Parábola do Joio e do Trigo
Casa
Espírita Missionários da Luz – Ciclo II - 18/11/2016
PRECE INICIAL
MATERIAL: Cópias da Parábola
para ser distribuído entre as crianças. Explicar as palavras difíceis da
Parábola.
Joio= É uma erva daninha. Muito conhecida no Oriente, que antes de
frutificar é tão parecida com o trigo que é impossível distingui-los. Só mais
tarde é que se acentuam as diferenças conforme vão crescendo.
A separação entre ambos se dá em função da sua própria evolução
intrínseca, cada qual apresentando suas características.
PRIMEIRO MOMENTO: Distribuir às crianças o texto e sugerir que você
leia uma única vez em voz alta e elas expliquem o significado do texto.
A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO
Um semeador, durante todo o dia, semeou grãos de trigo no seu
campo.
Ao pôr do sol voltou para casa, cansado, mas feliz por haver
realizado sua missão de trabalho. Semeara trigo e estava contente porque aquele
trigo seria, em breve, transformado em pão, para alimento de muita gente.
Porém, esse homem tinha um inimigo que invejava suas plantações. O
inimigo era mau e queria, a todo custo prejudicar as sementeiras do
fazendeiro.
"Que farei?" - pensava o inimigo. E teve a ideia maldosa
de semear pequenas pedras no campo de trigo; mas, poderiam ser retiradas e seu
ódio não ficaria satisfeito. Resolveu, então, semear joio onde o trigo havia
sido semeado. Foi esse o plano maldoso do inimigo do semeador.
O joio é uma planta muito parecida com o trigo, mas, não serve para a
alimentação do homem, podendo até envenená-lo. Eis porque o inimigo do
fazendeiro quis fazer a mistura do joio com o trigo no campo, visando
prejudicar a colheita e causar males aos que se alimentassem do produto daquele
campo.
O inimigo fez o que pensou. Durante a noite, enquanto o fazendeiro e
seus trabalhadores dormiam, o homem maldoso entrou no campo e semeou joio no
meio do trigal. Completada sua obra de ódio e ruindade, ele se retirou,
cuidadosamente.
Algum tempo depois, quando as espigas de trigo já surgiam no campo,
apareceu também o joio.
Então, os trabalhadores foram dizer ao fazendeiro o que haviam visto no
campo:
_ Senhor, não semeaste no campo somente boas sementes? Por que,
então, está nascendo joio no trigal?
O fazendeiro já havia descoberto tudo e respondeu aos
servidores:
_ Foi um inimigo que fez isso...
Os trabalhadores lhe perguntaram:
_ Senhor, quer que vá, agora mesmo, arrancar o joio?
O senhor, porém, lhes respondeu com uma explicação:
_ Não é possível fazer isso agora. Vocês sabem que o joio é muito
parecido com o trigo. Se vocês quiserem arrancar o joio, que foi plantado junto
com o bom grão, arrancará também o trigo, pois as raízes de ambos muitas vezes
se entrelaçam. Deixem que cresçam juntos, o joio e o trigo. Na época da
ceifa, eu direi aos ceifeiros que colham primeiro o joio e o atem em
feixes para queimá-lo; e depois juntem o trigo no meu celeiro. (Tavares,
Clóvis. in: Histórias que Jesus Contou. Editora Lake).
SEGUNDO MOMENTO: Deixar que as crianças expliquem o texto a sua
maneira, como entenderam. Após finalizar com a explicação do Evangelizador.
TERCEIRO MOMENTO: Atividade de fixação
QUARTO MOMENTO: ATIVIDADE - SEPARANDO GRÃOS: Para
ver quão difícil é separar coisas semelhantes, traga um pacote de grãos
misturados e peça às crianças para separarem em pilhas de acordo com o tamanho
ou o tipo ou cor (você pode misturar: lentilha, ervilha, feijão, milho).
Alternativa é trazer um pacote de chá mate (a granel) e perguntar às crianças
se veem alguma diferença. Depois, usando peneiras de vários tamanhos, ir
peneirando o chá e perceber que há tamanhos diferentes no chá: de pedaços
maiores a farelo fininho.
PRECE FINAL e ÁGUA FLUIDIFICADA:
Avaliação:
Aula para 13
evangelizandos com excelente participação e interesse.
Na atividade Separando os grãos, levei feijão azuki, lentilha e arroz integral e separei a turma em três grupos. Distribui um bocado de grãos para cada grupo e pedi que separem em montes por tamanho, cor e grãos inteiros e quebrados. Acharam muito difícil, porque " é tudo muito parecido" e fizeram comparação com o que aconteceu na Parábola e como é difícil julgar as pessoas, filtrar o certo do errado, que um deve aprender com o outro, etc.
Na atividade Separando os grãos, levei feijão azuki, lentilha e arroz integral e separei a turma em três grupos. Distribui um bocado de grãos para cada grupo e pedi que separem em montes por tamanho, cor e grãos inteiros e quebrados. Acharam muito difícil, porque " é tudo muito parecido" e fizeram comparação com o que aconteceu na Parábola e como é difícil julgar as pessoas, filtrar o certo do errado, que um deve aprender com o outro, etc.
Fonte: http://uniaoinfantil.blogspot.com.br/2011/03/parabola-o-joio-e-o-trigo-voces-ja.html
http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2010/12/parabola-do-joio-e-do-trigo.html
http://aprendizadocomamor.blogspot.com.br/2014/05/33-aula-parabola-do-joio-e-do-trigo.html
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