terça-feira, 3 de junho de 2025

Perispírito – Chave dos fenômenos espíritas

 Casa Espírita Missionários da Luz Juventude: > 14 anos

02 e 09/05/2025

Tema: Perispírito – Chave dos fenômenos espíritas

Objetivos:

Estudar o perispírito e suas funções e características.

Bibliografia:

- O Livro dos Médiuns, 2ª parte, itens 54 à 59, 75, 99, 105, 106, 109;

O Livro dos Espíritos, 2ª parte, perg. 257 (sensações dos Espíritos); perg. 27, 93 à 95,187;

A Gênese, Cap. XIV, itens 07 à 23;

Obras Póstumas, 1ª parte, ‘O perispírito como princípio das manifestações.


Material: LM, A Gênese, LE, cópias dos textos para os grupos


Desenvolvimento:

1. Novidades da semana.

2. Exercício de respiração profunda e prece inicial

3. Falar ao grupo que o nosso objetivo é estudar o perispírito. Como nem todos já estudaram esse assunto, vamos começar pelo princípio!

a) Perguntar ao grupo:

- quem pode definir o que é o perispírito? Depois da resposta, ler a perg. 93 do LE:

LE, perg. 93. O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?

Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.”

- relembrando: de quê que é formado o perispírito? Depois de responderem, fazer no quadro o diagrama da trindade da criação, conforme perg. 27 de o LE, reforçando que tanto o perispírito quanto o corpo são originários do elemento material.


b) Propor a discussão de subtemas sobre o assunto Perispírito em 3 grupos:

i. Funções (pra que serve, como é usado)

ii. Propriedades (características: como é?)

iii. Forma e evolução do perispírito nos diferentes mundos

==> formar os 3 subgrupos, entregando a cada um o texto de estudo.

c) Apresentação dos grupos – complementar após cada apresentação:

Grupo 1 – Funções do perispírito (pra que serve, como é usado)

- a ideia de forma é inseparável da de Espírito, portanto, o perispírito faz parte integrante do Espírito

- Serve para identidade do Espírito pois para dar-se a conhecer pode, em sendo necessário, tomar a aparência exata que tinha quando vivo

- serve de ligação entre a alma e o corpo

- é o intermediário de todas as sensações que o Espírito percebe e pelo qual transmite sua vontade ao exterior e atua sobre os órgãos do corpo.

- é para o Espírito o que o corpo é para o homem: o agente ou instrumento de sua ação.

- no encarnado, desempenha preponderante papel no organismo físico;

- põe o Espírito encarnado em relação mais direta com os Espíritos livres e também com os Espíritos encarnados;

- assimila os fluidos espirituais com facilidade, como uma esponja se embebe de um líquido;

- como reage sobre o organismo material com que se acha em contacto molecular, sendo os eflúvios permanentes e enérgicos, se forem maus podem ocasionar certas enfermidades;

- O perispírito, portanto, é uma couraça a que se deve dar a melhor têmpera possível: protege o corpo;

- é o órgão sensitivo do Espírito, por meio do qual este percebe coisas espirituais: o Espírito vê, ouve e sente, por todo o seu ser, tudo o que se encontra na esfera de irradiação do seu fluido perispirítico;

- no encarnado, pode se alongar e transportar-se a um ponto distante, quer sobre a Terra, quer do espaço;

- emanação desse fluido do perispírito constitui o médium de influências físicas;

- para ser visível, a modificação do perispírito se opera mediante sua combinação com o fluido peculiar ao médium;

- O perispírito é o princípio de todas as manifestações mediúnicas.

Grupo 2– Propriedades do perispírito (características: como é?)

1.Plasticidade

é flexível; pode modificar sua aparência pois amolga-se à vontade do Espírito;

- se dilata ou contrai, se transforma: presta-se a todas as metamorfoses, de acordo com a vontade que sobre ele;

- fotografa os pensamentos do Espírito.

==> Alterações morfológicas que ocorrem em função dos contínuos comandos mentais do Espírito.

==> Pode tomar a forma de um animal (ex. Lobo) consciente ou inconsciente.

2.Expansibilidade – se expande, irradia, emancipação da alma;

3.Penetrabilidade – a matéria não é obstáculo à passagem do Espírito;

- Tudo de acordo com o poder mental. Pode se achar preso se acreditar nisso.

4.Absorvente

O perispírito, por sua natureza fluídica, é capaz de absorver fluidos do ambiente em que se encontre (benefícios dos passes);

- o pensamento do Espírito atua sobre o perispírito que atua sobre o corpo físico.

==>Capacidade de assimilar essências materiais:

Através do perispírito o Espírito desencarnado absorve os fluidos dos alimentos, do fumo do álcool.

5.Tangibilidade

pode se tornar palpável, tangível e, rapidamente, voltar à invisibilidade;

- pode apresentar força, temperatura, como um corpo físico.

==> Através do concurso de um médium de efeitos físicos, é possível ao Espírito materializar seu perispírito, tornando-se visível e tangível. Ex.: materializações de Katie King nas experiências do cientista William Crookes; Jesus ressuscitado.

Grupo 3 – Forma e evolução do perispírito nos diferentes mundos

- formado do fluido cósmico universal de cada globo onde vive;

- passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório;

- tem a forma que o Espírito queira: basta pensar que muda a aparência de seu perispírito;

- a forma humana se nos depara entre os habitantes de todos os globos, encarnados ou não;

- o envoltório perispirítico de um Espírito se modifica com o progresso moral do Espírito;

- a constituição íntima do perispírito dos habitantes de um planeta não é a mesma pois depende do nível evolutivo do Espírito.

d) Passes coletivos e prece.

e) Avaliação

Encontro em duas semanas.

02/05/25: Encontro com 10 jovens, com boa participação. Não deu tempo de fazermos os estudos nos grupos, pois eles estavam muito falantes! Uma das jovens contou que precisou, por motivos de saúde, depois de muito resistir, introduzir peixe na dieta. Faz anos que ela não comia nada de carne… Aí entramos na questão da alimentação saudável, das necessidades do corpo, e lá se foram uns 30 minutos. Depois falamos genericamente sobre o perispírito não dando tempo para as reflexões nos grupos.

09/05/25 – Encontro conduzido pelo Luiz Henrique, com 12 jovens, com boa participação. Foram feitos os 3 grupinhos pra eles levantarem as características e funções do perispírito. Aprofundaram o assunto. Muito bom; rendeu bastante; os grupos leram, debateram, tiraram bastante dúvidas.

f) Anexos


Grupo 1 – Funções do perispírito (pra que serve, como é usado)

O Livro dos Médiuns, 2ª parte

Item 54. Numerosas observações e fatos irrecusáveis, de que mais tarde falaremos, levaram à consequência de que há no homem três componentes:

1º, a alma, ou Espírito, princípio inteligente, onde tem sua sede o senso moral;

2º, o corpo, invólucro grosseiro, material, de que ele se revestiu temporariamente, em cumprimento de certos desígnios providenciais;

3º, o perispírito, envoltório fluídico, semimaterial, que serve de ligação entre a alma e o corpo.

(...)

Esse segundo invólucro da alma, ou perispírito, existe, pois, durante a vida corpórea; é o intermediário de todas as sensações que o Espírito percebe e pelo qual transmite sua vontade ao exterior e atua sobre os órgãos do corpo.

(...) quer durante a sua união com o corpo, quer depois de separar-se deste, a alma nunca está desligada do seu perispírito.

Item 55 (…) qualquer que seja o grau em que se encontre, o Espírito está sempre revestido de um envoltório, ou perispírito, cuja natureza se eteriza, à medida que ele se depura e eleva na hierarquia espiritual.

De sorte que, para nós, a ideia de forma é inseparável da de Espírito e não concebemos uma sem a outra. O perispírito faz, portanto, parte integrante do Espírito, como o corpo o faz do homem. Porém, o perispírito, só por só, não é o Espírito, do mesmo modo que só o corpo não constitui o homem, porquanto o perispírito não pensa. Ele é para o Espírito o que o corpo é para o homem: o agente ou instrumento de sua ação.

Item 56. (…) o Espírito que quer dar-se a conhecer pode, em sendo necessário, tomar a aparência exata que tinha quando vivo, até mesmo com os acidentes corporais que possam constituir sinais para o reconhecerem.

Item 58. A natureza íntima do Espírito propriamente dito, isto é, do ser pensante, desconhecemo-la por completo. Apenas pelos seus atos ele se nos revela e seus atos não nos podem impressionar os sentidos, a não ser por um intermediário material. O Espírito precisa, pois, de matéria, para atuar sobre a matéria. Tem por instrumento direto de sua ação o perispírito, como o homem tem o corpo.

A Gênese, Cap. XIV 'Os Fluidos'

Item 14 (...) um Espírito se faz visível a um encarnado que possua a vista psíquica, sob as aparências que tinha quando vivo na época em que o segundo o conheceu, (...) o que se dá é que, retrocedendo o seu pensamento à época em que tinha tais defeitos, seu perispírito lhes toma instantaneamente as aparências, que deixam de existir logo que o mesmo pensamento cessa de agir naquele sentido.

Item 18. Pela sua união íntima com o corpo, o perispírito desempenha preponderante papel no organismo. Pela sua expansão, põe o Espírito encarnado em relação mais direta com os Espíritos livres e também com os Espíritos encarnados.

(...) seu invólucro perispirítico, que é parte constituinte do seu ser e que recebe de modo direto e permanente a impressão de seus pensamentos, há de, ainda mais, guardar a de suas qualidades boas ou más. (...)

Sendo o perispírito dos encarnados de natureza idêntica à dos fluidos espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma esponja se embebe de um líquido. Esses fluidos exercem sobre o perispírito uma ação tanto mais direta, quanto, por sua expansão e sua irradiação, o perispírito com eles se confunde.

Atuando esses fluidos sobre o perispírito, este, a seu turno, reage sobre o organismo material com que se acha em contacto molecular. Se os eflúvios são de boa natureza, o corpo ressente uma impressão salutar; se são maus, a impressão é penosa. Se são permanentes e enérgicos, os eflúvios maus podem ocasionar desordens físicas; não é outra a causa de certas enfermidades.

Item 21. (…) O perispírito, portanto, é uma couraça a que se deve dar a melhor têmpera possível. Ora, como as suas qualidades guardam relação com as da alma, importa se trabalhe por melhorá-la, pois que são as imperfeições da alma que atraem os Espíritos maus.

Item 22. O perispírito é o órgão sensitivo do Espírito, por meio do qual este percebe coisas espirituais que escapam aos sentidos corpóreos. Pelos órgãos do corpo, a visão, a audição e as diversas sensações são localizadas e limitadas à percepção das coisas materiais; pelo sentido espiritual, ou psíquico, elas se generalizam: o Espírito vê, ouve e sente, por todo o seu ser, tudo o que se encontra na esfera de irradiação do seu fluido perispirítico.

Item 23. Embora, durante a vida, o Espírito se encontre preso ao corpo pelo perispírito, não se lhe acha tão escravizado, que não possa alongar a cadeia que o prende e transportar-se a um ponto distante, quer sobre a Terra, quer do espaço. (...)

Tem-se então o fenômeno a que se dá o nome de emancipação da alma, fenômeno que se produz sempre durante o sono. De todas as vezes que o corpo repousa, que os sentidos ficam inativos, o Espírito se desprende.

Livro dos Médiuns

Item 75. (…) Quando o Espírito está encarnado, a substância do perispírito se acha mais ou menos ligada, mais ou menos aderente, se assim nos podemos exprimir. Em algumas pessoas se verifica, por efeito de suas organizações, uma espécie de emanação desse fluido e é isso, propriamente falando, o que constitui o médium de influências físicas.

Item 105. (…) Quando o Espírito nos aparece, é que pôs o seu perispírito no estado próprio a torná-lo visível. Mas, para isso, não basta a sua vontade, porquanto a modificação do perispírito se opera mediante sua combinação com o fluido peculiar ao médium.

Item 99. O fenômeno de transporte apresenta uma particularidade notável (...)

(...) como o seu fluido pessoal (perispírito do Espírito) é dilatável, combina uma parte desse fluido com o fluido animalizado do médium e é nesta combinação que oculta e transporta o objeto que escolheu para transportar.

Item 109. O perispírito, como se vê, é o princípio de todas as manifestações. O conhecimento dele foi a chave da explicação de uma imensidade de fenômenos e permitiu que a ciência espírita desse largo passo...


Grupo 2– Propriedades do perispírito (características: como é?)

O Livro dos Médiuns, 2ª parte

Item 56. (...) a matéria sutil do perispírito não possui a tenacidade, nem a rigidez da matéria compacta do corpo; é, se assim nos podemos exprimir, flexível e expansível, donde resulta que a forma que toma, conquanto decalcada na do corpo, não é absoluta, amolga-se à vontade do Espírito, que lhe pode dar a aparência que entenda, ao passo que o invólucro sólido lhe oferece invencível resistência.

Livre desse obstáculo que o comprimia, o perispírito se dilata ou contrai, se transforma: presta-se, numa palavra, a todas as metamorfoses, de acordo com a vontade que sobre ele atua. Por efeito dessa propriedade do seu envoltório fluídico, é que o Espírito que quer dar-se a conhecer pode, em sendo necessário, tomar a aparência exata que tinha quando vivo, até mesmo com os acidentes corporais que possam constituir sinais para o reconhecerem.

Item 57. Dissemos que, embora fluídico, o perispírito não deixa de ser uma espécie de matéria, o que decorre do fato das aparições tangíveis, a que volveremos. Sob a influência de certos médiuns, tem-se visto aparecerem mãos com todas as propriedades de mãos vivas, que, como estas, denotam calor, podem ser palpadas, oferecem a resistência de um corpo sólido, agarram os circunstantes e, de súbito, se dissipam, quais sombras. A ação inteligente dessas mãos, que evidentemente obedecem a uma vontade, executando certos movimentos, tocando até melodias num instrumento, prova que elas são parte visível de um ser inteligente invisível. A tangibilidade que revelam, a temperatura, a impressão, em suma, que causam aos sentidos, porquanto se há verificado que deixam marcas na pele, que dão pancadas dolorosas, que acariciam delicadamente, provam que são de uma matéria qualquer. Seus desaparecimentos repentinos provam, além disso, que essa matéria é eminentemente sutil e se comporta como certas substâncias que podem alternativamente passar do estado sólido ao estado fluídico e vice-versa.

Item 105. Por sua natureza e em seu estado normal, o perispírito é invisível (...)

A condensação (preciso é que não se tome esta palavra na sua significação literal (...) pode ser tal que o perispírito adquira as propriedades de um corpo sólido e tangível, conservando, porém, a possibilidade de retomar instantaneamente seu estado etéreo e invisível.

A Gênese, Cap. XIV 'Os Fluidos'

Item 7. O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma. Já vimos que também o corpo carnal tem seu princípio de origem nesse mesmo fluido condensado e transformado em matéria tangível. No perispírito, a transformação molecular se opera diferentemente, porquanto o fluido conserva a sua imponderabilidade e suas qualidades etéreas. O corpo perispirítico e o corpo carnal têm pois origem no mesmo elemento primitivo; ambos são matéria, ainda que em dois estados diferentes.

Item 14 (...) um Espírito se faz visível a um encarnado que possua a vista psíquica, sob as aparências que tinha quando vivo na época em que o segundo o conheceu, (...) o que se dá é que, retrocedendo o seu pensamento à época em que tinha tais defeitos, seu perispírito lhes toma instantaneamente as aparências, que deixam de existir logo que o mesmo pensamento cessa de agir naquele sentido.

Item 15. Sendo os fluidos o veículo do pensamento, este atua sobre os fluidos como o som sobre o ar; eles nos trazem o pensamento, como o ar nos traz o som.(...)

Há mais: criando imagens fluídicas, o pensamento se reflete no envoltório perispirítico, como num espelho; toma nele corpo e aí de certo modo se fotografa. Tenha um homem, por exemplo, a ideia de matar a outro: embora o corpo material se lhe conserve impassível, seu corpo fluídico é posto em ação pelo pensamento e reproduz todos os matizes deste último; executa fluidicamente o gesto, o ato que intentou praticar. O pensamento cria a imagem da vítima e a cena inteira é pintada, como num quadro, tal qual se lhe desenrola no espírito.

Desse modo é que os mais secretos movimentos da alma repercutem no envoltório fluídico; que uma alma pode ler noutra alma como num livro e ver o que não é perceptível aos olhos do corpo.

Item 18.(...) O Espírito, encarnado, conserva, com as qualidades que lhe são próprias, o seu perispírito que, como se sabe, não fica circunscrito pelo corpo, mas irradia ao seu derredor e o envolve como que de uma atmosfera fluídica. (…) Pela sua expansão, põe o Espírito encarnado em relação mais direta com os Espíritos livres e também com os Espíritos encarnados. (…)

Sendo o perispírito dos encarnados de natureza idêntica à dos fluidos espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma esponja se embebe de um líquido. Esses fluidos exercem sobre o perispírito uma ação tanto mais direta, quanto, por sua expansão e sua irradiação, o perispírito com eles se confunde.

Item 23. Embora, durante a vida, o Espírito se encontre preso ao corpo pelo perispírito, não se lhe acha tão escravizado, que não possa alongar a cadeia que o prende e transportar-se a um ponto distante, quer sobre a Terra, quer do espaço. (...)

Tem-se então o fenômeno a que se dá o nome de emancipação da alma, fenômeno que se produz sempre durante o sono. De todas as vezes que o corpo repousa, que os sentidos ficam inativos, o Espírito se desprende.

Livro dos Médiuns

Item 106. Outra propriedade do perispírito inerente à sua natureza etérea é a penetrabilidade. Matéria nenhuma lhe opõe obstáculo: ele as atravessa todas.


Grupo 3 – Forma e evolução do perispírito nos diferentes mundos

LE , perg. 94. De onde tira o Espírito o seu invólucro semimaterial?

Do fluido universal de cada globo, razão por que não é idêntico em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.”

a) — Assim, quando os Espíritos que habitam mundos superiores vêm ao nosso meio, tomam um perispírito mais grosseiro?

É necessário que se revistam da vossa matéria, já o dissemos.”

LE, perg. 187. A substância do perispírito é a mesma em todos os mundos?

Não; é mais ou menos etérea. Passando de um mundo a outro, o Espírito se reveste da matéria própria desse outro, operando-se, porém, essa mudança com a rapidez do relâmpago.”

A Gênese, Cap. XIV 'Os Fluidos'

Item 8. Do meio onde se encontra é que o Espírito extrai o seu perispírito, isto é, esse envoltório ele o forma dos fluidos ambientes. Resulta daí que os elementos constitutivos do perispírito naturalmente variam, conforme os mundos.

Dando-se Júpiter como orbe muito adiantado em comparação com a Terra, como um orbe onde a vida corpórea não apresenta a materialidade da nossa, os envoltórios perispirituais hão de ser lá de natureza muito mais quintessenciada do que aqui. Ora, assim como não poderíamos existir naquele mundo com o nosso corpo carnal, também os nossos Espíritos não poderiam nele penetrar com o perispírito terrestre que os reveste. Emigrando da Terra, o Espírito deixa aí o seu invólucro fluídico e toma outro apropriado ao mundo onde vai habitar.

Item 9. (…) Os Espíritos superiores, ao contrário, podem vir aos mundos inferiores, e, até, encarnar neles. Tiram, dos elementos constitutivos do mundo onde entram, os materiais para a formação do envoltório fluídico ou carnal apropriado ao meio em que se encontrem. Fazem como o nobre que despe temporariamente suas vestes, para envergar os trajes plebeus, sem deixar por isso de ser nobre.

É assim que os Espíritos da categoria mais elevada podem manifestar-se aos habitantes da Terra ou encarnar em missão entre estes. Tais Espíritos trazem consigo, não o invólucro, mas a lembrança, por intuição, das regiões donde vieram e que, em pensamento, eles veem. São videntes entre cegos.

LE, perg. 95. O invólucro semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?

Tem a forma que o Espírito queira. É assim que este vos aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar forma visível, mesmo palpável.”

A Gênese, Cap. XIV 'Os Fluidos'

Item 14. (…) Basta que o Espírito pense uma coisa, para que esta se produza, como basta que modele uma ária, para que esta repercuta na atmosfera.

É assim, por exemplo, que um Espírito se faz visível a um encarnado que possua a vista psíquica, sob as aparências que tinha quando vivo na época em que o segundo o conheceu, embora haja ele tido, depois dessa época, muitas encarnações. Apresenta-se com o vestuário, os sinais exteriores — enfermidades, cicatrizes, membros amputados, etc. — que tinha então. Um decapitado se apresentará sem a cabeça. Não quer isso dizer que haja conservado essas aparências, certo que não, porquanto, como Espírito, ele não é coxo, nem maneta, nem zarolho, nem decapitado; o que se dá é que, retrocedendo o seu pensamento à época em que tinha tais defeitos, seu perispírito lhes toma instantaneamente as aparências, que deixam de existir logo que o mesmo pensamento cessa de agir naquele sentido.

Se, pois, de uma vez ele foi negro e branco de outra, apresentar-se-á como branco ou negro, conforme a encarnação a que se refira a sua evocação e à que se transporte o seu pensamento.

Livro dos Médiuns, 2º parte, Cap. I

Item 56. Ele (o perispírito) tem a forma humana e, quando nos aparece, é geralmente com a que revestia o Espírito na condição de encarnado.

(...) Com pequenas diferenças quanto às particularidades e exceção feita das modificações orgânicas exigidas pelo meio em o qual o ser tem que viver, a forma humana se nos depara entre os habitantes de todos os globos. Pelo menos, é o que dizem os Espíritos. Essa igualmente a forma de todos os Espíritos não encarnados, que só têm o perispírito; a com que, em todos os tempos, se representaram os anjos, ou Espíritos puros. Devemos concluir de tudo isto que a forma humana é a forma tipo de todos os seres humanos, seja qual foro grau de evolução em que se achem.

A Gênese, Cap. XIV 'Os Fluidos'

Item 10. Os Espíritos chamados a viver naquele meio tiram dele seus perispíritos; porém, conforme seja mais ou menos depurado o Espírito, seu perispírito se formará das partes mais puras ou das mais grosseiras do fluido peculiar ao mundo onde ele encarna. (...)

Resulta disso este fato capital: a constituição íntima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritos encarnados ou desencarnados que povoam a Terra ou o espaço que a circunda. O mesmo já não se dá com o corpo carnal, que, como foi demonstrado, se forma dos mesmos elementos, qualquer que seja a superioridade ou a inferioridade do Espírito. Por isso, em todos, são os mesmos os efeitos que o corpo produz, semelhantes as necessidades, ao passo que diferem em tudo o que respeita ao perispírito.

Também resulta que: o envoltório perispirítico de um Espírito se modifica com o progresso moral que este realiza em cada encarnação, embora ele encarne no mesmo meio; que os Espíritos superiores, encarnando excepcionalmente, em missão, num mundo inferior, têm perispírito menos grosseiro do que o dos indígenas desse mundo.

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