quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Pena e Gozos Futuros

 Casa Espírita Missionários da Luz

DIJ – Mocidade > 14 anos – 29/09/2023


Tema: Pena e Gozos Futuros

Objetivos:

  • Refletir sobre a msg da Vida Futura trazida por Jesus;

  • Estudar a situação após a desencarnação, de acordo com a DE.

Bibliografia:

- O Livro dos Espíritos, Cap. III da 2ª parte, pergs 149 e 150 (A Alma Após a Morte), 154 à 165 (Perturbação Espiritual), Cap. II da 4ªParte, Pergs. 965 à 982;

- O Evang.Segundo o Espiritismo, Cap. II (Meu Reino Não é Desde Mundo), itens 1 à 7;

- O Que é o Espiritismo, Cap. III, itens 160 e 162;

- O Céu e o Inferno, 2ª parte

https://www.youtube.com/watch?v=fA6F9p057uI - RECÉM-DESENCARNADOS | Amigos da Luz

Material: 3 trechos do NT em pedaços de papel; trechos de comunicação de Espíritos após a desencarnação (Céu e Inferno); trechos de O Que é o Espiritismo.

Tablet, ou notebook para passar o vídeo de Amigos da Luz.

Preparação prévia da sala:

Colocar as cadeiras em círculo, para que a discussão seja entre eles. O evangelizador deve ficar de fora do círculo. Só deve entrar no círculo na hora dos jovens apresentarem as conclusões.

Procedimentos:

  1. Hora da novidade, exercícios de respiração profunda e prece inicial.

  2. Motivação inicial:

Escolher três jovens mais participativos e entregar a cada um, um pedaço de papel com um trecho da fala de Jesus:

Trecho 1

Pilatos, tendo entrado de novo no palácio e feito vir Jesus à sua presença, perguntou-lhe: És o rei dos judeus? — Respondeu-lhe Jesus: Meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, a minha gente houvera combatido para impedir que eu caísse nas mãos dos judeus; mas, o meu reino ainda não é aqui. (Jo 18:33)

Trecho 2

Não se turbe o vosso coração. — Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. (Jo 14:1-2)

Trecho 3

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; (Mateus 5:4, 6 e 10)

- Pedir que os dois leiam para o grupo o trecho que receberam e que o grupo responda: qual ensinamento Jesus está como base dessas falas?

==> a vida futura! Jesus trouxe essa grande revelação, que a vida prossegue além da morte. Toda a doutrina de Jesus se baseia nesse princípio: essa vida aqui, como encarnados, não é a vida verdadeira. Esta é a vida que teremos após a morte.

==> Isso posto, resta-nos saber como será essa vida após a morte. A doutrina católica fala em inferno, paraíso, purgatório. E a doutrina espírita? O que fala a DE sobre a nossa situação após a morte? Para onde iremos? Como estaremos após a morte? O que faremos?

- sair do círculo e deixar que os jovens discutam.

- depois, dar os dois trechos abaixo em pedaços de papel, para outros jovens, pedindo que leiam e digam o que entenderam dessa fala de Kardec, onde ele responde à pergunta sobre as alegrias/a felicidade, ou as dores/aflições após a morte:

==> para os bons Espíritos:

A felicidade dos bons Espíritos consiste em conhecer todas as coisas, não sentir ódio, nem ciúme, nem inveja, nem ambição, nem qualquer das paixões que desgraçam os homens. O amor que os une é, para os bons Espíritos, a fonte de suprema felicidade, pois não experimentam as necessidades, nem os sofrimentos, nem as angústias da vida material. (...)

A vida espiritual é, ao contrário, de uma atividade incessante pelas missões que os Espíritos recebem do Ser supremo, de serem seus agentes no governo do universo — missões essas proporcionadas ao seu adiantamento, e cujo desempenho os torna felizes, porque lhes fornece ocasiões de serem úteis e de fazerem o bem.” (O Que é o Espiritismo, Cap. III, item 162)

==> para os Espíritos imperfeitos:

Essas penas não são uniformes: variam infinitamente, segundo a natureza e o grau das faltas cometidas, sendo quase sempre essas mesmas faltas o instrumento do seu castigo; é assim que certos assassinos são obrigados a conservarem-se no próprio lugar do crime e a contemplar suas vítimas incessantemente; que o homem de gostos sensuais e materiais conserva esses pendores juntamente com a impossibilidade de satisfazê-los, o que lhe é uma tortura; que certos avarentos julgam sofrer o frio e as privações que suportaram na vida por sua avareza; outros se conservam junto aos tesouros que enterraram, em transes perpétuos, com medo de que os roubem; em uma palavra, não há um defeito, uma imperfeição moral, um ato mau, que não tenha, no mundo espiritual, seu reverso e suas consequências naturais; e, para isso, não há necessidade de um lugar determinado e circunscrito. Onde quer que se ache o Espírito perverso, o inferno estará com ele. (O Que é o Espiritismo, Cap. III, item 160)

==> os imperfeitos estarão em diversos lugares, dependendo do seu nível de consciência.

=> passar o vídeo do canal Amigos da Luz, que fala, de forma lúdica, do despertar de 4 recém desencarnados (3:55 minutos).

==> embora sendo comédia, que pontos da DE podemos perceber nesse vídeo? i. Tinham ideia da vida após a morte (não se assustaram ao saber da desencarnação) mas não tinham refletido em como seria essa vida; ii. A perturbação após a morte (já havia se passado 1 ano e eles não tinham percebido); iii. Os interesses deles enquanto encarnados: redes sociais (já com o celular na mão; ela ia xingar o marido no facebook..), queriam pizza…; iv. Estar onde está o pensamento; … ==> então estavam em aflição, pois os interesses deles giravam em torno das questões da vida aqui da Terra.

==> aqueles dentre nós aqui, que está na condição de Espíritos imperfeitos, e desencarnássemos hoje: como acordaríamos no plano espiritual? Vamos pensar, cada um de nós…

  1. Desenvolvimento:

Pra facilitar nossa compreensão, vamos estudar alguns casos sobre a situação dos Espíritos após a desencarnação. Kardec fez um livro especialmente para isso, pois essa é uma pergunta que as pessoas sempre fizeram, em todas as épocas. Pra onde vou após a morte? Como estarei?

- entregar os casos aos poucos, pedindo que jovens alternados façam as leituras. Ao final, pedir que comparem as situações desses Espíritos após a desencarnação:

O Céu e o Inferno, 2ª parte, Cap. IIEspíritos Felizes, ‘Maurice Gontran’ – desencarna aos 18 anos de tuberculose. Estudioso, caráter doce, afetuoso, simpático. Seus estudos haviam terminado cedo com o maior sucesso, e ele se preparava para a Escola Politécnica.

(Mensagem dada meses após a morte):

Oh! meus amigos, não lastimeis aqueles que morrem prematuramente; é uma graça que Deus lhes concede, poupar-lhes as atribulações da vida. Minha existência não devia prolongar-se por muito mais tempo desta vez na terra;”

Só sofri antes de morrer por causa da doença que me levou, mas esse sofrimento diminuía à medida que o último momento se aproximava; depois, um dia, adormeci sem pensar na morte. Sonhei; oh! um sonho delicioso! Sonhava que estava curado; não sofria mais, respirava a plenos pulmões e com volúpia um ar perfumado e fortalecedor; era transportado através do espaço por uma força desconhecida; uma luz brilhante resplandecia à minha volta, mas sem me cansar a vista. Vi meu avô; ele não tinha mais a figura descarnada, mas sim um ar de frescor e de juventude; estendeu-me os braços e me apertou efusivamente contra o coração. (...). Pois bem! o que eu acreditava ser um sonho era a realidade; eu não devia mais despertar na terra: despertara no mundo dos Espíritos.

O Céu e o Inferno, 2ª parte, Cap. III ‘Espíritos em Condições MedianasHélene Michel

Jovem de vinte e cinco anos, morta subitamente em alguns minutos, em sua casa, sem sofrimentos, e sem causa prévia conhecida. Era rica, um pouco frívola, e, em consequência da leviandade de seu caráter, ocupava-se mais das futilidades da vida do que das coisas sérias; apesar disso, seu coração era bom: ela era doce, benevolente e caridosa.

Evocada três dias após a morte por pessoas que a tinham conhecido, exprimiu-se assim:

Não sei onde estou... que perturbação me rodeia!... Chamastes-me, e acorro... Não compreendo porque não estou em casa... choram minha ausência, e estou aqui, e não consigo fazer-me reconhecer por todos eles... Meu corpo não me pertence mais, e, no entanto, eu o sinto frio e gelado... Quero deixá-lo, e estou presa a ele; a ele volto sempre ...Sou duas pessoas...Oh! quando compreenderei o que me acontece?... É preciso ainda que eu vá lá... meu outro EU, o que ele se tornará, comigo ausente?... Adeus.”

Evocada de novo alguns dias mais tarde, suas ideias já tinham mudado muito. Eis o que disse:

Obrigada por terdes orado por mim. Reconheço a bondade de Deus que me poupou os sofrimentos e a apreensão do momento da separação de meu corpo e de meu Espírito. Minha pobre mãe terá muita dificuldade para se resignar; mas será apoiada, e o que, a seus olhos, é uma terrível desgraça, era indispensável, (...). Estarei perto dela até o fim de sua prova terrestre, e ajudá-la-ei a suportá-la. Não sou infeliz, mas ainda tenho muito o que fazer para avançar rumo à morada bem-aventurada. Pedirei a Deus que me permita voltar a esta terra, pois tenho que reparar o tempo que aí perdi nesta existência.

O Céu e o Inferno, 2ª parte, Cap. IV ‘Espíritos Sofredores’ – Auguste Michel

Era um moço rico, boêmiogozando à larga e exclusivamente da vida material. Embora inteligente, a despreocupação com as coisas sérias constituía o fundo de seu caráter. Sem maldade, mais bom do que mau, era amado por seus companheiros de prazer, e procurado na alta sociedade por suas qualidades de homem mundano; sem ter feito mal, não fizera bem. Morreu de uma queda de carro num passeio.

Evocado alguns dias depois que desencarnou:

Mal estou desprendido de meu corpo; assim posso falar-vos com dificuldade. A terrível queda que fez morrer meu corpo põe meu Espírito numa grande perturbação.”

Outra comunicação, 10 dias depois da primeira comunicação:

Por que sofrer ainda quando meu corpo não sofre mais? Por que esta dor horrenda, esta terrível angústia ainda existe?

Ainda estou preso ao meu corpo. Não posso senão dificilmente ver onde posso estar; meu corpo está ali, e por que eu ainda estou ali?”

Outra comunicação, 2 meses depois da desencarnação:

Vejo quanto a minha vida foi oposta ao que devia ser; vejo as faltas que cometi. Fui um ser inútil no mundo; não fiz nenhum bom emprego de minhas faculdades; minha fortuna não serviu senão para satisfazer minhas paixões, meus gostos de luxo e minha vaidade; pensei apenas nos gozos do corpo e não em minha alma.

Outra comunicação, 3 meses depois da primeira comunicação:

Posso falar-vos, e agradeço a Deus por me haver permitido. Vi minhas faltas, e espero que Deus me perdoe. Segui sempre vossa vida segundo a crença que vos anima, pois ela vos reserva para mais tarde um repouso que eu ainda não tenho. Obrigado por vossas preces. Adeus.

==> Comparação entre os 3 casos:

- Maurice desencarnou aos 18 anos, por uma doença pulmonar. Era um jovem família, super estudioso. A família ficou arrasada e, no entanto, ele estava super bem! Acordou sendo acolhido pelo avô, num lugar lindo, como se fosse um sonho bom.

- Hélène, desencarnou também jovem, 25 anos, de repente. Era uma vida boa, rica, com frivolidades, ocupava-se mais das futilidades da vida do que das coisas sérias. Era uma pessoa boa. Não era má. A morte súbita, deixou-a completamente desorientada. Onde ela ficava? Em casa e no cemitério, presa ao corpo. Esse estado durou somente alguns poucos dias, pois oraram por ela, e como ela não era má, saiu da perturbação e compreendeu sua situação, e como ela disse, percebeu o tempo que perdeu na existência que foi de apenas 25 anos!

- Auguste Michel, era um homem jovem, rico, totalmente materialista. Não fez mal mas também não fez um bem. Não fazer o bem quando se tem possibilidades, já é um mal! Teve morte súbita como a Hélène, mas ficou bem mais tempo em sofrimento, se sentindo preso ao corpo. Interessante que ele sabia que tinha morrido desde o início! 2 meses depois, já estava bem melhor, percebia seu erro na encarnação que deixara, e pedia perdão a Deus.

==> Vimos aqui, casos de pessoas comuns. Não de criminosos, suicidas, orgulhosos, prepotentes., onde a situação é mais doloroso e dura mais tempo

O importante é vermos que todos, sem exceção, um dia despertarão de suas ilusões, reconhecerão o erro em que estiveram e recomeçarão em nova encarnação. Como disse Jesus, nenhuma se suas ovelhas se perderá! Essa é a bondade e justiça de Deus!

  1. Conclusão:

Em Mateus 16:26,27, Jesus orienta:

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.

==> Não há céu, nem inferno ou purgatório, como um lugar específico, onde os Espíritos ficam presos eternamente, pois Deus é justo e bom! Como disse Jesus, a cada um segundo suas obras! O nosso despertar após a desencarnação estará sempre de acordo com nosso nível de consciência e nossas ações enquanto aqui encarnados.

  1. Prece final

  2. Avaliação:

Encontro com 6 jovens. Ficaram bem quietinhos. Não dei os 2 textos da situação dos Espíritos Superiores e dos Imperfeitos. Só houve algum interesse na parte dos 3 casos do CeI. A jovem que veio pela 1ª vez, perguntou o caso dos suicidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário