terça-feira, 21 de junho de 2016

Leis Morais - O Bem e o Mal

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade – 17/06/2016

Tema: Leis Morais - O Bem e o Mal

Objetivos:
Entender que as Leis existem para o equilíbrio da natureza. Ela indica o que fazer e não fazer. Entender a regra áurea apresentada por Jesus como o resumo das leis morais: Amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Bibliografia:
  1. O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, pergs 120 à 122, 617, 629, à 646, 780, 860 e 861, 872, 919;
  2.  A Gênese, Allan Kardec, Cap. III - O Bem e o Mal;
  3.  Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. V, item 5, cap XI, item 2
  4. Encontro com a Paz e a Saúde, Joanna de Ângelis, Cap. item ‘O bem e o mal’


Material:  frase de A Gênese, em 2 pedaços de papel

Desenvolvimento:
5.      Hora da novidade e Prece Inicial
6.      Motivação:  ler o texto do Momento Espírita em anexo (O Mal existe?)
ð  O que vocês acham sobre esse texto?

Quem criou o mal?

Como podemos saber o que é mal e o que é bem?


7.       Desenvolvimento:
- Para entendermos essa questão de como saber o que é o bem e o mal, precisamos antes, entende um outro conceito: moral. O que é moral?
èdeixar que respondam e depois complementar.

Dicionário: O que é Moral:
Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. O termo tem origem no Latim “morales” cujo significado é “relativo aos costumes”.

èResposta na perg. 629 de O Livro dos Espíritos:  Que definição se pode dar da moral?
“A moral é a regra de bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal. Funda-se na observância da lei de Deus. O homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus.”

                        èescrever no quadro os 3 pontos principais, sublinhados acima. É fácil distinguir o bem do mal? O que é certo e o que é errado?
                        èserá que é igual para todo mundo essa percepção? Quem acha que sim e quem acha que não?
ð  Dividir em 2 grupos: o do SIM e o do NÃO.
ð  Colocar um grupo de frente para o outro. Cada grupo deve perguntar ao outro o por quê de sua resposta. Os grupos devem debater com argumentações. (O evangelizador não deve se envolver no debate; apenas deve observar).
ð  Quando os grupos concluírem suas argumentações e estiver esgotada a discussão, entregar a frase abaixo para cada grupo, escrita em uma folha (uma para cada grupo):

“Muita coisa, que é qualidade na criança, torna-se defeito no adulto. O mal é, pois, relativo e a responsabilidade é proporcionada ao grau de adiantamento. “ (Allan Kardec, A Gênese, Cap. III, item 10)
ð  Com essa frase de Kardec, o grupo deve verificar se tem algo a acrescentar e/ou ajustar em sua resposta.
èVoltando ao grupão, desenvolver a questão abaixo em exposição dialogada, anotando no quadro os pontos principais, para acompanhamento visual pelos jovens:

Como se desenvolve a moral?
==> decorrência natural da evolução, da necessidade de elaborar leis para organizar a vida em sociedade;
==> se adquire aos poucos, através das diversas reencarnações.

Kardec, na Gênese (Cap. III, 3), coloca duas naturezas dos males, físicos ou morais, que afligem a humanidade: aqueles que podem ser evitados  e os que não podem.

èQuais são os mais numerosos? Físicos ou Morais? Os causados pelos vícios humanos!

Os que ele não pode evitar, Deus lhe deu a inteligência para buscar evitar ou reduzir os efeitos; isso impulsiona o progresso pelo desenvolvimento da inteligência.

èE quais recursos tem o homem para evitar o mal, causado pelos vícios? (item 6)
==> consciência: guia seguro;
==> reveladores de todos os tempos, os messias;
==> desde a DE, os próprios Espíritos, que nos advertem sobre a observância das leis de Deus.

(item 7) Do próprio mal, Deus tira o bem: pelo excesso do mal, o homem sente a necessidade de buscar o bem. Assim, a moral vai se desenvolvendo.

è Os Espíritos disseram que a moral é a regra de bem proceder e funda-se na observância da lei de Deus. Em que consiste essa lei de Deus?
As leis morais “dizem respeito especialmente ao homem considerado em si mesmo e nas suas relações com Deus e com seus semelhantes. Contêm as regras da vida do corpo, bem como as da vida da alma”  LE. Perg 617

Como Deus criou todos os Espíritos? è simples e ignorantes! Vejam, que não os criou maus!

èO mal existe em nós? Com certeza! Somos espíritos imperfeitos, vivendo num mundo de expiações e provas. E no mundo de regeneração, o mal ainda existe. Então, temos o mal em nós!
O QUE FAZER ENTÃO?
Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?
“Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”  (LE perg 919)
            èprecisamos identificar o mal que reside em nós, para estarmos vigilantes (orai e vigiai).


8.      Conclusão:

Estando sujeito ao erro, não pode o homem enganar-se na apreciação do bem e do mal e crer que pratica o bem quando em realidade pratica o mal?  (perg. 632)
“Jesus disse: vede o que queríeis que vos fizessem ou não vos fizessem. Tudo se resume nisso. Não vos enganareis.”

(Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei eos profetas. (Mateus, 7:12.)
Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem. (Lucas, 6:31.)  Ev. Cap. XI, item 2)
èessa é a regra de ouro, que nos auxilia na hora da decisão das nossas escolhas, das nossas ações.


9.      Prece final.

Avaliação:
Aula para 3 jovens, desenvolvida somente com exposição dialogada.


Certo dia um professor ateu desafiou seus alunos com a seguinte pergunta:
"Deus fez tudo o que existe?"
Um estudante respondeu corajosamente: "Sim, fez!"
"Deus fez tudo, mesmo?" Insistiu o professor.
"Sim, professor" respondeu o jovem.
O professor replicou: "De Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe. E, considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, e somos a imagem e semelhança de Deus, então Deus é o mal.
O estudante calou-se diante de tal afirmativa e o professor ficou feliz por haver provado uma vez mais que a fé era um mito.

Outro estudante levantou sua mão e disse: "Posso lhe fazer uma pergunta, professor?"
"Sem dúvida", respondeu-lhe o professor.
O jovem ficou de pé e perguntou: "Professor, o frio existe?"
"Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?"

O rapaz respondeu: "Na verdade, professor, o frio não existe. Eu não sou especialista no assunto, mas, segundo as leis da física, o que consideramos frio é, na realidade, ausência de calor.Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor."

E a escuridão, existe?" Continuou o estudante.
O professor respondeu: "Mas é claro que sim."

"Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é, na verdade, a ausência da luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente."

Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor: "Diga, professor, o mal existe?"
Ele respondeu: "Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal."

Então o estudante disse: "O mal não existe, professor, ou, pelo menos, não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência do bem. O mal, como acontece com o frio e o calor, é um termo que o homem criou para descrever essa ausência do bem. Assim sendo, Deus não criou o mal. Deus criou o amor, a fé, que existem como existe a luz e o calor. Já o mal é resultado da falta de Deus nos corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz."

Diante da lógica da argumentação do aluno, o professor se calou, pensativo.


O mal não tem vida própria, é apenas a ausência do bem.
Onde o bem se faz presente o mal bate em retirada.
Já o amor é de essência divina, e está presente nos corações de todos os homens, mesmo que em estado latente, esperando a oportunidade de germinar, crescer e florescer.

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em história de autoria ignorada.

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