quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Fenômenos Mediúnicos em outras religiões

                                                 Casa Espírita Missionários da Luz

Juventude:  > 13 anos                                   16/10/2020

Estudo virtual no Google Meet

 Tema: Fenômenos Mediúnicos em outras religiões

 Objetivo:

  • Perceber a ocorrência de fenômenos mediúnicos em todos os povos e em todas as épocas, sendo analisados de acordo com as culturas e crenças de cada local;
  • Conhecer as histórias das aparições de Maria relatadas em Lourdes (França) e Fátima (Portugal), buscando no Espiritismo a explicação desses fatos. 

Bibliografia:

Livros dos Médiuns – pergs 21ª, 26ª, 28ª do item 100 (aparições e Espíritos aparecerem como chamas); 

A Gênese, cap. XIV, item 31 (Curas), Cap XV, item 21 e 22 (cura do paralítico da piscina);

Material: Quiz no Mentimeter e apresentação com a história de Fátima e de Lourdes. 

Desenvolvimento:

1.            Hora da novidade, exercícios de respiração profunda e prece de início do encontro.

 

2.            Motivação inicial

Através da ferramenta Mentimeter, fazer 5 perguntas aos jovens sobre as histórias dos milagres de Nossa Senhora de Fátima e de Lourdes.

Link a ser enviado ao jovens: https://www.menti.com/wdy53g8unp

 

- Como foram as aparições em Fátima, em 1917?

a) Todo dia 13 por oito meses seguidos

b) Oito aparições no mês de outubro

c) Todo dia 13 por 5 meses e no dia 15 de um mês

 

- Quantas pessoas viram as aparições?

a) Três crianças

b) 70 mil pessoas

c) 50 pessoas

 

- Quem aparecia?

a) Jesus Cristo

b) Nossa Senhora

c) Jesus menino

 

- As três crianças tinham as mesmas percepções da aparição?

a) SIM

b) Duas sim e uma não

c) As três viam, duas ouviam e só uma falava

 

- Qual foi o milagre do último mês?

a) Todos viram a Nossa Senhora

b) Não houve nada de diferente no último mês

c) Sol apareceu e girou diversas vezes, com muitas luzes e cores. 

 

3.            Desenvolvimento do tema

Relatar a história das aparições de Nossa Senhora em Fátima, usando as imagens do site oficial https://www.fatima.org.br. Usar slides para mostrar as imagens e pontos principais das histórias e desenvolver as reflexões. 

Slides: 

       Nossa Senhora de Fátima  (3 slides)

Apareceu para 3 crianças em 13 de maio de 1917 em Fátima, Portugal.: Lúcia - 10 anos; Francisco - 9; e Jacinta, 7 anos   (imagem das 3 cças)

Os três viam, mas Francisco não A ouvia; Jacinta ouvia, mas não lhe falava; Lúcia via, ouvia e também falava com ela

 “Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, no dia 13, a esta mesma hora.”

 

       Aparições de Nossa Senhora de Fátima

2ª - 50 pessoas; 3ª - 2000 pessoas - Só as 3 crianças viam a aparição (imagem do povo)

 

       Aparições de Espíritos – é possível?

De todas as manifestações espíritas, as mais interessantes, sem contestação possível, são aquelas por meio das quais os Espíritos se tornam visíveis. (LM, item 100) 

Como pode o Espírito fazer-se visível?

“O princípio é o mesmo de todas as manifestações, reside nas propriedades do perispírito, que pode sofrer diversas modificações, ao sabor do Espírito.” (LM, perg 21ª do item 100)  

       Poderá aquele a quem um Espírito apareça travar com ele conversação?

“Perfeitamente e é mesmo o que se deve fazer em tal caso, perguntando ao Espírito quem ele é, o que deseja e em que se lhe pode ser útil. (LM, item 100 perg 11ª)  

Como pode o Espírito, nesse caso, responder?

“Algumas vezes o faz por meio de sons articulados, como o faria uma pessoa viva. Na maioria dos casos, porém, pela transmissão dos pensamentos.” (subitem ‘a’)  

       Toda gente tem aptidão para ver os Espíritos?

“Durante o sono, todos têm; em estado de vigília, não. (LM, item 100 - 25ª)  

De que depende, para o homem, a faculdade de ver os Espíritos, em estado de vigília?

Depende da organização física. Reside na maior ou menor facilidade que tem o fluido do vidente para se combinar com o do Espírito. Assim, não basta que o Espírito queira mostrar-se, é preciso também que encontre a necessária aptidão na pessoa a quem deseje fazer-se visível.” (LM, item 100 - 26ª)  

       A aparição era mesmo de Maria?

A questão da identidade é, pois, como dissemos, quase indiferente, quando se trata de instruções gerais, uma vez que os melhores Espíritos podem substituir-se mutuamente, sem maiores consequências. Os Espíritos superiores formam, por assim dizer, um todo coletivo. (LM, item 256)  

       Aparições de Nossa Senhora de Fátima   (2 slides com imagens do povo)

4ª - cças foram presas; 5ª - 15 a 20000 pessoas

50 a 70.000 pessoas – desde a véspera. Muita chuva  

       6ª aparição – Outubro 1917 – Milagre  (2 slides com imagens do povo)

50 a 70.000 pessoas - Notícias no jornal  

       Outubro 1917 – Milagre do sol

O Sol apareceu por entre as nuvens, como um grande disco prateado, brilhando com fulgor fora do comum, mas sem cegar a vista. E logo começou a girar rapidamente, de modo vertiginoso.

Depois parou algum tempo e recomeçou a girar velozmente sobre si mesmo, à maneira de uma imensa bola de fogo. Seus bordos tornaram-se, a certa altura, avermelhados e o Astro-Rei espalhou pelo céu chamas de fogo num redemoinho espantoso.  

       Outubro 1917 – Milagre do sol

A luz dessas chamas se refletia nos rostos dos assistentes, nas árvores, nos objetos todos, os quais tomavam cores e tons muito diversos, esverdeados, azulados avermelhados, alaranjados etc.

Três vezes o Sol, girando loucamente diante dos olhos de todos, se precipitou em ziguezague sobre a terra.  

       Outubro 1917 – Milagre do sol

O fenômeno durou cerca de 10 minutos

Não se tratou, como mais tarde imaginaram pessoas sem fé, de um fenômeno de sugestão ou excitação coletiva, porque foi visto a até 40 km de distância, por muitas pessoas que estavam fora do local das aparições e portanto, fora da área de influência de uma pretensa sugestão ou excitação  

       Visões no Evangelho

Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. (Atos, 2,1:3)  

E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.  (Mateus 3:16,17)  

       Os Espíritos podem manifestar-se sob a forma de chama?

“Podem produzir chamas, clarões, como todos os outros efeitos, para atestar sua presença; mas, não são os próprios Espíritos que assim aparecem. A chama não passa muitas vezes de uma miragem, ou de uma emanação do perispírito. Em todo caso, nunca é mais do que uma parcela deste. O perispírito não se mostra integralmente nas visões.” (LM, item 100-28ª)  

       Nossa Senhora de Lourdes

-          Em 11 de fevereiro de 1858, em Lourdes/França;

-          Bernadete Soubirus de 14 anos, sua irmã Marie Toinette de 11 anos e a amiga Jeane Abadie, de 12 anos;

-          Aparições por 5 meses.

 

       Nossa Senhora de Lourdes

-          Nsa Sra disse a Bernadete que fosse à gruta e começasse a cavar o chão com as próprias mãos. Bernadete obedeceu e no local onde ela cavou, começou a brotar água e nunca mais parou. E era sabido por todos que ali, era um lugar seco onde jamais tivera fonte de água.

 

       Curas em Lourdes

Curas de pessoas deficientes físicas, paraplégicos e de enfermidades incuráveis, confirmadas por médicos e cientistas. As curas, aliás, nunca deixaram de acontecer em Lourdes até hoje.  

       Fluidos e Curas

Podem obter-se curas unicamente por meio da prece?

“Sim, desde que Deus o permita; pode dar-se, no entanto, que o bem do doente esteja em sofrer por mais tempo e então julgais que a vossa prece não foi ouvida.” (LM, 176 – 8ª)  

       Fluidos e Curas

Como se há visto, o fluido universal é o elemento primitivo do corpo carnal e do perispírito, os quais são simples transformações dele. Pela identidade da sua natureza, esse fluido, condensado no perispírito, pode fornecer princípios reparadores ao corpo; o Espírito, encarnado ou desencarnado, é o agente propulsor que infiltra num corpo deteriorado uma parte da substância do seu envoltório fluídico. A cura se opera mediante a substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã. O poder curativo estará, pois, na razão direta da pureza da substância inoculada; mas, depende também da energia da vontade que, quanto maior for, tanto mais abundante emissão fluídica provocará e tanto maior força de penetração dará ao fluido. Depende ainda das intenções daquele que deseje realizar a cura, seja homem ou Espírito. ( Gênese, Cap. xiv, item 31)  

4.            Prece final

5.             Avaliação:

Encontro para 11 jovens com interesse e participação. Gostaram do Quiz e a maioria não tinha informações sobre as aparições.

 6.            Anexos:

 https://www.fatima.org.br

 Quando Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em Fátima, no dia 13 de maio de 1917, Lúcia acabara de completar 10 anos; Francisco estava para completar 9; e Jacinta, a menor, tinha pouco mais de 7 anos.

 

As aparições de Nossa Senhora se deram habitualmente na Cova da Iria, numa propriedade do pai de Lúcia, situada a 2,5Km de Fátima. A mãe de Deus aparecia por volta do meio-dia, sobre uma azinheira de pouco mais de um metro de altura.

 

Por algum misterioso desígnio de Deus, as três crianças foram privilegiadas, mas desigualmente: as três viam Nossa Senhora, mas Francisco não A ouvia; Jacinta A via e ouvia, mas não lhe falava; Lúcia via e ouvia a Santíssima Virgem, e também falava com ela.

 

Os pastorinhos estavam, naquele dia 13, brincando de construir uma casinha de pedras em redor de uma moita quando, de repente, brilhou uma luz muito intensa.

 

Num primeiro momento pensaram que tinha sido um relâmpago, mas pouco depois avistaram, sobre uma azinheira, "uma Senhora, vestida toda de branco, mais brilhante que o Sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do Sol mais ardente".  

- Não tenhais medo. Eu não vos faço mal.

- Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Depois, voltarei ainda aqui uma sétima vez.  

2ª aparição

A 13 de junho, os videntes não estavam sós, mais 50 pessoas haviam comparecido ao local.  

A pequena Jacinta não conseguira guardar o segredo que os três haviam combinado, e se espalhara a notícia da aparição.  

3ª aparição

A 13 de julho, mais de 2 mil pessoas haviam comparecido à Cova da Iria.  

As pessoas presentes notaram uma nuvenzinha de cor acinzentada pairando sobre a azinheira; notaram também que o sol se ofuscou e um vento fresco soprou, aliviando o calor daquele auge de verão.  

4ª aparição

Os três pastorinhos foram sequestrados, na manhã do dia 13 de agosto, pelo administrador de Ourém, a cuja jurisdição pertencia Fátima. Ele achava que os segredos de Nossa Senhora se referiam a um acontecimento político que abaria com a República, recém instalada em Portugal.

 Como eles nada revelaram do segredo - mesmo tendo sido deixados sem comida, presos juntamente com criminosos comuns e sofrido forte pressão -, o truculento administrador acabou por desistir do intento e devolveu os videntes a suas famílias. Mas com isso, eles tinham perdido a visita da Bela Senhora, que descera à cova de Iria, mas não os encontrara.

 Dois dias depois, entretanto, a Virgem novamente lhes apareceu,em um local chamado Valinhos.

 5ª aparição

A 13 de setembro, já eram 15 ou 20 mil as pessoas presentes no local das aparições.

 6ª aparição

A 13 de outubro, era imensa a multidão que acorrera à Cova da Iria: 50 a 70 mil pessoas. A maior parte chegara na véspera e ali passara a noite. Chovia torrencialmente e o solo se transformara num imenso lodaçal.

 O Sol apareceu por entre as nuvens, como um grande disco prateado, brilhando com fulgor fora do comum, mas sem cegar a vista. E logo começou a girar rapidamente, de modo vertiginoso. Depois parou algum tempo e recomeçou a girar velozmente sobre si mesmo, à maneira de uma imensa bola de fogo. Seus bordos tornaram-se, a certa altura, avermelhados e o Astro-Rei espalhou pelo céu chamas de fogo num redemoinho espantoso. A luz dessas chamas se refletia nos rostos dos assistentes, nas árvores, nos objetos todos, os quais tomavam cores e tons muito diversos, esverdeados, azulados avermelhados, alaranjados etc.

 Três vezes o Sol, girando loucamente diante dos olhos de todos, se precipitou em ziguezague sobre a terra, para pavor da multidão que, aterrorizada, pedia a Deus perdão por seus pecados e misericórdia.

O fenômeno durou cerca de 10 minutos. Todos o viram, ninguém ousou pô-lo em dúvida, nem mesmo livres-pensadores e agnósticos que ali haviam acorrido por curiosidade ou para zombar da credulidade popular.

Não se tratou, como mais tarde imaginaram pessoas sem fé, de um fenômeno de sugestão ou excitação coletiva, porque foi visto a até 40 km de distância, por muitas pessoas que estavam fora do local das aparições e portanto, fora da área de influência de uma pretensa sugestão ou excitação.

Mais um pormenor espantoso notado por muitos: as roupas, que se encontravam encharcadas pela chuva no início do fenômeno, haviam secado prodigiosamente minutos depois.

 

Nossa Senhora de Lourdes

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-de-lourdes/34/102/

 Nossa Senhora em Lourdes e sua devoção começaram no dia 11 de fevereiro de 1858, na pequena vila de Lourdes, França. Nesse dia, três amigas foram buscar lenha na mata que ficava perto da vila: Bernadete Soubirus de 14 anos, sua irmã Marie Toinette de 11 anos e a amiga Jeane Abadie, de 12 anos. 

História de Nossa Senhora em Lourdes

A caminho do rio Gave, passaram por uma gruta. Ali, Bernadete ouviu a voz de uma mulher chamando-a carinhosamente. A voz vinha de dentro da gruta. Curiosa e obediente, Bernadette entrou e viu a figura de uma jovem senhora vestida de branco, com uma faixa azul na cintura e um rosário de contas de pérolas em sua mão.

 As duas começaram a rezar juntas, e pouco depois, Maria desapareceu. Por um período de cinco meses, Nossa Senhora de Lourdes apareceu para as três meninas, sempre marcando o dia e a hora que iria aparecer para elas.

 Sofrimento de Bernadete e das crianças

A notícia se espalhou e muitas pessoas foram à gruta no desejo de ver Nossa Senhora de Lourdes, mas só as crianças viam, o que gerou muita desconfiança e dúvida na população. Muitas vezes Bernadete foi vítima de agressões e zombarias feitas pela população.

 O próprio governo francês se envolveu na polêmica e interditou a gruta por um determinado tempo. Nessa ocasião. Bernadete, porém, fortalecida pela graça de Deus, se manteve firme e insistia que Nossa Senhora pediu para que se construísse uma capela no local das aparições.

 Milagres de Nossa Senhora de Lourdes

Tanto a população quanto a Igreja desconfiaram de Bernadete e das crianças que viam Nossa Senhora de Lourdes. E esta resistência começou a ficar muito séria. Por isso, Nossa Senhora, numa de suas últimas aparições, disse a Bernadete que fosse à gruta em determinado dia e hora e começasse a cavar o chão com as próprias mãos. Bernadete obedeceu e no local onde ela cavou, começou a brotar água e nunca mais parou. E era sabido por todos que ali, era um lugar seco onde jamais tivera fonte de água.

 Ao saber da água que brotou na gruta, o povo começou a ir até lá em busca de cura. Então, começaram a acontecer curas inexplicáveis entre o povo que se banhava nas águas da gruta de Lourdes. Curas de pessoas deficientes físicas, paraplégicos e de enfermidades incuráveis, confirmadas por médicos e cientistas. As curas, aliás, nunca deixaram de acontecer em Lourdes até hoje. Tanto que lá existe uma comissão de médicos pronta para avaliar e atestar se determinada cura foi ou não um milagre.

 A posição da Igreja Católica

No dia 18 de janeiro de 1862, Dom Laurence, bispo de Tarbes, deu a declaração oficial proclamando a posição da Igreja diante dos acontecimentos de Lourdes: Inspirados pela Comissão composta por sábios, doutores e experientes sacerdotes que questionaram a criança, estudaram os fatos, examinaram tudo e pesaram todas as provas.

 Chamamos também a ciência, e estamos convencidos de que as aparições são sobrenaturais e divinas, e que por consequência, o que Bernadete viu foi a Santíssima Virgem Maria. Nossas convicções são baseadas no depoimento de Bernadete, mas, sobretudo, sobre os fatos que têm acontecido, coisas que não podem ser outra coisa senão uma intervenção divina.

 Vida de Bernadete depois das aparições de Nossa Senhora de Lourdes

Depois que Nossa Senhora de Lourdes apareceu pela última vês, Bernadete ingressou na congregação das Irmãs de Caridade de Nevers. Ela estava com 22 anos e morreu aos 34 anos.

 Devoção a Nossa Senhora de Lourdes

No ano de 1876 foi edificada a Basílica de Lourdes no local em que Maria havia aparecido. Um local que recebe anualmente milhões de peregrinos do mundo inteiro. Hoje este Santuário está em uma área com várias Igrejas e outras instituições construídas em torno da gruta.

 Bernadete foi Canonizada pelo Papa Pio XI no dia 8 de dezembro do ano de 1933 e Lourdes tornou-se um dos maiores locais de visitação dos peregrinos do mundo todo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário