segunda-feira, 28 de março de 2016

Vícios Modernos

Casa Espírita Missionários da Luz – Mocidade – 25/03/2016

Tema: Vícios Modernos

Objetivos:
- Refletir sobre os vícios da atualidade, como ilusões que desviam o ser do caminho evolutivo;
- Relacionar os vícios com a sustentabilidade do planeta.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, 3ª parte, cap. V - Lei de Conservação, pergs 705, 706, 711, 712, 715; 4ª.parte perg 893 à 895 (As Virtudes e os Vícios)
O Evangelho, Cap. XVII – Sede Perfeitos, itens 5 e 6 (Parábola do Semeador)
Espelhos da Alma, Cap 8, item “As Ilusões Humanas” - pág 210
O Homem Integral, Joanna de Angelis/ Divaldo Franco, Cap. 1

Material: tiras de papel com a parábola do semeador, livro Espelhos da Alma

Desenvolvimento:
1.            Hora da novidade e Prece Inicial
2.            Motivação Inicial:
Levar a parábola dos talentos em pedaços de papel e distribuir entre os jovens, para que leiam na sequência da parábola.

èquem lembra dessa parábola e de sua interpretação?

– Quem quer que escuta a palavra do reino e não lhe dá atenção, vem o espírito maligno e tira o que lhe fora semeado no coração. Esse é o que recebeu a semente ao longo do caminho.

– Aquele que recebe a semente em meio das pedras é o que escuta a palavra e que a recebe com alegria no primeiro momento. – Mas, não tendo nele raízes, dura apenas algum tempo. Em sobrevindo reveses e perseguições por causa da palavra, tira ele daí motivo de escândalo e de queda.

– Aquele que recebe a semente entre espinheiros é o que ouve a palavra; mas, em quem, logo, os cuidados deste século e a ilusão das riquezas abafam aquela palavra e a tornam infrutífera.

– Aquele, porém, que recebe a semente em boa terra é o que escuta a palavra, que lhe presta atenção e em quem ela produz frutos, dando cem ou sessenta, ou trinta por um. (S. MATEUS, 13:18 a 23.)

3.            Jesus compara as sementes caídas no meio do espinheiro, com as pessoas que se deixam levar pelas ilusões (espinhos) do mundo e, com isso, ‘esquecemos’ o aprendizado que o Evangelho de Jesus nos traz.

ð  O que é uma ilusão?

- deixar que falem, e contar a história de Ulisses, da mitologia grega, quando retornava para casa, após a guerra de Tróia.  (ler o trecho do livro Espelhos da Alma, que cita essa passagem nas pág 210 e 211).

èpelo que vimos nesse mito de Ulisses e o canto da sereia, o que é ilusão?
- algo que nos empolga, nos fascina e que achamos, com veemência, que é muuuito necessário para nós; irresistível!
- e esse algo é, de fato, bom para nós? ènão! Nos impede de seguirmos o caminho que nos está destinado, ou nos retarda nesse caminho. No caso de Ulisses, a volta para casa; no nosso caso, a evolução.

4.            Hoje pensei em falarmos dos vícios modernos; um tema que vocês pediram para estudarmos. O que tem a ver os vícios com as ilusões?
ð  São muitas as ilusões da vida moderna: dinheiro, poder, imagem, prazer, etc.
ð  Nesse contexto da nossa reflexão, os vícios, como algo que nos encanta, nos fascina, que ficamos ansiando por fazer e quando começamos, não queremos parar, são ilusões, pois consomem nossas energias, nosso tempo (que é um recurso que não volta), e não nos fazem crescer espiritualmente. Nem mesmo nos fazem crescer nos nossos compromissos sociais (estudo, trabalho, convivência sadia com a família, com os amigos).

Pensando nisso, dois minutos para pensarmos nos vícios (ilusões) que temos! Que são como o canto da sereia... nos chamam...

Vamos compartilhar? O que identificaram como vícios, e os prejuízos que trazem para vocês.

5.            O que tem a ver os vícios com a sustentabilidade do planeta?
ð  Desperdícios. Tudo o que é produzido tem na linha de produção, um recurso natural, que é finito!
ð  Consumismo (alimentar o vício): da mesma forma, estamos incentivando a produção e ajudando a desperdiçar os recursos naturais.


6.            Colocar uma música suave, reduzir a luz, e fazer com a turma um exercício de relaxamento dos músculos, concentração na respiração, visualização de uma luz suave envolvendo o jovem, e encerrar com uma prece de agradecimento pela solicitude de Deus para com todos nós.

Avaliação:
Aula para 3 jovens (feriado de sexta-feira santa), com participação e interesse.

PARÁBOLA DO SEMEADOR
5. Naquele mesmo dia, tendo saído de casa, Jesus sentou-se à borda do mar; – em torno dele logo reuniu-se grande multidão de gente; pelo que entrou numa barca, onde sentou-se, permanecendo na margem todo o povo. – Disse então muitas coisas por parábolas, falando-lhes assim:
Aquele que semeia saiu a semear; – e, semeando, uma parte da semente caiu ao longo do caminho e os pássaros do céu vieram e a comeram.
 – Outra parte caiu em lugares pedregosos onde não havia muita terra; as sementes logo brotaram, porque carecia de profundidade a terra onde haviam caído. – Mas, levantanto-se, o Sol as queimou e, como não tinham raízes, secaram.
– Outra parte caiu entre espinheiros e estes, crescendo, as abafaram.
– Outra, finalmente, caiu em terra boa e produziu frutos, dando algumas sementes cem por um, outras sessenta e outras trinta.
– Ouça quem tem ouvidos de ouvir. (S. MATEUS, 13:1 a 9.)

Escutai, pois, vós outros a parábola do semeador. – Quem quer que escuta a palavra do reino e não lhe dá atenção, vem o espírito maligno e tira o que lhe fora semeado no coração. Esse é o que recebeu a semente ao longo do caminho. – Aquele que recebe a semente em meio das pedras é o que escuta a palavra e que a recebe com alegria no primeiro momento. – Mas, não tendo nele raízes, dura apenas algum tempo. Em sobrevindo reveses e perseguições por causa da palavra, tira ele daí motivo de escândalo e de queda. – Aquele que recebe a semente entre espinheiros é o que ouve a palavra; mas, em quem, logo, os cuidados deste século e a ilusão das riquezas abafam aquela palavra e a tornam infrutífera. – Aquele, porém, que recebe a semente em boa terra é o que escuta a palavra, que lhe presta atenção e em quem ela produz frutos, dando cem ou sessenta, ou trinta por um. (S. MATEUS, 13:18 a 23.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário