quinta-feira, 7 de julho de 2022

Trabalho e Repouso

 Casa Espírita Missionários da Luz                          Mocidade: > 14 anos – 24/06/2022

                                                                Estudo Híbrido (Presencial e Google Meet)

Tema: Trabalho e Repouso

Objetivos:

·         Reconhecer o trabalho como instrumento de progresso espiritual;

·         Identificar a necessidade do repouso segundo a lei natural do trabalho.

Bibliografia:

-  O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, pergs 132, 630, 674 à 685 (Lei do Trabalho); 711 à 717 (Lei de conservação);

 - Ilumina-te, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, ‘Lazeres e Divertimentos’;

- Adolescência e Vida, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, Cap. 11 ‘A Vida Social do Adolescente’.


Material:  LE, pedaços de papel e caneta (um pra cada jovem), caixa pra recolher os papéis

Desenvolvimento:

  1. Hora da novidade, exercícios de respiração profunda e Prece Inicial

  2. Motivação: 

A perg 132 do LE, fala da nossa cota de responsabilidade quando aqui na Terra (pedir que um dos jovens leia): Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos?

==> vocês sabem qual é?

Vejamos a resposta:

Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação.

Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento em harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus.

É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta.”

E Kardec comenta:

ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do universo. Deus, porém, na sua sabedoria, quis que nessa mesma ação eles encontrassem um meio de progredir e de se aproximar dele. Deste modo, por uma admirável lei da Providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na natureza.”

-           Vejam que profundo esse comentário de Kardec! Tudo encadeado e solidário! Todos nos servimos de todos e devemos fazer a ‘parte que nos toca’ na criação!! Temos um trabalho a realizar aqui! A partir desse nosso trabalho, vamos progredindo!

Na perg, 540 do LE, temos uma resposta linda dos Espíritos, que mostra esse encadeamento de tudo aqui no planeta:

Considera essas miríades de animais que, pouco a pouco, fazem emergir do mar ilhas e arquipélagos. Julgas que não há aí um fim providencial e que essa transformação da superfície do globo não seja necessária à harmonia geral? Entretanto, são animais de ínfima ordem que executam essas obras, provendo às suas necessidades e sem suspeitarem de que são instrumentos de Deus.”

É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou pelo átomo. Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto!”

==> aqui, Kardec fala da contribuição de pequenos animais na transformação da superfície do planeta.

==> um exemplo que nos ajuda a pensar nessa questão do encadeamento de tudo, é o papel das abelhas.

(https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Biologia/noticia/2021/05/abelhas-5-razoes-pelas-quais-nao-podemos-viver-sem-elas.html)

Pequeninas e trabalhadoras, as abelhas são um dos animais mais importantes para a biodiversidade e a economia humana. Tanto que a Organização das Nações Unidas (ONU) tornou o dia 20 de maio o Dia Mundial das Abelhas, com o objetivo de conscientizar o mundo dos riscos que as ameaças a esses insetos representam para o mundo.

Apesar de sua posição de protagonista no reino animal, as 25 mil espécies da ordem Hymenoptera estão ameaçadas – muito por causa da atividade humana. Por serem organismos sensíveis, elas sofrem com agricultura intensiva, defensivos agrícolas, poluição, introdução de espécies invasoras e alterações climáticas. Uma hipotética extinção das abelhas poderia levar o mundo a um colapso dos ecossistemas, com a agricultura e a cadeia alimentar inviabilizadas.

As abelhas são responsáveis pela polinização de 90% das espécies de flores silvestres e 75% das plantações de alimentos, segundo a Embrapa.

A importância das abelhas vai além da produção de alimentos para os humanos. Muitos dos vegetais por ela polinizados são importantes para toda a cadeia alimentar do reino animal. Um exemplo é a alfafa, um dos principais alimentos consumidos por mamíferos herbívoros, como os bovinos.

==> que beleza a criação divina, né? Vendo o papel das abelhas na manutenção do ecossistema, entendemos melhor o que os Espíritos falaram na questão 540! Tudo na natureza trabalha para o bem comum!

==> E o ser humano? Qual a parte da humanidade na obra da criação? O que fez o homem desde que começou a encarnar aqui na Terra? ==> progresso social, intelectual, etc. Não moramos mais nas cavernas! Trabalhando pelo seu adiantamento moral e intelectual, a humanidade foi mudando, melhorando das condições de vida aqui na Terra.

  1. Discussão dialogada – Trabalho – A parte que nos toca

Temos no Novo Testamento, no Evangelho de João 5, vv 17:

Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.”

==> qual foi o trabalho de Jesus, considerando o nosso planeta?

Na RE, Jan/1864, ‘Um caso de possessão - Senhorita Júlia’, Kardec publicou uma mensagem do Espírito Hahnemann: “… que o Espírito de Verdade, que dirige este globo, conferirá quando for merecido. “ (.)

==> aqui vemos uma das atribuições de Jesus com relação à Terra… Ele é responsável por todos nós que aqui habitamos, pelo processo de regeneração do nosso planeta! É o Governador da Terra! Nosso Guia e Modelo! (LE, perg. 625)

E nós? Estamos despertos para nosso papel na criação? Temos que nos movimentar para trabalhar! Precisamos assumir a nossa parte na criação! 

==> quando falamos na “parte que nos toca na criação’’, estamos falando do trabalho que temos condições de desenvolver em cada etapa da nossa vida. Cada qual está em um estágio (semente, broto, flor, fruto…). Nossas atuações mudam, nossos compromissos mudam conforme vamos ficando com mais autonomia sobre nossas vidas.

Segundo a definição de trabalho no LE.Perg. 675:

Por trabalho só se devem entender as ocupações materiais?

Não; o Espírito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupação útil é trabalho.”

==> fica então a reflexão para cada um de nós: o que é esperado de nós na fase que estamos vivendo hoje? Qual o despertar (para as leis de Deus) que estou em condições de fazer?  Quem quer compartilhar essas reflexões

Obs.: Se as respostas ficarem muito genéricas, saindo da reflexão individual, o evangelizador pode falar de si, de sua atuação, como exemplo pros jovens.

4. Discussão dialogada – Repouso

-        Quando falamos de trabalho, também falamos do repouso. O repouso também está nas leis divinas.  Pedir que um dos jovens leia a perg. 682 do LE:  

Sendo uma necessidade para todo aquele que trabalha, o repouso não é também uma lei da natureza?

Sem dúvida. O repouso serve para a reparação das forças do corpo e também é necessário para dar um pouco mais de liberdade à inteligênciaa fim de que se eleve acima da matéria.”

==>  Então, quantos objetivos têm o repouso perante a lei divina? (deixar que respondam)

i. Descanso físico;               ii. permitir à inteligência tempo para buscar a espiritualização

==> O repouso, as horas de laser, a diversão são necessários, mas com bom senso, inteligência!

- Os jovens precisam estar com outros jovens! Precisam se socializar!

Todos precisamos ter nossos pares! Nossos grupos sociais que se afinizam conosco!

Saber o que está acontecendo no momento, buscar diversões sadias que possam realmente trazer alegria, momentos de prazer que poderão depois ser recordados com saudades!

5. Atividade de Fixação

Vamos falar sobre os divertimentos, o lazer, de modo genérico aqui no grupo, sem que tenhamos que nos identificar, ok? Escrever num pedaço de papel a resposta à pergunta:

==> o que faço nas minhas horas de laser? (escrever o que costuma fazer mais. Uma só atividade, ok?)

- Distribuir papel e caneta para cada um, pedindo que respondam com letra de imprensa, sem se identificarem.

==> Depois recolher os papéis, e colocar numa caixinha. Passar a caixa pelos jovens, pedindo que um por vez, pegue um papel, leia e analise:

==> Essa atividade da hora de laser, de descanso, que está escrita no papel que você pegou, está de acordo com as leis de Deus, ou não? Sem julgamentos.

==> Lembrar da semente: não podemos exigir frutos de uma semente! 

==> Lembrar do bem e o mal, conforme o LE (perg. 630)

Obs.: havendo jovens na sala virtual, pedir que mandem a resposta pro seu whats individual (do evangelizador). Escrever então, em um papel cada resposta e colocar na caixa junto às respostas dos demais.

4.    Conclusão

Vamos encerrar nossas reflexões observando amor de Deus nos mínimos detalhes de cada dia; muitas vezes não percebemos o quanto somos amados! O cuidado constante de Deus para cada um de nós! ==> Lar, trabalho, amigos, é o  amor de Deus se apresentando! Jesus é nosso Governador!!!

- o repouso para a prática de silenciar a mente para ouvirmos a nós mesmos e a Deus, nos auxilia a desenvolvermos nossos sentimentos, a nos aproximarmos de Jesus. 

5.    Prece final e passes 

6.    Avaliação

Encontro para 8 jovens, sendo uma na sala virtual. O estudo começou com pouca energia, mas depois eles se envolveram e começaram a refletir sobre a posição de cada um, o quão pouco que fazemos pra cuidar do nosso planeta, no ambiente em que vivemos; que o comodismo nos levar a usufruir de todas as facilidades sem refletirmos. Sabiam sobre a importância das abelhas no ecossistema; e de Jesus como o governador do planeta. Não foi feita a atividade de fixação.

Anexos: (subsídios teóricos)

LE, perg. 630:

O bem é tudo o que é conforme à lei de Deus; o mal, tudo o que lhe é contrário. Assim, fazer o bem é proceder de acordo com a lei de Deus; fazer o mal é infringi-la.”  

Joanna de Ângelis, em Adolescência e Vida, diz:

Assim, a preferência do jovem é por outro da mesma faixa etária, os seus jogos são pertinentes às ocorrências que lhe estão sucedendo no dia-a-dia. Há uma abrupta mudança de interesses, e portanto, de companhias, que se tornam imperiosos para a formação e definição da sua personalidade. Não mais ele se compraz nos encantamentos anteriores, nas coleções infantis que

lhe eram agradáveis, nem tampouco nas aspirações que antes o mantinham preso ao lar, ao estudo ou aos esportes até então preferidos.

O jovem tem necessidade de programar e desenvolver uma forma de filosofia de vida, que o levará à descoberta da própria identidade. Para esse desenvolvimento ele necessita saber quem é e o que deve fazer, de modo que se possa empenhar na realização do novo projeto existencial.”

A questão da independência do jovem no contexto doméstico, nesse período, não é simples, porque a família dá segurança e compensação, trabalhando, no entanto, embora de forma inconsciente, para que ele perca a oportunidade de definir a personalidade, tornando-se parasita do lar, peso inevitável na economia da sociedade que dele espera esforço e luta para o contínuo crescimento.”

(Ilumina-te, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, ‘Lazeres e Divertimentos’)

(https://www.revistaautadesouza.com/index.php/2020/06/06/lazeres-e-divertimento/)

“ Há lazeres no lar, no trabalho, na comunidade, ricos de divertimentos domésticos não desgastantes, como frutos da consciência objetiva do dever.

Se te sentes afadigado no trabalho a que te dedicas, muda a rotina, retempera o ânimo e sentirás renovação emocional, tornando-te tranquilo.”

Preenche as tuas horas com atividades produtivas, e naquelas dedicadas ao repouso, ao lazer, não te desligando da realidade, prosseguindo ativo mentalmente e com emoção de felicidade.”

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