Casa Espírita
Missionários da Luz
Mocidade: > 14 anos 09/06/2017
Tema: Quem quer ser médium?
Objetivo:
- Refletir sobre a importância da mediunidade e seus objetivos;
- Identificar as características dos diversos tipos de mediunidade.
Bibliografia:
O Livro dos Espíritos", Introdução, item IV, Cap
IX – ‘Da intervenção dos Espíritos no
mundo corporal’ perg 459 à 462, 467,469, 471, 472, 495;
O Evangelho segundo o
Espiritismo. Cap. 24, item 12; Cap. 26, item 2: – “Dai
gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido”; Cap. 21: 10 – “Os médiuns
são os intérpretes dos Espíritos”
O que é o Espiritismo, Cap. 2, item 54, 56, 79;
Livros dos Médiuns, 2ª Parte, Cap. XIV ‘Dos
Médiuns’, itens 159, 160, 165 à 168, 175; Cap. XV ‘Médiuns Escreventes’, item
178; Cap. XVII ‘Da Formação dos
Médiuns’, itens 217, 220- perg. 12ª e 14ª;
Adolescência e Vida, Joanna de Ângelis/Divaldo
Franco, Cap 20 ‘O adolescente e os
fenômenos psíquicos’
Conteúdo
Básico:
“Todo aquele que sente, num grau
qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é
inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso
mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois,
dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns.” (LM, item 159)
“Devem lembrar-se de que ela lhes foi
dada para o bem e não para satisfação de vã curiosidade. Convém, portanto, que
só se utilizem dela nas ocasiões oportunas e não a todo momento. Não lhes
estando os Espíritos ao dispor a toda hora, correm o risco de ser enganados por
mistificadores. Bom é que, para evitarem esse mal, adotem o sistema de só
trabalhar em dias e horas determinados, porque assim se entregarão ao trabalho
em condições de maior recolhimento e os Espíritos que os queiram auxiliar, estando
prevenidos, se disporão melhor a prestar esse auxílio.” (LM, item 217)
“12ª Com que fim a Providência
outorgou de maneira especial, a certos indivíduos, o dom da mediunidade?
“É uma missão de que se incumbiram e
cujo desempenho os faz ditosos. São os intérpretes dos Espíritos com os
homens.” (LM, item 220)
“14ª Se é uma missão, como se explica
que não constitua privilégio dos homens de bem e que semelhante faculdade seja
concedida a pessoas que nenhuma estima merecem e que dela podem abusar?
“A faculdade lhes é concedida, porque
precisam dela para se melhorarem, para ficarem em condições de receber bons
ensinamentos. Se não aproveitam da concessão, sofrerão as conseqüências. Jesus
não pregava de preferência aos pecadores, dizendo ser preciso dar àquele que
não tem?” (LM<,item 220)
“54 - Os médiuns apresentam uma numerosa variedade
na suas aptidões, o que os torna mais ou menos propensos à obtenção de tal ou
tal fenômeno, de tal ou tal gênero de comunicações. Segundo essas aptidões,
distinguem-se os médiuns de efeitos físicos, comunicações inteligentes,
videntes, falantes, audientes, sensitivos, desenhistas, poliglotas, poetas,
músicos, escreventes, etc. Não se pode esperar de um médium o que está fora
da sua faculdade.” (O que é o Espiritismo, Cap. II)
“79 - A faculdade medianímica prende-se ao
organismo; ela é independente das qualidades morais do médium, e é encontrada
nos mais indignos como nos mais dignos. Não ocorre o mesmo com a preferência
dada ao médium pelos bons Espíritos.” (O que é o Espiritismo, Cap. II)
Material: pedaços de papel com citações sobre médiuns
jovens; papel e lápis para todos; caixa para recolher as respostas
Desenvolvimento:
1.
Hora
da novidade e prece Inicial
2.
Motivação
ao tema:
Levar
em pedaços de papel, citações sobre médiuns jovens, conhecidos na história
(textos de Joanna em Adolescência e Vida):
Joana d’Arc, aos quatorze anos de idade, manteve
demorados diálogos com os Espíritos que se diziam Miguel Arcanjo, Catarina e
Margarida, considerados santos pela Igreja católica, que a induziram ao comando
do desorganizado exército francês para as lutas contra os ingleses, culminando
com a coroação de Carlos 7º, em Reims, que a abandonaria depois ao próprio
destino de mártir...
Bernadette Soubirous, aos quatorze anos, na gruta
de Massabiélle, em Lourdes, na França, teve dezoito contínuos encontros com uma
Entidade luminosa, que lhe afirmou ser Maria de Nazaré.
Três crianças, na gruta da Iria, em Fátima,
Portugal, igualmente mantiveram contato e dialogaram com outro ser espiritual,
que informava ser a mesma Senhora.
Catarina e Margarida Fox tornaram-se instrumento da
comunicação lúcida com o mundo espiritual, em Hydesville, nos Estados Unidos, e
inauguraram a Era Nova para a comunicabilidade com os seres de além-túmulo.
Allan Kardec acompanhou e estudou as excelentes
mediunidades das adolescentes irmãs Baudin, de Aline Carlótti, de Japhet e de
Ermance Dufaux, que contribuíram expressivamente para as incomparáveis páginas
de ciência, filosofia e religião que constituem a Codificação do Espiritismo.
Florence Cook, também com quatorze anos, buscou o
apoio do notável físico Sir William Crookes, em Londres, para que a estudasse e
investigasse exaustivamente, produzindo extraordinárias manifestações de
ectoplasmia, nas quais se apresentava materializado o Espírito Katie King.
Daniel Dunglas Home, desde os dez anos de idade,
tornou-se admirável médium de efeitos físicos, havendo sido investigado
demoradamente por eminentes cientistas que lhe autenticaram as faculdades
mediúnicas, o mesmo que fizeram inúmeras cortes européias pelas quais passeou a
sua paranormalidade.
èDistribuir entre os
jovens para que, um por vez, leiam em voz alta;
è Perguntar: O que podemos
perceber nesses casos que a história registrou?
ð A mediunidade
aparecendo na adolescência, em alguns casos desde a infância!
èComo
vocês imaginam que foi essa fase da vida desses jovens?
3.
Verificação
de conteúdo prévio dos jovens: Que tipos de mediunidade vocês sabem que
existem? (escrever no quadro as respostas. Essa etapa é para preparar mais os
jovens para a próxima etapa)
4.
Distribuir
papel e lápis para que respondam, individualmente, às perguntas:
- Como
será que é ter mediunidade ostensiva?
- Se eu
tivesse mediunidade, qual o tipo de mediunidade que gostaria de ter?
- Como seria
meu dia-a-dia se eu tivesse mediunidade ostensiva?
5.
Recolher
os papéis colocando-os numa caixa para misturá-los.
Ir lendo
as respostas, anotando pontos relevantes no quadro.
Seguir
com a exposição do tema, usando como subsídios as respostas dos jovens às
perguntas anteriores.
6.
Exposição
dialogada a partir de perguntas feitas aos jovens:
O que é um médium?
Por que uns tem mediunidade e outros
não?
Para que serve a
mediunidade?
Qual o papel do
médium?
O médium pode fazer
da sua mediunidade uma profissão?
Com qual idade começa
a mediunidade?
O que deve fazer o jovem que tem mediunidade?
7.
Prece
final e passes
Avaliação:
Aula para 6 jovens com bastante interesse e participação.
Fizeram diversas perguntas sobre o tema.
Só foi feito até o item 3.
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