segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O poder da oração - ferramenta para tomar contato com Deus


Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade – 23/02/2018

Tema: O poder da oração - ferramenta para tomar contato com Deus.

Objetivos:
Conceituar prece à luz da Doutrina Espírita;
Reconhecer na prece o intercâmbio com o mundo espiritual superior, e como instrumento de paz e harmonia para o Espírito;
Exercitar relaxamento e prece.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos –3ª parte, Cap. II – Da Lei de Adoração
Ev.Seg.Espiritismo, Cap. XXVII – Pedi e Obtereis

Material: música suave, Evangelho Seg.Espiritismo

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade e Prece Inicial
2.            Continuação da discussão da semana anterior, sobre a atuação dos jovens em atividades da CE. Sensibilização para as atividades que eles poderiam atuar.

3.            Colocar uma música suave e conduzir um relaxamento e respiração profunda com a turma.
Pedir que mentalizem uma pessoa que eles gostam muito, que percebem em si mesmos, um sentimento de carinho, de amor para essa pessoa. Revejam mentalmente o rosto dessa pessoa; como é a expressão usual de seu rosto; como é seu sorriso; o que mais gostam nessa pessoa. Irradiem para essa pessoa, vibrações de carinho, de paz.
(observar a expressão dos jovens durante essa mentalização).

4.            Pedir que conversem, dois a dois, como foi fazer essa mentalização; o que sentiram durante a mentalização.
Após 2 minutos, perguntar se alguém quer compartilhar o que conversaram nas duplas.
Se ninguém comentar, perguntar como se sentiram após esse pensamento de amor, de carinho para essa pessoa que amam.

5.            Ler o trecho do evangelho, cap. XXVII:
Ação da prece. Transmissão do pensamento
9. A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento, ou uma glorificação. Podemos orar por nós mesmos ou por outrem, pelos vivos ou pelos mortos. As preces feitas a Deus escutam-nas os Espíritos incumbidos da execução de suas vontades; as que se dirigem aos bons Espíritos são reportadas a Deus. Quando alguém ora a outros seres que não a Deus, fá-lo recorrendo a intermediários, a intercessores, porquanto nada sucede sem a vontade de Deus.

èvocês percebem alguma ligação entre a mentalização que fizemos e essa definição de prece que Kardec colocou no Evangelho Segundo o Espiritismo?
            Nosso pensamento direcionado a alguém é uma ligação metal, uma invocação que fazemos. Isso é possível por tudo que existe está mergulhado no fluido universal, que tudo une.
Como na mentalização que fizemos, canalizamos pensamentos de amor, sentimos em nosso ser, vibrações de amor.
Imagina como nos sentiremos aos nos conectar mentalmente a Deus! Ou aos bons Espíritos, ao orarmos! Então, o primeiro benefício da prece, é essa vibração de paz em nosso ser.
Ler mais um trecho:
“A energia da corrente guarda proporção com a do pensamento e da vontade. É assim que os Espíritos ouvem a prece que lhes é dirigida, qualquer que seja o lugar onde se encontrem; é assim que os Espíritos se comunicam entre si, que nos transmitem suas inspirações, que relações se estabelecem a distância entre encarnados.”
Esse trecho nos alerta que a força dessa energia está no pensamento e na vontade. Precisa ser uma ação do coração, e não somente da mente. Precisamos nos exercitar no ato de orar, de direcionar a mente e o coração na direção de Deus.

Para isso, temos que calar a mente, calar os pensamentos que povoam nossa mente. Foi o que Jesus quis dizer ao ensinar (ler mais um trecho do Evangelho):

“Quando quiserdes orar, entrai para o vosso quarto e, fechada a porta, orai a vosso Pai em secreto; e vosso Pai, que vê o que se passa em secreto, vos dará a recompensa.”

6.            Vamos fazer um exercício?
Sabemos que podemos orar para agradecer, pedir algo, ou simplesmente para a conexão com Deus, um ato de adoração, de glorificação.  Nesse exercício, pensem em algo que vocês receberam, que foi muito bom, e agradeçam; ou peçam algo com humildade, pois nem sempre pedimos o que precisamos... Ou simplesmente, vamos ficar em estado de prece, em conexão com Deus.

Reduzir a luz, e novamente fazer um relaxamento, e respiração profunda e lenta. Vamos então orar!

7.            Pedir que digam como se sentiram. Conseguiram entrar em estado de prece? É fácil se conectar com o Plano Superior? É fácil controlar a mente?
èNão. Precisa esforço. Precisamos aprender a controlar a mente. Um dos meios para isso é a meditação, exercícios como Yoga, Taichi, nos auxiliam a acalmar a mente.

8.            Ás vezes as pessoas pedem correntes de orações, numa determinada hora. O que vocês acham disso? É eficaz? Dá certo?
èse as mentes se unirem na hora combinada, com o mesmo pensamento, o mesmo propósito, dá certo sim! Um forte corrente energética se forma e chega aos planos superiores.

9.            Colocar uma música suave, reduzir a luz, e fazer com a turma um exercício de relaxamento dos músculos, concentração na respiração, visualização de uma luz suave envolvendo o jovem, e encerrar com uma prece de agradecimento.

Avaliação:
Aula para  16 jovens a partir dos 13 aos 14 anos .

Fizemos a respiração e visualização inicial, discussão 2 a 2, e depois ficamos debatendo em cima desses pontos. A maior parte não faz oração, e quando faz, é mecânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário