sábado, 10 de novembro de 2012

As Bem-Aventuranças

Casa Espírita Missionários da Luz
Evangelização Espírita Infanto-Juvenal
I Ciclo - 7 e 8 anos
Tema: As Bem-Aventuranças 02/11/2012
Objetivos:
Apresentar as bem-aventuranças às crianças; Levar as crianças a compreenderem o significado de cada bem-aventurança; Conscientizar as crianças da necessidade da vivência do amor ensinado por Jesus.
Bibliografia: O Evangelho Segundo o Espiritismo, Caps. V, VII à X; Parábolas e Ensinos de Jesus - Cairbar Schutel
Motivação:
Apresentar um cartaz com as Bem-Aventuranças e explicar quem bem aventurado é aquele que é feliz. Jesus costumava fazer suas pregações ao ar livre, em locais onde havia bastante espaço para as multidões que queriam ouvi-lo. Em uma dessas pregações, chamada de "Sermão da Montanha", Jesus disse:
"Bem-aventurados os pobres de espírito porque é deles o reino dos céus;
Bem-aventurados os mansos porque eles possuirão a Terra;
Bem-aventurados os que choram porque serão consolados;
Bem aventurados os que têm fome de sede e de justiça, porque serão fartos;
Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia;
Bem-aventurados os que têm coração puro, pois verão a Deus;
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus"
Desenvolvimento:
Desenvolver o conteúdo com exposição dialogada, escrevendo as principais virtudes de cada bem-aventurança no quadro para fixação.
Com essas bem-aventuranças, Jesus nos mostrou o caminho para que pudéssemos ser felizes. Vamos estudar cada uma dessas bem-aventuranças para que possamos aprender como devemos agir em nossos dias, para sermos bem-aventurados.
Vamos ver a primeira delas:
"Bem-aventurados os pobres de espírito porque é deles o reino dos céus”.
Jesus chamou de bem-aventurados, isto é, chamou de felizes, aqueles que são pobres de espírito. É comum se ouvir dizer: “Coitado, é um pobre de espírito” para os ignorantes. Mas, quando Jesus disse: “Bem-Aventurados os Pobres de Espíritos” Ele não quis dizer que são os desprovidos de inteligência, de estudo, cultura ou os pobres do ponto de vista material. Ele queria dizer com essa expressão que são “pobres de espíritos” os humildes e simples de coração.
Que é ser humilde?
É aquele que se faz pequeno e não tem pretensão de ser melhor ou primeiro, superior a ninguém. Eles são simples, valorizam e contentam-se com o que tem e não ambicionam as coisas dos semelhantes. São modestos, sinceros e francos. Não se ofendem, nem se indignam. Não se envaidecem pelo que sabem e calam-se diante dos pretensiosos e orgulhosos, por que sabem que todo o saber que alguém pode ter aqui na Terra, é muito pequeno perante o saber do infinito! É importante notar que ser humilde não é viver na miséria. O pobre que é humilde sabe aceitar sua situação com resignação e o rico, que é humilde sabe aproveitar sua riqueza em favor do próximo, porque, acima de tudo, a humildade é riqueza espiritual.
Para os humildes, Jesus disse que são felizes por que o reino dos céus, é deles; por que viverão felizes junto dos Anjos aqui na Terra e também quando forem para o mundo espiritual.
Qual a virtude dessa bem-aventurança? Humildade
Vejamos a segunda:
“Bem-aventurados os mansos porque eles possuirão a Terra”
Ser manso e pacífico é ser paciente com todas as pessoas e em todas as situações, é não se deixar irritar por qualquer motivo. Não se importar se alguém falou isto ou aquilo a nosso respeito ou pegou sem pedir alguma coisa nossa. Se nós temos que aprender muitas coisas para nos tornarmos melhores, pessoas realmente boas, também as pessoas que estão a nossa volta precisam aprender muito. Somos todos imperfeitos e portanto, devemos perdoar um ao outro. Se começarmos a tratar o outro de uma forma melhor, mais educada, esta pessoa passará a gostar mais da gente e nos tratará também melhor. Daí, seremos verdadeiros amigos e conseguiremos viver melhor em comunidade.
Ser manso é não agredir, não usar violência. Herdarão a Terra porque aqui vão reencarnar no futuro, quando a Terra for um planeta de Regeneração, apenas os Espíritos que também evoluírem espiritualmente.
“A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração, forças ativas ambas, porquanto carregam o fardo das provações que a revolta insensata deixa cair.” (Evang. Cap.XI, item 8).
Quais são as virtudes dessa bem-aventurança? Paciência, Resignação, Obediência
Vamos à terceira: “Bem-aventurados os que choram porque serão consolados”
Mas será que Jesus estava falando para aquele que caiu e esfolou o joelho? Ou será para aquele que perdeu um dente? Ou para aqueles que não ganharam o vídeo-game, computador, celular no natal ou aniversário? Não! Jesus falava para os que choram com dificuldades na vida e não se revoltam não se queixam e se resignam.
Se resignar é aceitar situações que não podemos mudar, com serenidade, paciência e fé. Outra virtude que anda junto da resignação é a obediência. OBEDIÊNCIA e RESIGNAÇÃO são duas forças necessárias ao nosso relacionamento com as pessoas e as coisas da vida.
Tem coisas que não podemos mudar, temos que aceitá-las, sem revolta. Esse é o bem sofrer.
Quem dá um exemplo?
separação de nossos pais. O que podemos fazer? Apenas amá-los e pedir a Deus que cada um seja feliz em sua nova escolha; morte de um querido nosso: vovó, bichinho de estimação. O que podemos fazer? Nada! Termos fé de que eles estão bem, vivendo em outra dimensão da vida.
Tem coisas que podemos mudar para acabar o sofrimento. Nesse caso, temos que agir para acabar com o mal.
Quem dá um exemplo?
doença – tomar os remédios e seguir a orientação do médico; dificuldade na prova na escola – estudar mais, querendo aprender.
Quais são as virtudes dessa bem-aventurança? Obediência e Resignação. As mesmas da outra bem-aventurança.
Vamos à quarta: “Bem aventurados os que têm fome de sede e de justiça, porque serão fartos”
Ter fome e sede de justiça é acreditar na justiça de Deus, e em sua bondade e sabedoria.
São bem-aventurados aqueles, de qualquer classe social, procuram, que de consciência tranqüila, seguem as pegadas de Jesus, agindo de conformidade com os mais altos ideais de justiça e retidão, respeitando escrupulosamente os direitos de seus semelhantes, procurando tirar de sua atuação o maior resultado possível para a evolução própria e o bem alheio.
Quais são as virtudes dessa bem-aventurança? Fé e Justiça.
Vamos à quinta:
“Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia”
Ser misericordioso é compreender e perdoar o irmão, esquecendo a ofensa. É não julgar; não ver, enfatizar os defeitos do outro, mas suas suas qualidades.
O que Jesus promete aos misericordiosos? Receber misericórdia! Por quê precisamos de misericórdia? Por que ainda temos muitos defeitos e ficamos felizes quando as pessoas desculpam as coisas erradas que ainda fazemos, quando nos esforçamos para mudar e não voltar a errar.
Quais as virtudes dessa bem-aventurança? Perdão e Indulgência.
Vamos à sexta:
“Bem-aventurados os que têm coração puro, pois verão a Deus”
Ser limpo de coração é não ter maldade, desejar e agir para o bem de todos. Qual a recompensa que Jesus promete aos puros? Ver a Deus! Entender Deus e a criação!
Quais as virtudes dessa bem-aventurança: Pureza, Bondade
Vamos à sétima:
“Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus"
Ser pacificador, pacífico, é procurar viver em paz, apaziguar em todas as situações. Jesus diz que os pacificadores serão chamados filhos de Deus, por quê? Por que fazem a vontade do Pai, semeando a Paz.
Quais são as virtudes dessa bem-aventurança? Doçura, pacificação
Fixação:
Atividade: Este sou eu
Tipo de atividade: Criação de um livro
Objetivo: Adquirir confiança, gostar de si mesmo, descobrir-se como ser único que traz ao mundo uma vocação individual.
Material: Duas folhas dobradas ao meio para cada criança, de modo que se tenha um livrinho de 8 páginas + capa. No alto de cada página, o título; lápis de cor, canetinha; grampeador.
Modelo do livro:
1a. Folha – Capa
Virtudes das Bem-Aventuranças: (lado esquerdo da folha)
Humildade Paciência Obediência Resignação Perdão Indulgência Fé Justiça Doçura Pacificação Pureza Bondade
Lado direito da folha
Este sou EU
Essa é a minha história
1a Folha - verso
Página 01
Título: Eu e Minha Família Rodapé: Seguimos Jesus
Página 06 Título: Quero Dizer às Pessoas da Terra Rodapé: Somos Amigos de Jesus
2a.Folha
Página 05 Título: Algum Dia Quero Poder... Rodapé: Seguimos Jesus
Página 02 Título: Meus Melhores Amigos Rodapé: Jesus
2a.Folha - verso Página 03 Título: Sinto que Nasci para... Rodapé: Jesus
Página 04 Título: O que Mais Gosto de Fazer Rodapé: Somos Amigos de Jesus
Como Aplicar:
1) Todos nós estamos escrevendo histórias: as histórias de nossas próprias vidas. Existem pessoas que colocam histórias em livros. São os escritores. Hoje, todos nós vamos ser escritores, e contar um pouco sobre nossas vidas.
2) Entregue um livrinho para cada criança, e explique que deve escrever as páginas pela ordem de seus números.
3) A capa será feita por último. Conterá o nome da criança do jeito que ela quiser fazer: colagem, desenho, etc. e também seu auto-retrato.
4) Para os menores, enfatize o desenho. Para os maiores, a escrita.
5) Proponha às crianças que emprestem seus livros entre si, no próprio tempo da aula.
Obs.: Aula elaborada a partir de aulas obtidas de sites de evangelização.
Avaliação:
Aula junto com o II ciclo, com 6 crianças no total. Boa participação. A atividade do livrinho foi um sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário