segunda-feira, 30 de março de 2009

Lei de Evolução



Lei de Evolução - Evolução material e espiritual
Pré-Mocidade - 13 e 14 anos 27/03/09
Bibliografia:

O Livro dos Espíritos – Terceira parte – Cap. VIII - (776 a 802)
O Evangelho Segundo o Espiritismo
Cap. III – Há muitas moradas na casa de meu Pai.
Cap. XI – item 8 – A Lei de Amor.
A Gênese - Cap. XVIII – Os tempos são chegados; Cap. XI – Gênese Espiritual ´itens 10 à 15;
O Céu e o Inferno - 1a. parte – cap. III – item 7 e seguintes.
Estudos Espíritas – Cap. 9 – Progresso – Divaldo P. Franco / Joanna de Ângelis
Jesus no Lar – Cap. 43 – A Glória do Esforço – Chico Xavier / Neio Lucio

Objetivos:
Identificar o progresso como uma lei natural;
Reconhecer as duas espécies de progresso: intelectual e moral;
Identificar o progresso moral como conseqüência do progresso intelectual;
Perceber que tudo se encadeia na ordem de evolução;
Identificar que a medida que o Espírito progride, tido a sua volta progride também.

Prece inicial
Desenvolvimento:
1. Iniciar perguntando às jovens como as pessoas viajam hoje em dia: carro, avião, barco, trem; Como se comunicam: telefone, internet, celular, rádio...

E antigamente? Como era? => deixar que falem, e depois citar algumas conquistas da ciência:
 Alexander Graham Bell, o inventor do telefone, nasceu em Edinburgo, na Escócia, em 1847; em 14 de fevereiro de 1876, solicitou a patente pelo "telefone elétrico falante";
 que Thomas Alva Edison estudou e trabalhou muito para criar a lâmpada elétrica, fez milhares de tentativas para conseguir o sucesso almejado;
 que as vacinas e os remédios são utilizados após anos de pesquisa e trabalho;
 o primeiro povo que utilizou a escrita, que origina os livros, foram os Simérios, que viviam no sul da Mesopotâmia (hoje Oriente Médio), há 3.000 a.C;
 que a água encanada é resultado de trabalho e pesquisa de muitas pessoas.
Pedir, por um momento, que eles imaginem a vida sem água encanada, sem remédios, sem escrita, sem telefone.

Concluir que evoluir é importante, muda para melhor a vida das pessoas (água encanada, luz elétrica), saúde (vacinas, remédios), divulga o conhecimento (livros).

2. Perguntar que tipo de evolução é esta? Evolução Material. Essa evolução não acontece de um momento para outro, é fruto de muita pesquisa, trabalho, esforço e persistência.
Levar um cartaz (ou escrever no quadro) EVOLUÇÃO = ESTUDO + ESFORÇO + TRABALHO + PERSISTÊNCIA.

3. Perguntar que outro tipo de evolução existe? Evolução espiritual. Evoluímos espiritualmente quando, através de nossas atitudes e pensamentos, nos esforçamos para ser uma pessoa melhor.

Também essa evolução não acontece de uma hora para outra, precisamos de:
ESTUDO: analisar nossas atitudes para ver como podemos mudar;
ESFORÇO E PERSISTÊNCIA é preciso esforçar-se para ser uma pessoa melhor, mais caridosa, mais fraterna. A mudança não ocorre de um dia para outro; ninguém diz:"agora tenho paciência" e passa a sempre ter paciência; é preciso esforçar-se para, a cada situação, ser paciente, até que tenha realmente desenvolvido a virtude da paciência. Não se pode desistir, é necessário perseverar, continuar tentando, dedicar-se a mudar;
TRABALHO: trabalhar-se internamente, vigiando as atitudes para ser alguém que toma as decisões certas, é educado, gentil, faz o bem, respeita os outros; é um trabalho interno de melhoria, onde a pessoa, por meio do seu esforço, se torna melhor.

4. E nossos corpos? Sempre foram com é hoje?
==> mostrar gravura da evolução do homem, do macaco até o hoje.
==> Por que será que houve essa mudança? Quem foi responsável por essa mudança?
===> os próprios Espíritos que habitavam esses corpos.
O que essa gravura mostra? ==> que nossos corpos mudam de acordo com a evolução do Espírito que o habita. ===> nós é que modelamos nossos corpos! Temos os corpos que precisamos para evoluir. Da mesma forma que nossa casa vai melhorando, conforme vamos melhorando financeiramente de vida.

5. É possível não evoluir? ==> Concluir que o progresso é uma lei de Deus, natural e que é impossível resistir. Tudo e todos evoluímos sempre!

6. Onde estão os Espíritos que viviam na época das charretes, há 200 anos atrás?
==> concluir que são os mesmos Espíritos que evoluíram e estamos aqui hoje.

7. E nosso planeta Terra? Também evolui? ==> como nosso corpo que evolui a partir do Espírito que o habita, também os planetas evoluem a partir da condição evolutiva dos Espíritos que nele se encarnam.

8. Distribuir a cada criança o desenho de um coração, a fim de que eles escrevam em um dos lados uma qualidade que eles possuem e no outro lado uma atitude que eles desejam melhorar ou uma virtude que eles queiram conquistar (evolução espiritual).

9. Ensinar a movimentar os dedos indicadores e polegares juntos, simulando o movimento de descida e subida. Mostrar que com o exercício, a repetição, vai ficando mais fácil.... Assim, também com nossa aquisição de virtudes.... esforço, repetição, para depois então, ficar automático. Nesse instante, teremos evoluído nesse ponto...

Prece de encerramento

Avaliação:

Aula dada para 3 meninas, com bastante participação e interesse.
Não foi realizada a atividade 8.

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