quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Homossexualidade

 Casa Espírita Missionários da Luz Mocidade: > 14 anos – 29/07/2022

Estudo Híbrido (Presencial e Google Meet)

Tema: Homossexualidade

Objetivos:

  • Refletir sobre a questão da homossexualidade, entendendo como experiência do Espírito encarnado, devendo ser respeitado e vivenciado com respeito a si mesmo e aos demais.

Bibliografia:

  • O Livro dos Espíritos, Perg.200;

  • RE, Jan/1866 ‘As mulheres tem alma?’;

  • Vida e Sexo, Emmanuel/Chico Xavier, Cap. 21 “Homossexualidade”;

  • Educação e Vivências – Raul Teixeira/Camilo - “Homossexualismo e Educação”;

  • Desafios da Educação – Raul Teixeira/Camilo, perg.27;

  • Joanna de Ângelis - Adolescência e Vida – Cap. 22 - O Adolescente e os Transtornos Sexuais;

  • Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Jesus e o Evangelho à Luz da Psicologia Profunda, Cap. 16;

  • Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Triunfo Pessoal, Cap. 5, item ‘A conscientização dos arquétipos primordiais’.

Material:

- Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=VAaceGlNs-U - Acho que sou homossexual, e agora? - Andrei Moreira - Reação Responde (4:10min)

- Notebook e/ou projetor.

Desenvolvimento:

  1. Hora da novidade, exercícios de respiração profunda e Prece Inicial

  1. Motivação:

Passar o vídeo “Acho que sou homossexual, e agora?”.

  1. Discussão dialogada

Desenvolver o conteúdo a partir das questões trazidas por Andrei Moreira no vídeo.

Iniciar com a pergunta:

- Como a ciência explica a homossexualidade? (deixar que respondam)

Emmanuel, Vida e Sexo, Cap. 21 “Homossexualidade”

A homossexualidade, (...) não encontra explicação fundamental nos estudos psicológicos que tratam do assunto em bases materialistas, mas é perfeitamente compreensível, à luz da reencarnação.

==> como podemos compreender a homossexualidade sob a ótica espírita? Como explicar?

i.- vivência no mesmo sexo por muitas reencarnações, trazendo então, características das últimas numa mesma polaridade;

ii.- escolha do Espírito - oportunidade de trabalho em áreas específicas;

iii.- oportunidade pedagógica de reajustar-se, aprendizado, respeito a si e aos outros;

iv.- efeito de um processo educacional deficiente;

v.- opção sexual, em oposição à própria polaridade, pela bem urdida propaganda apresentada pela mídia;

vi.- à iniciação, quando adultos perversos e doentes estupram, ou desviam a atenção sexual do jovem em formação.

==> seja qual for a causa, a encarnação é sempre uma experiência que os Espíritos vivenciam, para seu aprendizado e crescimento evolutivo. Nossa meta é a angelitude, onde não haverá mais essa questão da sexualidade pois os Espíritos Puros tem as potencialidades das duas polaridades em harmonia.

Como o Andrei Moreira fala no vídeo, a homossexualidade é uma característica da pessoa, não devendo em nada interferir em sua vida, em sua atuação na sociedade.

- Como vocês vem e sentem essa questão?

- Já imaginaram como deve se sentir o jovem que se percebe homossexual? O que deve fazer?

Andrei fala no vídeo:

- Verificar se realmente é algo seu ou se está incorporando modismos, interesses de grupos. Se autoconhecer! Ele comenta que muitos jovens “experimentam” por ser “comum”. Principalmente as meninas.

==> vocês concordam com essa visão dele?

- Ao se reconhecer, de fato, com orientação homossexual predominante ou exclusiva, o jovem deve buscar ajuda.

==> Porque é preciso buscar ajuda? É difícil lidar com a homossexualidade em nossa sociedade? Na família?

- Ele fala que é preciso ajuda profissional para poder lidar com a autoaceitação, autoestima, é preciso conhecer o assunto, se conhecer, rever suas crenças ou medos que possam existir.

- Quando o filho compartilha a homossexualidade, morrem muitas coisas; sonhos dos pais, projeto para os filhos. O filho deve entender e respeitar esse tempo dos pais, esse luto dos pais.

- Os pais devem entender que o filho passou por todo um processo de vencer seus próprios preconceitos e se aceitar.

- Ninguém reencarna numa família sendo homossexual, por acaso. É questão de toda a família.

- Pais e filhos devem buscar ajuda psicológica para aprenderam a se entender, e a se comunicarem. A missão dos pais, é orientar os filhos; acolher os filhos. Deve haver diálogo sempre; e relação afetiva, fraterna profunda.

- Não pode haver exclusão na Casa Espírita! O Espiritismo não é assim! Mas alguns espíritas são. Infelizmente. O homossexual que chega à CE é apenas mais um filho de Deus, sem importar como expressa sua orientação sexual.

Conclusão

Desafios da Educação – Raul Teixeira/Camilo, perg.27

Ao perceber-se na criança tais situações, vale a pena conduzi-la a um acompanhamento psicológico, pelas mãos de profissionais respeitáveis por sua dignidade profissional, preferencialmente aquele que já admita a realidade da alma, a fim de que os pais encontrem esse apoio, no sentido de verificar se não está sendo o próprio lar o reforçador dessas características, quando não o fomentador.

Emmanuel, Vida e Sexo, Cap. 21 “Homossexualidade”

(…) o mundo vê, na atualidade, em todos os países, extensas comunidades de irmãos em experiência dessa espécie, somando milhões de homens e mulheres, solicitando atenção e respeito, em pé de igualdade ao respeito e à atenção devidos às criaturas heterossexuais.”

Observadas as tendências homossexuais dos companheiros reencarnados nessa faixa de prova ou de experiência, é forçoso se lhes dê o amparo educativo adequado, tanto quanto se administra instrução à maioria heterossexual.”

Joanna de Ângelis - Adolescência e Vida – Cap. 22 - O Adolescente e os Transtornos Sexuais

Diante de qualquer distúrbio sexual ou mesmo da harmônica polaridade, antes de o adolescente ou mesmo o adulto se permitirem o uso, a ação promíscua ou abusiva, pergunte-se ao amor que fazer e como realizá-lo, e o amor responderá:Não faça a outrem o que não gostaria que ele lhe fizesse, nem tampouco se faça a si mesmo, fruindo hoje um prazer fugaz, que resulta em um largo despertar entre danos prolongados.”

Exercícios de respiração lenta e profunda e prece final.

Avaliação

Encontro presencial para 9 jovens. Passamos o vídeo do Andrei Moreira e o encontro foi realizado com roda de conversa, com boa participação e interesse pelos jovens. Foram discutidas as seis possíveis causas da homossexualidade.

ANEXOS

           Apoio teórico:

LE, perg. 200. Têm sexo os Espíritos?

"Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos."

Revista espírita — 1866 > Janeiro > As mulheres tem alma?

Os órgãos sexuais só existem no organismo. Eles são necessários à reprodução dos seres materiais. Mas os Espíritos, sendo criação de Deus, não se reproduzem uns pelos outros, razão pela qual os órgãos sexuais seriam inúteis no mundo espiritual. (...)

Devendo os Espíritos progredir em tudo e adquirir todos os conhecimentos, cada um é chamado a concorrer aos diversos trabalhos e a passar por diferentes gêneros de provas. É por isso que eles renascem alternativamente ricos ou pobres, senhores ou servos, profissionais do pensamento ou da matéria. (...)

É com o mesmo objetivo que os Espíritos se encarnam nos diferentes sexos. Aquele que foi homem poderá renascer mulher, e aquele que foi mulher poderá renascer homem, a fim de realizar os deveres de cada uma dessas posições, e de submeter-se às provas respectivas.

Sofrendo o Espírito encarnado a influência do organismo, seu caráter se modifica conforme as circunstâncias e se dobra às necessidades e às exigências impostas por esse mesmo organismo. Essa influência não se apaga imediatamente após a destruição do envoltório material, da mesma forma que ele não perde instantaneamente os gostos e hábitos terrenos. Depois, pode acontecer que o Espírito percorra uma série de existências no mesmo sexo, o que faz com que durante muito tempo ele possa conservar, na condição de Espírito, o caráter de homem ou de mulher, cuja marca nele ficou impressa. Somente quando chegado a um certo grau de adiantamento e de desmaterialização é que a influência da matéria se apaga completamente e, com ela, o caráter dos sexos.

Se essa influência da vida corporal repercute na vida espiritual, o mesmo se dá quando o Espírito passa da vida espiritual para a corporal (...). Mudando de sexo ele poderá, portanto, sob essa impressão e em sua nova encarnação, conservar os gostos, as inclinações e o caráter inerentes ao sexo que acaba de deixar. Assim se explicam certas anomalias aparentes, notadas no caráter de certos homens e de certas mulheres.

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Triunfo Pessoal, Cap. 5, item ‘A conscientização dos arquétipos primordiais’.

No processo da evolução e, por todo o sempre, o Espírito é assexuado, experienciando as duas polaridades - responsáveis pela perpetuação da espécie humana —, nas quais a vigência de hormônios específicos encarrega-se de desenvolver aptidões ora físicas, morais, intelectuais, ora emocionais diferentes, a fim de realizar a individuação plena, desse modo, sintetizando os valores que decorrem de ambos os sexos em uma totalidade harmônica.

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Jesus e o Evangelho à Luz da Psicologia Profunda, Cap. 16

Esse amor não censurou ninguém, porque é feminino, maternal; no entanto, advertiu, caracterizando ser também masculino, paternal, em perfeita identidade da anima com o animus, em perfeita harmonia no Homem-Jesus.

Emmanuel, Vida e Sexo, Cap. 21 “Homossexualidade”

(…) a individualidade em trânsito, da experiência feminina para a masculina ou vice versa, ao envergar o casulo físico, demonstrará fatalmente os traços da feminilidade em que terá estagiado por muitos séculos, em que pese ao corpo de formação masculina que o segregue, verificando-se análogo processo com referência à mulher nas mesmas circunstâncias. Obviamente compreensível, em vista do exposto, que o Espírito no renascimento, entre os homens, pode tomar um corpo feminino ou masculino, não apenas atendendo-se ao imperativo de encargos particulares em determinado setor de ação, como também no que concerne a obrigações regenerativas.”

Educação e Vivências – Raul Teixeira/Camilo - “Homossexualismo e Educação”

decorrentes de processos educacionais deletérios que se apoiaram em inclinações morais deficitárias, ainda não são suficientemente amadurecidas para a verdadeira liberdade, os dramas homossexuais têm lugar na intimidade das criaturas largamente.”

Motivados, ainda, por terríveis programas obsessivos, que antigos inimigos desencarnados engendram por vingança ou, ainda, decorrentes de perturbações psiquiátricas não devidamente diagnosticadas, explodem quadros homossexuais, aqui e acolá. (…)”

Joanna de Ângelis - Adolescência e Vida – Cap. 22 - O Adolescente e os Transtornos Sexuais

A frustração materna, da genitora que anelava por um filho e gerou uma menina, ou vice-versa, passando a cuidar do ser em formação conforme houvera preferido recebê-lo, pode contribuir para que se instale uma distonia entre a forma e a psicologia da criança, mais tarde adolescente, engendrando mecanismo de fuga para a incorporação da personalidade que lhe foi projetada e não lhe corresponde à forma física. (...) “

Na atualidade, também contribui largamente para a opção sexual, em oposição à própria polaridade, a bem urdida propaganda apresentada pela mídia, que alcança o adolescente em indecisão ou em insegurança, direcionando-o para condutas homo e bissexual, ou outras denominadas pervertidas que caracterizam estados psicopatológicos.”

Ainda poderíamos recorrer à iniciação, quando adultos perversos e doentes estupram, ou desviam a atenção sexual do jovem em formação, empurrando-o para comportamentos alienados, em flagrante violência à sua liberdade de conduta. (...)”

https://icd.who.int/browse11/l-m/en#/http%3a%2f%2fid.who.int%2ficd%2fentity%2f411470068

CID 11, sub item 17 Condições relacionadas à saúde sexual

Descrição

A incongruência de gênero é caracterizada por uma incongruência marcada e persistente entre o gênero experimentado de um indivíduo e o sexo atribuído. O comportamento e as preferências de variante de gênero por si só não são uma base para atribuir os diagnósticos neste grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário