte de Jesus (Atos, 23:11).

Para dar apoio e orientação a essas igrejas, ele se correspondia com elas. E essas cartas, fazem parte do Novo Testamento, e são conhecidas com as Epístolas de Paulo. Contém ensinamentos e orientações que nos servem de roteiro até hoje.

Morreu decapitado em Roma.

Paulo deixou de ter vida pessoal, para viver para essa tarefa:

Gálatas, 2:19-20
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus.”

Por que será que Jesus escolheu Paulo para essa tarefa?
ð  Por que ele detinha a capacidade para essa tarefa; estava preparado para ela; nasceu com essa missão. Foi ‘um vaso’ escolhido por Jesus.

Que características podemos perceber em Paulo nessa narrativa do Novo Testamento?
- nobreza de caráter: assim que ele percebeu que esteve errado o tempo todo sobre Jesus, ele, humilde, de joelhos, se colocou a serviço de Jesus: “que queres que eu faça?”.

O que mais chamou a atenção de vocês nesse resumo da história de Paulo?

èmesmo caminhando no erro, no momento em que percebemos que estamos errados, ainda podemos fazer grandes coisas!
Lembram das parábolas do Filho Pródigo e do Ovelha Perdida? Que grande é a alegria ‘nos Céus’ quando um pecador se arrepende e retorna ao caminho do Pai?

Será que Paulo venceu na vida?

3.    Fixação do conteúdo

Vamos fazer dois grupinhos, ou discussão 2-a-2:

- Saulo era judeu e perseguia os cristãos. Era um dos líderes dos judeus.
Como deve ter sido a vida de Saulo após a conversão?
Todos os relacionamentos dele, amigos, família, todos eram judeus como ele e o viam como um exemplo. Como será que se sentiram quando Saulo se converteu?

- E os cristãos? Como será que se sentiram com relação a Saulo, que havia perseguido, torturado e mandado matar diversos cristãos?

- Que aprendizados podemos fazer com esse exemplo de Paulo? Como podemos trazer essas reflexões para a nossa vida?

Epístola aos Romanos, 8: 35-39
“quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? (…) Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”


4.    Passes e prece final.

5.    Avaliação

Aula para 9 jovens com interesse. Não conheciam a vida de Saulo de Tarso. Não foi feita a atividade de fixação de conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário