sábado, 6 de agosto de 2022

Lei do Progresso

 Casa Espírita Missionários da Luz Mocidade: > 14 anos – 05/08/2022

Estudo Híbrido (Presencial e Google Meet)

Tema: Lei do Progresso

Objetivos:

  • Perceber que todos possuímos em nós a força de progredir naturalmente;

  • Entender como o progresso intelectual conduz ao progresso moral;

  • Identificar na vontade, a alavanca capaz de nos auxiliar na construção de nós mesmos.

Bibliografia:

  • O Livro dos Espíritos, Cap. VIII - Lei do Progresso, pergs. 779, 780, 783, 784, 785, 786; e pergs.117, 127, 909, 918;

  • Nos Domínios da Mediunidade , André Luiz/Chico Xavier, Caps. 19 e 20.

Material: LE, papéis e canetas

Desenvolvimento:

  1. Hora da novidade, exercícios de respiração profunda e Prece Inicial


  1. Motivação: Iniciar lendo no LE:

LE, perg. 783. Segue sempre marcha progressiva e lenta o aperfeiçoamento da humanidade?

Há o progresso regular e lento, que resulta da força das coisas. Quando, porém, um povo não progride tão depressa quanto deveria, Deus o sujeita, de tempos a tempos, a um abalo físico ou moral que o transforma.”


- Vamos fazer duplas para cochicho dois-a-dois sobre esse tema: o progresso da humanidade, que conforme a resposta dos Espíritos, sempre está ocorrendo, embora lento.

==> Sendo lento, nem sempre uma geração consegue perceber, né?


Tarefa das duplas: Buscar exemplos de costumes e hábitos, nos últimos 100 anos, que demonstrem o progresso da humanidade, do ponto de vista moral e outros do ponto de vista intelectual.

Cada dupla deve trazer pelo menos 3 exemplos de cada tipo.

==> entregar papel e caneta para as duplas.

(Obs.: se houver alguém na sala virtual, pedir que conversem entre eles. Nesse caso, tirar o som da sala durante a atividade. A sala virtual seria como uma ‘dupla’).


Exemplos para serem citados após a apresentação das duplas, caso não tenham surgido:

Moral

Intelectual

- evolução nas penas impostas aos malfeitores;

- leis de proteção à criança e ao idoso;

- código de guerra estipulado pelas Nações Unidas;

- direitos humanos;

- respeito à natureza.

- fissão nuclear (usinas nucleares - energia);

- tecnologia nas comunicações;

- era espacial;

- desenvolvimento da informática;

- avanço no diagnóstico de doenças e nos tratamentos;

- desenvolvimento de vacinas e medidas de prevenção de doenças.


- Mesmo percebendo esses avanços, também observamos grandes males no mundo, nas sociedades de modo geral. Parece que apesar do grande desenvolvimento científico, o Bem não caminha no mesmo ritmo, né?

No século XX, século do grande avanço tecnológico, tivemos duas grandes guerras, a bomba atômica, o holocausto… As guerras sempre estiveram presentes no mundo…

==> Como podemos entender esse cenário?

  1. Discussão dialogada

Kardec fez essa observação e questionou os Espíritos Superiores:

LE, perg. 784. Bastante grande é a perversidade do homem. Não parece que, pelo menos do ponto de vista moral, ele, em vez de avançar, caminha aos recuos?

Enganas-te. Observa bem o conjunto e verás que o homem se adianta, pois que melhor compreende o que é mal, e vai dia a dia reprimindo os abusos. Faz-se mister que o mal chegue ao excesso, para tornar compreensível a necessidade do bem e das reformas.”

- É o que vimos na pergunta inicial, que sempre acontece, mas é lento, e de vez em quando vem um ‘abalo físico ou moral que o transforma’. E o progresso intelectual, normalmente vem antes do moral. (perg. 780)

- Como pode o progresso intelectual puxar o progresso moral? Faz sentido isso?


LE, Perg. 780 a) — Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral?

Fazendo compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.”


- De tanto ver o mal, sofrer, ir e voltar nas reencarnações, nós vamos aprendendo a usar a inteligência para o bem, e fazer melhores escolhas.


Esse assunto é tão delicado da gente perceber o progresso, a sabedoria das leis divinas, que Kardec ainda insistiu em mais uma pergunta:


LE, perg. 780 b) — Como é, nesse caso, que, muitas vezes, sucede serem os povos mais esclarecidos os mais pervertidos também?

O progresso completo constitui o objetivo. Os povos, porém, como os indivíduos, só passo a passo o atingem. Enquanto não se lhes haja desenvolvido o senso moral, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligência para a prática do mal. O moral e a inteligência são duas forças que só com o tempo chegam a equilibrar-se.”


- Vemos que todas as leis de Deus, em seu conjunto, nos fazem entender a justiça e bondade de Deus. Sem a reencarnação, não faz sentido, né? Por isso a DE é consoladora!

- O que é o senso moral, que os Espíritos falaram nessa resposta? Que precisa ser desenvolvido?

==> entender e seguir as leis de Deus! E o que nos impede de seguirmos as leis de Deus?

LE, perg.785. Qual o maior obstáculo ao progresso?

O orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre.


- Então, o progresso do mundo, caminha de acordo com o progresso de cada um de nós, os habitantes desse planeta. E só depende de nós, retardar ou apressar a mudança do atual estado moral que vivemos. Nas menores coisas, nos desafios diários, nas escolhas, direcionarmos a nossa vontade, no sentido do Bem, de seguir as leis de Deus.


  1. Fixação de Conteúdo

Vamos ver alguns exemplos, pra ficar mais claro para nossa compreensão.

De modo geral, nossos maiores vícios giram em torno do poder, do prestígio, da ambição pela posse, do prazer sensorial (dos sentidos).

==> Concordam? São esses os grandes vilões dos vícios?

- Vejamos a guerra atual da Rússia contra a Ucrânia. Um país do porte da Rússia, invadir o país vizinho. Quais vícios podemos ver nessa ação, sem nem mesmo sabermos de todos os contextos políticos envolvidos?

==> poder!

- Como podemos avaliar os impactos das escolhas dos líderes envolvidos nesse conflito, em seu progresso espiritual? Quais as consequências espirituais para esses Espíritos, senão já nessa encarnação, com certeza em sua situação após a desencarnação?

==> Estão usando seu livre arbítrio, a inteligência, direcionando a vontade para a satisfação do desejo de poder! ==> estão retardando seu progresso espiritual! Serão responsáveis por todos os males advindos dessa guerra!

Vejamos outro exemplo, mais em nosso cotidiano.

Está relatado por André Luiz, psicografado pelo Chico Xavier, no livro Nos Domínios da Mediunidade.

André Luiz, Espírito, junto de seu instrutor e outro Espírito em tarefa de estudo, visitam a casa da família de uma das trabalhadoras da Casa Espírita.

É uma senhora casada há 20 anos, com 3 filhas, duas já jovens adultas e a mais nova de 15 anos.

Qual o desafio que o casal está passando nesse momento? O marido se envolveu com outra mulher, e quase todos os dias, depois do jantar, inventa uma desculpa e vai para uma casa noturna (um bar ou restaurante), encontrar com ela e com alguns ‘amigos’.

Desde que ele começou esse relacionamento extraconjugal, tem estado arredio em casa, discutindo o tempo todo com a esposa, e sem se envolver com as questões normais da família, das filhas.


Vejamos como André Luiz relata o ambiente da casa noturna:

Em vasto salão de um clube noturno, surpreendemos Jovino e a mulher que se fizera nossa conhecida nos fenômenos telepáticos, integrando um grupo alegre, em atitudes de profunda intimidade afetiva.

Rodeando o conjunto, diversas entidades, estranhas para nós, formavam vicioso círculo de vampiros que não nos registraram a presença.

O anedotário menos edificante prendia as atenções. (Nos Domínios da Mediunidade, Cap. 20)


- Do ponto de vista aqui do nosso plano, como descreveríamos esse cenário?

==> um grupo de amigos, alegres, se divertindo na noite, contando piadas, com intimidade afetiva entre eles; alguns deveriam estar bebendo e fumando.

Porque podemos dizer que havia bebida e/ou fumo na mesa deles? ==> por causa da presença de Espíritos viciosos que absorviam as emanações que eles exalavam.

Qual o vício predominante que percebemos nessa cena? ==> prazer sensorial! Sensualidade, bebida, fumo.

==> quais as consequências para o progresso espiritual do marido e da amante? (ela que sabia que ele era casado!) Como estão direcionando a vontade? Foco no prazer momentâneo ao invés progresso espiritual, dos compromissos anteriormente assumidos! Estão retardando seu progresso espiritual!


- A esposa estava muito mal com toda essa situação. Ela sabia desse caso do marido! Conhecia a outra mulher! Estava sozinha nesse conflito, pois não podia falar com as meninas para não colocá-las contra o pai! Sofria sozinha! Tinha muito ódio da mulher que estava destruindo o lar dela! Ela queria ir lá fazer um escândalo!

==> um desafio para ela também! O livre arbítrio dele impactava diretamente na vida da família!

Qual atitude tomar para o progresso espiritual dela nessa experiência dolorosa que estava vivendo?

- Vocês sabem qual foi a orientação que o mentor espiritual deu a ela, durante o desdobramento pelo sono? Lembremos que ela era trabalhadora responsável, dedicada, da Casa Espírita.

==> não pense nela como um monstro que chegou para destruir sua família! Pense nela como uma irmã!

==> quem sabe quais são os laços espirituais que unem vocês três? Quem foi ela no passado? Quem será ela no futuro?

==> quem sabe não foi uma prova que ele solicitou?

Ele fala pra ela:

Minha amiga, o lar é uma escola em que as almas se reaproximam para o serviço da sua própria regeneração, com vistas ao aprimoramento que nos cabe apresentar de futuro. Você ignora que no educandário há professores e alunos? Desconhece que os melhores devem ajudar aos menos bons? (Nos Domínios da Mediunidade, Cap. 20)

==> o que ele está dizendo pra ela? O que vocês acham?


- Volte ao lar e use a humildade e o perdão, o trabalho e a prece, a bondade e o silêncio, na defesa de sua segurança. A mãezinha enferma e as filhinhas reclamam-lhe amor puro, tanto quanto o nosso Jovino, que voltará, mais experiente, ao refúgio de seu coração. (Nos Domínios da Mediunidade, Cap. 20)


==> Todos os desafios da vida, são oportunidades de crescimento.


LE, perg. 909. Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?

Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!”

==> Progredimos mais rápido sempre que usamos a vontade para vencermos às más inclinações.

  1. Conclusão


LE, perg. 918. Por que indícios se pode reconhecer em um homem o progresso real que lhe elevará o Espírito na hierarquia espírita?

O espírito prova a sua elevação quando todos os atos de sua vida corporal representam a prática da lei de Deus, e quando antecipadamente compreende a vida espiritual.”


  1. Exercícios de respiração lenta e profunda e prece final.

  1. Avaliação

Encontro para 4 jovens, sendo 2 no virtual. Todo o encontro foi em roda de conversa. A atividade inicial foi feita de forma oral. Não chegamos à atividade de fixação. Só falamos das pergs. 783, 784 e 780. Falamos dos vilões dos vícios: os 4 P's. No final, perguntaram sobre a evolução dos animais.


ANEXOS

Apoio teórico:

Livro dos Espíritos:

780. O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?

Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente.”

127. Os Espíritos são criados iguais quanto às faculdades intelectuais?

São criados iguais, porém, não sabendo donde vêm, preciso é que o livre-arbítrio siga seu curso. Eles progridem mais ou menos rapidamente em inteligência como em moralidade.”

117. Depende dos Espíritos o progredirem mais ou menos rapidamente para a perfeição?

Certamente. Eles a alcançam mais ou menos rápido, conforme o desejo que têm de alcançá-la e a submissão que testemunham à vontade de Deus. Uma criança dócil não se instrui mais depressa do que outra recalcitrante?”

779. A força para progredir, haure-a o homem em si mesmo, ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento?

O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente. Mas, nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. Dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contacto social.”

785. Qual o maior obstáculo ao progresso?

O orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre. À primeira vista, parece mesmo que o progresso intelectual duplica a atividade daqueles vícios, desenvolvendo a ambição e o gosto das riquezas, que, a seu turno, incitam o homem a empreender pesquisas que lhe esclarecem o Espírito. Assim é que tudo se prende, no mundo moral, como no mundo físico, e que do próprio mal pode nascer o bem. Porém esse estado de coisas não durará para sempre; mudará à proporção que o homem compreender melhor que, além da que o gozo dos bens terrenos proporciona, uma felicidade existe infinitamente maior e infinitamente mais duradoura.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário