terça-feira, 24 de julho de 2018

O que realmente preciso ter?


Casa Espírita Missionários da Luz – Pré-Mocidade e Mocidade   > 12 anos    20/07/2018

Tema:  O que realmente preciso ter?

Objetivos:
Perceber que os atrativos pelos bens de consumo têm por objetivo incentivar o progresso e o desenvolvimento da sociedade;
Levar os jovens à reflexão sobre suas reais necessidades de consumo.

Bibliografia:  
O Livro dos Espíritos: Pergs. 702 à 717 (lei de conservação); 922


Material: Uma folha A4, folhinhas e canetas para cada jovem; um exemplar de O LE

Hora da novidade, exercícios respiratórios e prece Inicial.

Desenvolvimento:

1.    Motivação Inicial:

Distribuir uma folha A4 para cada um, e algo para apoiar (prancheta ou caderno/livro), dizendo que vamos fazer uma dobradura!

Orientar para que todos juntos possam fazer um barquinho de papel. (primeiro tem que cortar um pedaço da folha para formar um quadrado!)

Finalizada a dobradura, dizer que eles vão fazer um passeio no barco, em alto mar; todos juntos no mesmo barco.
A viagem é de um dia, saindo cedinho e voltando no entardecer. Cada um é responsável por levar tudo o que vai necessitar durante a viagem.

è Entregar uma folhinha e lápis a cada um para que anotem, individualmente, 5 itens que acham essenciais que levem para essa viagem.

è Depois, que tiverem escrito, dar o comando: depois de duas horas de viagem, já estando no mar, sem avistar a praia de onde partiram, foi verificado que o barco está danificado e está entrando água. Para evitar que o barco afunde e consiga retornar à praia, é preciso liberar todo o ‘peso’ possível.
Cada um deve olhar a sua lista e identificar 3 itens que julgar descartável nessa situação. (obs.: o ‘peso’ aqui é hipotético; não é o peso real do objeto mas sim, seu peso em questão de necessidade).
Depois, junto com os demais, todos devem analisar quais itens deverão ser descartados, sendo que a quantidade de descartes deve corresponder a ‘3 x nr.viajantes’. Assim, a viagem poderá seguir em segurança para todos.
(observar como o grupo realiza a tarefa; a postura de cada um: desprendimento, apego, vergonha, orgulho, timidez, liderança, etc)

è Dar novo comando: o que foi descartado não foi suficiente para que o barco consiga chegar à praia em segurança. O grupo deve descartar mais um item equivalente a cada viajante.

Com isso, todos chegaram em segurança na praia.

Análise da atividade:
- alguém gostaria de compartilhar como foi fazer o descarte de itens da lista? Foi fácil? Houve dúvida?
- como foi ter que fazer mais um descarte quando só tinha 2 itens na lista?
- foi fácil entrar em consenso sobre o que deveria ser descartável?
- alguém se sentiu desconfortável durante a atividade?
- puderam refletir sobre o que realmente é importante para viver aquela situação?
- que paralelo podemos fazer dessa atividade com nossa vida? A encarnação não é uma grande viagem? O que realmente necessitamos nessa nossa viagem, para que possamos chegar em segurança à ‘praia’?

2.    Exposição dialogada:

O que nos leva a querer ter ou manter determinadas coisas em nossas vidas? (deixar que respondam)
- Tem coisas que são necessárias para nosso cotidiano. Quem pode dar exemplos?
èRoupas (Muitas? Poucas? De marca? Simples? Para cada estação? Para cada situação?)
èalimentação, utensílios domésticos, moradia, roupas de cama, mesa e banho, transporte, cadernos, livros, material escolar, etc

- Tem coisas que são legais, agradáveis, bom de ter. Quem pode dar exemplos?
ècelular, TV, $$, acessórios do vestuário, aquele monte de coisas que temos dentro de casa!!!!

- Porque que é bom ter essas coisas que gostamos, mas sabemos que não são essenciais? O que nos leva a querer ter ou manter essas coisas?

Kardec, percebendo que isso é tão comum entre a gente, fez a pergunta aos Espíritos:

712. Com que fim pôs Deus atrativos no gozo dos bens materiais?
è o que acham?

Depois das respostas do grupo, ler a resposta dos Espíritos:

“Para instigar o homem ao cumprimento da sua missão e para experimentá-lo por meio da tentação.”
ènessa resposta, o que chama a atenção? (deixar que pensem e respondam)
Duas palavrinhas: Missão  e Tentação.

ð  Qual missão? A de melhorar a sociedade, buscar novas soluções que tragam progresso e bem estar às pessoas.

a) — Qual o objetivo dessa tentação?
“Desenvolver-lhe a razão, que deve preservá-lo dos excessos.”

èPedir que um dos jovens leia o comentário de Kardec à perg 717:
“A Civilização criou necessidades que o selvagem desconhece e os Espíritos que ditaram os preceitos acima não pretendem que o homem civilizado deva viver como o selvagem. Tudo é relativo, cabendo à razão regrar as coisas. A Civilização desenvolve o senso moral e, ao mesmo tempo, o sentimento de caridade, que leva os homens a se prestarem mútuo apoio. Os que vivem à custa das privações dos outros exploram, em seu proveito, os benefícios da Civilização. Desta têm apenas o verniz, como muitos há que da religião só têm a máscara.”
ècomentar com o grupo o trecho lido.

èpedir a outro jovem para ler:
718. A lei de conservação obriga o homem a prover às necessidades do corpo?
“Sim, porque, sem força e saúde, impossível é o trabalho.”
èrealçar que o objetivo final é o trabalho! Pq? Pelo trabalho desenvolvemos nosso intelecto e nossas virtudes (as 2 asas necessárias ao progresso espiritual).

èpedir a outro jovem para ler:
719. Merece censura o homem, por procurar o bem-estar?
“É natural o desejo do bem-estar. Deus só proíbe o abuso, por ser contrário à conservação. Ele não condena a procura do bem-estar, desde que não seja conseguido à custa de outrem e não venha a diminuir-vos nem as forças físicas, nem as forças morais.”
èquais são as condições para que a procura do bem-estar não seja nocivo?

3.    Exercício de respiração profunda, prece e passes.


4.    Avaliação
Aula para 9 jovensFoi boa a atividade de dobradura. Não conheciam a do barquinho de papel. Tiveram dificuldades em anotar 5 itens. A maioria colocou comida e água e não sabia mais o que colocar. A discussão posterior foi sem energia. Faltou dinamizar.

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