segunda-feira, 11 de julho de 2022

Aborto, não!

 Casa Espírita Missionários da Luz Mocidade: > 14 anos – 08/07/2022

Estudo Híbrido (Presencial e Google Meet)

Tema: Aborto, não!

Objetivos:

  • Identificar no aborto um crime perante a lei de Deus;

  • Refletir sobre as possíveis causas do aborto provocado e como evitar esse problema social.

Bibliografia:

  • O Livro dos Espíritos, pergs: 344, 357 a 359, 639, 637, 880;

  • A Gênese, Cap XI, “Gênese Espiritual”, item 18;

  • O céu e o inferno, 1ª Parte, Código Penal da Vida Futura, itens 9 e 10;

  • Após a Tempestade. Joanna de Ângelis/Divaldo Franco. Cap. 12 – ‘Aborto delituoso’.

Matérias no jornal:
https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2022/06/24/realizado-aborto-de-menina-de-11-anos-vitima-de-estupro-e-gravida-de-gemeos-no-piaui.ghtml


https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/06/5018327-me-sentia-um-nada-diz-mae-de-menina-de-11-anos-que-teve-aborto-negado.html


https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/policia-investiga-garoto-de-13-anos-e-circunstancias-de-estupro-de-menina-de-11-em-sc/


https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2022/06/25/klara-castanho-diz-que-foi-estuprada-engravidou-e-entregou-bebe-para-adocao.ghtml


Material:

Desenvolvimento:

  1. Dar as boas vindas ao grupo, hora da novidade, exercícios de respiração profunda.

Prece Inicial.

  1. Motivação:

Esse último mês, junho/2022, tivemos três notícias envolvendo abusos sexuais com grafidez, gestação na adolescência, e aborto.

Muitas opiniões a respeito.

Vamos analisar cada caso sob a ótica da doutrina espírita, para nos ajudar nas reflexões.

Caso 1:

Menina de 11 anos, vitima de estupro e grávida de gêmeos (Piaui), realiza aborto com 12 semanas de gestação.

- era abusada pelo companheiro da mãe, que ao descobrir a gravidez da filha, acionou o Conselho Tutelar. O abusador foi preso.

Caso 2:

Em SC, menina de 11 anos realiza aborto, já estando com mais de 29 semanas de gestação. O abuso sexual ocorreu quando ela tinha 10 anos, mas a mãe só descobriu quando a filha já estava com 22 semanas de gestação.

Em audiências realizadas no Fórum de Tijucas, em 17 e 23 de maio, os médicos do Hospital Universitário alegaram que a criança estava, até o momento, apresentando sinais de uma gravidez sem riscos.

O aborto demorou a ser realizado, pois a juíza do caso negou a autorização para o aborto, pois a gestação estava avançada. Depois foi feita a autorização para o aborto e a juíza saiu do caso.

A justiça investiga garoto de 13 anos com quem a menina teve relações sexuais “consensuadas”. Mas mesmo assim, a lei considera estupro, relação sexual com menor de 14 anos. (artigo 217-A do Código Penal).

Caso 3:

Atriz de 21 anos, que sofreu agressão sexual, tem a criança e a libera para adoção.

A agressão foi fora de sua cidade, estando longe da família e amigos. Preferiu não dar queixa e seguir adiante. Descobriu a gravidez somente pouco tempo antes do parto, quando decidiu ceder a criança para adoção.

  1. Discussão dialogada

Vamos começar com a questão legal aqui no Brasil: - o que diz a nossa lei sobre o aborto?

Aborto legal

No artigo 128 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940 está claro que aborto é considerado legal quando a gravidez é resultado de abuso sexual ou põe em risco a saúde da mulher. Além disso, em 2012, um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que é permitido interromper a gestação quando se nota que o feto é anencéfalo, ou seja, não possui cérebro.”

(https://www.brasildefato.com.br/2020/08/17/saiba-em-quais-casos-o-aborto-e-um-direito-garantido-no-brasil)

- O que diz a doutrina espírita sobre o aborto?

LE, perg. 358: Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?

Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.

== > Porque vocês acham que a DE considera um crime?

LE, perg 344. Em que momento a alma se une ao corpo?

A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até ao instante em que a criança vê a luz.

- Em alguma situação, a DE considera que o aborto não é crime? Sim!

LE, perg. 359: Dado o caso que o nascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela, haverá crime em sacrificar-se a primeira para salvar a segunda?

Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe.

Uma reflexão interessante é:

- sabendo que o Espírito sabe em qual contexto está reencarnando,

- que o Espírito escolhe, participa do planejamento de sua encarnação,

Então:

- porque um Espírito escolheria reencarnar através de uma gestação resultado de estupro?

- vocês já pensaram nisso? EM QUAL SITUAÇÃO, VOCÊ SENDO ESPÍRITO DESENCARNADO, FARIA ESSA ESCOLHA? - pedir que todos respondam

- Poderíamos pensar em 2 possibilidades….

1ª – Espírito que fez muitos abortos (gestante ou aborteira) em encarnações passadas e escolhe essa experiência, onde a possibilidade de ser abortado existe. Para aprender a valorizar a vida, e vivenciar a dor de ser expulso do útero.

2ª – Espírito do BEM, que por missão, por amor, resolve vir demonstrar, caso o aborto não se concretize, como o AMOR sempre vence! Imagine ter um filho (mesmo vindo nessas condições) para o qual você tem um grande amor e igualmente se sente amada?

Como saber quem é o Espírito que está reencarnando, né?

E isso importa?

== > o que importa é que é um Espírito, como você, como todos nós, que precisa da reencarnação!

Vocês acham que o Espírito reencarnante vem por acaso? Que não está associado à mãe? Ao pai?

Nenhum processo reencarnatório resulta da incidência casual de fatores que impelem os gametas à fecundação extemporânea. Se assim fora, resultaria permissível ao homem aceitar ou não a conjuntura. (...)”

(Após a Tempestade. Joanna de Ângelis/Divaldo Franco. Cap. 12 – Aborto delituoso )

Revendo os casos:

Nesses dois casos das meninas de 11 anos, vemos que a segunda, não parece ter sido por violência. A polícia está investigando.

Ela estava namorando o garoto! Com 10 anos, tendo relação sexual! E o bebê já estava com 7 meses de gestação quando foi retirado!

Triste, né? Duas almas traumatizadas! Da menina e do filho que não nasceu!

- quem será esse Espírito que foi expulso? Que ligação será que tinha com a menina?

- nesse caso, a gravidez foi uma consequência natural da relação sexual em período fértil!

- embora a lei brasileira permita o aborto por considerar que foi estupro, como será que fica a consciência deles (menina e o rapaz)?

É claro, que pela idade dela, não tem a percepção das consequências, a responsabilidade é menor. É uma criança de 11 anos

E o rapaz de 13 anos (caso fique provado que não foi violência mesmo)? Qual o nível de consciência dele nesse caso? Só Deus pode julgar do nível de responsabilidade de todos os envolvidos! = = > Responsabilidade coletiva, né? Da família, da sociedade...

E o primeiro caso?

Como será que esse tipo de coisa acontece?

Como entender a justiça divina, nos casos de crianças sofrerem abuso sexual?

- o que acham? (deixar que falem)

E como podemos pensar sobre esses fatos que vemos no cotidiano, sob a ótica espírita?

O que vocês acham? Como explicar esse crime na ótica espírita? (deixar que falem)

Vemos em Kardec, no livro O céu e o inferno, 1ª Parte, Código Penal da Vida Futura:

(Kardec está falando da justiça divina aqui!)

Toda falta cometida, todo mal realizado é uma dívida contraída que deverá ser paga; se o não for em uma existência, sê-lo-á na seguinte ou seguintes, porque todas as existências são solidárias entre si.” ( item 9)

O Espírito sofre, quer no mundo corporal, quer no espiritual, a consequência das suas imperfeições. As misérias, as vicissitudes padecidas na vida corpórea, são oriundas das nossas imperfeições, são expiações de faltas cometidas na presente ou em precedentes existências.” (item 10).

== > bem claro, né? Toda falta, todo erro tem consequência!

Quais devem ter sidos os erros cometidos em reencarnações passadas pelos abusadores? Pelas vítimas? O que acham? (deixar que falem)

Que envolvimentos esses Espíritos devem ter?

Necessariamente precisam ter envolvimentos em encarnações passadas?

- nem sempre, né? Se o ofendido, o agredido, perdoou, se liberta do mal e segue sua vida. O agressor, o ofensor, não. Esse fica preso até conseguir dissipar toda consequência do mal praticado. A ofensa é, de fato, contra as leis de Deus! Ele precisa se quitar com a lei divina!

E esses abortos realizados? Estão de acordo com as leis divinas?

- depende da condição médica das meninas, que ainda tem corpos em desenvolvimento! A medicina é que deve se pronunciar a esse respeito, a respeito da saúde das meninas, de possíveis consequências por levar a gestação adiante.

E no caso de deixar a criança nascer e fazer a doação? (o que acham?)

- é um mal menor! Às vezes o trauma é tão grande que a mãe, ou a família, não se acha em condições de cuidar da criança com o carinho que toda criança merece. O importante, é que deixaram o Espírito reencarnar!

  1. Conclusão

Ninguém nasce para ser violentado!

Mas se for um Espírito com dívidas nessa área do passado, mesmo na fase infantil, exerce atração de outros Espíritos na mesma faixa de desequilíbrios em sua história de vida.

Então, sabe ao reencarnar, que existe esse risco.

Ninguém nasce para ser criminoso!

Entretanto, nem sempre os Espíritos, ao se reencarnarem, conseguem resistir às situações e acabam falhando em seus planejamentos reencarnatórios. Criam então, novas dívidas! Precisarão pagar perante as leis civis e também perante as leis de Deus.

Mas sabiam, ao reencarnar, que sofreriam essa prova, essa tentação.

Ninguém nasce para ser abortado!

Mas se for um Espírito com dívidas no contexto da desvalorização da vida, sabe ao reencarnar, que existe esse risco, essa possibilidade.

Em todos os casos, importante reforçamos a questão da visão espírita, e não materialista, das situações da vida, mas sem julgar a atitude de quem quer que seja!

Só Deus conhece todos os escaninhos da alma humana!

Importante ver todos os envolvidos com essa questão (homem, mulher/jovem/cça, Espírito reencarnante, profissional que pratica o aborto, profissionais da justiça), com a visão da imortalidade, e da fraternidade!

Somos todos filhos de Deus, em experiências reencarnatórias!

E se alguém já fez o aborto? Não julgarmos!

E quem fez o aborto, se auto perdoar!

Lembramos das orientações de Kardec no Céu e o Inferno: arrependimento, reparação e expiação. Esses são os 3 passos para apagar todos os vestígios de uma falta cometida!

E seguirmos adiante! A evolução é lei divina!

  1. Exercícios de respiração lenta e profunda e prece final.

  1. Avaliação

Encontro com 6 jovens, sendo 1 no virtual com bastante participação e perguntas. Foram boas as reflexões pois conseguimos manter a análise das situações do ponto de vista do Espírito, e não dos encarnados.

ANEXOS


LE, perg 356. Entre os natimortos alguns haverá que não tenham sido destinados à encarnação de Espíritos?

Alguns há, efetivamente, a cujos corpos nunca nenhum Espírito esteve destinado. Nada tinha que se efetuar para eles. Tais crianças então só vêm em função de seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário