quarta-feira, 11 de março de 2015

Mecanismo da Prece

Casa Espírita Missionários da Luz – 27/02/2015
Pré-Mocidade – 11 à 14 anos
Tema: Mecanismo da Prece
Objetivos:
• Identificar a ação do poder energético da prece; • Identificar o tipo de energia tenho emitido ao Universo.
Bibliografia: O Livro dos Espíritos –perg 27, 30 à 33, 36, 659 à 664, 666, 997 E.S.E., Cap.XXVII, Item 10 A Gênese – Cap. II item 24, Cap. 27 (Pedi e Obtereis)
Preparação: levar um rolo de barbante; papel e lápis a cada um; música suave.
Desenvolvimento:
1. Hora da novidade e Prece Inicial
2. Motivação:
Distribuir a frase abaixo em pedaços de cartolina para que sejam colocadas em ordem pelos evangelizandos: “A prece é a maneira pela qual a criatura se liga ao Criador. É o meio de comunicação com Deus e com os planos mais altos da vida.” (Roteiro – Emmanuel, pt 3, cap.2, perg.659). Cada evangelizando deve receber um dos pedaços e pedir para que tentem montar a frase.
Levantar com eles, a importância e os benefícios da prece:
- a paz e serenidade de espírito; principalmente nas dificuldades, quando mais precisamos de serenidade; - sintonia com os nossos amigos espirituais, para melhor percebermos seus conselhos úteis; - melhor percepção das escolhas a serem feitas no nosso dia-a-dia; - além de benefícios próprios, também podemos orar por nossos irmãos em Deus.
A prece resolve nossos problemas? ==> não; somente nós próprios podemos resolver nossos problemas; a prece é a luz que nos mostra o que fazer, mas a ação é nossa!
3. Perguntar como nossa prece chega até Deus. Ouvir as respostas e anotar no quadro os conceitos de Deus – Espírito – Matéria – FCU (LE perg 27 e seguintes).
4. Atividade de fixação do conteúdo: Pedir que todos fiquem em pé, num círculo, para que possamos perceber esse processo da transmissão do pensamento. Enrolar a ponta do barbante no dedo, e jogar o rolo para um dos evangelizandos, dizendo ao mesmo tempo, o seu (de quem jogou) nome. Todos devem fazer isso até que o barbante esteja enrolado em um dedo de cada participante do círculo.  Com isso eles também vão se conhecendo.
Falar da teia formada pelo barbante, como sendo o FCU, que nos mantém todos conectados. Quando emitimos um pensamento, ele percorre a teia e, dependendo da energia desse pensamento, chega ao destino desejado. A pouca energia, aqui nesse exemplo, seria como se alguém soltasse o barbante do dedo: nosso pensamento não chegaria ao destino.
E o que seria essa pouca energia? prece só com os lábios, sem que o sentimento estivesse “energizando” as palavras.
Dar papel e lápis a cada um, para que escrevam, após refletirem por alguns minutos, que tipo de prece tem feito, o que tem estado presente em seus pensamentos nos momentos de prece nos últimos dias. Passar as perguntas do anexo, para auxiliar na reflexão.
Colocar música suave durante o exercício.
Ao acabarem, pedir que, cada um em silêncio, leia o que escreveu. Depois, perguntar se alguém gostaria de dividir suas impressões sobre a qualidade de sua prece, de modo geral.
Finalizar que a prece é um instrumento poderosíssimo e que nos auxilia muito, além de exercitar a nossa mente para a conexão com os nossos mentores espirituais.
5. Prece final
Avaliação: Aula boa com participação e em torno de 10 evangelizandos. Levaram em torno de 10 minutos para fazerem a frase, com participação de todos. A atividade da teia foi muito boa. Fizemos a formação e desfizemos a teia na atividade. Não foi feita a atividade do formulário.
Anexo:
Formulário Refletindo sobre minha prece:
- quantas vezes tenho orado por dia?
- quais pensamentos tem sido enviados a Deus em minhas preces?
- tenho feito pedidos?
- tenho agradecido?
- como me sinto após orar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário