terça-feira, 19 de abril de 2016

Integração - Conhecendo-se pelas figuras




Aula Nº 1
Data: 12/02/2016
Tema: Integração - Conhecendo-se pelas figuras
Objetivo: Que os participantes se apresentem; memorizem os respectivos nomes; iniciem um relacionamento amistoso; desfaçam as inibições e que falem de suas expectativas.
Prece Inicial

DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO
1. Conhecendo-se pelas figuras

Material: Fita e CD/Música.

Figuras bem variadas recortadas de revistas, escolhendo-se três a cinco de um mesmo tema (flores, animais, roupas, paisagens...). Por exemplo, três a cinco flores (embora diferentes) três a cinco carros, cenas domésticas, etc.

Espalhar as figuras, sobre a mesa. Colocar música de fundo. Pedir que os participantes passem diante das gravuras, observando-as bem e depois cada um apanha a figura que mais lhe chamou a atenção. Formar grupos de acordo com o tema escolhido. Cada um diz seu nome e porque escolheu a figura, conversando para que se conheçam melhor. Um representante de cada grupo resumirá e apresentará as características comuns daqueles participantes aos demais.
2. Dinâmica do Balão.

OBJETIVO: Cooperação, Respeito e Valores Pessoais, União. Proporcionar a descontração e a integração entre as pessoas, além da análise da relação ganha - ganha dentro de um grupo.

MATERIAL: Uma bexiga para cada participante e um rolo de barbante.


DESENROLAR: O facilitador entrega para cada participante uma bexiga. Em seguida pede pra que cada um encha sua bexiga, amarre com o barbante e depois prenda no próprio tornozelo, em seguida passando o barbante para o próximo para que faça o mesmo, como forma de que todos fiquem conectados com pelo barbante.

Quando todos tiverem executado o que foi pedido, o facilitador solicita que todos se encaminhem para o centro da sala , pede para que os participantes enxerguem o balão como sendo o seu maior sonho e diz: “Aquele que me apresentar a bexiga cheia, ganha um prêmio.”. Normalmente, ao ouvir a ordem todos saem tentando estourar a bexiga um do outro, ao passo que bastaria que todos apresentassem suas bexigas para que todos ganhassem o prêmio.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO:

1.  Recolocar a ordem dada e questionar se em algum momento foi dito que somente um   deveria apresentar a bexiga cheia.
2.  Dentro de um grupo o que é mais importante a competição ou a cooperação?
3.  Como alcançamos a cooperação?
4.  Qual a importância da relação ganha - ganha dentro do grupo?
5.  Quais as possíveis implicações deste tipo de atitude para o indivíduo? Para o grupo? Como podemos minimizar a competição natural?


  No fim do debate ofereça a todos um chocolate ou algo simbólico, como forma de premiação pela reflexão sobre união.

Prece final

Avaliação:Momento bem descontraído, onde os evangelizandos participaram bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário