segunda-feira, 20 de abril de 2009

10 - Prece

Tema: Prece (qualidade, eficácia e ação)

Objetivos: identificar o valor da prece para a manutenção da sintonia com os Espíritos Superiores. Enumerar os benefícios da prece para o Espírito. Reconhecer que as preces são atendidas segundo a vontade de Deus, que tudo sabe, e nem sempre conforme pedimos.
A prece é a comunhão do homem com Deus. Temos necessidade de orar para ficarmos ligados com o mundo espiritual superior. O poder da oração se evidencia nos resultados que obtemos: paz, confiança, equilíbrio, ajuda para os problemas - físicos, materiais, espirituais – e se for da vontade divina, a cura para muitos dos nossos males e problemas.

Bibliografia:
KARDEC, Allan. Pedi e obtereis. In: _____. O Evangelho segundo o Espiritismo.
_____. Da lei de adoração. In: _____. O Livro dos Espíritos.
XAVIER, Francisco C. Comunhão com Deus. In: _____. Boa nova.
_____. Ora e confia. In: _____. Amizade.

Desenvolvimento:
a) Distribuir a mensagem “Ora e confia”. Ler e comentar.
b) Dependendo do número de participantes, formar duplas ou mais grupos para analisar o texto e responder as questões propostas no anexo.

Anexos (histórias utilizadas, descrição de técnicas, músicas, jogos, etc.)

A prece
A prece é uma invocação, e através dela o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objetivo um pedido, um agradecimento, ou uma glorificação. Podemos orar por nós mesmos ou por outros, pelos vivos ou pelos mortos. As preces feitas a Deus são atendidas pelos Espíritos encarregados da execução de suas vontades; as que se dirigem aos bons Espíritos são reportadas a Deus.

Qualidades da prece
1. Quando orar, não façam como os hipócritas, que, afetadamente, oram de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas para serem vistos pelos homens. Quando quiser orar, entre em seu íntimo, ore a vosso Pai em segredo; e vosso Pai, que vê o que se passa com você, lhe dará a recompensa.
Não peçam muito nas suas preces, ao pensar que pela multiplicidade das palavras é que serão atendidos. Nosso Pai sabe das nossas necessidades, antes de Lhe pedir. (S. Mateus, cap. VI, vv., 5 a 8.)
2. Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu, o outro publicano. O fariseu, conservando-se de pé, orava assim, consigo mesmo: “Meu Deus, graças a Ti por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem mesmo como esse publicano. Jejuo duas vezes na semana; dou o dízimo de tudo o que possuo”.
O publicano, ao contrário, conservando-se afastado, não ousava, sequer, erguer os olhos ao céu; mas, batia no peito, dizendo: “Meu Deus, tem piedade de mim, que sou um pecador”.
Declaro que este publicano voltou para a sua casa, justificado, e o outro não; porque aquele que se eleva será rebaixado e aquele que se humilha será elevado. (S. Lucas, cap. XVIII, vv. 9 a 14.)
3. Jesus definiu claramente as qualidades da prece. Quando orar, diz ele, não se coloque em evidência; antes, ore em segredo. Não é preciso orar muito, pois não é pela multiplicidade das palavras que seremos escutados, mas pela sinceridade delas. Orar, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu.

* Quais as qualidades da prece?

Eficácia da prece
Desta frase: “Será concedido o que quer que pedir pela prece”, seria ilógico deduzir que basta pedir para obter e seria injusto acusar a Providência de não responder a todo pedido que se faça, uma vez que ela sabe, melhor do que nós, o que é para o nosso bem. É como um pai amoroso que recusa ao filho o que seja contrário aos seus interesses. Em geral, o homem apenas vê o presente. Se o sofrimento é de utilidade para a sua felicidade futura, Deus o deixará sofrer, como o cirurgião deixa que o doente sofra as dores de uma operação que lhe trará a cura.
O que Deus lhe concederá sempre, se ele pedir com confiança, é a coragem, a paciência, a resignação. Também lhe concederá os meios de sair por conta própria das dificuldades, através das sugestões que os bons Espíritos lhe darão, dessa forma deixando-lhe o mérito da ação.
Ele dá assistência os que se ajudam a si mesmos, de acordo com esta frase: "Ajuda-te, que o Céu te ajudará"; não assiste, porém, os que tudo esperam de um socorro estranho, sem fazer uso das faculdades que possui. Entretanto, na maioria das vezes, o que o homem quer é ser socorrido por milagre, sem gastar o mínimo esforço.

* Qual o verdadeiro significado da frase: “Tudo que pedir através da prece, lhe será concedido”?

Ação da prece - Transmissão do pensamento
1. O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento. Precisamos nos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, assim como nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera. Esse fluido recebe uma impulsão da vontade; ele é o veículo do pensamento, como o ar é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são limitadas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito. Dirigido o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo o pensamento de um ao outro, como o ar transmite o som.
A energia da corrente guarda proporção com a do pensamento e da vontade. E assim que os Espíritos ouvem a prece que lhes é dirigida, qualquer que seja o lugar onde se encontram; é assim que os Espíritos se comunicam entre si e nos transmitem suas inspirações.
2. Pela prece, o homem obtém a ajuda dos bons Espíritos que correm para sustentá-lo em suas boas resoluções e a inspirar-lhe idéias sãs. Ele adquire, desse modo, a força moral necessária para vencer as dificuldades e a voltar para o caminho reto, se dele se afastou. Por esse meio, pode também desviar de si as coisas ruins que atrairia pelas suas próprias faltas.
3. Está no pensamento o poder da prece. Não depende nem das palavras, nem do lugar, nem do momento em que seja feita. Pode-se, portanto, orar em toda parte e a qualquer hora, a sós ou em comum. A influência do lugar ou do tempo só se faz sentir nas circunstâncias que favoreçam o recolhimento. A prece em comum tem ação mais poderosa, quando todos os que oram se associam de coração a um mesmo pensamento e mesmo objetivo, porque é como se muitos falassem juntos e ao mesmo tempo. Mas, que importa seja grande o número de pessoas reunidas para orar, se cada uma atua isoladamente e por conta própria? Cem pessoas juntas podem orar como egoístas, enquanto duas ou três, ligadas por uma mesma aspiração, orarão quais verdadeiros irmãos em Deus, e mais força terá a prece que lhe dirijam do que a das cem outras.

* Como funciona a transmissão do pensamento?
* Para que serve a prece? Ela depende das palavras? Explique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário