domingo, 15 de janeiro de 2017

A Parábola do Joio e do Trigo




Parábola do Joio e do Trigo
Casa Espírita Missionários da Luz – Ciclo II - 18/11/2016


PRECE INICIAL

MATERIAL: Cópias da Parábola para ser distribuído entre as crianças. Explicar as palavras difíceis da Parábola.
Joio= É uma erva daninha. Muito conhecida no Oriente, que antes de frutificar é tão parecida com o trigo que é impossível distingui-los. Só mais tarde é que se acentuam as diferenças conforme vão crescendo.
A separação entre ambos se dá em função da sua própria evolução intrínseca, cada qual apresentando suas características.

PRIMEIRO MOMENTO: Distribuir às crianças o texto e sugerir que você leia uma única vez em voz alta e elas expliquem o significado do texto.

A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO
  Um semeador, durante todo o dia, semeou grãos de trigo no seu campo.
 Ao pôr do sol voltou para casa, cansado, mas feliz por haver realizado sua missão de trabalho. Semeara trigo e estava contente porque aquele trigo seria, em breve, transformado em pão, para alimento de muita gente.
 Porém, esse homem tinha um inimigo que invejava suas plantações. O inimigo era mau e queria, a todo custo prejudicar as sementeiras do fazendeiro.
 "Que farei?" - pensava o inimigo. E teve a ideia maldosa de semear pequenas pedras no campo de trigo; mas, poderiam ser retiradas e seu ódio não ficaria satisfeito. Resolveu, então, semear joio onde o trigo havia sido semeado. Foi esse o plano maldoso do inimigo do semeador. 

O joio é uma planta muito parecida com o trigo, mas, não serve para a alimentação do homem, podendo até envenená-lo. Eis porque o inimigo do fazendeiro quis fazer a mistura do joio com o trigo no campo, visando prejudicar a colheita e causar males aos que se alimentassem do produto daquele campo.
O inimigo fez o que pensou. Durante a noite, enquanto o fazendeiro e seus trabalhadores dormiam, o homem maldoso entrou no campo e semeou joio no meio do trigal. Completada sua obra de ódio e ruindade, ele se retirou, cuidadosamente.
Algum tempo depois, quando as espigas de trigo já surgiam no campo, apareceu também o joio.
Então, os trabalhadores foram dizer ao fazendeiro o que haviam visto no campo:
 _ Senhor, não semeaste no campo somente boas sementes? Por que, então, está nascendo joio no trigal? 
    O fazendeiro já havia descoberto tudo e respondeu aos servidores:
 _ Foi um inimigo que fez isso... 
    Os trabalhadores lhe perguntaram: 
_ Senhor, quer que vá, agora mesmo, arrancar o joio?
   O senhor, porém, lhes respondeu com uma explicação:
_ Não é possível fazer isso agora. Vocês sabem que o joio é muito parecido com o trigo. Se vocês quiserem arrancar o joio, que foi plantado junto com o bom grão, arrancará também o trigo, pois as raízes de ambos muitas vezes se entrelaçam. Deixem que cresçam juntos, o joio e o trigo. Na época da ceifa, eu direi aos ceifeiros que colham primeiro o joio e o atem em feixes para queimá-lo; e depois juntem o trigo no meu celeiro. (Tavares, Clóvis. in: Histórias que Jesus Contou. Editora Lake).

SEGUNDO MOMENTO: Deixar que as crianças expliquem o texto a sua maneira, como entenderam. Após finalizar com a explicação do Evangelizador.

TERCEIRO MOMENTO: Atividade de fixação

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgg6sKfaTm5NM-DWTJHG6_Y7DCjR2CK4DdS1K6dpgdjOyJ4TGs__MkoQF-ZzCF3p5OqQWRHxpZ2zdR_94VDfvWpSmRlBdiAQC94-wWCKTqkEaxH9EucTohtDBBXPIsNZvLRbXxcbTe9i8Me/s1600/ATIVIDADE+Par%25C3%25A1bola+Joio+e+Trigo.JPG
QUARTO MOMENTO: ATIVIDADE - SEPARANDO GRÃOS: Para ver quão difícil é separar coisas semelhantes, traga um pacote de grãos misturados e peça às crianças para separarem em pilhas de acordo com o tamanho ou o tipo ou cor (você pode misturar: lentilha, ervilha, feijão, milho). Alternativa é trazer um pacote de chá mate (a granel) e perguntar às crianças se veem alguma diferença. Depois, usando peneiras de vários tamanhos, ir peneirando o chá e perceber que há tamanhos diferentes no chá: de pedaços maiores a farelo fininho.

PRECE FINAL e ÁGUA FLUIDIFICADA:

Avaliação:
Aula para 13 evangelizandos com excelente participação e interesse.
Na atividade Separando os grãos, levei feijão azuki, lentilha e arroz integral e separei a turma em três grupos. Distribui um bocado de grãos para cada grupo e pedi que separem em montes por tamanho, cor e grãos inteiros e quebrados. Acharam muito difícil, porque " é tudo muito parecido" e fizeram comparação com o que aconteceu na Parábola e como é difícil julgar as pessoas, filtrar o certo do errado, que um deve aprender com o outro, etc.


Fonte: http://uniaoinfantil.blogspot.com.br/2011/03/parabola-o-joio-e-o-trigo-voces-ja.html
           http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2010/12/parabola-do-joio-e-do-trigo.html
           http://aprendizadocomamor.blogspot.com.br/2014/05/33-aula-parabola-do-joio-e-do-trigo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário