quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Ensinos de Jesus - Não aceito glória dos homens

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade    > 14 anos       –        06/10/2017
Pré-Mocidade – De 13 à 14 anos

Tema: Ensinos de Jesus - Não aceito glória dos homens             

Objetivos:
Refletir sobre a lição da humildade;
Identificar a transitoriedade das glórias terrenas.

Bibliografia:
Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.7 ‘Bem-Aventurados os Pobres de Espírito’ (todo), principalmente o item 11; Cap.13 ‘Não Saiba a Vossa Mão Esquerda o que dê a Vossa Mão Direita’, itens 1 a 3; Cap.15 ‘Fora da Caridade Não Há Salvação’, item 5;
Livro dos Espíritos: 274 a 276, 785;
Quem é o Cristo? Francisco de Paula Vítor/Raul Teixeira, Cap. 15 e 25;
.
Material: trechos do Evangelho em tiras de papel; vídeo do Haroldo (18 min), notebook para passar o vídeo

 Desenvolvimento:

1.    Prece inicial

2.    Motivação Inicial:
- Levar em tiras de papel, as seguintes passagens de Jesus e pedir que alguns jovens as leiam:

“Bem-aventurados os pobres de espírito, pois que deles é o reino dos céus.”  (Mt, 5:3.)

“Por essa ocasião, os discípulos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: “Quem é o maior no reino dos céus?” – Jesus, chamando a si um menino, o colocou no meio deles e respondeu: “Digo-vos, em verdade, que, se não vos converterdes e tornardes quais crianças, não entrareis no reino dos céus. – Aquele, portanto, que se humilhar e se tornar pequeno como esta criança será o maior no reino dos céus” (Mt, 18:1-5)

Jesus, chamando-os para perto de si, lhes disse: “Sabeis que os príncipes das nações as dominam e que os grandes as tratam com império. – Assim não deve ser entre vós; ao contrário, aquele que quiser tornar-se o maior, seja vosso servo; e aquele que quiser ser o primeiro entre vós seja vosso escravo. “  (Mt, 20:20-28)

“Porquanto todo aquele que se eleva será rebaixado e todo aquele que se abaixa será elevado.” ( Lc, 14:11.)

“Eu não aceito glórias que vêm dos homens.”  (Jo, 5:41)

“Vós me chamais o mestre e o senhor, e dizeis bem: porque eu o sou.” (Jo, 13:13)

- Vamos tentar entender esses ensinos de Jesus. Então, vamos reler essas passagens uma a uma.  
Assim que for lida a primeira, pedir que o jovem que leu escolha alguém da turma para explicar, dar o seu entendimento do trecho lido.
Repetir para todos os demais trechos.

3.    Reflexão sobre os textos::

- Os 4 primeiros trechos: Jesus orienta seus discípulos sobre a humildade:

“Estas máximas decorrem do princípio de humildade que Jesus não cessa de apresentar como condição essencial da felicidade prometida aos eleitos do Senhor e que ele formulou assim: “Bem-aventurados os pobres de espírito, pois que o reino dos céus lhes pertence.” Ele toma uma criança como tipo da simplicidade de coração e diz: “Será o maior no reino dos céus aquele que se humilhar e se fizer pequeno como uma criança, isto é, que nenhuma pretensão alimentar à superioridade ou à infalibilidade.”
“A mesma ideia fundamental se nos depara nesta outra máxima: Seja vosso servidor aquele que quiser tornar-se o maior, e nesta outra: Aquele que se humilhar será exalçado e aquele que se elevar será rebaixado.”  (Evang. Cap VII, item 6)

Os 2 últimos trechos, Jesus fala de si próprio:

“O exemplo do Senhor de Nazaré é marcante. Ele foi chamado de rei, de príncipe dos demônios, de senhor dos espíritos, de blasfemo. Os encômios não Lhe encheram os olhos nem Lhe subiram à cabeça; as agressões, por sua vez, não O deprimiram nem O desestimularam ante os compromissos que trazia para atender, porque reconhecia a compreensível e precariedade do emocionalismo das massas.” (Quem é o Cristo, Cap 15).

            *encômios = elogios

“A confirmação do reconhecimento da sua condição por parte dos discípulos, é no entanto, uma expressão de autêntica humildade. Equivoca-se aquele que pensa que humildade é uma virtude cheia de evasivas e de desmentidos. Está em erro quem pretenda fazer da humildade a arte de ser incapaz ou da simulação de incapacidade.”

“Se a humildade de quem sabe não se oferecesse a fazer e ensinar, por temor de ser confundida com a vaidade, o planeta ainda estaria no estado de primitivismo.” (Quem é o Cristo, Cap 25)


4.    Fixação do Conteúdo:
Vídeo de fala do Haroldo Dias: 

Haroldo Dutra Dias, nesta palestra, leva-nos a refletir sobre o tema básico da nossa existência. Em nosso inconsciente, qual o foco diário da nossa intenção e da vontade que comanda nossas ações?

- todos os dias, temos um mesmo desejo: o tema básico da nossa existência. Não é todos os dias ter desejos.
Todos somos feitos de orgulho e egoísmo. Estrutura básica de nosso psiquismo.
Emmanuel define:
Egoísmo – apego da alma ao próprio bem
Orgulho – incapacidade de ver o valor do outro

É preciso olhar atentamente para descobrir qual é o seu desejo central. Esse desejo central é o calcanhar de Aquiles; onde somos vulneráveis.

Os 4 “P”s – tema central de muitas pessoas
i.              Prazer – desejo do prazer: da luxúria, da gula, do consumismo, da preguiça – tema básico. Prazer de comer; prazer de consumir; prazer de não fazer nada, etc.
ii.             Posse – avareza, apego, materialismo, prodigalidade. Realiza o desejo da posse através da avareza, do apego, etc.
iii.            Poder – arbitrariedade, má vontade de seguir regras; vontade de ditar regras, dominação, ira, prepotência, arrogância. Pode usufruir do poder pela arbitrariedade, etc.
iv.           Prestígio – exibicionismo, afetação, vaidade, futilidade, exotismo, soberba.

Não importa qual é o desejo central. Importa reconhecer qual é o seu desejo. Pois esse é a sua vulnerabilidade.

Evolução espiritual não é eliminar essas energias de nosso psiquismo. Essas energias são cavalos poderosos. Não devemos negar a existências dessas energias em nosso psiquismo. Mas sim, como um domador de cavalos! Temos que saber dar direção, sentido, intensidade corretas às energias.
Preguiça – é o descanso em intensidade; o outro oposto em intensidade, é o estressado. É preciso educar a energia. Dominadas, são ferramentas de enriquecimento espiritual. Educadas, deixaram de ser pontos de conexão com os obsessores e passarão a ser potências.

Qual é o seu calcanhar de Aquiles? Da multidão de desejos que passam por você, qual aquele que te domina? Qual é o seu tema central? Esse tema é a razão pela qual você reencarnou; é a lição a ser aprendida.


5.    Prece final.
6.    Avaliação
Aula para 4 jovens: Rafaela, Nathally, Fernanda e Bruna. Participaram mas sem muito entusiasmo. Passei o vídeo, parando após cada um dos quatro ‘P’s para fixar o conteúdo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário