quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Eu venci o mundo

 Casa Espírita Missionários da Luz – Juventude      > 13 anos          20/11/2020

 

Tema:   Eu venci o mundo                                                   Estudo Virtual – Google Meet

 

Objetivos:

- Entender a diferença entre vencer o mundo e vencer no mundo.

 

Bibliografia:

NT, João, 16:33

O Livro dos Espíritos, item ‘Escolha das Provas’ pergs 258 à 273;

Ser Feliz Hoje, Joanna de Ângelis/Divaldo, cap.13 ‘Conflitos’;

Nossos Filhos São Espíritos, Hermínio C. Miranda, Cap. 19 ‘Filhos Deficientes’.

 

Material:

 

1      Hora da novidade, exercícios de respiração profunda, e prece inicial

2      Motivação inicial:

 

Pedir aos jovens: Escrevam no chat, uma pessoa que vocês consideram que foi vencedora; que foi bem sucedida, e ao lado do nome dela, uma palavra, ou frase curta, que justifique sua opinião.  (anotar o que eles escreverem).

 

Apresentar a frase de Jesus em uma imagem:
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João, 16:33)

 

ð  Nessa passagem, Jesus falava com seus discípulos, já preparando-os para a partida de Jesus, quando teriam que dar continuidade na obra de divulgação da boa nova e vivência do evangelho.

ð  Para a sociedade da época de Jesus, ele foi um vencedor?

 

3      Discussão dialogada:

       .Para nós, que somos espíritas e sabemos da imortalidade e da lei das reencarnações, quais seriam os critérios para uma pessoa ser vencedora?

       Qual a diferença entre vencer NO mundo e vencer O mundo?

 

Projetar o trecho de Joanna:

“A maioria das criaturas humanas, no entanto, desde a infância é educada equivocadamente para vencer no mundo, isto é: triunfar no palco das apresentações competitivas, tornar-se destaque, fruir prazeres inexauríveis, desfrutar de todos os gozos. A imortalidade não encontra campo para desenvolver-se e a questão da vida após a morte é deixada à margem, como se a ocorrência pudesse ser evitada ou não existisse...”


“Para vencer no mundo não faltam os contributos da traição, da violência e do desrespeito às leis. No entanto, para vencer o mundo e os seus conflitos, a presença de Jesus na mente e na emoção bastará para equacionar os desafios.”

ènessa frase de Joanna, ela afirma que existem conflitos no mundo, como Jesus falou “no mundo tereis aflições”; não nascemos para uma vida de delícias, não nascemos a passeio.

 

ècom essa perspectiva, as pessoas que vocês citaram, será que venceram NO mundo, ou venceram o mundo?

 

Vencer o mundo é conseguir cumprir nossos objetivos reencarnatórios; é manter a atenção em nossos sentimentos, manter a fé e a confiança em Deus em todas as situações, mesmo nos momentos de aflições. Ou seja, é seguir o Evangelho!

 

Vamos ver umas perguntas do LE, relativas à escolha das provas, ou seja, aos planos que fazemos antes de reencarnar: (projetar as perguntas).

 

258. Quando na erraticidade, antes de começar nova existência corporal, tem o Espírito consciência e previsão do que lhe sucederá no curso da vida terrena?
“Ele próprio escolhe o gênero de provas por que há de passar, e nisso consiste o seu livre-arbítrio.”

 

259. Do fato de pertencer ao Espírito a escolha do gênero de provas que deva sofrer, seguir-se-á que todas as tribulações que experimentamos na vida nós as previmos e escolhemos?
“Todas, não, porque não escolhestes e previstes tudo o que vos sucede no mundo, até às mínimas coisas. Escolhestes apenas o gênero das provações. As particularidades são a consequência da posição em que vos achais e, muitas vezes, das vossas próprias ações.

 

260. Como pode o Espírito desejar nascer entre gente de má vida?
“Forçoso é que seja posto num meio onde possa sofrer a prova que pediu. Pois bem, é necessário que haja analogia. Para lutar contra o instinto do roubo, preciso é que se ache em contato com gente dada à prática de roubar.”

 

264. Que é o que dirige o Espírito na escolha das provas que queira sofrer?
“Ele escolhe, de acordo com a natureza de suas faltas, as que o levem à expiação destas e a progredir mais depressa.

 

4      Fixação do conteúdo

- dividir a turma em dois grupos, para que realizem a dinâmica proposta:

 

Dinâmica – A difícil missão de um(a) mentor(a).

 

Vocês hoje experimentarão a difícil tarefa de serem os mentores espirituais de um espírito. Vocês receberão as informações da sua última encarnação e deverão preparar a próxima encarnação dele.

 

Última encarnação: Fez parte de um triângulo amoroso, Aos 21 anos já estava com o casamento marcado com uma jovem, quando ela  se apaixonou por outro. Ao receber a notícia do término, em um impulso, em momento de desatino, o jovem preterido atirou-se por um despenhadeiro abaixo, danificando de maneira grave, precisamente seu cérebro físico. O seu pai tudo fez para salvá-lo, mas não o conseguiu, ficando marcado por profunda mágoa, pois muito amava o filho e nele depositava grandes esperanças. Quanto à moça, uniu-se, afinal, ao jovem de sua escolha seguindo o seu caminho.

 

Agora, vocês terão que escolher o sexo, região, tipo de vida, profissão, ciclo familiar, provas a expiar, enfim, tudo que esse espírito precisa na sua caminhada.

 

- apresentação dos grupos, com o planejamento reencarnatório que cada grupo fez para o Espírito suicida.

 

5      Conclusão

 

Esse caso, é real, e está relatado no cap.19, do livro Nossos Filhos São Espíritos, por Hermínio Miranda.

A solução para a próxima reencarnação desse Espírito, que foi planejada por conta dos problemas ocorridos na última encarnação foi: a ex-noiva e o rapaz com quem ela se casou, voltariam a se casar na nova reencarnação. Receberiam como filho, o ex-noivo dela que se suicidou pelo rompimento do noivado. E como ele danificou o cérebro, matando o corpo que lhe servia de instrumento, nasceria com paralisia cerebral, que o impediria de ter livre manifestação de suas faculdades.

 

ècomo esse trio venceria o mundo nesse caso? Os pais se dedicando a cuidar do filho, suprindo suas necessidades. Foi para isso que eles nasceram!

E o filho, com resignação e coragem, suportar essa difícil expiação.

 

ètodos nascemos com um objetivo, por nós mesmos escolhido. Precisamos manter o foco nas leis de Deus, na certeza da imortalidade, renovar a nossa fé em Deus e cultivarmos o hábito da oração, para podermos resistir às tentações do mundo, superarmos as dificuldades, as aflições da jornada, e de faro, vencermos o mundo!

 

6      Prece Final

 

6.   Avaliação:

Encontro com 12 jovens (Fernanda, Gabriel Donatti, Gisele, Laura, Lucas, Maria Eduarda, Maria Fernanda e Manu, Mariana, Isabele e Gabriela Cardoso, Bruna Teixeira), com muito boa participação. Na atividade inicial, cada um colocou pessoas comuns, da própria família; o trabalho em grupos foi muito rico pois perceberam como é difícil fazer uma planejamento reencarnatório pois envolve diversas pessoas! Os dois grupos trocaram o sexo de alguns personagens no planejamento da próxima reencarnação. Fazer a divisão em grupos, em estudo virtual, continua sendo não muito eficiente e consome um bom tempo.

 

7.  Anexos:  

Ser Feliz Hoje, Joanna de Ângelis/Divaldo, cap.13 ‘Conflitos’

Jesus asseverou com propriedade: (...) No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Portadora de profundo sentido é a Sua assertiva, por ensejar a reflexão de que a Terra é uma escola de aprendizagem transitória e a luta que se trava tem como objetivo a vitória sobre todas as paixões vis.

A maioria das criaturas humanas, no entanto, desde a infância é educada equivocadamente para vencer no mundo, isto é: triunfar no palco das apresentações competitivas, tornar-se destaque, fruir prazeres inexauríveis, desfrutar de todos os gozos. A imortalidade não encontra campo para desenvolver-se e a questão da vida após a morte é deixada à margem, como se a ocorrência pudesse ser evitada ou não existisse...

Quando algo não concorre para esse imediato desiderato permite-se o conflito que se lhe assenhoreia e produz-lhe sofrimento.

Caso opte pelo trabalho de autorrealização, o que equivale dizer: incessante labor para enfrentar as ocorrências menos agradáveis com certo grau de misericórdia, superar o egoísmo  e considerar que as alegrias transitórias são necessárias, mas não as únicas manifestações que proporcionam plenitude, estará vencendo o mundo. (...)

Permite-te fazer parte desse grupo de obreiros do Senhor que modificarão as paisagens torpes dos sofrimentos, abrindo espaço à felicidade e superando a tirania dos perversos e

malfeitores.

No Seu inabordável sacrifício, Jesus fez-se exemplo para todos os que vieram depois e permanece como lição viva do não tormento.

*

Ante os conflitos que te aturdem e afligem, trabalha o ego e desenvolve o sentimento de amor, mantendo serenidade em todas as situações em que te encontres, e perceberás que para vencer no mundo não faltam os contributos da traição, da violência e do desrespeito às leis. No entanto, para vencer o mundo e os seus conflitos, a presença de Jesus na mente e na emoção bastará para equacionar os desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário