domingo, 11 de junho de 2017

Quem quer ser médium

Casa Espírita Missionários da Luz
Mocidade:  > 14 anos                                                             09/06/2017

Tema: Quem quer ser médium?

Objetivo:
  • Refletir sobre a importância da mediunidade e seus objetivos;
  • Identificar as características dos diversos tipos de mediunidade.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos", Introdução, item IV, Cap IX – ‘Da intervenção dos Espíritos no mundo corporal’ perg 459 à 462, 467,469, 471, 472, 495;
O Evangelho segundo o Espiritismo. Cap. 24, item 12; Cap. 26, item 2: – “Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido”; Cap. 21: 10 – “Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos”
O que é o Espiritismo, Cap. 2, item 54, 56, 79;
Livros dos Médiuns, 2ª Parte, Cap. XIV ‘Dos Médiuns’, itens 159, 160, 165 à 168, 175; Cap. XV ‘Médiuns Escreventes’, item 178;  Cap. XVII ‘Da Formação dos Médiuns’, itens 217, 220- perg. 12ª e 14ª;
Adolescência e Vida, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Cap 20 ‘O adolescente e os fenômenos psíquicos’

Conteúdo Básico:
“Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns.” (LM, item 159)

“Devem lembrar-se de que ela lhes foi dada para o bem e não para satisfação de vã curiosidade. Convém, portanto, que só se utilizem dela nas ocasiões oportunas e não a todo momento. Não lhes estando os Espíritos ao dispor a toda hora, correm o risco de ser enganados por mistificadores. Bom é que, para evitarem esse mal, adotem o sistema de só trabalhar em dias e horas determinados, porque assim se entregarão ao trabalho em condições de maior recolhimento e os Espíritos que os queiram auxiliar, estando prevenidos, se disporão melhor a prestar esse auxílio.” (LM, item 217)

“12ª Com que fim a Providência outorgou de maneira especial, a certos indivíduos, o dom da mediunidade?
“É uma missão de que se incumbiram e cujo desempenho os faz ditosos. São os intérpretes dos Espíritos com os homens.” (LM, item 220)

“14ª Se é uma missão, como se explica que não constitua privilégio dos homens de bem e que semelhante faculdade seja concedida a pessoas que nenhuma estima merecem e que dela podem abusar?
“A faculdade lhes é concedida, porque precisam dela para se melhorarem, para ficarem em condições de receber bons ensinamentos. Se não aproveitam da concessão, sofrerão as conseqüências. Jesus não pregava de preferência aos pecadores, dizendo ser preciso dar àquele que não tem?” (LM<,item 220)

“54 - Os médiuns apresentam uma numerosa variedade na suas aptidões, o que os torna mais ou menos propensos à obtenção de tal ou tal fenômeno, de tal ou tal gênero de comunicações. Segundo essas aptidões, distinguem-se os médiuns de efeitos físicos, comunicações inteligentes, videntes, falantes, audientes, sensitivos, desenhistas, poliglotas, poetas, músicos, escreventes, etc. Não se pode esperar de um médium o que está fora da sua faculdade.” (O que é o Espiritismo, Cap. II)

“79 - A faculdade medianímica prende-se ao organismo; ela é independente das qualidades morais do médium, e é encontrada nos mais indignos como nos mais dignos. Não ocorre o mesmo com a preferência dada ao médium pelos bons Espíritos.” (O que é o Espiritismo, Cap. II)


Material: pedaços de papel com citações sobre médiuns jovens; papel e lápis para todos; caixa para recolher as respostas

Desenvolvimento:
1.             Hora da novidade e prece Inicial

2.             Motivação ao tema:
Levar em pedaços de papel, citações sobre médiuns jovens, conhecidos na história (textos de Joanna em Adolescência e Vida):

Joana d’Arc, aos quatorze anos de idade, manteve demorados diálogos com os Espíritos que se diziam Miguel Arcanjo, Catarina e Margarida, considerados santos pela Igreja católica, que a induziram ao comando do desorganizado exército francês para as lutas contra os ingleses, culminando com a coroação de Carlos 7º, em Reims, que a abandonaria depois ao próprio destino de mártir...

Bernadette Soubirous, aos quatorze anos, na gruta de Massabiélle, em Lourdes, na França, teve dezoito contínuos encontros com uma Entidade luminosa, que lhe afirmou ser Maria de Nazaré.

Três crianças, na gruta da Iria, em Fátima, Portugal, igualmente mantiveram contato e dialogaram com outro ser espiritual, que informava ser a mesma Senhora.

Catarina e Margarida Fox tornaram-se instrumento da comunicação lúcida com o mundo espiritual, em Hydesville, nos Estados Unidos, e inauguraram a Era Nova para a comunicabilidade com os seres de além-túmulo.

Allan Kardec acompanhou e estudou as excelentes mediunidades das adolescentes irmãs Baudin, de Aline Carlótti, de Japhet e de Ermance Dufaux, que contribuíram expressivamente para as incomparáveis páginas de ciência, filosofia e religião que constituem a Codificação do Espiritismo.

Florence Cook, também com quatorze anos, buscou o apoio do notável físico Sir William Crookes, em Londres, para que a estudasse e investigasse exaustivamente, produzindo extraordinárias manifestações de ectoplasmia, nas quais se apresentava materializado o Espírito Katie King.

Daniel Dunglas Home, desde os dez anos de idade, tornou-se admirável médium de efeitos físicos, havendo sido investigado demoradamente por eminentes cientistas que lhe autenticaram as faculdades mediúnicas, o mesmo que fizeram inúmeras cortes européias pelas quais passeou a sua paranormalidade.

èDistribuir entre os jovens para que, um por vez, leiam em voz alta;
è Perguntar: O que podemos perceber nesses casos que a história registrou?
ð  A mediunidade aparecendo na adolescência, em alguns casos desde a infância!
èComo vocês imaginam que foi essa fase da vida desses jovens?

3.             Verificação de conteúdo prévio dos jovens: Que tipos de mediunidade vocês sabem que existem? (escrever no quadro as respostas. Essa etapa é para preparar mais os jovens para a próxima etapa)

4.             Distribuir papel e lápis para que respondam, individualmente, às perguntas:

- Como será que é ter mediunidade ostensiva?
- Se eu tivesse mediunidade, qual o tipo de mediunidade que gostaria de ter?
- Como seria meu dia-a-dia se eu tivesse mediunidade ostensiva?

5.             Recolher os papéis colocando-os numa caixa para misturá-los.
Ir lendo as respostas, anotando pontos relevantes no quadro.
Seguir com a exposição do tema, usando como subsídios as respostas dos jovens às perguntas anteriores.

6.             Exposição dialogada a partir de perguntas feitas aos jovens:

O que é um médium?

Por que uns tem mediunidade e outros não?

Para que serve a mediunidade?

Qual o papel do médium?

O médium pode fazer da sua mediunidade uma profissão?

Com qual idade começa a mediunidade?

O que deve fazer o jovem que tem mediunidade?

7.             Prece final e passes

Avaliação:
Aula para 6 jovens com bastante interesse e participação. Fizeram diversas perguntas sobre o tema.

Só foi feito até o item 3.

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