segunda-feira, 26 de junho de 2017

Efeitos Físicos

Casa Espírita Missionários da Luz
Mocidade      –          > 15 anos                            14/04/2017

Tema: Efeitos Físicos                                           (sexta-feira santa – tema livre)
Acabou sendo dada em 23/06/17
Objetivo:
  • Conhecer a história do médium Sr.Home;
  • Perceber a ação dos Espíritos sobre a matéria;
  • Entender que os Espíritos usam a mediunidade de efeitos físicos para se comunicarem.

Bibliografia:
- Livro dos Médiuns, 2ªparte, cap. I, II, IV e V;
- Revista Espírita, Fev/1858, Mar/1858, Abr/1858.

Material: Levar fotos do médium e de sua famosa levitação.

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade e prece Inicial
2.            Atividade de sensibilização para o tema: vocês já ouviram falar do médium Daniel Home, que era da época de Kardec?

Era um médium fenomenal nos efeitos físicos!

Quem pode dar um exemplo de mediunidade de efeitos físicos?
èpancadas, ruídos, movimento de objetos, materializações, etc.

O médium Home tinha uma saúde frágil, era tímido, reservado, mas onde ia, os fenômenos aconteciam!
Kardec analisou alguns fenômenos com esse médium e escreveu 3 artigos na Revista Espírita sobre ele. Kardec disse que o Sr.Home tinha uma missão: chamar a atenção do mundo para o Espiritismo!

Ler os seguintes trechos para o grupo, pausadamente, abrindo espaço para perguntas durante a leitura, para mantê-los atentos.

- Daniel Dunglas Home nasceu em 15 de março de 1833, na Escócia.

Diz Kardec na RE de Fev/1858:
“O senhor Home é um médium do gênero daqueles que produzem manifestações ostensivas, sem excluir, por isso, as comunicações inteligentes; mas as suas predisposições naturais lhe dão, para as primeiras, uma aptidão mais especial. Sob a sua influência, os mais estranhos ruídos se fazem ouvir, o ar se agita, os corpos sólidos se movem, se erguem, se transportam de um lugar a outro através do espaço, instrumentos de música fazem ouvir sons melodiosos, seres do mundo extra-corpóreo aparecem, falam, escrevem e, freqüentemente, vos abraçam até causar dor. Ele mesmo foi visto, várias vezes, em presença de testemunhas oculares, elevado sem sustentação a vários metros de altura.”

“Com a idade de seis meses, seu berço se balançava inteiramente sozinho, na ausência da sua babá, e mudava de lugar. Nos seus primeiros anos, era tão débil que tinha dificuldade para se sustentar; sentado sobre um tapete, os brinquedos que não podia alcançar, vinham, eles mesmos, colocar-se ao seu alcance.Com três anos teve as suas primeiras visões, mas não lhes conservou a lembrança”

“Desde há mais de quinze dias, o senhor Home não tinha podido obter nenhuma manifestação, quando, estando a almoçar na casa de um dos seus amigos, com duas ou três outras pessoas do seu conhecimento, os golpes se fazem súbito ouvir nas paredes, nos móveis e no teto. Parece, disse, que voltam. O senhor Home, nesse momento, estava sentado no sofá com um amigo.
Um doméstico traz a bandeja de chá e se apressa em colocá-la sobre a mesa situada no meio do salão; esta, embora fosse pesada, se eleva subitamente e se destaca do solo em 20 a 30 centímetros de altura, como se tivesse sido atraída pela bandeja; apavorado, o criado deixa-a escapar, e a mesa, de um pulo, se atira em direção do sofá e vem cair diante do senhor Home e seu amigo, sem que nada do que estava em cima tivesse se desarrumado.”

RE ABR 1858
“Não é do nosso conhecimento que o senhor Home haja feito aparecer, pelo menos visível para todo o mundo, outras partes do corpo senão as mãos”

“A aparição de mão se manifesta, geralmente, em primeiro lugar, sobre a toalha da mesa, por ondulações que produz, percorrendo toda a superfície; depois, se mostra sobre a borda da toalha que ergue; algumas vezes, vem se colocar sobre a toalha, no meio da própria mesa; freqüentemente, toma um objeto que coloca debaixo.

Essa mão, visível para todo o mundo, não é vaporosa, nem translúcida; tem a cor e a opacidade naturais; no punho, termina pelo vago. Se é tocada com precaução, confiança e sem preconceito hostil, ela oferece a resistência, a solidez e a impressão de mão viva; seu calor é suave, úmido, e comparável ao de um pombo morto há cerca de meia hora. Não é inerte, porque se agita, se presta aos movimentos que se lhe imprimem, ou resiste, vos acaricia ou vos aperta. Se, ao contrário, quereis tomá-la bruscamente e de surpresa, não tocais senão o vazio. Uma testemunha ocular nos contou o fato seguinte, que lhe é pessoal.

“Ele tinha, entre os seus dedos, uma campainha de mesa; uma mão, primeiro invisível, depois perfeitamente aparente, veio tomá-la, fazendo esforços para a arrancar; não podendo conseguir, passa por cima para fazê-la escorregar; o esforço de tração era tão sensível como se fora mão humana; tendo querido tomar vivamente essa mão, a sua não encontra senão o ar; tendo afastado os dedos, a campainha fica suspensa no espaço e vem, lentamente, pousar no assoalho.”

Algumas vezes há várias mãos. A mesma testemunha nos relatou o fato seguinte. Várias pessoas estavam reunidas ao redor de uma dessas mesas de sala de jantar que se separam em duas. Golpes são dados; a mesa se agita, se abre por si mesma, e, através da fenda, aparecem três mãos, uma de tamanho natural, outra muito grande, e uma terceira toda velada; se tocadas, se apalpadas, vos apertam, depois se esvanecem.

Na casa de um dos nossos amigos, que tinha perdido uma criança em tenra idade, foi a mão de uma criança recém-nascida que apareceu; todo mundo pôde vê-la e tocá-la; essa criança se coloca sobre sua mãe, que sente, distintamente, a impressão de todo o corpo sobre seus joelhos.

Freqüentemente, a mão vem pousar sobre vós, a vedes, ou, se não a vedes, sentis a pressão dos dedos; algumas vezes, vos acaricia, de outras vezes vos belisca até causar dor. O senhor Home, em presença de várias pessoas, sentiu assim agarrar o punho, e os assistentes puderam ver a pele puxada. Um instante depois, sentiu morder, e a marca da impressão de dois dentes foi visivelmente assinalada durante mais de uma hora.

A mão que aparece pode também escrever. Algumas vezes, se coloca no meio da mesa, toma o lápis e traça alguns caracteres sobre o papel colocado para esse fim. O mais freqüentemente, leva o papel para sob a mesa e o traz todo escrito. Se a mão se mantém invisível, a escrita parece produzir-se toda sozinha. Obtém-se, por esse meio, resposta a diversas perguntas que se lhe podem dirigir.

Um outro gênero de manifestações, não menos notável, mas que se explica pelo que acabamos de dizer, é o de instrumentos de música tocando sozinhos. Comumente, são pianos ou acordeons. Nessa circunstância, vêem-se distintamente as teclas se agitarem e o fole se mover. A mão que toca é ora visível, ora invisível.


3.            Propor um quiz para discussão do tema Mediunidade de Efeitos Físicos:
- Separar a turma em dois grupos e fazer perguntas alternadamente, para um e outro grupo. 1 min para responder. Errando, passa para o outro grupo que deve responder na hora. Sempre deve ser uma pessoa diferente do grupo a responder, embora o grupo possa, no tempo de 1 min, discutir qual seria a resposta.

Como o Espírito faz para produzir uma manifestação mediúnica de efeito físico?
Tem por instrumento direto de sua ação o perispírito, como o homem tem o corpo.
LM item 58
“Combinando uma parte do fluido universal com o fluido, próprio àquele efeito, que o médium emite.” LM item 74.VIII

As manifestações físicas são sempre comandadas pelo médium?
“Umas são espontâneas, isto é, independentes da vontade de quem quer que seja; outras podem ser provocadas.”
LM item 60

Depois da combinação de fluidos, como o Espírito faz para movimentar um objeto?
“ele empresta à matéria uma espécie de vida factícia; a matéria se anima da vida animal. A mesa, que se move debaixo das vossas mãos, vive como animal; obedece por si mesma ao ser inteligente. Não é este quem a impele, como faz o homem com um fardo. Quando ela se eleva, não é o Espírito quem a levanta, com o esforço do seu braço: é a própria mesa que, animada, obedece à impulsão que lhe dá o Espírito.” LM item 74.XIII

Por que é que nem toda gente pode produzir o mesmo efeito e não têm todos os médiuns o mesmo poder?

“Isto depende da organização e da maior ou menor facilidade com que se pode operar a combinação dos fluidos.”
LM item 74 XIX
Que papel desempenha o médium nesse fenômeno?

“Já eu disse que o fluido próprio do médium se combina com o fluido universal que o Espírito acumula.” LM 74 XIV

Existem médiuns mais poderosos uns que os outros?
“(...) os médiuns gozam de maior ou menor poder, produzindo, por conseguinte, efeitos mais ou menos pronunciados. Muitas vezes, um poderoso médium produzirá sozinho mais do que vinte outros juntos.” LM item 61

Que fluido é esse que o médium doa para o fenômeno?
“o princípio vital reside no fluido universal; o Espírito tira deste fluido o envoltório semimaterial que constitui o seu perispírito e é ainda por, meio deste fluido que ele atua sobre a matéria inerte.” LM item 74.XIII
Qual o objetivo das manifestações físicas?
Dissemos atrás que as manifestações físicas têm por fim chamar-nos a atenção para alguma coisa e convencer-nos da presença de uma força superior ao homem. ”  LM item 85
Qual a evolução espiritual dos Espíritos usam esse tipo de manifestação?
Também dissemos que os Espíritos elevados não se ocupam com esta ordem de manifestações; que se servem dos Espíritos inferiores para produzi-las, como nos utilizamos dos nossos serviçais para os trabalhos pesados” -  LM item 85

 
4.            Prece final e passes

Avaliação:  
Aula no feriado enforcado de Corpus Christ, para 5 jovens com boa participação e muitas perguntas.

Não foi feito o Quiz; apenas as perguntas diretamente ao grupo. Tiveram bastante interesse. Levei também as fotos das materializações de Katie King.

Nenhum comentário:

Postar um comentário