quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Dúvidas sobre mediunidade

Casa Espírita Missionários da Luz

Juventude:  > 13 anos                                   09/10/2020

Estudo virtual no Google Meet

 Tema: Dúvidas sobre mediunidade 

Objetivo:

  • Retomar as perguntas que foram feitas ao Alberto Almeida na live de 03/10, para esclarecer dúvidas dos jovens, discutindo com o grupo as perguntas que não foram respondidas pro conta do tempo da live. 

Bibliografia:

Livros dos Médiuns – pergs 11ª e 16ª do item 100, item 159, item 218,- perg 8ª do item 221 (mediunidade para jovem de 12 anos); item 220, e pergs 3ª, 4ª, 5ª, 11ª, 12ª à 14ª do item 220; Cap. III (Do Método – sobre o ensino da DE), item 180 (mediunidade intuitiva); 

Livro dos Espíritos – pergs. 464, 466, 467, 470, 932 (o bem é tímido) e Prolegômenos; 

- Adolescência e Vida, Joanna de Ângelis/Divaldo Franco,  Cap 20 ‘O Adolescente e os Fenômenos Psíquicos;

- Missionários da Luz, André Luiz/Chico Xavier – Cap. 2 ‘A Epífese’;

- Caminho, Verdade e Vida, Emmanuel/Chico Xavier, Cap. 151;

- Loucura e Obsessão, Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco (trabalho num Centro de Umbanda);

-Sexo e Consciência – Divaldo Franco, Cap 1 ‘Energia Sexual’, item ‘Diálogo Chico Xavier’;

-  https://youtu.be/WF6JJWcFHks - live do Alberto Almeida para os jovens do PR, em 03/10/20. 

Material: 

Desenvolvimento:

1.            Hora da novidade, exercícios de respiração profunda e prece de início do encontro.

 

2.            Desenvolvimento do tema

Começamos explicando que devido ao nosso esforço e dedicação nos estudos, teoricamente, já estamos aptos para responder algumas perguntas sobre o tema. Importante ressaltar que não devemos parar de estudar nunca.

- Simular um programa de auditório, onde são feitas perguntas e respostas para alguns especialistas e o público iria dizer se a resposta está certa ou errada.

- Solicitar um voluntário para ser o apresentador do programa. Ele poderá seguir o formato de apresentação que preferir.

- Algumas opções do que ele poderia falar: Apresentar o especialista, com nome, idade e dizer que está em formação da Universidade “Missionários da Luz”.

1ª opção: Solicitar voluntários para serem os especialistas fixos.

2ª opção: Apresentador faz as perguntas e quem se sentir à vontade responde como especialista

- complementar as respostas, caso necessário. 

3.            Prece final

4.             Avaliação:

Marcela conduziu o encontro que contou com 11 jovens, com participação. O ‘apresentador’ fez bem seu papel fazendo as perguntas as grupo. Poucos se arriscaram a responder! 

5.            Anexos:

 Perguntas encaminhadas ao Alberto Almeida e não respondidas pelo tempo: 

1)    Quando o jovem apresenta sinais de mediunidade mais ostensiva, como ele pode identificar se está na companhia de bons espíritos? Como diferenciar uma comunicação que veio de um espírito amigo ou não, já que muitos são espíritos brincalhões e até perversos?

Pelo autoconhecimento que é um processo da vida toda, Uma dica é, se tenho um raciocínio que nunca tive, e depois vou pensar nele, vejo claramente que era novo para mim; logo, foi intuição. 

Perg. 464.Como distinguirmos se um pensamento sugerido procede de um Espírito bom ou de um Espírito mau?

“Estudai o caso. Os Espíritos bons só para o bem aconselham. Compete-vos discernir. (O Livro dos Espíritos) 

Perg. 467. Pode o homem eximir-se da influência dos Espíritos que procuram arrastá-lo ao mal?

“Pode, visto que tais Espíritos só se apegam aos que, pelos seus desejos, os chamam, ou aos que, pelos seus pensamentos, os atraem.” 

Perg. 470. Os Espíritos que ao mal procuram induzir-nos, e que põem assim em prova a nossa firmeza no bem, procedem desse modo cumprindo missão? E, se assim é, cabe-lhes alguma responsabilidade?

“A nenhum Espírito é dada a missão de praticar o mal. Aquele que o faz age por conta própria, sujeitando-se, portanto, às consequências. Pode Deus permitir-lhe que assim proceda, para vos experimentar; nunca, porém, lhe determina tal procedimento. Compete-vos, pois, repeli-lo.” (O Livro dos Espíritos) 

2)    A mediunidade tem correlação com o parentesco físico, já que no caso das Irmãs Fox, aconteceu, dentro da mesma família?

Não.

Livro dos Médiuns, item 200. (A mediunidade) “se manifesta nas crianças e nos velhos, em homens e mulheres, quaisquer que sejam o temperamento, o estado de saúde, o grau de desenvolvimento intelectual e moral. Só existe um meio de se lhe comprovar a existência. É experimentar.” 

3)    Alguém que possui mediunidade aflorada pode deixar de ter/ desenvolver ela ao longo da vida? Por qual motivo?

Livro dos Médiuns: Sim. Pode haver a suspensão da mediunidade.

220. A faculdade mediúnica está sujeita a intermitências e a suspensões temporárias, quer para as manifestações físicas, quer para a escrita.

Perg. – Essa impossibilidade temporária também serve para dar ao médium a prova de que ele escreve sob uma influência estranha, pois, de outro modo, não haveria intermitências.

A interrupção da faculdade nem sempre é uma punição; demonstra às vezes a solicitude do Espírito para com o médium, a quem consagra afeição, tendo por objetivo proporcionar-lhe um repouso material de que o julgou necessitado.

Perg 5ª: “Servem para lhes pôr a paciência à prova e para lhes experimentar a perseverança. (...) É também para lhe dar tempo de meditar as instruções recebidas. Por essa meditação dos nossos ensinos é que reconhecemos os espíritas verdadeiramente sérios. Não podemos dar esse nome aos que, na realidade, não passam de amadores de comunicações.”

Perg 11ª - “Depende da causa da interrupção, que tem por fim, amiúde, deixar-vos algum tempo sem comunicações, depois de vos terem dado conselhos, a fim de que vos não habitueis a nada fazer senão com o nosso concurso. 

4)    Afinal de contas, pra quê que os Espíritos se comunicam aqui?

Os espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de Sua vontade, têm por missão instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da Humanidade. (O Livro dos Espíritos > Prolegômenos)

Perg. 466. Por que permite Deus que Espíritos nos excitem ao mal?

“Os Espíritos imperfeitos são instrumentos próprios a pôr em prova a fé e a constância dos homens na prática do bem. Como Espírito que és, tens que progredir na ciência do infinito. Daí o passares pelas provas do mal, para chegares ao bem. A nossa missão consiste em te colocarmos no bom caminho. Desde que sobre ti atuam influências más, é que as atrais, desejando o mal; porquanto os Espíritos inferiores correm a te auxiliar no mal, logo que desejes praticá-lo. Só quando queiras o mal podem eles ajudar-te para a prática do mal. Se fores propenso ao assassínio, terás em torno de ti uma nuvem de Espíritos a te alimentarem no íntimo esse pendor. Mas outros também te cercarão, esforçando-se por te influenciarem para o bem, o que restabelece o equilíbrio da balança e te deixa senhor dos teus atos.” 

Livro dos Médiuns, item 100, perg 11ª:

Poderá aquele a quem um Espírito apareça travar com ele conversação?

“Perfeitamente e é mesmo o que se deve fazer em tal caso, perguntando ao Espírito quem ele é, o que deseja e em que se lhe pode ser útil. Se se tratar de um Espírito infeliz e sofredor, a comiseração que se lhe testemunhar o aliviará. Se for um Espírito bondoso, pode acontecer que traga a intenção de dar bons conselhos.” 

5)    Todas as comunicações de espíritos inferiores são indesejadas fora do trabalho mediúnico? 

Toda comunicação que venha a aparecer e acabe prejudicando o médium é indesejada, porém, foi permitida por alguma razão, sendo uma oportunidade de encaminhar esse espírito inferior. Por isso a importância de ter estudo e autoconhecimento para lidar com a situação.(Ver LE perg 466 citada na questão acima)

 

6)    Existem fatores que predispõem uma pessoa a desenvolver habilidades mediúnicas ao longo da vida? 

Livro dos Médiuns:

Item 159. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. É de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. 

Item 100, perg 16ª:

Por que razão certas visões ocorrem com mais frequência quando se está doente?

“Elas ocorrem do mesmo modo quando estais de perfeita saúde. Simplesmente, no estado de doença, os laços materiais se afrouxam; a fraqueza do corpo permite maior liberdade ao Espírito, que, então, se põe mais facilmente em comunicação com os outros Espíritos.” 

7)    Uma mediunidade pouco desenvolvida deve ser trabalhada para desenvolver e tornar-se mais útil?

Depende do caso, pois não podemos levar em consideração somente a crença do Espiritismo, existem médiuns em todas as religiões. Mas sem dúvida, é uma oportunidade que o médium recebe em ser útil e fazer o bem as pessoas, mas não é obrigada a desenvolver, caso não deseje. 

Livros dos Médiuns, item 218:

Se, apesar de todas as tentativas, a mediunidade não se revelar de modo algum, deverá o aspirante renunciar a ser médium, como renuncia ao canto quem reconhece não ter voz. 

Item 220, pergs.:

12ª Com que fim a Providência outorgou de maneira especial, a certos indivíduos, o dom da mediunidade?

“É uma missão de que se incumbiram e cujo desempenho os faz ditosos. São os intérpretes dos Espíritos com os homens.” 

13ª Entretanto, médiuns há que manifestam repugnância ao uso de suas faculdades.

“São médiuns imperfeitos; desconhecem o valor da graça que lhes é concedida.” 

----------------------------------------------

 Perguntas respondidas pelo Alberto Almeida na live:

Pergunta1

Como os jovens podem se utilizar da mediunidade para seu melhoramento? Existem benefícios da mediunidade na juventude?

A glândula da mediunidade é a mesma da maturação sexual: a glândula pineal.

O jovem pode usar a energia criativa na mediunidade, como fez Chico Xavier. Ele dialogava com as células sexuais e direcionava essa energia para a psicografia. Os modismos de hoje levam ao desequilíbrio, se o jovem não souber bem direcionar essas energias sexuais. Castidade no sentido de pureza, de manejo adequado.

As energias sexuais podem estar a serviço de qualquer atividade no bem. 

Na prática mediúnica, quando um médium interpreta um jovem que morreu de overdose, sente o que o jovem sentiu. Vivencia; aprende. Exercício da mediunidade não são só narrativas, são experiências. 

A mediunidade na juventude também auxilia o jovem a se conectar com seu anjo de guarda, a estar mais vigilante. A maturidade se amplia, e com isso, mais chances de não se perder na vida. 

Pergunta2

Como fica a situação das pessoas que renegam ou tem medo da mediunidade? E se eu não quiser ser médium?

Isso é medo do desconhecido. É um trauma psicológico que precisa ser trabalhado. O estudo é importante para compreender, pois o mundo tem muitas histórias aterrorizantes envolvendo fenômenos mediúnicos.

 

Não usar a mediunidade pode, mas o débito que o médium possui continua.  A mediunidade é uma oportunidade de resgate, pois a maioria dos médiuns são devedores. Com o trabalho na mediunidade vão liberando-se de suas pendências. Isso também acontece em outras religiões, embora o nome usado para o fenômeno seja outro.

 

E renego, tendo um compromisso e a mediunidade é um instrumento, um recurso, o médium fica com o problema que veio tratar! A mediunidade é concedida! Mas é voluntária, sempre! 

Pergunta3

Porque as CEs barram a participação dos jovens?

Por ignorância! Kardec fala que tem jovens de 12 anos mais maduros que adultos. Mediunidade é relacionada à maturidade.

O jovem deve e pode, ao lado dos adultos, participar das reuniões mediúnicas. Se a CE fecha as portas para o jovem com mediunidade aberta, empurra-o para o mundo! É preciso acolher! Junção do jovem com os adultos experientes.

É preciso que o jovem estude antes! Essa demanda nas CEs é urgente!

Precisamos ser fiéis a Kardec. Na base kardequiana não aceitamos novidades. 

Pergunta4

Como o jovem espírita deve lidar com amigos que tem outros objetivos?

Os jovens precisam achar seus pares, estar em grupos com ressonância. Mas não à força! E sim, com muita paciência!

As redes sociais podem ser usadas para conteúdos favoráveis aos jovens! Assim também podem chegar a jovens que precisam e não sabem como chegar às CEs. É preciso criar programas virtuais de atendimento ao jovem!

O bem é tímido! Precisamos ser mais ousados! 

Pergunta5

É importante o estudo para o autoconhecimento? Que outras obras para os jovens além de Kardec?

A base de Kardec é fundamental! Outros livros vão depender do perfil do jovem. Romance? Filosofia? Experiências? Desde que doutrinariamente alinhados à Kardec. Há muitos livros amplamente divulgados e desvirtuados. Existe uma pressa por novidades mas antes, é preciso estudar Kardec, para depois então, pode analisar os outros livros! Buscar autores e médiuns consagrados.

O jovem deve se integrar no DIJ da CE! A partir de um tema, andar por outros autores. O jovem é que deve trazer os temas O mergulho nas obras deve ser feito pelos jovens a partir dos temas, com métodos dinâmicos. 

Pergunta6

Influência dos Espíritos: como identificar se o pensamento é nosso ou não?

Pelo autoconhecimento que é um processo da vida toda.

Estamos num feixe de sintonias espirituais e o autoconhecimento nos ajuda a avaliar se a ideia é minha ou não. É um trabalho muito delicado!

E já existe dúvida no transe mediúnico, imagina na intuição!

Uma dica é, se tenho um raciocínio que nunca tive, e depois vou pensar nele, vejo claramente que era novo para mim; logo, foi intuição.

Lembrando que a intuição tanto pode ser para o bem como para o mal. 

Pergunta7

Os espíritos têm religião? Por exemplo, existem espíritos de luz que trabalhem somente, ou que tenham preferência por auxiliar em Igrejas, Casas Espíritas ou Terreiros?

Quanto mais o Espírito evolui, mais se aproxima de um ponto comum a todas as religiões. No livro Loucura e Obsessão, Bezerra de Menezes está num terreiro de umbanda.

Tem trabalhadores do bem em todas as religiões. Continuam seu padrão de crenças. Tem espíritos que não são espíritas! 

Pergunta8

Como funciona a mediunidade intuitiva e como desenvolvê-la de forma que não haja confusão entre seu pensamento e a intuição em si?

Pelo autoconhecimento. Pelo exercício contínuo da mediunidade. Às vezes não é preciso saber diferenciar. 

Pergunta9

Como ajudar jovem com mediunidade ostensiva que não é espírita?

Como disse Kardec, antes é preciso torná-lo espiritualista: acreditar que há espíritos, imortalidade da alma. E estiver em outra religião, ok! O importante é o caminho do bem! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário